Notícias

DESTINO PROJETO ÁGUA LIMPA

 
Os motociclistas argentinos Sebastián Pedro e Matías Hardy Aiger partiram de Buenos Aires e iniciaram um projeto que tem como ojbetivo viajar os cinco continentes, em duas motocicletas, para fazer um levantamento sobre a situação da água doce no mundo.

“Acreditamos que a melhor maneira de saber o que realmente está acontecendo é ver de perto e ouvir as pessoas”, declara o engenheiro hidráulico Sebastián Pedro sobre a aventura investigativa denominada ‘Moto Destino – Projeto Água Doce’.

clique na foto para ampliá-la
O analista de sistemas Matías Hardy contou que a ideia surgiu após algumas matérias que ele fez para um programa turístico de um canal de televisão argentino. Matías percebeu que havia muitos problemas relacionados à distribuição de água no País. “Em alguns lugares, as pessoas tinham acesso à TV por satélite, mas não tinham acesso à água potável”.

Engenheiro hidráulico, Sebastián naturalmente tinha muito interesse pelo assunto e decidiram se dedicar ao projeto. Montaram roteiro, definiram metas, métodos de trabalho e conseguiram patrocínio.

Imagens sobre a captação e distribuição de água, depoimentos de pessoas comuns e entrevistas com representantes do setor e autoridades fazem parte do trabalho. “Nos preocupa a questão de como a água está sendo utilizada”, explica Matias Hardy.

Eles contaram que na Bolívia e na Argentina, o que os impressionou foi o nível de contaminação da água por metais pesados e ácidos. No Brasil, os dois destacaram a boa política de captação de água no Sul, a escassez de água no Nordeste e o desperdício na Região Norte. “Parece que são três países dentro de um só”, espanta-se Matías.

Com o material captado, a dupla pretende lançar um documentário. “Queremos ajudar no desenvolvimento de políticas públicas e mostrar às pessoas que é preciso cuidar”, afirma Sebastián Pedro.

clique na foto para ampliá-la
Rota

A viagem está dividida em três etapas: a primeira é a América, Europa e África fazem parte da segunda etapa e na última o destino é Ásia e Oceania.

Buenos Aires foi o ponto de partida, em 28 de junho do ano passado. Os dois já passaram por Bolívia, Paraguai e chegaram ao Brasil pelo Mato Grosso do Sul, no dia 21 de março, quando Matias Hardy passou um susto: “O pneu da moto estourou, eu caí e machuquei o ombro”, relatou o motociclista, acrescentando “Mas faz parte da aventura”.

A dupla passou por Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e seguiu pelo litoral brasileiro até Belém, de onde seguiram de balsa até Manaus. Hoje eles viajam para Boa Vista e de lá seguem para a Venezuela.

O projeto continua pela América Central, passando por Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala até chegar ao México. O destino final na América são os Estados Unidos, onde eles pretendem chegar até o final deste ano ou início de 2011.

Sebastián e Matias ainda não tem previsão de quando a viagem terminará. Só sabem que dos Estados Unidos eles retornam para Buenos Aires, desta vez de avião, para dar prosseguimento às duas últimas etapas do projeto.

clique na foto para ampliá-la
Esta expedição pode ser acompanhada do site que explica o projeto, com informações das rotas e diário dos dois motociclistas.

O site www.motodestino.com.ar está disponível, onde ocorrem constantes atualizações dos relatos das atividades de Sebastián e Matias.

Vale ressaltar que este projeto é por uma causa muito nobre, e torcemos para que efetivamente estes dois homens, com suas motocicletas possam não só agregar mais informações à questão da água potável no planeta, mas principalmente despertar a responsabilidade e a necessidade de cada ser humano fazer a sua parte para podermos sempre contar com este precioso recurso natural, indispensável a vida.
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (1)

18/7/2010 22:52:23
GILBERTO DA COSTA FILHO
Conheci os dois. A proposta é muito legal. Abs
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
BOTG
 abaixo