Notícias

FORMAÇÃO OFF ROAD

Com qual objetivo me proponho a fazer um curso off road?

 
Quero apenas me preparar para durante as minhas viagens, ter conhecimento de técnicas de pilotagem em terrenos mais difíceis para não ser surpreendido quando for passar por estradas alternativas? Aprender a levantar a minha moto quando estiver carregada?

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













Quero me preparar para competições? Ou quero simplesmente participar que algum evento que, quando saio de lá, fico sem conseguir definir se o que fiz foi um curso, uma passeio ou uma competição velada?

Tenho visto uma série de cursos, treinamentos e atividades em terrenos off road onde os programas oferecidos não deixam objetivamente evidenciada a sua finalidade.

É muito normal que atuais proprietários de motocicletas da categoria big trail tenham vindo de outros estilos de motos, especialmente os modelos custom e as esportivas, seduzidos, dentre outros motivos, pela versatilidade no que diz respeito ao acesso a locais onde outras categorias de motos ficariam limitadas.

Assim, fica a questão:
O que seria de fato uma preparação de pilotagem off road para motos do estilo big trail?


Poderíamos encontrar várias respostas como: 1) fazermos viagens por lugares onde o asfalto termina e pela frente encontramos terra batida, rípio, areia, lama, subidas e descidas e que possamos interagir sem medo e com segurança com a nossa moto nesses terrenos ou, 2) superarmos marcas de velocidade nos levando ao limite das nossas técnicas e competindo com o nosso parceiro de viagem e, caso estejamos sós, contra os nossos próprios limites.

São situações muito distintas

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













Você quer apenas viajar e curtir com calma a sua motocicleta interagindo com todo um cenário diferente do seu cotidiano ou está se preparando para uma competição?

Será que os cursos e treinamentos off road que se multiplicam pelo país têm sido claros nas suas propostas?
Será que ao final os participantes realmente terão a satisfação de terem investido tempo e recursos naquelas propostas para as quais escolheram as big trails, ou continuação sem saber se participaram de um curso, uma competição ou um passeio?
Ou será que o único resultado foi a confraternização com os demais participantes?

Um curso de preparação ao piloto na introdução ao off road deve atender, no mínimo, aos momentos de apresentação teórica do conceito de pilotagem off road seguido de exercícios práticos.

Durante os exercícios práticos é fundamental que todos os inscritos sejam individualmente monitorados em todas as atividades e que as façam de forma repetida.

Critérios Preponderantes:

clique na foto para ampliá-la
- postura de pilotagem;

- controle no contra esterço;

- frenagens em diversos tipos de pisos;

- exercícios de rampa;

- pilotagem em terra firme, areia solta, rípio e lama;

- adequação de velocidade em diversos tipos de pisos.



O cumprimentos de tais critérios mínimos é que precisam ficar bem claros quando da escolha de algum programa que envolva pilotagem de big trails no off road, sob pena do treinamento virar apenas uma agradável confraternização sem a esperada aquisição das técnicas corretas de pilotagem.


Boas estradas para todos, e pilotem com segurança, da forma mais prazerosa que combine com o seu estilo de motociclismo.

Abraços,

Eduardo Wermelinger & Marcelo Resende


Relembre o Curso Off Road da MotoXplorers no Brasil



 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (13)

5/3/2019 17:05:14
JOSE BRAS SANTOS
gostaria de saber da agenda de cursos off road.
datas
local
preco
 
5/3/2019 17:04:23
JOSE BRAS SANTOS
gostaria de saber da agenda de cursos off road.
datas
local
preco
 
2/2/2017 20:07:52
BT8ILFXOE
Vaya, tienen una pinta inrcbíele las galletas de pistola. Tengo muchas ganas de hacerme con una y probarlas, porque supongo que están tan buenas como parecen^^
 
11/9/2012 12:39:22
LUCIO MACIEL
Boa Materia, tenho muita vontade de fazer um curso off road para aprimorar tecnica, ja trilhei muito e o ambiente não me é estranho, mas com uma big trail é muito diferente, ate manobrar a moto é mais complicado. Conhecer as tecnicas basicas será fundamental. Por isso saber qual é objetivo do curso é importante, não gostaria de me inscrever em curso e quando chegar lá for um evento com passeio off road.
Obrigado pela dupla por manter este site que tanto ajuda aos moto aventureiros.
 
