Notícias

VOCÊ JÁ FOI À BONITO... É BONITO DEMAIS!!!

Por vezes nos pegamos na duvida sobre que roteiro escolher para um bom passeio de moto, não perca tempo, aponte o pneu dianteiro da motoca em direção a Mato Grosso do Sul, mais precisamente para cidade de Bonito, e se tua aptidão é por uma boa estrada e um tour recheado das mais diversas opções de turismo ecológico pode programar a moto-viagem.

 
As primeiras informações que colhi foram sobre as estradas, neste quesito pode transitar tranquilo, tanto no estado de São Paulo como no trecho Sul-mato- grossense as estradas estão ótimas, subi pela Castelo Branco (SP) e segui pela Raposo, o trecho é tranquilo com muitos postos de abastecimentos e cidades próximas, passamos pela maravilhosa barragem do Rio Paraná (divisa de estado SP – MS) ao fim de uma tarde super ensolarada, são 12km em um mar de água doce que renderam fotos incríveis.

Ao sol poente a travessia da barragem do Rio Paraná se mostra prateada.














Literalmente acelerando rumo ao Por do Sol, Bataguassu - MS

O trecho que rodamos em MS foi fascinante, as pistas não são duplicadas, entretanto o asfalto está perfeito, com retas em quase toda a extensão, tome cuidado com animais e caminhões entrando a pista, os pontos de abastecimento e refeição também merecem um planejamento prévio, o sol forte e inclemente sempre pede uma aguinha à sombra.


A cidade de Bonito tem uma boa estrutura para receber o turista, desde os mais variados hotéis e acomodações, hostel e camping também são opções e tem boa procura. O centro de Bonito é pequeno e bem charmoso, a praça principal exibe um chafariz com duas enormes esculturas de piraputangas, a luz noturna produz um visual muito legal. O comercio é pouco variado, mas dá para adquirir suvenir, no quesito gastronômico fizemos uma opção muito acertada, íamos sempre de peixe, posso indicar sem medo de errar o pintado com molho de mostarda e a piraputanga sem espinhos recheada de cebolas, show...

Todos os passeios são agendados por agencias de turismo, o preço é totalmente tabelado não adianta ficar rodando a procura do melhor pacote, fechamos com a agência H2O e fomos muito bem atendidos.

Os deslocamentos podem ser feitos em veículos próprios (ou alugados, claro) ou em vans que partem com horários pré-definidos e inclusive te pegam no hotel. Os passeios e atrativos em sua maioria são em fazendas e instalações ao redor da cidade, em média 20km de estrada de terra bem conservada (e super poeirenta), sem chuva dá pra ir de motoca tranquilo.


São muitas opções de passeios, trilhas, mergulhos e afins, tem pra todos os gostos e estilos, optamos por quatro passeios diversos, o primeiro uma visita a Gruta do Lago Azul.

O passeio a Gruta é de contemplação, após uma pequena trilha chega-se a entrada da gruta, depois de descer um bom trecho com degraus avista-se ao fundo um lago azul turquesa de brilhar os olhos, todo passeio é muito bem monitorado por guias que com muita disposição explicam e explanam didaticamente as informações interessantes aos visitantes.

Da Gruta emendamos direto a Estancia Mimosa, agora sim um passeio com a minha cara. Primeiro um regrado almoço no fogão a lenha, nem preciso dizer muito a foto fala por sí, eita trem bão...

Além de comer (muito bem) e descansar um pouco no redário fizemos boas fotos dos aninais silvestres que circundam a sede da estancia, uma bela oportunidade de ver estes bichos em seu habitat.

O trecho de trilha é bem demarcado e leve, margeando o rio cada foto parece um postal, as águas possuem um tom verde e totalmente cercado pela mata formam um enredo lúdico.

Diversão garantida, isso posso dizer, com muitas paradas para banho, mergulhos e até salto em rampa de 6mts, as horas passam voando, depois de uma tarde divertidíssima o sol já tênue pede nosso retorno à cidade.


Nossa estadia foi no Hotel Bonsai, muito 10, além de ótimas instalações e ficar a duas quadras do centro o proprietário é motociclista e oferece um bom desconto aos mesmos, juntou a fome com a vontade de comer, rsrs.






























Ao amanhecer do segundo dia nosso destino era um dos melhores passeios de Bonito, a flutuação no Rio Sucuri, depois de muita estrada de chão chegamos à fazenda que abriga o passeio. De roupa de neopreme e colete salva-vidas a entrada nas águas geladas foi uma delicia.

