Notícias

PAIXÃO É TRISTE

 

O que as BMWs F800GS e G650GS Sertão tem que as outras não tem?

Ando meio apaixonado...

Paixão é aquela coisa, que faz você esquecer pontos ruins e só exaltar os bons.


Estou falando da "talzinha" da BMW F800GS e da "fulaninha" G650GS Sertão, de quem você já deve ter ouvido falar, sabe de alguém que já desfrutou da mesma ou já a tem se é um cara de sorte. Na pior das hipóteses, está no mínimo louco para experimentar.

E não lhe condeno pela loucura.

clique na foto para ampliá-la
A minha paixão maior sempre foi pela R1200GS Adventure, que é moto tal a ponto de eu não ver outra que possa se equiparara a ela, por mais que as outras marcas tentem incansavelmente imitá-la. Para mim a Adventure é uma moto madura...

Ou talvez eu pense assim apenas por estar cego de paixão! Porém nesses últimos tempos, resolvi tomar um banho de realidade, ainda mais com os preços que estão sendo praticados na Adventure. Acontece que infelizmente as 1200 não são ainda montada no Brasil (e dificilmente serão, pelo que dizem as más línguas) o que acaba elevando sobremaneira o preço das mesmas, ao ponto da Adventure já rondar novamente a casa dos R$ 100.000,00, o que eu acho um pouco demais para uma moto, ou, vá lá, para os meus padrões atuais.


Bom... Além disso eu, beirando meus 40, vi que toda musculação do mundo não tem sido muito eficaz nos meus 73kg e 174cm de altura. Embora tenha boas pernas e bons braços, levantar uma moto de mais de 260kg tombada, não é prá qualquer um. Sem falar, lógico, se em viagem, quando iria estar com cases laterais, top case e bagagem, estaríamos falando de beirar mais de 350kg. Ou seja, nem que fosse halterofilista tirava ela da horizontal. Então, resumidamente, não é moto prá mim. Já a tive, e digo, fora quando se está rodando, é um suplício. Estacionar é difícil, tirar do cavalete central outro parto (assim como colocar) e mesmo uma parada em pedágio tem de ser calculada, pois qualquer vacilo que lhe tire o ponto de apoio por segundos, é chão na certa! Se deixar a moto cair... Reze para umas quatro boas almas, no mínimo, lhe auxiliarem a levantá-la.

clique na foto para ampliá-la
O ponto principal nem são só esses (preço e peso). O fato é que a Adventure não é motinho para o dia-a-dia. Para quem viaja muitooooo (tipo uns 50k km por ano), não duvide que vale cada centavo, mas comprá-la para a deixar parada ou para apenas UMA viagem maior ao longo do ano, no meu conceito é crime inafiançável. Em síntese, se você é "peão", assalariado e celetista, se tem apenas 30 dias de férias ao ano como eu, não recomendaria a Adventure.

E aí o que acaba "sobrando" mostra tanta qualidade quanto...

Na F800GS, tirando as partes ruins de falta de bolha alta de fábrica (a original é ridícula!), falta de protetor de manete, falta de protetor de cárter de fábrica decente (aquele troço de plástico que vem nela não serve prá muita coisa) e um tanquezinho miserável (quem mandou colocar embaixo do banco), de resto é só alegria!!!

Você chega com ela fácil a velocidades bem razoáveis de cruzeiro mesmo carregado, e geralmente sobra um motorzinho para umas arrancadas mais rápidas. Não faz feio nem no trânsito urbano e nem na estrada. Vai bem até no rural, naquela estradinha de chão maliciosa. O desesperador tanquinho de 16 litros, se você "segurar a onda" pode lhe dar uma autonomia de mais de 300Km, o que é suficiente para a maioria das pernas pela América do Sul (fora um que outro descampado na Ruta 40 e outros fins de mundo) e já é mais do que muita moto que se insinua no mercado.

Com um tanque pequeno, se ganha em agilidade (todo ônus tem seu bônus, e geralmente vice-versa) e ficamos com um peso em ordem de marcha nos 207kg, o que significa que mesmo com a moto carregada, você vai rondar os 250kg, algo bem mais razoável de se pensar em tirar do chão do que os mais de 350kg da Adventure. Até sozinho no meio do nada você já se vira bem sem ter de rezar muito.

clique na foto para ampliá-la
Aquelas rodas raiadas dela vem bem a calhar, e se me dissessem hoje para escolher entre uma R1200GS "normal" e uma F800GS, eu não titubearia em me abraçar com a segunda. Já vi muita gente reclamar do banco ruim, e da bolha praticamente inexistente, mas para isso há a solução do banco modelo "confort", da própria BMW e a bolha que você troca pelo modelo "touring", deixando a F800Gs com cara de "mini-adventure". Pros mais exagerados e que querem mais emoção, nem vou falar na possibilidade de um tanque da Touratech, porque aí já começa a virar sacanagem...