5/9/2012 20:41:36
RENATO SOUZA MOTO TOUR TUPINIQUIM EXPEDIÇÕES
Eduardo e Marcelo parabéns pelo texto.
Qualquer curso proposto em qualquer área tem que apresentar um conteúdo programático, didática de ensino e proporcionar ao aluno o máximo de aprendizagem.
Estamos desenvolvendo um trabalho e dentro do projeto uma das variáveis é o Curso Básico de Técnicas OFF ROAD.
Com a grande expansão do mercado Big Trail, existe uma carência ao novo piloto aquele que sempre teve vontade de ter uma big mas que não tem nenhuma noção OFF. A partir dessa situação montamos um curso onde temos o objetivo de proporcionar ao aluno conhecimentos sobre pilotagem (posicionamentos, tração, aceleração, frenagem), visão, curvas e traçados, posição de comandos, subidas, descidas, equipamentos de segurança, características das motos dual sport...
Ou seja um curso onde o aluno terá base para iniciar e explorar com segurança um mundo novo chamado "fora de estrada".
Não temos o objetivo de formar nenhum piloto de rally com o curso mas proporcionar ao aluno uma forma segura de pilotar sua moto em trecho de estrada de chão, seja em uma ida ao sítio, visita a uma fazenda, um viagem que tenha trechos de terra, etc.
Fica a dica, dia 29 de setembro de 2012 estaremos ministrando mais um curso, fica o convite aos amigos para participarem e conhecer um pouco mais no nosso trabalho.
Renato Souza e Daniel Sato.
 
3/9/2012 23:10:23
FERNANDO BARROS
Excelente texto. Na verdade algumas coisas não podem ser confundidas. O evento da Power é um evento mesmo, não um curso. Apesar de serem o Maurício e o Raul os organizadores do evento, por serem os proprietários da Power, ele não tem nada que ver com os cursos da BMW. Por sinal já fiz o off-road deles, excelente. A presença de uma equipe médica é extremamente importante. Alguns meses após fui fazer um outro curso, e sofri um acidente grave, com um traumatismo crâneo-encefálico e várias fraturas no rosto e punho direito. A falta de uma equipe médica foi sentida por nós. Várias coisas têm de serem pesadas então. Boas opções não faltam, e cursos são importantes, só não podemos pensar que sairemos de lá pilotando como nossos professores.
 
3/9/2012 18:07:32
IGOR RABELLO
o texto retrata esta febre de cursos, eventos, passeios, competições e etc que estão acontecendo por aí.
As empresas precisam ser mais precisas quanto aos seus propostas. Cheguei a ligar para a Power BMW, mas o atendente me disse que o GS Day estava mais para um evento com algumas instruções pelo caminho que um curso propriamente dito.
Na época que o Mauricio e o Raul davam um curso, ficava mais clara a proposta.
Vamos aguardar alguém se manifestar com algo mais objetivo.
 
16/8/2012 13:04:45
CARLOS HENRIQUE GUIMARÃES
Edu, estás repleto de razão quando abordaste este questão, a qual, temos que estar devidamente alinhados com o nosso propósito de off road.

Pretendo em breve fazer algum curso aqui pela região sul.

Aí quem sabe, não fico a comer poeira, feito aquele dia em que tu e o Mauro carioca pegaram uma estrada de terra voltando de Caxias do Sul! O ritmo de vocês é muito forte, mas chego lá!

Ah! também comprei uma GS800 para andar na terra. A 1200 estava muito pesada.

Abraços e apareçam para fazermos uma costela na brasa.
 
16/8/2012 08:06:15
MARCELO ARAUJO
Excelente dica!....e reforçando os comentarios abaixo...treinamento é tudo e acompanhado da pratica constante sempre que possível consolida no DNA.

