Notícias

LIVRO - HISTÓRIAS DE NOBRES CAVALEIROS

 
O livro “Histórias de nobres cavaleiros” trata-se de uma grande-reportagem em forma de perfil que reúne depoimentos sobre as aventuras de motociclistas brasileiros.

Minha identificação pelo motociclismo vem desde criança

Além de achar motos muito mais interessantes que carros e adorar o ideal de aventura e liberdade, também sempre acompanhei o motociclismo esportivo, como motocross e freestyle. O mundo das duas rodas e o estilo de vida dos motociclistas sempre me chamou atenção. Sou uma entusiasta da filosofia do motociclismo que prega a liberdade, o espírito de aventura, o respeito ao próximo e a fraternidade.

clique na foto para ampliá-la
O livro é resultado de um ano de pesquisas, entrevistas e viagens. Eu entrevistei mais de 50 motociclistas e integrantes de motoclubes e cobri eventos motociclísticos em São Paulo, Florianópolis, Guaramirim, Balneário Piçarras, Brusque, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú durante o ano de 2010.

Foi muito legal poder participar dos eventos e estar em contato com apaixonados por motociclismo. Graças ao livro conheci e tenho conhecido muitos motociclistas. Cada um deles tem uma história, uma experiência diferente. Muitos entrevistados viraram grandes amigos e todos eles se mostraram animados e felizes em poder compartilhar sua paixão. São pessoas que sabem viver e aproveitar a vida e os momentos. A moto é para eles uma amizade, uma válvula de escape.

O livro-reportagem aborda os conceitos de liberdade, fetiche por motos, identidade e grupos

Muitos motociclistas se organizam em grupos, com leis próprias, hierarquia e códigos de conduta e realizam viagens em grupo com suas motos ou encontros. Outra questão abordada é a diferença entre os conceitos de “motoqueiro” e “motociclista”, sendo que o primeiro é entendido como pessoa que utiliza a moto por necessidade sem se preocupar com leis de trânsito ou a filosofia e ideal que a moto desperta. O livro também toca na questão dos estereótipos e preconceito contra motociclistas, criados pela imagem negativa do motoqueiro na sociedade.

Para alcançar o resultado final proposto pelo livro-reportagem, muitas entrevistas foram realizadas. A obra utiliza a linguagem do Novo Jornalismo, dando destaque para a emoção dos relatos, dando destaque às histórias que as fontes têm para contar sobre suas experiências, além de dados e informações técnicas.

Os personagens retratados na obra são representantes de um grupo social com identidades próprias, gírias, maneiras de se vestir. O livro procura deixar claras as diferenças entre vários tipos de apaixonados por motociclismo, como os adeptos das motos esportivas e das motos custom, que se organizam de maneira diferente.

O capítulo 1 trata da Mulher Gato, motociclista nômade que está viajando pelo Brasil; o capítulo 2 é sobre o motociclista Robson Reuter, que realizou viagem para o Chile; o capítulo 3 fala de Iujo, um dono de Harley-Davidson modificada. O capítulo 4 trata do HD Point, ponto de encontro de apaixonados pela marca Harley-Davidson, em Balneário Camboriú. O capítulo 5 fala de Lica, motociclista que tem a Harley-Davidson como sonho de consumo. O capítulo 6 trata de um encontro de motos em Brusque. O capítulo 7 fala do motoclube Abutre´s, que possui regras rígidas. O capítulo 8 fala da motociclista Coruja. Ela participa de um motoclube de Itajaí que aceita mulheres. O capítulo 9 trata do praticante de trilhas, Adriano Gervásio. O capítulo 10 refere-se ao Freestyle Motocross, outra categoria esportiva do motociclismo. Foram entrevistados três pilotos. O capítulo 11 aborda a paixão do publicitário Antonio Carlos Bandeira Franco por motos esportivas. Assim como os pilotos de Freestyle, ele afirma que sua paixão proporciona adrenalina e emoção. O capítulo 12, o último, enfoca Zappe, motociclista considera o motociclismo como sua filosofia de vida.


O livro foi meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí. Sempre tive vontade de seguir carreira de escritora, mas durante a produção do TCC nem pensei em publicar o livro; me preocupei mais em produzi-lo do que pensar no que fazer com ele depois. Os professores que participaram da minha banca é que me incentivaram a lançá-lo Uma coisa que sempre percebi foi a falta de literatura sobre motociclismo, por isso resolvi fazer meu TCC sobre o tema.

