Notícias

SENSOR NA QUALIDADE DO COMBUSTÍVEL

 
Como existem diferenças nas estratégias regionais para anular a dependência de petróleo importado, é necessário preparar os veículos vendidos no futuro para diferentes qualidades de combustível.

A Continental Corp. coordena um consórcio com o nome IQ FUEL, que desenvolve um sistema de sensores miniaturizado altamente integrado para o reconhecimento da composição atual do combustível no tanque. Este novo sensor de qualidade de combustível (Fuel Quality Sensor) possibilita otimizar a estratégia do comando do motor para a qualidade real do combustível no tanque.

Além disso, o sensor inteligente pode reconhecer materiais de conteúdo como enxofre, água e outras impurezas no combustível. Desta forma, pode-se proteger componentes do motor e partes do pós-tratamento de gás de escape contra possíveis influências sobre a forma de funcionamento e emissões.

Um novo início para a optimização do comando do motor

"Os comandos dos motores têm atualmente de suportar uma grande quantidade em crescimento de qualidades de combustível. A oscilação causada por isto em características de combustível que influenciam a combustão e emissões tem como consequência que precisamos medir o que injetamos na câmara de combustão. Se não fazemos isto, não reconhecemos oscilações que pioram o grau de desempenho do motor e também podem causar emissões desnecessariamente altas. O novo sensor de qualidade de combustível inteligente vai tornar possível de otimizar a estratégia do comando do motor para a respectiva e real qualidade de combustível no tanque. Com isto, com menor consumo possível de combustível pode retirar o máximo do motor", explicou Klaus Hau, Gerente da Continental Área Comercial Sensors & Actuators.

No início de 2012, a Continental colocará em funcionamento o sistema de micro sensores no mercado.


Sensor inteligente reconhece características de combustível

O novo sensor é uma solução em tecnologia Embedded, que utiliza um componente MOEMS (Mikro OptoElektroMechanischer Sensor) para detectar a composição de combustível através da medição da transmissão de luz na faixa infravermelho do espectro.

Este processo de medição óptico pode ser utilizado para detectar muitas características do combustível, entre outra, densidade, valor calorífico, número de cetan e octano, teor de enxofre, viscosidade e outros.

Com somente um hardware de sensor podem ser cumpridas aplicações em motor diesel e gasolina. Os valores do sensor serão analisados por modelos embutidos quimiométricos que em base prevêem de uma característica específica o conteúdo de combustível. Após a sua instalação, o sistema de micro sensores monitoram a composição do combustível e coloca a disposição estes dados para o aparelho de comando do motor.

Novos módulos de Software desenvolvidos para o aparelho de comando do motor EMS 3 terão a condição de adaptar respectivamente parâmetros centrais como a injeção (momento e quantidade).

"Independente de como são as exigências de diversos fabricantes, o sensor de qualidade de combustível inteligente possibilitará a entrada em um comando de motor adaptável através da integração do módulo do sensor no veículo e ampliação do software do comando do motor, será possível de compensar oscilações da qualidade de combustível, de otimizar a operação do motor e proteger, não somente sistemas parciais como o pós tratamento de gás de escape, mas também o motor mesmo", diz Gerhard Böhm, Gerente da Continental Área Comercial da Engine Systems. "Desta forma, o sensor de qualidade de combustível ajudará de segurar uma operação de motor estável apesar das imprevisíveis possibilidades de encher combustível."

Continental forneceu durante muitos anos soluções para o sensoramento para o combustível e utilizou esta experiência (entre outros com sensores Flex Fuel e da medição direta da pressão de cilindro), para integrar o novo sensor da qualidade de combustível e para realizar as capacidades volumosas do sistema em vantagens concretas para o comando do motor.

Demais exemplos para mais eficiência e compatibilidade com o meio ambiente na IAA


Fonte: Continental Corporation

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (1)

27/8/2018 19:35:36
TULO GUERRA
Há algum manual? Há exemplos de aplicação em caminhões off road?
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
OTKS
 abaixo