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ESTÁ QUERENDO IMPORTAR UMA MOTOCICLETA?

PARA QUEM ESTÁ QUERENDO IMPORTAR MOTOCICLETAS NOVAS E PEÇAS

Tenho percebido nos comentários enviados a partir da primeira matéria (os quais agradeço sinceramente pela repercussão alcançada), que uma das preocupações dos amigos motociclistas é a importação de motocicletas novas, sob a esperança de que o preço lá fora é bem mais barato que no Brasil, bem como trazer por outras vias que não os Correios as peças e partes que incrementam nossas motocicletas.

Até 2004 era usado um índice de 2,5, que aplicado ao valor CIF (Custo Incluído Frete) para estimar o valor final do veículo importado.

Aí estavam incluídos o seguro, taxas, armazenagem, capatazia, guia e licença de importação, certificado PROCONVE (Programa de controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores),II, IPI, ICMS, etc.

Por exemplo: se você adquirisse um veículo por USD10.000 (R$16.500,00 hoje), bastava multiplicar pelo índice de 2,5 para obter o valor final do veículo importado, no caso seria R$41.250,00. Isto mesmo, quarenta e um mil, duzentos e cinquenta reais!

Pois é, até 2004 o índice era de 2,5 mas, hoje em dia, os despachantes estão utilizando o índice de 2,74 para estimar o valor final do veículo novo, importado diretamente por pessoa física.

Deixo para os amigos motociclistas o cálculo do valor final atualizado para a motocicleta de seus sonhos. Devemos considerar também que o câmbio atualmente está favorável ao Brasil, no tocante às importações em geral. Mas atente-se a outros fatores abaixo.

Essa imensa diferença entre o valor do veículo novo importado por pessoa física e o valor do mesmo produto importado por representante da marca é devido à política de importação do Governo Federal que procura proteger o mercado interno contra a concorrência predatória dos agentes estrangeiros.

VEÍCULOS IMPORTADOS DIRETAMENTE NÃO TEM DIREITO A GARANTIA

A alíquota de importação (II) para veículos é de 70%, aplicável a todos os importadores, pessoas físicas ou não. Caso o importador seja representante ou montador da marca no Brasil e submeta ao programa de exportação de partes e peças ou veículos para o exterior, a alíquota cai para 35%. Isto reduz pela metade o imposto de importação e faz com que o preço do veículo importado pelo representante da marca fique abaixo do preço final do veículo trazido por importação direta. Além do mais, há a garantia, que veículos trazidos por importação direta não tem.

MESMO NA BAGAGEM, PEÇAS SOMENTE SERÃO LIBERADAS SE O PASSAGEIRO APRESENTAR UMA DSI

Quanto a trazer peças, partes e acessórios de motocicletas e veículos em geral por outras vias legais que não os Correios, estas peças, trazidas na bagagem, somente serão liberadas se o passageiro apresentar uma DSI(Declaração Simplificada de Importação) pagando os tributos devidos pela importação, não se considerando nos cálculos, eventual isenção de bagagem no valor de USD500 (quinhentos dólares americanos) se será considerada no restante da bagagem do passageiro.

É isto aí. O governo não pode proibir, pois não consta em lei, mas pode condicionar a importação ao cumprimento de obrigações acessórias, no caso, elaborar DSI, pagando os tributos da Tarifa Aduaneira do Brasil (TAB), publicada pela Livraria Edições Aduaneiras.

Este procedimento acarreta a retenção das peças na bagagem do passageiro para a elaboração de DSI e pagamento dos tributos, o que pode atrasar um pouco o incremento de sua moto.

Resumindo, se você quer importar uma determinada motocicleta que não esteja disponível para venda no Brasil, veja o preço do produto no exterior, pesquise o valor do frete por via marítima (bem mais barato do que via aérea), some e multiplique por 2,74.

Depois vá até o representante da marca e solicite um orçamento para importação da moto de seu sonho ( Alguns prestam este tipo de serviço). Compare e decida.

Um abraço a todos.

José Fernando Esteves

Maiores dúvidas: esteves@rotaway.com.br

 
 
 
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Comentários (18)

2/2/2017 20:23:10
9DLEEYWJOQ
Article polémique et tous ceux qui ont laissé un commentaire sont tombés dans le panneau. Il s’agit bien de vases communiquant entre UMP et R-UMP.De même le financement du parlement n’a rien de choquant dans un pays démocratique. On parle de plusieurs centaines de milliards pour le fonctionnement du budget annuel de l&0;uqosEtat̷r;
 
3/1/2017 14:51:46
NELSON LIMA
Comprei uma moto de trilha e tentei descobrir a concessionária Honda que vendeu ela em 2004 para tentar conseguir uma segunda via da nota fiscal. A Honda me informou que pelo número do chassi, essa moto deve ter sido uma importação independente. Eiste algum lugar onde eu possa começar uma busca?
 
3/9/2016 03:51:33
SMHO8VMZV0
One fainscating (I hope) thought that just struck me…do we also need to talk about the social extranet? What is the role that the social intranet plays in helping people interact with customers, suppliers, and partners?
 