O que se encontra por aí são mais revistas técnicas sobre o assunto, mas livros e grandes reportagens sobre motociclistas e motociclismo são muito raros. Inclusive muitos motociclistas que conheci e entrevistei também me disseram isso. Meu livro é uma homenagem aos motociclistas e fico feliz que consegui publicá-lo depois de muito esforço.

Ver o livro que escrevi com tanto esforço pronto, com capa e meu nome, foi muito emocionante. Já estou trabalhando na próxima obra.

Escrever é viciante.

Logo que lancei o primeiro, já comecei outro.


Maria Fernanda
Balneário Camboriú - SC

Por enquanto, a obra “Histórias de nobres cavaleiros” está à venda diretamente com a autora, e o livro poderá adquirido através do e-mail: mfsgottardi@yahoo.com.br
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (8)

28/4/2016 19:38:14
DEILER
Ola Maria Fernanda, eu sou estudante de fotografia da Unibh e gostaria de saber se o livro ainda está a venda, pois esrou fazendo um trabalho sobre motoclubes e vi alguns trechos do seu livro e achei muito interessante.
 
2/8/2012 22:55:15
JOÃO CRUZ
Gostei da exposlção que a escritora fez do seu livro "Histórias de Nobres Cavaleiros", parabenizando-a por isso. Entretanto, com a atual reviravolta ocorrida no motociclismo onde mulheres estão também agora sentando no banco dos pilotos, em breve acrescentaria ao título do livro "... e Amazonas". Tanto assim é, que sobre esse aspecto a autora citou em seu 1º capítulo a "Mulher Gato". E eu aproveito para lembrar aos leitores, a arriscada aventura de 25.000 km que Lisiane a "Motociclista Audaz" fará brevemente em torno do Brasil, e a anterior feita em 2008 quando foi do Rio Grande do Sul ao Ceará.
Gostei também da rápida exposição envolvendo a filosofia existente no motociclismo, responsável por mantê-lo sedutor e carismático. E concordando outrossim com o fato de haver poucos livros de fundo romântico, e muitos técnicos.
Por fim louvo essa sua atitude, por mostrar que mulheres motociclistas além de pilotarem conscientemente, também podem produzir bons livros sobre o esporte. Assim sendo, que continue escrevendo histórias reais e também ficções.
João Cruz - Motociclistas Invencíveis
 
26/4/2012 23:00:43
MARIA FERNANDA STINGHEN GOTTARDI
Muito obrigada, Kelly, Waldeir e Marcelo! Abraços...
 
26/4/2012 22:01:45
MARCELO ARAUJO
Olah Maria Fernanda,
parabens pela iniciatiwa....entrarei em contato para adiquirir um exemplar.
 
26/4/2012 13:34:27
MARIA FERNANDA STINGHEN GOTTARDI
Oi, Sergio

A minha intenção como jornalista ao escrever o livro era contar histórias de pessoas apaixonadas pelo motociclismo. Algumas delas são conhecidas do meio por participarem de eventos e talvez já tenham aparecido em jornais, revistas e sites. Mas eu procurei contar do meu jeito, a partir do meu ponto de vista. Copiar é algo que eu jamais faria, não só pelo meu caráter, mas também pela ética jornalística. Abraços...
 
26/4/2012 10:39:02
WALDEIR BARROS
Vi esta moça zanzando por vários encontros e conversando com algumas pessoas, inclusive comigo. No teor da conversa da Maria Fernanda era um bate papo mas com toda uma investigação jornalística. Digo isso porque também trabalho na imprensa.
Parabéns Fernanda. Vou comprar o seu livro.
Abraços,
Barros
 
26/4/2012 10:24:53
SÉRGIO
Uma certa vez vi esse livro em uma livraria aqui em Balneário Camboriú, e uma pessoa me disse que essa moça copiou as historias de outros livros e revistas, e li alguns trechos do livro. Chegando em casa fui ver minha coleção de revistas e achei algumas historias bem semelhantes. Não sei se o que me contaram é verdade pois coincidências acontecem mas....
 
26/4/2012 09:59:57
KELLY CRISTINA FULL TIME MC OSASCO
comprei o livro da Maria Fernanda é maravilhoso, para quem ama o mundo do motocilismo!!!

recomendo a todos

abraços
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
RHML
 abaixo