BMW investe em Marketing para continuar crescendo no Brasil
Os negócios da BMW vão bem no Brasil. A marca premium de automóveis obteve um crescimento em vendas de 104% entre janeiro e abril deste ano. A linha Mini vendeu mais de mil unidades em 2009 e superou a expectativa da companhia, que esperava a metade. Este ano, a BMW investirá na interiorização da marca com concessionárias planejadas para Manaus, Cuiabá, Campo Grande, Vitória e Goiânia, além de novas unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Os novos pontos-de-venda serão divididos em três departamentos: BMW, Motos e Mini. Desta forma, o cliente será atendido por vendedores especializados em cada categoria e os proprietários do modelo Mini não precisarão mais ir até São Paulo para consertar o veículo em uma concessionária autorizada. Para 2010, a expectativa da montadora é atingir o crescimento de 30%, no mínimo, para os modelos BMW. Grande parte deste otimismo está ligado ao lançamento do X1 (foto), que já foi apresentado no Salão do Automóvel em 2009.
Já a linha Mini deve passar dos 100% de crescimento, enquanto que para Motos a empresa acredita em aumento de 60% nas vendas. Para levar estas novidades ao consumidor, a BMW investirá em ações de Marketing no meio digital. “Há 20 dias criamos o perfil da BMW no Facebook. Usar só o jornal não dá mais”, diz Henning Dornbusch, presidente do BMW Group Brasil, ao Mundo do Marketing.
Para ativar a marca Mini, a BMW receberá convidados em seu Hospitality Center no autódromo Nelson Piquet, para a segunda etapa do Mini Challenge Cup 2010, nova categoria do automobilismo brasileiro. A ação acontece este final de semana e o espaço de 80 m² servirá para que os clientes acompanhem de perto os treinos, as baterias do Mini Challenge, além da Copa Caixa Stock Car e da Copa Chevrolet Montana.
Por isso, a BMW já está expondo motos no shopping Rio Design e realizando eventos para ativar as vendas do Mini, como colocar o carro na passarela do último São Paulo Fashion Week. O investimento da BMW resultará em 11 novas concessionárias no Brasil. O objetivo é fechar o ano de 2010 com 33 pontos-de-venda. Além disso, a companhia lançará cinco novos produtos este ano com ações focadas nos jovens.
Fonte:
Thiago Terra, do Mundo do Marketing