A G650GS Sertão por sua vez, não fica lá muito atrás, embora eu não seja exatamente um adorador das monocilíndricas. Reconheço, porém, a facilidade de manutenção de uma mono, sabendo que nunca será dor de cabeça, esteja onde você estiver. Monos são quase como "fuscas". Difícil o mecânico da esquina não saber dar uma reparada, ainda que neste caso estejamos falando de uma BMW, um tanto mais complexa.

Na estrada, também não faz feio, e velocidades de cruzeiro até um pouco acima do que as nossas "esburacadas" rodovias brasileiras permitem são possíveis, ainda que você esteja com garupa.

Caro, você vai sentir falta daquele motor à mais nas ultrapassagens, mas nada que venha a lhe causar sustos. Mais ágil do que um carro ela continua sendo. Como deve.

Se formos para as vicinais, encarar uma estrada de chão então, aí a Sertão vai estar no seu lugar preferido! Magrinha e atrevida como ela só, nos seus 193kg em ordem de marcha é tão leve quanto qualquer moto de cilindrada bem menor. Se você quiser carregá-la (e aí vamos lembrar que você deve carregar uma moto de acordo com o tamanho dela, e não de acordo com o SEU tamanho ou tamanho da viagem que pretende fazer), vai ficar tranquilo na casa dos 230kg estourando, o que ainda deixa a moto levíssima e extremamente ágil. Coloque um equipamento básico de camping no bagageiro e tenha momentos "bicho grilo" inesquecíveis.

clique na foto para ampliá-la
Claro que o tanque de 14 litros desanima mais ainda que na F800GS, porém dá para tentar uma autonomia maior de que 300km, com a mão leve. Aliás, tenho que aí a proposta da Sertão: é uma moto que não veio para viajar rápido. Ela vai lhe levar longe, não tenha dúvidas, mas rápido, aí é outros quinhentos. Se bem que se estivéssemos tão preocupados com velocidade, não estaríamos falando de motoaventura ou BMWs GSs, e sim do mundo "jáspion", o que não é a ideia deste espaço.


E no dia-a-dia então... Não tem pra ninguém! É moto que dá pra "subir calçada e botar medo nas velhinhas", como diria amigo meu. Quem tem uma moto grande e outra "pequena" em casa, sabe do que estou falando. Quando você acostuma a grandes motos, as menores passam a ser verdadeiro brinquedo de criança. E como divertem!!! Você manobra elas com a facilidade de quem conduz uma bicicleta.

Pronto!

Depois de tudo isso, agora tenho outro problema... Qual delas, afinal?

Minha vontade eu já sei qual é: AS DUAS!!!

Já você, que pode escolher, pense bem antes de decidir. Porque o que uma tem, a outra não tem. Ou era o contrário?


Paixão é triste...


Flavio (ADV)

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (29)

3/2/2017 00:55:47
VYHPOTNQXDJ
Malquerida: La libertad de imaginar, a veces es un refugio, pero siempre es un recurso útil. Y usté también comparte hartas enseñanzas, ¿eh?Lic.: Prefiero lo positivo, porque lo negativo tiene más inaarpreteciones.Canallt: Excelente idea: así la fidelidad es virtud paulatina y la lealtad obsequio perenne. Gracias.Jolie: Yo creo que lo que distingue a la lealtad de la fidelidad es precisamente la razón. Pero como bien dices, el “discurso” de la fidelidad es ambiguo. Tu última frase no la entendí; debe ser el hambre.
 
24/3/2012 18:42:31
PAPAY
Flavio, parabens pelo comentário!! Concordo com vc.

Tenho 47 anos e ando de moto desde 14 anos, ja viajei em muitas motos desde uma ML 125, dt 180 e até mesmo a GSA todas me deram muito prazer. Mas para mim e o tipo de terreno que gosto a F800 está disparado a frente das demais, gosto muito de off road ( sou tb trilheiro nos finais de semana KTM 530 ) em minha ultima viagem ao Chile fiz diversos trechos em estradinhas bastante "travadas" e a F800 foi perfeita . Admiro muito GSA e acho uma exelente moto, mas me apaixonei pela F800 na primeira vez que andei nela.

Mas como nada é perfeito, acho que alem da bolha ridicula e o protertorzinho de motor de brinquedo, rsrsss... As rodas poderiam ser mais resistentes pois amassam facilmente.

Acabei de trocar minha 2010 pela 2012 que tb tem me dado muitas alegrias.

No meu caso tb levo em conta o Custo X Beneficio que da F800 dse destaca em relação a GSA, vale cada centavo que custa.

