LANÇAMENTO METZELER KAROO 3 ON / OFF ROAD
O Karoo ™ 3 foi projetado para motocicletas de que tem proposta de rodagem para médio e grandes deslocamentos em asfalto e fora de estrada.
A proposta do Karoo ™ 3 é que seja mais versátil, capaz de garantir uma maior quilometragem que o atual Karoo 2, sem comprometer a aderência da motocicleta quando fora de estrada, como também se adequando ao asfalto.
A características do Karoo ™ 3 são os novos componentes de alta dispersão capazes de obter uma mistura mais uniforme, o que proporciona uma resistência mecânica à laceração, o que trará maior benefício da quilometragem quanto ao seu antecessor. O novo pneu tem como característica, preservar uma simetria e formato dos seus gomos para adequar a capacidade de amortecimento em velocidades mais alta. A estrutura do novo karoo 3 é composta de poliéster, visando conciliar resistência e flexibilidade minimizando o efeito do desnível do fora da estrada sem comprometer o tração.
Segundo a Metzeler, é possível que a montadora BMW coloque em linha nos modelos R 1200 GS/Adventure, com as medidas 120/70 R 19 na frente e o 170/60 R 17 na traseira.
A engenharia do novo Karoo 3 tem em seus gomos a forma de trapézio que garante tração progressiva em vários ângulos de inclinação.
O formato em "V" do Karoo 3 distribui as linhas de força transmitida para o solo proporcionando um desgaste mais regular no asfalto.
Os gomos centrais estão com maiores dimensões, para melhorar a estabilidade mesmo em altas velocidades. Além disso, o espaçamento dos gomos centrais e laterais visam assegurar uma melhor penetração no terreno macio sem comprometer a tração fora da estrada, enquanto os gomos estão mais juntos de forma a garantir a compensação do formato da borracha permitindo uma maior aderência ao inclinar nas curvas de asfalto.
O Karoo 3 estará disponível nos seguintes tamanhos:
Frente: 110/80 - 19 M / C 59R TL M + S 120/70 R 19 M
C 60T TL M + S 90/90 - 21 m / C 54R TL M + S
Traseiro: 150/70 - 17 m / C 69R TL M + S 170/60 R 17 M / C 72t TL M + S 130/80 - 17 m / C 65R M + S 140/80 - 17 m
C 69R M + S 140/80 - 18 m / C 70R M
S 150/70 - 18 m / C 70R M + S
Boas estradas e pilotem com segurança.
Eduardo Wermelinger
Comentários (21)
27/4/2018 14:46:56
ZÉ MÁRIO
Qual é o desempenho do Karoo 3 na chuva ou asfalto molhado? Chega a dar sustos?
20/3/2018 14:22:35
EDINALDO MACHADO
gostaria de saber valor dos dois pneus para gs 1200 adv 2014
9/2/2017 22:33:44
EDUARDO
Bem estava com esses pnes em minha
Varadero, mas com apenas 800 km, substitui os mesmos pelo Anakee III, vibravam/ruido muito a partir dos 120 km/h e na chuva x asfalto um desastre...
2/2/2017 20:25:25
8N60O9GJLIJ
Joel, acompanho seus artigos há algum tempo, gosto bastante da forma como escreve, confesso que aprendi bastante. Gostaria de te perguntar uma coisa, partindo do priÃcnpio de que você seja católico, senão minha pergunta nem teria sentido, a Igreja é infalÃvel em matéria de fé e moral? Ou só em matéria de fé?
6/12/2016 23:02:39
FRANCISCO
Pneu TOP. Rodava com Michelin, um lixo. Já rodei, 5.000km, da um banho, desgaste dentro dos padrões.
8/4/2014 22:55:42
ARMANDO SEREJO
Meus amigos, tenho Uma GS 800 ADVENTURE, sou adepto do off road e o p nu original da minha moto é de pista. Olhei o Karoo 3 e me apaixonei, comprei e me arrependi, não no off road onde ele se saiu muito bem, mas para estrada reprovado. Primeiro porque o índice de velocidade dele é só de 170 km/H. Segundo, esse limite tem uma razão de ser é que acima de 180 ele deixa a frente da moto extremamente leve (perigosa) e vibra um pouco. Enfim, se você tem uma moto e não passa de 170 pode comprar que o pneu é maravilhoso, mas gosta de uma velocidade alta, esqueça esse não é o pneu. Sem falar que usei o meu pouco mais de um mês e pena traseiro apresentou um desgaste exagerado. É isso, espero que tenha ajudado. Abraços a todos.
10/3/2014 12:21:09
CELSO RIECHE
E aí, nada de comentários sobre o pneu? Ou está em outro local na internet ou os pneus são tão ruins que ele achou melhor se omitir.
20/12/2012 10:51:32
MARCOS
Tenho um par de Karoo 2 e estou super feliz. Gostaria de testar esse Karoo 3 e ver como ele se sai em condições de lama. No roteiro do caminho velho da Estrada Real o Karoo 2 foi fantástico, passei por atoleiros gigantes, rios e muito barro vermelho como se eu tivesse na minha CRF.