3/1/2012 11:47:10
NEO BRASIL TRADING
Prezados,

Prestamos assessoria e consultoria em todo o processo de importação de motocicletas.

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Equipe Neo Brasil Trading
 
13/9/2011 00:45:42
ANSELMO J. DIAS
É através dos impostos que mantemos essa corja de políticos ladrões e safados que nos governam e fazem leis, as quais sempre os favorecem e nos pune. Fazer o quê?
 
12/9/2011 13:09:17
FELICIANO PENNA CHAVES
Ótimo trabalho. Dá muito o que pensar.PARABÉNS
Feliciano
 
10/9/2011 21:19:58
SERGIO MARINHO
Importar moto usada tem alicota menor?
 
9/9/2011 19:22:04
RICARDO CASTRO
Esteves, boa noite
e quanto às motos usadas? Parece que motos com determinado número de anos de fabricação, poderíam ser importadas(como inclusive vemos em sites de venda de motos do Brasil) com taxas diferentes, por favor, me elucide quanto a isto,
Obrigado,
RCCastro
 
9/9/2011 15:15:32
ALBERTO CAMPOS DA COSTA
Oi Ancona, boa tarde.
em 2009 importei uma Lexus, e no final das contas vi que o resultado final com as respectivas incidências tributárias, armazenagem, etc... jamais repetiria tal processo. Peço FOB, mais seguro, e frete em caga consolidada acrecidos das obrigações tributárias, poderia ter comprado um veículo no mesmo nível, da marca Land Rover por exemplo, que certamente eu seria muito mais beneficiado em todos os aspectos. Abraços, Campos da Costa
 
9/9/2011 13:25:38
PAULO ANCONA
Olá, Boa tarde.
Meu irmão trouxe um Totota dos EUA, e eu já abri meu radar pessoa física e vou trazer. O custo fica em média, no caso do FJ cruiser, o valor venal x 2,35%.... vc fazendo a correria. No Caso do PIS vc pode requerer o estorno, pois o carro não é destinado a revenda e sim uso próprio. Processo leva uns 3 meses após radar aberto, e com o cambio atual compensa muito. Meu irmão trouxe o carro que chegou por R$135.000 e ele tem proposta de R$210.000 mas não quer vender por conta de não conseguir outro depois, pois irá caracterizar revenda.
Abração,
Ancona
 
9/9/2011 13:15:52
VERA FELIPPETTO
Ótima matéria, pois esclarece as dúvidas dos que, então, tinham em mente importar uma moto dos sonhos.
 
9/9/2011 12:48:11
POLICARPO JR
Peço desculpas pela falta de atenção, agora que observei na matéria que para os representantes oficiais da marca a alíquota é de 35%, então está mais do que claro: o lucro das concessionárias é gigantesco no Brasil. Enquanto nada fizermos, essas empresas tem que continuar se dando bem mesmo, afinal, "em terra de cegos quem tem olho é rei".
 
9/9/2011 12:45:34
POLICARPO JR
Bem esclarecedora essa matéria José Fernando, grato por ajudar aos motociclistas e brasileiros em geral a compreender que existe um emaranhado tributário envolvendo importação de motos e peças de maneira que deixe as operações inviáveis para a importação independente. Ao menos do veículo em si e das peças de valor individual mais alto. O Brasil é um país ao contrário, por isso seu nome LISARB. Em vários outros países latinos as alíquotas de importação não chegam nem a 40%. No Brasil falamos em 2,74 vezes o preço de uma moto importada (só de impostos) com normalidade. Fiquei apenas sem entender duas questões; quando o veículo é importado diretamente pelo representante da marca, qual o percentual total das taxas de importação? Não entendi a observação de quando diz "importação de um modelo que não tem no Brasil", porque quando existe o modelo no país as alíquotas de importação são outras, quais? Temas para a matéria número 3? Parabéns e abraços.
 
9/9/2011 12:39:08
RAPHAEL
Muito bom mesmo este texto (assim como o anterior também foi!).
Se algum leitor que já fez uma importação direta se dispuser, queria ter mais informações como:
1) Quanto tempo leva todo o processo?
2) Indicação de um importador de confiança.
3) Valor realmente compensa?
4) Adaptações necessárias para a "tropicalização".
 
9/9/2011 12:38:29
JEFFERSON KLEBER FORTI
Boa matéria!
 
9/9/2011 12:35:23
CARLOS PORTILHO
Eu já havia trazido como bagagem em voo, procedente da Argentina pneus para minha Varadero sem problemas. Dia 07 de setembro tive esses produtos apreendidos pela Receita Federal, no aeroporto de Guarulhos, com pena de perda dos mesmos!!! Nem querendo estou conseguindo pagar os impostos, porque não os havia declarado previamente. Se alguém me ajudar a recuperá-los, ficarei grato.
 
9/9/2011 12:28:35
THALES CARMONA
Ótima reportagem, assunto importante... Forte abraço!
 
9/9/2011 12:05:48
FELIPE MIRANDA
Muito bom esclarecimento. É uma questão que sempre está em discussão entre nós motociclistas e sempre gera dúvidas.
 

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