As águas são tão cristalinas que parecem uma piscina, a infinidade de peixes nadando tranquilos e ao alcance das mãos trazem um aspecto único de interação entre o mergulhador e o rio. Piraputangas nadam tranquilamente enquanto observam nossa passagem. Dourado o Rei do Rio, arisco e exuberante como todo predador.

Sem duvida a flutuação foi o melhor passeio, optamos pelo Rio Sucuri, também há a opção em fazê-lo no Rio da Prata, minha sugestão... Faça os dois.


clique na foto para ampliá-la
Último passeio do Tour Bonito foi um rafting no Rio Formoso na estancia Ilha Bonita, de preferencia marque para passar o dia neste local (Estancia Ilha Bonita), a infraestrutura é excelente com muito verde e diversas opções de passeios e atividades, o rafting é apenas uma das opções de passeios. Para quem esta acostumado com trechos de rio com maior dificuldade o passeio é bem light, vale pela contemplação do rio e da mata, lindos de verdade. Detalhe do trecho foi o avistamento de uma sucuri de uns 5mts, o bicho é grande e põe respeito, melhor deixa-lo no canto dele e seguir remando.

Depois de tantos passeios fantásticos nosso tour por Bonito é findo, de volta ao hotel a lida é arrumar a tralha (bagagem) e checar a motos para acelerar de volta ao lar no dia seguinte. Quem topa um tour de motoca sabe que o retorno é tão gostoso quanto à ida, na ida estamos carregados por expectativas e possibilidades, na volta além da satisfação pelo objetivo atingido trazemos sempre nas retinas imagens de um Brasil delicioso, na mente um mundo de novas descobertas e emoções, no coração um gostinho de quero mais. Até a próxima!!


Boas estradas a todos.

Donato Monteiro e Rogério Moraes





DICAS BONITO - MS.

- As variações climáticas atingem diretamente um passeio à Bonito, com muita chuva alguns passeios podem ser suspensos, seja trilha, rapel ou flutuação a segurança esta em primeiro plano.

- Não existe melhor época para conhecer Bonito, entre maio a agosto é o período mais seco, a mata esta menos verde e a atividades dos animais silvestres é menor, de dezembro a março a chuva esta mais presente e a mata fervilha em vida. Mas em qualquer época Bonito é show.

- Como toda cidade turística a variação de preços entre alta e baixa temporada são bem amplas, nos períodos de feriados e férias a cidade lota e os preços disparam, se possível evite estas datas.

- Alguns passeios tem um limite de visitação diária, faça um agendamento antecipado com a operadora escolhida e assegure tua vaga, tudo é bem organizado inclusive no cumprimento dos horários, gostei muito.

- O protetor solar e o repelente não poderão ser usados em alguns casos, isso é para prevenir a contaminação da água e dos peixes, ajude essa ideia.

- O acesso aos passeios é sempre por estrada de terra, sem chuva as motocas rodam tranquilo, a agencia sugestiona o tempo estimado para o trecho, normalmente saíamos uma hora antes e dava tempo de fotografar e filmar tranquilamente os locais.

- Além de muita disposição leve na bagagem equipamento completo de trekking e nado, o boné é água (muita) são indispensáveis.

- Não aposte somente no calor, por vezes bate uma friagem em MS e o queixo treme.

- Em compensação se estiver sol o calor é inclemente, no trecho de volta pegamos o astro rei a plenos pulmões... estava abrasador.

- Cuidado com abastecimento, existem trechos de meros 100km sem postos, mas se você não planejar direito pode ficar na beira do asfalto.

- O comercio em geral aceita bem cartões de crédito e debito, há apenas dois bancos em Bonito e não há caixa 24hs, informe-se.

- Nossa estadia em Bonito foi muito curta, o ideal são no mínimo quatro dias e também programar um passeio por dia, principalmente o de visitas às estâncias.

- Vá de moto, de carro, de avião, de bicicleta, de submarino, vá do que quiser, o importante é conhecer este trecho delicioso do Brasil querido, aproveite, preserve e valorize...

Bonito é bonito demais...
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (17)

2/2/2017 23:43:42
EEJNZPUB
This is a most useful coibnitutron to the debate
 
23/11/2012 21:57:36
SHARK BOY
Parabéns Presi e Roger pela viagem!!!
Show de bola o texto Donato enriquecedor, além de instigante para conhecer e desfrutar das belezas esculpidas por Deus neste local denominado Bonito. Este faz parte de um dos lugares que ainda conhecerei, conto com sua companhia e a do inreverente e super amigo Roger.
Abc.
 