Abraços

Papay

 
23/3/2012 19:01:09
EDUARDO RACHID CURY
Ando de moto desde novo tenho 52 anos e de BMW GS ja a 14 anos estou na 6a GS sendo a terceira ADV, bem nao tenho muita escolha pois tenho !,90 peso 145Kg e so ando com a esposa e malos ate o talo, sao mais ou menos 250Kgs de peso na moto, por estas estradas que nem sempre sao tapetes, muito pele contrario, e lhes digo, nenhuma outra moto seja japonesa,inglesa ou ate mesmo BMW, aguentaria e me daria seguranca e tranquilidade como a GSA, nao tem comparacao nem papo furado, pois o uso nestas condicoes me dao procuracao para isso, inclusive falar da garantia BMW se e boa chega a ser ilario, pois que, ja necessitei e sempre fui atendido dentro e fora das concessionaris muito bem e pecas quando precisei o que e muito raro pra que sabe tocar e nao vive caindo, fui prontamente atendido e ate fora da garantia sem cobrar nada, bem os colecionadores montam as pretinhas antigas completas com pecas iguais as originais de 50 60 anos, que marca tem isso.
GSA 1200 33lts de taque, sustensao mais alta da cateroria e segura, motor impecavel e simples, as rodas mais resistentes da categoria(ja provei varia vezes) posicao de pilotagem sem igual, tenho coluna com pino de titanio, a maior capacidade de carga em suas malas muito bem distribuidas, freio nao da para comparar com nenhum outro(ja testei varias vezes e se fosse outro teria morrido), vem com tudo q vc precisa, nao tem que por nada para ficar segura e confortavel, instrumentos e computador de bordo perfeitos, bolha regulavel que nenhuma outra tem dessa categoria com muita protesao e aero dinamica. Bem vcs ja sentirao, pra mim nao tem nada igual a GSA, agora preco, fazer o que, tem outra que chegue perto.
Desculpem- me quem nao concorda mas o que eu ja passei com a minha parceira em cima dessa moto pelo Brasil e na Europa nao da p arriscar com outra.



 
25/2/2012 11:39:14
RUITER FRANCO
Gde Gugu!!

Concordo plenamente com seu comentário que é valido por demais, hoje conheço a marca BMW um pouco mais que ontem, pois encontro-me em uma concessionária, que me chamou atenção quando vi seu proprietário rejeitar a venda de uma S1000RR a um aspirante de motociclista, ou seja um médico que iria entrar em uma "Moto Escola" para ter acesso à uma CNH catg "A" e desejava ter a "melhor moto esportiva" disponível no mercado Nacional, foi desestimulado à minha frente a adquirir tal produto e orientado a ter primeiro experiências saudáveis com modelos de menor cc para depois então se de fato comprar algo "maior".
Ou seja, é gratificante vermos que existem sim Empresários no segmento Motociclistico que prezam pela Qualidade dos serviços a que se dispôs aos seus Clientes.
EM virtude da extensão da área de atuação da Concessionária, um Caminhão foi adquirido e esta sendo montado (equipado) de forma a possibilitar a Empresa estar mais próxima ao seu cliente, levando assistência técnica e produtos à "porta" do seu Cliente.
Assim sendo creio que a PRIME MOTORS Salvador, esteja inovando e permitindo um novo tempo e serviços aos clientes da Marca BMW.
Obs.: Por ter aprovado o projeto da Prime Motors, fui convidado a ser o seu coordenador, o que aceitei de pronto tendo em vista o novo desafio a que este projeto estabelece.
Quem sabe novas ações e valorizações não aconteçam a partir desta ação da Prime e as "reclamações" hoje existentes, não sejam atendidas de forma apropriada?.
Forte abraço.
 
25/2/2012 11:29:08
RUITER FRANCO
Flavio ADV!!
Peço sinceras desculpas por ter dado crédito ao Eduardo em relação ao seu texto.
Perdoe minha falha.
 
22/2/2012 00:17:21
ÁLVARO COSTA
Flávio, parabéns pelo artigo.
Semana passada, depois desta publicação com a um concessionário BMW, e me pediram nada mais que 20 dias pra me entregarem a moto. O sinal e parte de pagamento já efetuei, agora só resta a BMW me entregar a moto, a fim de que eu possa constatar as suas impressões.
Abraços
 
20/2/2012 19:03:41
RUITER FRANCO
Gde Eduardo!!

Como sempre falando a verdade nua e crua, mas que é bom ler e ouvir, pois de fato estas duas maquinas são maquinas para atender aos mais exigentes usuários urbanos e mesmo viajantes.
Parabens mais uma vez por seus comentários.