FLÁVIO SERRANO, Qual é a desse teste em Itaipava?
1/12/2012 08:50:59
FLÁVIO SERRANO
Eduardo fica o convite para testar os pneus aqui por perto de Itaipava. É pertinho do Rio, e te faço companhia com a minha GSA que está com os pneus KarooT. Estou super curioso para ver como esta versão 3 se saí na terra. Me liga para marcarmos.
Um abração.
Serrano
1/12/2012 08:42:27
MARCIO OLIVEIRA
Vi os pneus na moto do Edu. achei muito interessante o desenho, mas o Edu ainda não tinha maiores informações para nos repassar por ainda não ter colocado a sua GSA para testá-los.
Vamos aguardar as impressões do Edu, mas pra mil que sempre estou por estradas de terra, não pensarei duas vezes em colocar este pneu quando tiver disponível no mercado.
29/11/2012 10:01:28
LUCAS MAGALHAES
Desenho muito bonito e a proposta é ideal para nós que gostamos de viver os dois mundos. Vamos aguardar os comentários e a diponibilidade no mercado.
27/11/2012 21:04:39
JOSE AUGUSTO
esse parece ser "o cara" pra quem quer andar no dois "mundos"; vou assumi-los na integra quando estiverem no mercado.
Aproveitando o comentário do Grande Marcio Alves, o que ouvi sobre o Mitas é que o milagre dele durar mais é que a borracha é dura porem sacrificando a dirigibilidade em pista molhada; naturalmente não experimentei mas me pareceu bem razoável essa relação durabilidade x instabilidade em pista molhada.
abs
21/11/2012 20:09:11
MÁRIO VALVERDE
Amigos vi os pneus com o Edu. Não tem Comtinental, Mitas, etc. O formato lembra os pneus da Tornado mas muito mais simetricamente distribuídos no desenho. Vamos aguardar o Edu dizer alguma coisa. Abs. MV
18/11/2012 21:17:50
SÉRGIO DELGADO
amigo Eduardo, depois dos 5.000 km rodado com este pneu, conta como foi o desgaste no piso utilizado e as diferenças para o autal karoo2.
Abs.
15/11/2012 22:12:42
MARCIO ALVES ROBERTO
Olá, Eduardo! Como está o amigo? Espero que tudo esteja bem! Legal esta notícia! Já "consumi" 2 pares do KarooT, sendo que com um deles rodei quase 6 mil km, sendo 2 mil off-road e o restante asfalto, em uma só viagem. O problema maior é o pneu traseiro, que desgasta completamente os gomos do meio, rodando no asfalto, e o pneu fica "quadrado". Estou colocando na minha moto (BMW R1200GS Adventure 2012), um par do pneu Mitas E-07, pois me parece que é mais apropriado para asfalto do que o KarooT, e bom também no off. Mas é um pneu pouco utilizado aqui, e não sei aonde li que não é homologado pela BMW para usar na GS1200, na Europa. No entanto um amigo está usando, fez toda a Transamazônica, percorrendo cerca de 8 mil km, e gostou muito do pneu, e me recomendou.
Mas é muito bom saber deste lançamento da Metzeller, e gostaria de saber a sua opinião, logo que puder. Um grande abraço!
Marcio A. Roberto - Campo Grande/MS
15/11/2012 20:54:55
CLAUDIO MARCONNI
Estou muito curioso para ver este pneu de perto. Atualmente uso o Tourance e estou satisfeitos, mas acho que o desenho acima irá revolucionar a proposta do off road com maiores benefícios no on road.
13/11/2012 23:38:38
ANTONIO MASCARENHAS
ESTOU COM VONTADE DE FAZER UM FORA DE ESTRADA COM A MINHA GS 1200, POREM O PNEU QUE ESTOU USANDO NAO E O MAIS APROPRIADO, EMBORA SEJA METZELER. SERA QUE TEM INTERESSE ME CEDER UM PAR PARA TESTE?
13/11/2012 22:34:54
WOLFGANG EPP
Marcos, este pneu que conseguimos para o Eduardo tem como finalidade de teste, visando a opinião de alguns motociclistas que habitualmente utilizem suas motos em condições variadas de piso. Para o próximo ano os revendedores autorizados Metzeler os terão para comercialização.
13/11/2012 21:34:47
SANDRO
Testa logo Edu!!!! Estou querendo trocar na GS800, estou no aguardo.
13/11/2012 21:08:35
MARCOS
Quem distribui no Brasil ?
13/11/2012 21:02:56
PAULO BRAGANÇA
Edu, você é um cara sortudo mesmo! Só vc e o Carlos Azevedo e Simon Birrer ganharam da Metzeler este pneu pra teste. Também quero um par!
Depois vc me conta se realmente o pneu é isso mesmo.
Abração!
Bragança