Notícias

BRASIL FAZENDO AMIGOS PELAS ESTRADAS

 
clique na foto para ampliá-la
Mesmo no auge das insurgências políticas no norte da África, não encontrei motivos para que eu desistisse da minha viagem. Apenas tomei mais algumas precauções no sentido de não ter supressas.

No meu íntimo tinha uma grande tranquilidade, de ser BRASILEIRO.

Por mais que alguns movimentos destas manifestações tivessem até reflexos extremos, podendo pegar qualquer um desprevenido, como foi o caso do atentado em Marrakesh no dia 28 de abril, quando me encontrava naquela cidade, onde uma bomba matou dezenas de pessoas de diversas nacionalidades.

A Medina de Marrakesh

Em Marrakesh a direção da rua não era única, carros, pedestres e mobiletes , carroças entre outros veículos motorizados se entrelaçavam entre as vias, mas de alguma forma o tráfego fluía em todas as direções. Parecia que a lei da física era desafiada quando “duas matérias não ocupam o mesmo lugar”. As pessoas entre as vielas me passavam à sensação que a Medina estivesse pulsando.
Depois do atentado, Marrakesh se cala, se apaga. senti de perto uma sensação jamais vivida. Somente avista-se na praça a luz da Mesquita.


À noite a cidade não tinha mais o brilho das luzes
Sendo este atentado algo muito impactante, ainda tinha comigo guardado um forte sentimento que sempre contaria com a receptividade dos mulçumanos, em pleno território islâmico onde as pessoas ao olharem para a bandeira do Brasil na minha motocicleta, se mostravam mais receptivas.

Inicialmente quando eu chegava a determinado lugar, podia pressentir que de alguma forma eu ali naquele universo, de capacete com uma câmera, com o meu equipamento de proteção, destoando por completo das vestimentas que me cercavam, tinha plena convicção que por traz dos olhares das pessoas, além da curiosidade, existam infinitas interpretações quanto a minha presença naquele território.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













Por muitas vezes, sequer conseguia ver os olhos das mulheres, o quando os via, percebia um olhar para o chão ou para algo muito distante, se perdendo no abstrato. Nas crianças era diferente. As atenções a minha pessoa eram precedidas de nítidas expressões que seguiam de curiosidade, tristeza misturada a alegria. Isso me fez entender um pouco mais que a felicidade em nossas vidas são momentos. A alegria vinda das crianças era refletida por gestos muitos simples da minha parte. Desde quando eu tomava a iniciativa de apenas fazer algum aceno, ou quando me permitia tentar comunicar.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la

clique na foto para ampliá-la
MARRAKESH APAGADA, EM SILÊNCIO  
clique na foto para ampliá-la











Mas tinha um aspecto que era como se fosse um “toque de mágica” para que este quadro se revertesse. Era de alguma forma mostrar que eu era brasileiro.

Primeiramente mostrando a bandeira do Brasil, e quando o nosso pavilhão não era reconhecido, fazia a alusão ao nosso futebol a fim de mostrar a minha nacionalidade.

Nem sempre era rápido o processo de receptividade, mas aos poucos aquelas expressões fechadas e hostis iam se transformando, e por muitas vezes a minha recompensa de ser brasileiro era ver um sorriso de recepção, principalmente quando os presenteava com uma pequena bandeira do Brasil.


Já com os homens era diferente. Principalmente em aldeias mais distantes. Os olhares deixavam transparecer ostensivamente um ar de desconfiança. Mas era compreensível.

Mas por onde passava, mesmo nas estradas quando a motocicleta em movimento, fazia questão de presentear os motociclistas, sejam eles de qualquer nacionalidade, com uma bandeira do Brasil.
Era um simples gesto da minha parte, mas sabia que seria uma demonstração, que nós brasileiros, somos abençoados por termos uma amplo laço de amizade com todos os povos.


Veja este pequeno vídeo para entender um simples gesto junto a outros motociclistas



Historicamente já conhecemos muitos motivos que os livros nos ensinaram
Agora era diferente. Eu estava ali para constatar estes contrastes. Mesmo as vezes com certo receio de poder estar invadindo de alguma forma as fronteiras culturais, tentava com muita habilidade mostrar que eu estava ali somente para conhecer e respeitando estas diferenças.


clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Mas sempre era brindado por muitas recompensas.
Entre algumas delas, apenas posso traduzir na fotografia abaixo.

Este era o meu passaporte. Ser BRASILEIRO




 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (15)

11/2/2014 15:23:51
RAQUEL
Parabéns Eduardo!!! Lindo texto e emocionante
vídeo!! Sua iniciativa foi show!!
Beijos querido!
 