Lendo o comentário do Wilder Cunha, sugiro a ele falar com sua Oficina e verificar o que esta ocorrendo, pois a F800GS chega facil aos 26 km/l mantendo uma rojão de 80 90/Km/h. Ainda esta semana um Cliente comentou ter chegado a este feito com sua esposa na garupa em uma viagem de 350 Km´s, ou seja com malas laterais e tudo, sendo que os 2 juntos pesam próximo a 220 Kg´s.

Sds
 
18/2/2012 20:26:06
VINICIUS MANARTE GUARAPARI.
Prezados,

Fiquei muito satisfeito com todos os comentários, pois futuramente (talvez fim deste ano) pretendo aiquirir uma BMW ADV. Hoje sou um satisfeito proprietário de uma Honda Varadero 2008 e, até o momento, nunca tive qualquer problema com a moto (esta eu não vendo).
O que penso sobre as BMWs: os comentários pejorativos devem-se aos elevados valores das motos, fazendo com que poucas pessoas possam realizar a compra. Se fossem motos com preços mais acessíveis, não teríamos tantas especulações. Simplesmente compraríamos e caso não ficassemos satisfeitos, venderíamos com mais facilidade. BMWs são motos consagradas no mundo todo, assim como, as Hondas, as Kawasakis, as Suzukis, as KTM, etc.
Um abraço,
Vinicius.
 
18/2/2012 04:50:52
RICARDO LUGRÍS
Caro Flávio ADV,
Uma das coisas mais interessantes no motociclismo é poder escolher a moto que mais nos convém, por utilização, conforto, ideologia, ou mesmo preço.
Sou utilizador da GSA há mas de 12 anos. tenho 1,92m e me sinto muito confortável na 1200.
Entretanto, concordo quenessa moto exige Habilitação de caminhão....
Manobrar demanda sempre muito cuidado.
Em uma oportunidade, voltava do Enduro de Touquet que acontece em pleno inverno, aqui na França, com temperaturas abaixo de zero cheguei à minha casa e ao colocar a moto na garagem, simplesmente, geladomque estava, esqueci de colocar o cavalete lateral e inclinei a moto para a esquerda.
Esta tombou e fiquei prensado entre os 260 kg da GSA e a parede, sentindo-me ridículo.... Foi um sufoco para sair!
Em meus artigos e posts de viagem nunca faço apologia da BMW. É a moto que me serve, é confiável e para o que faço, simplesmente a melhor.
Muro bom teu texto e tua análise é coerente e sensata.
O importante é partir!
 
17/2/2012 20:54:41
MURILO M
O problema da 1200 é o preço. Só isso. Já andei na 800 e achei super ágil, mas o torque !?!? quando montei de volta na 1200, passei a segunda e.. empurra forte !!! Olhar aí o tesão. Então todas são boas, só depende do que vc quer e do que te dá o tesão. ..... Háááá , e o cardã ?! (corrente da 800: IRRKK! ) e o telelever, o paralever, e as rodas sem camara !!! .. Ninguem falou aí !! .....vlw !!!
 
16/2/2012 15:40:17
FERNANDO BH MG
Flavio concordo com vc em vários itens. Tive uma 650,que e uma boa motocicleta, porém a vibração do motor para quem conhece bi cilíndricos incomoda. Hoje tenho uma 800gs e com todo respeito as 1200(na qual tive o imenso prazer em andar) esta,a 800, posso dizer que preenche quase a totalidade de citações que para mim existem em "passeio de motocicleta". Quanto a bolha, protetor de motor... Nada que 2a 3000$ nao resolva. Quanto ao tanque, se colocarmos no papel a quantidade de vezes que percorremos mais de 300km sem poder abastecer veremos que esta questão nao e tão relêvante( já consegui rodar perto de 400 km com a minha com tanque único). E uma moto muito bem acertada de fácil condução leve adequada as péssimas condições de nossas estradas e nao e por nada nao mas com a diferença $ para as 1200 rodamos a toda América do Sul com direito a hotel e combustível pagos. Abraço Fernando .
 
16/2/2012 15:21:43
CESAR ALVES
Caros irmãos motociclistas,
A algum tempo li que a melhor moto é "a que está do meio das nossas pernas". Tive várias "bicicretas" como fala meu primo Braga que é doente por uma Tiger. Quando andei na GS 1100 de uma amigo me apaixonei por ela, depois veio uma ADV 1150 e agora uma GSA 2010, são ótimas, mas são maquinas. Todas quebram, umas mais, outras menos. Sou piloto de aeronaves e estou cansado de ver maquinas de milhões de dólares paradas por N motivos. Também sou da opinião de que o preço das 1200 são abusivos, principalmente se considerarmos o pós venda. A assistência da BMW é uma tragédia fora do circuito das grandes cidades, e se voce precisar dela como eu precisei em Bajo Caracoles no meio da ruta 40 então voce está perdido. Só faltaram me dizer , se vira, quem mandou voce andar neste fim de mundo. Se ao pagarmos esta pequena fortuna pela moto tivessemos uma assistencia diferenciada , sem os " se, mas, tavez" que a rede de concessionarios sempre nos diz aí sim ela valeria o quanto custa. Tenho convicção que vamos ouvir falar das japonesas outra vez, assim como na decada de 70 aonde eles literalmente quebraram os outros fabricantes.
Abraços a todos
 