Abraço,
Marcelo Araujo
 
15/8/2012 12:26:28
DANIEL ALVARES
Pessoal, após escolhido o curso que atenda às suas espectativas, não deixem de fazer um curso de pilotagem off, garanto que conseguiram aproveitar muito mais de suas BT.

Abraços.
 
15/8/2012 09:41:11
MARCIO ALVES ROBERTO
Ótimas as considerações, Eduardo e Marcelo!
Acabo de voltar do meu segundo (e provavelmente o último) curso Off-Road para Big Trails. Fiz agora o da Moto Atacama, no CTO deles em Tatuí/SP. Fiz o curso de apenas um dia. Ótimo curso, recomendo, mas acho que o de 2 dias seria melhor, pois ver tudo aquilo ali em apenas 1 dias foi muito cansativo. O conteúdo é praticamente o mesmo do curso oferecido pelo MotoXplorers, apenas com a diferença do instrutor (ou instrutores, pois o Abu tbm é muito bom!), o Jean Azevedo, piloto já conhecido campeão de rally, que estava nos acompanhando o tempo todo. Dicas de pneus e calibragem, preparo da moto, equilíbrio, domínio da moto, slalow, contra balanço ou contra esterço (que é diferente no off), frenagens, subidas e descidas, etc... Foi muito válido fazer novamente, pois desde o ano passado, tinha rodado muito pouco em terreno off. O que eu acho que devo fazer de agora em diante, é passar a APLICAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS, para a prática, passar a fazer pelo menos 1 ou 2 passeios por mês em terreno off, que aqui no MS tem bastante, para aprimorar as técnicas. No meu caso, o que eu quero não é competir nem andar em alta velocidade na terra. É apenas estar preparado e familiarizado, para não ser surpreendido em viagens. Ou seja, perder o medo mesmo. Mas cada um é cada um, mesmo com cursos e técnicas! Era visível durante o curso, que algumas pessoas tem mais facilidade do que outras, andam mais depressa, enquanto outras andam mais devagar (o meu caso). Mas isto nenhum curso vai modificar, é o "jeitão" de cada um. O importante é perder o medo, e colocar nossas Big Trails para fazer o que elas gostam: andar em qualquer terreno! Um grande abraço Eduardo e Marcelo, e já está feito o convite: é só marcar a hora para fazermos um passeio off aqui no MS, deixa que eu organizo!
Marcio A. Roberto - Campo Grande/MS
 
14/8/2012 20:39:16
CAU STAHL
Andamos sempre com pressa nos dias de hoje e essa pergunta cai bem: Será que estou no caminho certo?
Este texto acima aborda com atenção o "será".
Acho isso importante e carrego essa forma de pensamento comigo, me perguntando às vezes "será que isso está certo?"
Tenho motocicleta custom e provavelmente, a deixarei pelo estilo big-trail, onde você pilota montado e não sentado ou deitado sobre o tanque, não há limites de terreno e se atolar...força!
Há tempos sou admirador das Motorrad, mesmo sendo criticado em roda de conversa, ainda vou ter uma!
Parabéns pelo texto gente! Isso me lembra o que um Beemer me disse hoje: "precisamos de pessoas bacanas nas estradas".
Eu percebo que a sociedade motociclística está cada vez mais voltada ao moto-turismo ou em rumo disso, onde a fraternidade visa desfrutar de uma paixão em comum, andar de moto e ter certeza de que o mundo não é só aquilo que vemos pela janela de casa.

cau.stahl@yahoo.com.br
 
14/8/2012 20:08:07
JOSÉ ROBERTO CALDAS
Parabéns ao Eduardo e Marcelo.
Muito oportuno este texto. Recentemente a concessionária BMW Power promoveu o GS Days, e alguns amigos que participaram, gostaram, sendo que, até hoje não ficou definido se foi curso, passeio ou cada um por si e Deus por todos.

Um curso com a devida disciplina, certamente é muito mais proveitoso para quem realmente deseja aprender a pilotar a sua big trail.
Abs.


 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
FGOK
 abaixo