24/11/2011 17:23:00
MARIA MÁRCIA VERONA
Eduardo, estou aqui em Nova União com os meninos do CRAS, Paulo e Natan, eles estão enviando lembranças. Acabamos de assistir seu vídeo das Montanhas Atlas. Eles adoraram e pediram p falar que estão esperando uma nova visita sua, ok?
Um abraço, boa viagem e bom retorno, em breve.
 
13/6/2011 21:46:32
ROBERTO SARAIVA
Tuas observações são muito boas! A gente realmente consegue "viajar" contigo. Também sou motociclista e de Bagé. Suerte!! Abraço
 
3/6/2011 22:52:05
POLICARPO JR
Eduardo, emocionante o texto e vídeo. Pode crer se tem uma coisa que podemos nos orgulhar, no que tange a bondade, paz e desinteresse por conflitos, é o de sermos brasileiros. Abraços, Policarpo Jr
 
1/6/2011 11:18:16
OTAVIO ARAUJO GUGU
Amigo Eduardo, muito comovente esse trecho do relato de sua viagem. Lembro na ocasião, havíamos nos falado no dia anterior e quando vi o atentado na TV imediatamente pensei em vc. Graças a Deus não passou de um susto e vc como sempre seguiu SUA viagem. O vídeo mostra patriotismo e garra de continuar pilotando por mais dificuldades que possa vir a encontrar no caminho. Essa distribuição de bandeiras me emocionou, você é mesmo especial. Vamos ao próximo capítulo? Forte abraço a todos, GUGU.
 
30/5/2011 20:51:45
DONATO MONTEIRO
Edu,
Incrivel teu video com as bandeirinhas, nota 10 por teu altruismo e iniciativa. Com certeza ser brasileiro é um estado de espirito e este positivismo abre muitas portas.
Grande Abraço.
Donato Monteiro.
 
30/5/2011 16:44:22
MARCELO VORCARO
Eduardo, o que sinto nestes lugares, é que as pessoas são desprovidas de liberdade, não só no aspecto religioso como econômico. Governos corruptos , lideres religiosos radicais, locais extremamentes secos pela presença do deserto. A novidade foi sua presença, vestido como um astronauta, montado numa máquina que nunca viram, distribuindo sorrisos e regalos a este povo tão sofrido.Valeu por sua atitude perante o inesperado!!
 
30/5/2011 12:54:43
RICARDO LUGRIS
É exatamente isso, Edu. Somos privilegiados por sermos Brasileiros.
Levo minha bandeira na traseira da moto SEMPRE!!
belas palavras meu amigo.
Abraço de Odessa, Ucrânia.
Ricardo
 
30/5/2011 10:00:21
THALES MONTEIRO
De fato somos abençoados por sermos brasileiros!!! Parabéns pela linda iniciativa!!
 
30/5/2011 09:46:57
VINICIUS FONSECA
Muito bom!!
...realmente somos muito abençoados por sermos brasileiros, motivo esse capaz de ganhar sorrisos por sermos um povo que não regula sorrisos!!!
Parabéns, como sempre relatos incríveis, meu amigo!!!!
 
29/5/2011 21:11:42
ERIC
Edu. Showwwwww
A Claudia arrasa nos filmes.

abs
 
29/5/2011 21:09:15
RICARDO PALLETI
Salve Eduardo. Sou amigo do João Marcio.
Amigo, você esteve com um casal de amigo lá em Tarifa, Espanha. O Diego e a Clara. Eles ficaram doidos para conhecer esta região, mas de moto. João Marcio me passou o seu telefone e email, e na terça te ligo.
Muito legal esta relação de harmonia que o Brasil tem com o resto do mundo.
Adorei as cenas das bandeiras.
Abraços,
Palleti
 
29/5/2011 21:01:31
FERNANDO PEDROSO
Edú,
parabéns, espero que na próxima possamos ir juntos, como me arrependo de não ter ido nesta, mas com suas fotos, parece que estamos por lá, abraço
 
29/5/2011 20:29:54
MARCOS TODARO
MARCOS TODARO Cara, ficou muito legal esta sua sacada de presentear os motociclistas em movimento.
Mas vc deve ser meio louco por se jogar por estas bandas do mundo. Mas ficou show de bola. Pura aventura!
Parabéns pelo vídeo e pela sua atitude.

Abs,

Todaro
 
29/5/2011 19:44:51
ROBERTO
Tem que ser muitoooo apaixonado, por motociclismo!!!!..Bjão lindo
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
LFHU
 abaixo