16/2/2012 12:04:26
ALCEBIADES BARROS
olá pessoal tenho uma gsa 1200 2010 tenho 70 kilos minha altura é 1.66 coloco os dois pés no chão ando na cidade e faço viagens com minha esposa uso um banco rebaixado original resolvi o problema da altura da moto desmontando o amortecedor trazeiro nele vem um canal para uma anilha vç reabre outro canal com oito milimetros acima não prejudica a suspenção nem a ciclistica.já tive varias boulevard 1500 uma v,strom 650 percorri toda america latina e uma parte da europa
 
16/2/2012 11:24:23
PEDRO HENRIQUE
Caros amigos,
é sempre bom saber as opiniões de colegas que tem uma experiencia diferente, pois isto é que nos dá sabedoria para decidir e seguir em frente ! O que importa é a paixão que temos sobre este veiculo de duas rodas !!
Tenho um GSA Amarela 2011 e o que posso dizer até agora depois de rodar 14k em 8 meses, é que ela é PERFEITA !! como tenho 1.90 m não tenho nenhum problema com a altura da moto !...kkkkk.....Unica ressalva que faço é o preço abusivo praticado pela BMW Brasil, como bem ressaltou o Flavio, e se fosse só o preço abusivo da moto tava bom, mas o abuso continua no preço das peças, serviços e acessórios....quem tem oportunidade de viajar para os EUA aproveite e compre tudo por lá ! a diferença é absurda !
Sobre qual moto é a melhor, arrisco dizer que apesar de todas adversidades de preços,peças,atendimento,numero de concessionárias,etc..etc.. o que fala mais forte mesmo na hora "H" é o coração....quando o olho bate numa moto e o coração acelera...ai ferrou...é esta que vai pra sua garagem !!
Otimo carnaval a todos e pilotem com responsabilidade !!
Grande abraço
Pedro Henrique
 
16/2/2012 10:48:09
PEDRO LUIZ BERANNA
Oi André, concordo com você.

No ano passado fiz uma viagem com a GS 650 aqui do Brasil até a América Central, e por época, tinham dois brasileiros, um o Renato Lopes do Rio Grande do Sul e um outro parceiro de viagem. Ambos estavam de GS 650 e saíram do Brasil, foram rorando até o Alaska e depois seguiram ao Ushuaia, e as motos não deram qualquer problema.

Eu também não tive problema até agora, sendo que a minha única dificuldade é agendar o serviço de manutenção junto a Rede de Serviços BMW.

ADV, parabéns pelo texto.

Abraços.

Beranna
 
16/2/2012 10:32:49
ANDRÉ CARRAZZONE NETO
Muito bom texto ADV,
Sou eu o dono da moto "abandonada" em Antofagasta que o Gugu comentou.
Quero dizer que a moto em questão, uma G650GS é uma baita moto e o ocorrido foi no freio, Brembo, que acredito ser uma das melhores, se não a melhor, marca de freios no mundo.
O caso de ter ou não assistência, no mercado Tupiniquim, no meu ponto de vista, se resume a ter "amizade" com alguem da agência que vende a moto, seja ela qual marca for.
O serviço aqui no Brasil não é desenvolvido por que o objetivo é exclusivamente os dividendos da venda. Seja japonesa, austríaca ou alemã, no Brasil o serviço e a cabeça dos que comercializam esse padrão de bens é essa, infelizmente. Isso é uma constatação minha, vejam bem, no meu caso até o momento.
Tenho uma DL650, estou na segunda do modelo. A última entreguei com 50milkm e sequer troquei pastilhas de freio. Esta que estou está com 30milkm e sem problemas. Não uso os serviços da Suzuki, apesar de estar em garantia, mas já precisei de uma peça na garantia e posso afirmar que só a obtive por que sou conhecido de várias agências.
É uma bela moto? É sim, mas tive sorte com essas. Já vi uma DL com o quadro quebrado, na garantia, e o proprietário puxando os cabelos pelo serviço que estava sendo prestado à ele.
Mas que a BMW é uma super moto, isso não tenho dúvida, apenas não me interesso no momento por elas por ter poucas agencias aqui e nos locais que costumo viajar. Prefiro sofrer com falta de peças numa marca com 300 agencias.
Apenas para finalizar, na minha opinião, moto para viajar é japonesa. Tem em todo lugar, várias pessoas tem como fazer a manutenção, não perde garantia por besteiras ou por jogadas para te fazer usar os serviços ou seguros da marca....
E comentando sobre paixão, não sofro desse mal, ando em qualquer moto e penso que a diversão está no rosto e no pensamento livre e não no que está abaixo de você. Já vi motociclistas viajando de Bros, de Biz, de Factor, com o mesmo entusiasmo que os viajantes com suas Super, GSs, Ks, e assim vai, o que importa é a cabeça e os objetivos!
Abração à todos,
André
 
