Notícias

PREPARATIVOS AFRICA ADVENTURE

 
Primeiramente quero agradecer ao amigo Calixto, oficial da Marinha que trouxe muito orgulho para o Brasil quando na sua Missão, a qual chefiou a Delegação do Brasil por mais de dois anos na Namíbia, formou a primeira Turma de Fuzileiros Navais naquele país.

MISSÃO MARINHA BRASIL NAMÍBIA  
Como marco do seu trabalho no continente africano, além do reconhecimento profissional, colecionou muitos amigos, e em especial o também oficial da Marinha da Namíbia, Lazarus Erastus, Comandante dos Fuzileiros Navais e das Forças Especiais da Namíbia que está no Brasil desde o início de 2011, fazendo o Curso Superior da Marinha. Tive o prazer de receber Lazarus em minha casa na companhia do Calixto, que me repassou muitas dicas da Namíbia, Botswana, Zâmbia, Zimbábue e África do Sul.

Lazarus e Calixto me presentearam com vasto material impresso e digitalizado, a fim de que muitas informações e dicas possam contribuir com a nossa viagem de motocicleta por aquele continente.

Aproveite você também algumas DICAS por aqui, quando você estiver planejando a sua viagem por lá.





DICAS DIVERSAS

- HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS FRONTEIRAS -
Na Namíbia as fronteiras funcionam 24 horas. Sendo que na Botswana, as fronteiras ao sul, norte e a leste funcionam das 07:00 as 18:00, e as a oeste com o Zimbábue das 09:00 as 17:00. Ao sul da Zâmbia, tanto com a Namíbia e Zimbábue, também das 09:00 as 17:00.

- DOCUMENTAÇÃO -
Passaporte e Carteira Internacional de Habilitação, onde na Namíbia, Botswana e África do Sul, o cidadão brasileiro é dispensado de Visto/VISA, diferentemente do Zimbábue e Zâmbia, e principalmente Cartão Internacional de Vacina, tendo obrigatoriamente a certificação de vacinação contra a Febre Amarela.

- PRECAUÇÕES COM A SAÚDE – MALÁRIA GRAVE -
Uma das grandes preocupações na África Subsaariana é com a Malária. Existem três tipos de Malária e na classificação do grau de infectologia na região da área endêmica, predomina a Malária Grave. E caso haja qualquer sintoma da doença, como febres repentinas, dor de cabeça e vômito, a orientação é buscar um serviço médico impreterivelmente até as primeiras 24 horas do aparecimento de qualquer sintoma.
Existem tratamentos profiláticos, mas o ideal é utilizar repelentes específicos, em especial os que tenham as substâncias classificadas como EDTA.

- ÁGUA POTÁVEL -
Há escassez de água, principalmente da região abaixo do Caprivi, Delta e Victoria Falls, onde começam as savanas e os desertos. Nesta área já se encontra uma dificuldade de disponibilidade de água (que seja potável ao organismo do turista, já que existe certa imunidade aos nativos da região), devendo sempre que possível, ferver a água e utilizar pastilhas de cloro nas suas respectivas proporções antes de beber.

O ideal é que o viajante tenha sempre consigo, além de pastilhas de cloro, água industrializada de boa procedência.

Quase toda água consumida na Namíbia é originada pelo sistema de reaproveitamento, projeto idêntico ao da Holanda.

CHOPE: Não! Existem alguns tipos de cervejas artesanais, as quais por muitas vezes a origem da água pode não ser a melhor, e caso após o seu dia de viagem escolher tomar “uma gelada”, sempre procure os produtos industrializados e dê preferência as cervejas renomadas, as enlatadas, que é facilmente encontrada nos hotéis e lodge.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














- CONDIÇÕES DAS ESTRADAS E TRÂNSITOS LOCAIS -
Asfalto de excelente qualidade, estradas de terra batida e outras secundárias de areia e lama. Um dos grandes problemas com o trânsito nas estradas deve-se ao excesso de velocidade e o grande consumo de bebida alcoólica pelos motoristas. Esta observação é em especial por toda a Namíbia, nas principais estradas pavimentadas da Botswana e nas regiões norte da África do Sul.

É importante estar atento a todo instante sobre a direção de condução, pois em todos os países da região é “mão inglesa”.

Aonde Hospedar-se

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













Geralmente em lodges e em alguns hotéis. Os hotéis estão mais situados na região de Victorias Falls, e a opção mais comum, embora DEVA SER MUITO BEM PLANEJADA é a pernoite em lodges. Mas saiba: É PREPONDERANTE QUE ATÉ NO MÁXIMO 17:00 h, ANTES DO PÔR DO SOL, O MOTOCICLISTA ESTEJA DEVIDAMENTE ALOJADO para a sua segurança.


