Notícias

CONSELHEIRO DA MATA - MG

"Minas, são muitas", como bem disse o expoente maior da literatura sertaneja, Guimarães Rosa. Uma dessas "Minas" de belezas singulares é o arraial denominado Conselheiro Mata, distrito de Diamantina, rodeado de uma natureza exuberante e cercado pelas montanhas. O lugar fica num vale, que poderia facilmente ser chamado "Vale Perdido", já que tem sua origem ligada à exploração de ouro e diamante em idas épocas.

 
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Existem ali diversas cachoeiras, cada qual com suas características, mas uma mais vistosa que a outra. Dentre as minhas preferidas estão a Cachoeira do Telesforo e a das Fadas, esta última de acesso mais difícil, já que é necessário percorrer(à pé) em descenso uma trilha de cerca de 400 metros. Propícia para o rapel, com queda d'água de mais de 30 metros, ainda possui um aprazível poço onde é possível nadar ou tão somente relaxar ouvindo o som viçoso da água caindo.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
















Já a Cachoeira do Telesforo, que dista cerca de 17km do povoado, e cruza um terreno particular cujo proprietário cobra R$5,00 pela passagem, tem acesso mais fácil, sendo possível chegar "motorizado" até a sua extensa e bela praia, desde que não tenha chovido muito na véspera da visita, já que um "pequeno riacho" que cruza a estrada de acesso pode "subir" demais e impedir a passagem de veículos.

clique na foto para ampliá-la
Além dessas cachoeiras, existem outras, como a Tombador, também propícia ao banho, ou ainda mirantes naturais com belas vistas das montanhas.

Dentre as atrações, existem também as festas regionais, como a do Divino, N. Senhora Aparecida, ou Folia de Reis, no 3.º domingo de julho, 12 de outubro e início de janeiro, respectivamente. O povoado conta ainda com uma "figura" simpática e fanfarrona, o Kussu, proprietário do bar e da pousada que leva o seu nome, ou melhor, apelido. Pratos típicos mineiros e outros nem tanto, como a feijoada, são servidos com fartura e sabor inigualáveis, a preços módicos.

O acesso ao arraial pode ser feito pela rodovia MGT-367, saindo de Diamantina rumo a Curvelo por 11km e virando à direita na MG-220 por mais 39km, sendo esse último trecho não pavimentado, ou pela BR135, de Curvelo à Corinto e virando à direita após essa cidade na MG-220, que segue bem pavimentada por cerca de 37km até Monjolos, passando por Santo Hipólito, sendo necessário ainda percorrer uns 20km de estrada não pavimentada antes da chegada a Cons. Mata.



clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Recomendo o acesso por esta última rota, já que belas paisagens podem ser vistas entre Santo Hipólito e Monjolos, como velhas pontes com armações de ferro com passagem para um só veículo por vez e paredões de pedra às margens do rio Pardo.













































Fica aqui uma dica para mais um destino em Minas Gerais.

Um grande abraço.


Rafael de Figueiredo Barata
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (8)

2/2/2017 20:27:27
ACTD8GBFCKSY
Hello, have you tried �o82;Th2usands 4 Surveys” (just google it)? There you will see practical information and facts about the best way to make easy cash over the internet through answering simple and easy reviews. This helped Gary to work from the comfort of home and consequently enjoy economical freedom very fast. I hope it will help you as well…
 
9/9/2015 17:29:23
ANGELO
boa tarde..
qual melhor epoca do ano para visitar conselheiro mata e regiao ?
 
14/8/2015 14:56:44
ROGÉRIO RODRIGUES COELHO
Parabéns, Rafael. Sou de São Paulo e meus pais naturais de Monjolos MG, fui agora em julho visitar a região que tem um clima agradavel com um povo hospitaleiro que conta muitos causos: ouvi histórias de caixos de banana de ouro e grutas onde moram onças pintadas.
 
9/2/2015 16:06:40
NÚBIA DA ROCHA FARACHE
Olá Rafael! Fico tão feliz quando procuro na internet sobre esta região e encontro posts como o seu. Tenho uma casa em Rodeador (Fica entre Monjolos e Conselheiro Mata), e amooo essa região, a simplicidade das pessoas, o carinho que todos nos tratam, enfim, amooo muito tudo isso. A cachoeira do Telésforo é incrível pela beleza, pela extensão, pela areia branquinha, é um lugar como poucos. Parabéns pela divulgação das maravilhas da região. Abraço
 
11/12/2012 08:37:49
RAFAEL DE FIGUEIREDO BARATA
Obrigado, Márcio. Não posso lhe dar dicas sobre a Estrada Real porque ainda não a conheço, mas qualquer dica sobre Conselheiro Mata e região de Diamantina, Curvelo, ou Deserto do Atacama, estarei às ordens.
Abraços e boa viagem
 
7/12/2012 11:20:14
MARCIO ALVES ROBERTO
Rafael, parabéns pela dica! Moro em Campo Grande/MS, mas a minha esposa é de João Pinheiro, noroeste de Minas, e sempre estou indo pra lá, em julho e agora em dezembro para as festas de final de ano. De vez em quando vou de moto. Já faz algum tempo que quero rodar pela região, incluindo Pirapora e Diamantina. Agora com certeza devo ir lá conhecer Conselheiro da Mata tbm.
Eduardo, preciso de um roteiro alternativo para a serra da canastra, e da estrada real, de Minas e saindo em Paraty, se puder me passar depois. Abraços!
 
6/12/2012 14:53:39
RAFAEL DE FIGUEIREDO BARATA
Prezado Eduardo. Espero em breve ter a oportunidade de apresentar-lhe pessoalmente as maravilhas deste lugar, será um prazer. Abraços.
 
6/12/2012 11:51:55
EDUARDO WERMELINGER
Prezado Rafael! Excelente dica! Estou sempre rodando por Minas Gerais mas não conhecia Conselheiro da Mata. Já está registrado por aqui. Um grande abraço e obrigado pelas informações.

Eduardo Wermelinger
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
CGSE
 abaixo