16/2/2012 09:34:20
MARCIO ALVES ROBERTO
Flavio, estou com a minha terceira BMW, tive uma GS e estou na segunda GSA. Tenho 1,80 mt e não tenho dificuldades para andar nela. Mas realmente acho muito pesada... No final do ano passado confesso que até pensei em pegar uma GS800 ou até mesmo uma KTM. Mas aqui em Campo Grande/MS, não existe concessionaria da marca, então a GS800 seria a melhor opção. Mas acabei pegando outra GSA... Acho que achei a minha moto ideal, não consigo ver vantagem nas outras... Peso 105 kg, e quando viajo com a esposa e malas, acho que só esta moto mesmo pra aguentar! Rodo na média 25-30 mil km por ano, mas com expectativa de aumentar, se Deus quiser!
Quanto às japonesas, discordo mas respeito o Gugu. Já tive Suzuki e Honda. O atendimento é sofrível, as peças não tem em estoque e tbm são caras tão quanto ou até mais do que as BM. E o mais engraçado, a maioria dos meus amigos que tinham VStrom e falavam mal das GS, acabaram trocando para a BMW! As japonesas não fazem questão de vender moto grande. O que dá lucro a elas são as pequenas CG, Titan, ML, Lander da vida. Vc chega na concessionária para comprar uma moto grande, e eles nem olham na sua cara. Este é o maior problema. Nas poucas viagens grandes que já fiz, vi na maioria moto big trail (99%), e quase sempre era BMW F650GS, GS1200, e algumas Transalp antigas. Moto 650 é mais leve, mais fácil para manutenção e andar em qualquer terreno. Mesmo assim ainda fico com a minha GSA... Mas moto é moto, tanto faz, o que importa é vc estar feliz, e rodar... Parabéns pelo texto! Abçs!
 
16/2/2012 07:51:42
CLÁUDIO LEMOS CUNHA
Flavio ADV, parabéns pelo texto.

Só discordo de uma coisa: esta minha paixão é muito feliz!

De 2007 a 2010 tive as GSA Adventure, mas por questões financeiras, em 2011, só coube no meu bolso a GS 800, e digo, não perde em nada para a GSA 1200 naquilo o qual me proponho fazer com a motocicleta.

Abraços.

Cláudio Cunha
 
15/2/2012 23:10:12
FRANCISCO MUGUET
Meus nobres,
Sempre leio os artigos deste site, mas esta é a minha primeira postagem.
Quero primeiramente parabenizar o Flávio pelo texto apaixonado, e ao ler os comentários, vi que fizeram menção ao Grupo Izzo. Pois bem, comprei em outubro de 2011 uma KTM 990 a qual fiz um financiamento direto com a loja pelo meu cartão American Express. Até então, tudo certo, mas a KTM está parada, e sabem porque? Até hoje nao consegui emplacar a moto.
É a pura verdade, não é a marca, mas quem a representa aqui Brasil.
 
15/2/2012 22:46:24
BRUNO CENCI
Parabéns pelo relato.

Adoro as motos citadas acima, só que cada uma tem sua particularidade.

Uma bicilindrica maravilhosa, outra boxer que esbanja torque a vontade...sem falar na Sertões moto para se dar a volta ao mundo devido a sua simplicidade de projeto.

O que se for pensarmos numa viagem destas, as vezes menos é mais.....!

Claro que as KtMS não poderia deixar de citar...apesar de concorrer com a ADV pelo menos na faixa de preço, é destinada a um público mais radical.

Abs.
 
15/2/2012 22:25:39
GUILHERME LANDOLFI
Olá Amigos,
Realmente é dificíl esta escolha, optar entre a F800 ou a F650 ?
Bom, eu tenho uma GSA e estou apaixonado pela moto, tenho 1,70 e minha moto está original. Já deitei ela duas vezes, mas na hora do aperto vc levanta a moto, principalmente se não tiver ninguém olhando ! rsrsrs
Voltando a dúvida, andei na F800 e achei a moto maravilhosa, ciclística perfeita, leve e muito ágil. A F650 é a moto ideal para o uso urbano, tem todos os atributos da F800 só que mais mansa e um ponto positivo em relação as concorrentes é o valor do seguro. No meu caso eu compraria a F650 e a minha Big Black ficaria para as viagens, se bem que não tenho nenhum problema de pegar transito com a GSA, já empurrei muitos cachorros loucos em SP.
Pra encerrar, vou reescrever o final do texto do nosso amigo Flávio: Paixão é triste......
Forte Abraço e boa Estrada !!!
 