- PRECAUÇÃO COM ANIMAIS SELVAGENS -
O maior problema com os animais selvagens, diferentemente da ideia a qual fazemos, são as ocorrências de acidente nas estradas. Por isso é altamente recomendável que não se transite a noite pelas estradas, e mesmo durante o dia principalmente na região do Caprivi, deve-se quadriplicar os cuidados com manadas de elefantes, antílopes, rinocerontes e o kudu, que costumam atravessar as pistas.

Obviamente por trata-se de animais selvagens, principalmente na região central ao norte da Botswana, é muito comum encontrar predadores.

Mas ficou uma dica do Lazarus que tem grande experiência em operações de selva, savana e deserto. Mantenha distância de segurança: é melhor perder uma boa fotografia do que arrumar uma “encrenca” com estes animais.
Ao entardecer em diante, até o início do dia raiar, é necessário grande cautela neste período, os animais estão em busca de alimento.

- AS TRIBOS LOCAIS E SEUS COSTUMES -
Na África Subsaariana, as principais tribos (etnias) são as “Nama”, “Damara” e segundos os estudos, a mais antiga da face da Terra, os “Boximanes” (Bosquímanos/Homens dos Bosques).

Embora todas as tribos sejam muito pacíficas e receptivas, o ideal é quando houver um contato mais próximo para interação, buscar os que residam nas regiões do Otjwarongo, Okahanja, Okaputa, Damara e Rehoboth.

Quando em contato com estas tribos, seja qual for, jamais ofereça dinheiro e sim pequenas quantidades de produtos comestíveis para as crianças, que deverão sempre ser entregues ao chefe do local, geralmente o mais idoso.


Quanto ao mais! É só aproveitar aquele fantástico continente.

This Is Africa!!! (T.I.A)


Nos acompanhe nesta viagem, já estamos de partida!

Um grande abraço

Eduardo Wermelinger & Marcelo Resende
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (18)

1/12/2011 18:47:59
OTAVIO ARAUJO GUGU
Eduardo agradeço seu telefonema de despedida a pouco.
Agora estou com tempo de postar meu comentário sobre a "Aventura das Aventuras" esta que você o Marcelo amanhã iniciam.
Amigos, muito cuidado, lá é tudo diferente, ao invés dos guardinhas corruptos da Argentina vocês vão encontrar guepardos famintos... quase igual, mas um pouco pior.
Adorei saber os detalhes e fico feliz que esteja realizando esse sonho antigo. Sigam sob a proteção do Senhor em todos os momentos, fotografem muito e tragam recordações inesquecíveis.
Uma ótima viagem, aceitem todos meu fraterno moto abraço, Gugu – Taubaté/SP
 
30/11/2011 16:42:16
MARCELO DOURADO
Meu irmão Eduardo e Xará Resende, não caiam na tradução do FePedroso... o Comandante disse direita e não esquerda....rssss.... ótima viagem, boas aventuras,fotos e filmes! Abraço forte nos dois!!
 
30/11/2011 13:17:00
DANIEL ALVARES
Grande Eduardo, se tiver a oportunidade, me faça um favor e mate uma vontade por mim! Se cruzar por um imenso embondeiro ou baobá nas estepes/savanas Africanas, pare sua motoca junto a essa magnífica árvore, se posicione junto a ela e tire uma bela foto ao pé desse simbolo Africano!

Abraço,
Daniel.
 
28/11/2011 21:47:29
GERALDO BERGAMO FILHO GEBÊ
Olá Eduardo e Marcelo muitos aqui já disseram quase tudo sobre essa empreitada maravilhosa que já se inicia. Como sempre tenho em mente, o planejamento é a base de tudo e isso sei que vcs levam muito a sério, logo, só poderão lograr êxito. Ficaremos aqui acompanhando essa trajetória e sempre com o pensamento positivo agregando energias que fortaleçam suas necessidades. Que façam uma viagem tranquila, mas cheia de emoções, com muitas fotos e novos conhecimentos e nos presenteim , estaremos aguardando e torcendo para que tudo saia nos conformes. grande abraço Gebê
 
28/11/2011 21:36:31
EDSON LUIZ SIONEK
BIG Eduardo & Marcelo, as recomendações já foram passadas, aguardamos a narrativa e fotos, Deus os acompanhe. Forte abraço.
Edson Sionek
 
