Perseguindo o Amanhecer - Ricardo Lugris

14/09/2015 - No extremo oriental da Rússia

Com a certeza de que a parte mais exigente, tanto física, quanto mentalmente nesta viagem, vai chegando ao fim, preparo - me para deixar Vladivostok no extremo oriental da Rússia, em um ferry que me levará, em dois dias de navegação, até o Japão, um país desconhecido para mim. (com exceção de uma curta missão a Tóquio há muitos anos)

12/09/2015 - É difícil viajar pela Rússia?

Este post vai dirigido aos meus amigos motociclistas que, eventualmente possam estar considerando uma viagem pela Rússia como a que eu acabo de concluir (etapa russa).

08/09/2015 - Vladivostok

Vou levando a moto com muito cuidado e tranquilidade, aproveitando cada momento destes últimos quilômetros que me separam de Vladivostok, no extremo oriental da Rússia.
Para dar uma idéia, esta cidade fica ao LESTE da China!
Para chegar até aqui, foi uma estrada longa, recheada de eventos e acontecimentos curiosos e interessantes.
Foi, constato, bem m

06/09/2015 - Mongólia

Sem sombra de dúvida o verão vai chegando ao fim na Mongólia.
E por estas paragens, o Outono significa apenas uma rápida passagem para o inverno.
As evidências estão no nosso entorno, para quem quer ver:
Os tropeiros nômades e as famílias desmontando seus Gers para transportá-los à lugares mais abrigados do que as estepes ou o deserto.

03/09/2015 - Gobi, no sul da Mongólia

Tudo pode acontecer rapidamente no deserto de Gobi, no sul da Mongólia: a mudança das estações, a chegada de uma tempestade de areia, variações bruscas de temperatura, ou mesmo, uma inesperada mudança na superfície da trilha que você está percorrendo com sua moto e, ali, na sua frente sem chance de desviar, a pista se transforma em uma caixa de areia.

31/08/2015 - Entrada da Mongólia

Nunca pensei que um simples comprimido de Paracetamol pudesse me ajudar a fazer uma passagem recorde de fronteira.
Pois foi exatamente o que me aconteceu na entrada da Mongólia, vindo da "Mother Russia".
Meus amigos brasileiros na Rússia, tinham já me alertado da particular morosidade no processo dessa fronteira.

27/08/2015 - Entre Londres e a Mongólia

Gérard e Dietrich chegam pontualmente à hora marcada em meu hotel em Irkutsk, com sua valente Citroën, de ares cansados e batidos por uma viagem extraordinária entre Londres e a Mongólia.
É um encontro inusitado e improvável pois as variáveis e as possibilidades de não nos cruzarmos, eram muitas.

26/08/2015 - Moto com side-car em estrada Russa

Acompanhar na estrada, sobretudo em estrada russa, uma moto com side-car, muda completamente a forma de viajar.
Manobras correntes e banais para uma moto como, passar entre veículos, ultrapassar aproveitando o pequeno espaço entre o automóvel e a linha central da pista, parar na frente do tráfego nos semáforos, etc., são virtualmente impossíveis para um Side-car.

22/08/2015 - Periferia proletária de Krasnoyarsk

Um tanto quanto desorientado, acordo "por gravidade" no pequeno porém decente Hostal onde fui deixado pelos ruidosos motociclistas na noite anterior na periferia proletária de Krasnoyarsk, uma cidade dinâmica, intensa e industrial encravada em plena Sibéria Oriental.

20/08/2015 - Sibéria

Você sabe que já está na Sibéria quando se vê obrigado a negociar uma estrada totalmente esburacada e ao mesmo tempo tem que administrar nuvens de poeira, mosquitos e motoristas nativos, os dois últimos igualmente agressivos.
Para os primeiros, o repelente basta, mas para os motoristas siberianos, você precisa se armar do que eu chamo de minha fórmula 3P. Paciência, Prudência e... Perseverança!

19/08/2015 - Entrando com minha moto em Astana pela primeira vez

Viajar representa ir de encontro a pessoas, de intercâmbio com gente. É contato humano. E a moto provoca isso.
Quantas vezes lembramos de lugares com mais do que uma ponta de saudades porque encontramos ali gente agradável, hospitaleira, gentil e que muitas vezes se tornam novas amizades?

17/08/2015 - Ásia

Estou na Ásia, e o relógio muda outra vez. Meu fuso horário agora é 9 horas na frente do Brasil, 4 em relação à França.
A tarde de sol convida a rodar.
Com os acontecimentos da última fronteira ainda ocupando meus pensamentos, percebo que não fiz câmbio de moeda e que não tenho água.

16/08/2015 - Yoga e meditação nos Urais

Duas noites tranquilas, de sono profundo e reparador, passeios junto ao belo lago, yoga e meditação nos Urais, sauna, piscina e boa comidinha russa em um bufê, (assim não sou obrigado a pedir Borsch), é tudo de melhor para se aquerenciar e começar a esquecer que ainda faltam milhares de quilômetros para chegar ao fundo deste imenso país.

15/08/2015 - Montanhas Urais

Em uma fila interminável de caminhões, numa estrada de um revestimento usado, irregular, esburacado e perigoso, sob um aguaceiro inclemente há mais de quatro horas, fico me perguntando se teria sido realmente uma boa idéia falar em meu ultimo post, do excelente tempo que vinha tendo na viagem desde que saí de casa.

12/08/2015 - Duas semanas na estrada

Hoje estou completando duas semanas de estrada. Me parece curioso fazer uma espécie de balanço em números e detalhes do andamento desta peculiar viagem:
Percorri, desde o dia 29 de Julho, 9 países, em um total de 5900 km, até hoje.
A metade dessa quilometragem foi feita já na Rússia.

10/08/2015 - Kazan

Ao entrar na cidade de Kazan, no meio da Russia, deparei-me com uma visão ao mesmo tempo, surpreendente, triste e verdadeiramente nostálgica para alguém, como eu que dedicou uma boa parte de sua vida à aviação.

09/08/2015 - Entre Moscou e Kazan, no Tartastão

Foram quase mil quilômetros entre Moscou e Kazan, no Tartastão, onde me encontro agora, com um pernoite no meio do caminho. A estrada, apesar de bastante praticável, tem dezenas de obras e engarrafamentos kilométricos onde este motociclista inquieto precisa levar a moto para o acostamento para poder avançar.

08/08/2015 - Meu Pai

Vou fazer um parêntese em meus posts para falar de alguém muito especial em minha história pessoal e de motociclista de viagem.
Desde que comecei a perseguir horizontes em duas rodas, ele sempre esteve ali, acompanhando-me à distância, de coração , alma e espírito.

08/08/2015 - Entrando em Moscou sem GPS

Confesso que entrar de moto em Moscou sem o GPS, ou um mapa, ou qualquer outra referência ou acessório causava-me uma certa dose de inquietude. Digamos que estava bastante preocupado e, além do mais, não estava só.

07/08/2015 - Fronteira

Vilnius em uma segunda feira não parecia muito diferente do domingo. Uma cidade calma, sem muito tráfego o que se poderia atribuir ao mês de férias, ou ao horário em que eu decidi pegar a estrada para tentar chegar à fronteira Russa nesse mesmo dia a uns 500 km de distância.

<< Primeira     < Anterior         Pág. atual: 2/3           Próxima >     Última >>