15/2/2012 21:41:40
SANDRO MEDEIROS
Amigo Wilder Cunha,
a minha GS 800 faz em média 20km por litro. Ando mais na estrada e sempre na média dos 100Km/h. Aproveito para dizer que estou super satisfeito com a moto. Ele é 2010 e hoje com os seus 23.000 km sequer deu algum defeito. Somente no início, uma pequena folga na mesa que o concessionário corrigiu.
 
15/2/2012 21:06:00
ADERBAL MAIA
A polêmica é algo sensacional. Atualmente tenho uma GSA e uma KTM 990 adv. Já tive outras marcas, como Honda, Yamaha, Ducati e até experimentei a Buell por uns três meses. A única coisa que não abro mão, é que o estilo da motocicleta seja de duplo propósito (big trail). Hoje com os meus 55 anos, mas desde os meus 23 já estava sobre duas rodas. E não adianta, qualquer marca sempre nos trará muita alegria ou tristeza diante as circunstâncias as quais enfrentamos. Mas digo com muita sinceridade, mesmo a BMW dando alguns furos ainda que perdoáveis, desde 2005 estou casado com a marca. E vejam, tenho KTM deste 2005, aquela ainda a carburada, e hoje com a minha 2011 aqui na garagem, mesmo sem perder a paixão pela motocicleta, mas vejo o quanto outros amigos estão sofrendo com o Grupo IZZO. A KTM é ruim? Lógico que não! Quem não presta é o IZZO! Companheiros (também não sou petista não), vamos simplesmente colocarmos as nossas motocicletas nas estradas! Afinal, SER FELIZ OU TER RAZÃO? Um abração pra todos. Aderbal Maia
 
15/2/2012 20:40:27
MARCELO FREIRE
Caramba, Wilder! 15,5 km/l ??? Eu e meus três amigos que possuimos as F800GS sempre elogiamos as motocas pela economia, fazemos na base dos 20 km/l... E, creia, não é fazendo turismo não, coisa de 1.000 km em 11 horas é cabinho enrolado para ninguem botar defeito.
Eu tambem tive as duas, fiquei pouco com a G650, comprei para fazer as pequenas estradinhas da região de Diamantina/MG. Quando adquiri a F800 não havia mais necessidade de mantê-la, a 800 resolve toooodos meus problemas, cidade, estradinhas e estradonas rumo ao Sul (de preferência). A minha já chegou em 17.000 km em um ano de uso, sem absolutamente nenhuma reclamação, nota 10. Quanto aos equipamentos, sempre digo aos amigos pretendentes a adquirintes da motoca, reservem mais R$ 2.000,00 para comprar uma bolha alta e um banco decente. Minha bolha adquiri da Wunderlich America e o banco (sofá) do Pedrinho Bancos de São Paulo.
Se um dia vendê-la, pretendo adquirir... outra! rsrs...
Abração a todos!
 
15/2/2012 20:34:54
ADERBAL
ô Gugu, vc parece que esta de prevenção com a marca bmw, será que as assistencias niponicas são lá esta eficiencia toda? acho que não, principalmente com moto grande. tive uma vstrom 1000 que não gostei atualmente tou na segunda gs 1200 sport que estou gostando e muito.
abrc
 