8/11/2012 17:01:11
MIGUEL JOÃO E ADRIANEZIMBROSBOMBINHASSC
Ja estivemos em bonito alias o nome bonito é pouco é lindo maravilhoso, concordo com vcs
 
19/10/2012 19:11:39
ROGERIO
Essa realmente foi muito boa, como todas as outras claro.. más ainda acho que deveríamos ter filmado mais... tava muito engraçado,,, Donato, vc teve mesmo que tomar 6 litros de refri pra encher as pets com gasolina?? kkkkkk por isso que demorou.. kkkkkk
 
19/10/2012 14:54:30
EDSON LUIZ SIONK
Em novembro de 2011, viajei a Bonito com 2 amigos, duas máquinas DL 1000 Vstrom e uma CBR 1000 Fireblade. Saímos de Curitiba e pensei que o amigo da Fireblade não aguentaria o tranco pelas condições da viagem. Enfim, recomendo também o destino de BONITO, e deixo aqui o site www.circuitovstrom.blogspot.com neste endereço também é possível encontrar dicas daquela região. Vale a pena, o Brasil tem lugares maravilhosos pra viajar de moto. Forte abraço.
 
19/10/2012 10:27:12
SILVIO ALARICO FERNANDES FIGUEIRA
Realmente faz jus ao nome, estive lá em agosto deste ano, de moto é claro, eu e minha esposa, estradas maravilhosas e os passeios em Bonito são muito lindos, vale a pena, Santos/Bonito/Santos, uma semana é o ideal.........
 
14/10/2012 18:58:39
KEVIN LUDKE
nada melhor que um bom passeio de moto, ja ouvi muito alguem dizer que mais vale a viagem que o destino :)
 
14/10/2012 16:54:09
JEFFERSON KLEBER FORTI
Donato, valeu pelos detalhes e dicas. Terminando este ano de muito estudo com certeza será uma rota a ser seguida!
Um abraço e parabéns pelo texto
 
14/10/2012 13:45:03
CARLOS SANTOS CARLÃO
parabens, mais uma das ótimas viagens já feita.
Após suas viagens sempre fico aguardando as divertidas historias.
 
14/10/2012 13:09:37
FERNANDO ZANFORLIN
Com certeza foi uma bela descrição, e já foi listada no rol de viagens próximas.
 
14/10/2012 12:53:31
GUILLERMO GODOY
Parabéns Donato, pelo passei e pela escrita, muito esclarecedora.
Não conheço Bonito e depois desta leitura acho que quero ir por lá.
Grande abraço
 
14/10/2012 10:38:41
CLAUDINEI MACHADO
Donato e Rogério, tenham certeza que Bonito já entrou nos meu planos de viagem...essas dicas já estão registradas...grande abraço.
 
13/10/2012 11:27:50
RAFAEL SANTANA
Donato e Rogério, as minhas saudações.

Sempre acompanho o site Rotaway, e este é o meu primeiro comentário que faço por aqui, e não podia deixar de faze-lo por uma razão muito simples:
Estou passando este feriado aqui em Bonito, e quando abro a página do Rotaway, vejo a sua matéria, e justamente no momento que buscava algumas dicas.
Quero parabeniza-los e agradecer pelas valiosas informações.
Vocês estão repletos de razão, Bonito-MS, realmente, é BONITO demais!

Forte Abraço

Santana (São Paulo - SP)
 
13/10/2012 03:42:00
RICARDO LUGRIS
Meu amigo Donato. Excelente dica. Estive em Bonito (sem moto) e fiquei sonhando como seria uma viagem até ali de motocicleta. Todas aquelas estradas de terra.... O lugar faz jus ao nome que tem. Grande abraço.
 
12/10/2012 21:28:28
ARIETE FERNANDES MOREIRA
Adorei!! O texto dá excelente dicas!! Agora só falta arrumar companhia..rs
 
12/10/2012 14:55:11
RAFAELA VEIGA
Parabéns pai! Ficou um texto muito bom...agora vc vai ter que me levar pra bonito pq fiquei com muuuuuita vontade de ir...a fotos então ficaram melhores ainda! rafa
 
12/10/2012 10:49:07
MARCELO ARAUJO
Excelente dica!!!ta registrado no meus planos!
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
TFJB
 abaixo