28/11/2011 20:21:30
MANOEL MOURA
Eduardo e Marcelo,
Desejo SUCESSO a vocês nessa maravilhosa empreitada. Espero que no dedicado planejamento que fizeram, vocês tenham considerado a importância de carregar grande quantidade de pimenta para passar nas motos antes de cada jornada: na eventualidade de algum predador pegar vocês, pelo menos que se preserve as motos (rsssss).
Brincadeiras à parte, minha família e eu estaremos torcendo para que vocês tirem grande proveito dessa experiência.
Forte Abraço !
Manoel Moura
Barueri-SP

 
28/11/2011 19:33:41
JOÃO PEDRO NUNES LISBOA
Eduardo e Marcelo.
que façam uma excelente viagem, os lugares são fantásticos. Em 2009 fui com esposa, filho e genro fazer um tour pela região, mas de jeep 4x4. Quem sou eu para contestar o comandante Lazarus, mas veja bem, se oriente com guias ou instituições de preservação da vida animal na Botswana, porque os animais na região central até a fronteira norte com o Zimbábue, não são tão pacíficos como acima você julga. Para o bem de vocês, não custa nada a procurar contatos para maiores detalhes. Não somente a minha pessoa, mas como toda a família, tivemos a oportunidade de presenciar um fato muito desagradável.
Abraços e boa viagem, e que fiquem na companhia do Senhor.
 
28/11/2011 19:07:44
BENEDITO SANTORO
Edu, que Deus acompanhe vcs.
Veja meu amigo, lá da Botswana, o buraco é mais em baixo. Como nossos avós nos ensinaram, Caldo de Galinha e Precaução, não faz mal a ninguém!
Boa viagem, e que tirem muitas fotos.
Abs.
 
28/11/2011 17:39:04
VAL PESCE
Boa viageeeem!
Quero lindas fotos e lindas histórias...rsrs
#Mimada ;D
bjinhos
 
28/11/2011 17:36:11
FRANCISCO
Fascinante!!! Vão com Deus!!!!
 
28/11/2011 17:31:08
GISELA HASENCLEVER
Eduardo, your unbelievable! Wish I was there...god times for you!
 
28/11/2011 16:56:08
MARCELO VORCARO
É isso ai Edu e Marcelo Rezende, com projeto e planejamento é que se vai longe. Tudo bem explicado, orientado, horários, cultura, alimentação, etc. Certeza de sucesso. Boa viagem e juízo, garotos!!!
 
28/11/2011 16:22:38
CARLOS EDUARDO GALVÃO BUENO
Amigo Eduado. Mais uma vez nos surpreendendo com informações inusitadas. Espero em 2013 estar fazendo esta viagem. Nos traga muitas dicas. Que Deus acompanhe vocês, e uma excelente aventura. Abraços
 
28/11/2011 16:03:17
WILTON ZERBETTO
Eduardo, não lhe conheço pessoalmente, mas de nome vc é um cara famoso; pois todas as vezes que me encontro com o Marcelo Resende, ele fala de vc, fala que vc disse isto ou aquilo; enfim....cuide bem deste rapaz, pois mesmo ele tendo 1,95 e com uma cabeça padrão schuberth 65 (KKKK) ele é BOBÃO. Agora falando serio, uma boa viagem a vc´s 2 e o melhor DIVIRTAM-SE . um gde abraço WILTÃO
 
28/11/2011 15:47:49
FELIPE MIRANDA
Estamos acompanhando. Uma excelente viagem.
 
28/11/2011 15:41:17
EDUARDO PAVAN
eduardo, desejo-lhe boa viagem e espero um dia poder lhe fazer companhia em suas aventuras em duas rodas.
 
28/11/2011 15:17:21
UBIRAJARA OSÓRIO
Prezado Eduardo,
Parabéns pelas informações, sempre valiosas e qualificadas, postas à disposição de todos nós.
Boa viagem. Grande abraço.
Ubirajara (de Porto Alegre, aquele que escreveu sobre a exclusão das motocicletas do alcance do decreto de aumento do IPI incidente sobre importados.
 
28/11/2011 15:10:22
FERNANDO PEDROSO
Edu,
meu irmãozinho, entendeu tudo o que o oficial Lazarus te disse? olha não esqueça que ele disse a esquerda e não a direita na Namibia hem, rsrs sem brincadeira, uma grande viagem a voce e ao Marcelo, quando voltar vamos almoçar,
grande abraço
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
EIDO
 abaixo