15/2/2012 20:25:54
JU MEDEIROS
Grande Flávio,
Legal o texto. Em relação a motos estradeiras eu comprei uma Virago 1100, me levou a vários locais, mas... deixou a desejar, ano 95, a elétrica já me dando problemas, eu quero subir montanhas, ganhar altitudes e vi que carburador... já não da pra mim, vendi e comprei uma V Strom, DL 1000, pra mim só acima de 1000 cc na veia, pois na hora do pega pra capar ela responde e assusta as velhinhas lá na calçada e eu na estrada, kkkk, mas o freio, ah...o freio é uma porcaria (pra mim), esperei sair a 2011 ou 12 com ABS.???? nem saiu com A nem com B e muito menos com S. fiz algumas viagens 5K, 3K e tive um problema de retificador e quando ele se apresente indica que a bateria já foi, me desfiz pra mais nunca pensar em V Estrume, vendi. E aí fui ao encontro da GSA 1200 R, amarela e tenho mesmo que AMAR ELA, kkkk, pois saquei 97K e fui busca-la em Salvador. (eu moro em F Noronha mas a moto fica em Recife (minha base no continente). Ao ver a moto notei logo que foi feita para Alemão e não paraibano, (sou de Campina Grande-PB) tenho 1.76 e 93Kg. foi uma desalegria, tive que comprar um banco mais baixo, mesmo assim me senti inseguro e queria até despachar os baús para retornar mais seguro. Mas quem viaja de moto tem que estar preparado para surpresas e encarei assim. Fui devagar, 110, 120 no máximo para poder amaciar a PEX (nome dado a moto), ao chegar no Recife a primeira coisa foi comprar uma bota com 9cm a mais, poxaaa, que maravilha, mas o tempo é o grande mestre e um dia subi sem a bota e vi que dava legal. Tudo foi e é uma questão de medo do novo, e já assumi a bota normal, falta agora tentar com o banco original embora o que estou ta legal. Mas agora me veio a dúvida do levantar???? Será que não é jeito? que nem Judô? eu vi um vídeo na net que um motocilcista mostra que qualquer um (normal) pode levantar e ensina. Eu acredito que mesmo com tanque cheio, baús etc da pra levantar em algumas ocasiões, se for off Road na lama escorregadia?? é melhor chamar um taxi, kkkk. mas fica aqui um tópico pra gente pesquisar com nossos leitores. Um abraço e boas curvas.
 
15/2/2012 20:03:46
OTAVIO ARAUJO GUGU
Oi, Flávio !!!
Acabo se descobrir que vc é o ADV que às vezes escreve aqui no Rotaway, certo? Sou motociclista há 53 anos com uns 470 mil km rodados. Achei bacana sua paixão por essas máquinas alemãs, respeito opiniões sobre qualquer tipo ou marca de motocicleta. Eu particularmente não gosto dessas motos pelo estilo, pela dificuldade de peças de reposição, pela exploração a que os clientes são expostos nas concessionárias, pelo pequeno número delas pelo Brasil e pela América do Sul, [quebrou fora das grandes Capitais o motociclista “está vendido”] pelo preço extorsivo a que os compradores se submetem, pelas rodas raiadas na 1.200 com a injeção toda exposta, nas 800 e 650 pelo tanquinho de combustível , por necessitar de diversos itens de equipamentos que não vêm com a moto, o cara compra e precisa “equipar” a moto toda... Já rodei diversas vezes com motos dessa marca em todos os tipos de estradas [sempre trocando durante viagens com companheiros que as possuíam] nunca tive vontade de comprar uma. Na realidade tenho acompanhado diversos proprietários da marca que sofreram em viagens, [existem diversos fóruns sobre o assunto] tem até uma 650 abandonada em Antofagasta por ineficiência da rede de concessionárias e da garantia que se diz completa, mas é cheia de letrinhas miúdas... Você pode até pensar: - Esse senhor está desfazendo da marca porque não pode ter uma. Posso sim, acredite. Bom, Flávio, nada como a qualidade, desempenho, garantia, durabilidade, valor de revenda e manejo de uma japonesa de primeira linha, é uma coisa impressionante, principalmente Honda e Kawasaki. Imagino que vc com 40 anos já tenha rodado numa delas. Tive notícia de um amigo com problemas na injeção de uma 800 na Argentina – 30 dias para obtenção da peça, depois quebrou de novo no Paraná... Um conhecido que recentemente passou da alemã para Japonesa disse que os proprietários dessa marca não contam os problemas que enfrentam com medo de ter dificuldade na venda de suas máquinas, vira um segredo de estado... Acho que já me alonguei demais, se falar mais o Eduardo fica bravo comigo. Deixo-lhes um forte abraço. Gugu
 
15/2/2012 19:06:36
CARLOS
Flávio, gostei dos comentários.
Já tive uma F 650 GS e agora tenho uma F800 GS (laranja), linda e como vc disse, paixão é paixão e desde que comprei a primeira, já namorava a segunda... Estou muito feliz com ela e pra falar a verdade, não faz diferença a bolha original, afinal, a BMW faz testes em tunel de vento e com certeza o equipamento é adequado à proposta e quanto ao tanque, concordo que poderia ser um pouco maior, mas é suficiente p/ se divertir. Abs
 
15/2/2012 19:03:31
WILDER CUNHA
Flavio,
Concordo plenamente com o seu esclarecedor texto,tenho uma GS800 e uma Electra Glide,e a diversao da GS800 e incomparavel.
Qto ao pequeno tanque ..eis o problema.
A minha GS faz no maximo 15,5KM/l,ou seja roda no maximo cerca de 248 Km,gostaria de informacoes sobre a autonomia de outros amigos que possuem tbem a GS800.
Forte abraco a todos!
Wilder Cunha
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
CTCA
 abaixo