Por enquanto apenas vou falar do comparativo entre as duas motocicletas, a BMW GS Adventure e a Super Tenere 1200 da Yamaha e, brevemente estarei publicando aqui no Rotaway relatos desta fantástica viagem por lugares tão mágicos, surpreendentes, encantadores e as experiências inesquecíveis e registros que mostram o extremo de culturas distintas, como o atentado terrorista ocorrido em Marrakesh quando me encontrava naquela cidade.
Vamos voltar a falar sobre estas fantásticas motocicletas
Quero primeiramente reforçar a quem esteja lendo este texto que esta é a minha avaliação pessoal, de um simples usuário, e que não tenho qualquer certificação para que as minhas opiniões sejam dadas como informações oficiais. Não sou piloto profissional, diferentemente do piloto espanhol Enrique Diaz que é devidamente certificado pela Yamaha a fim de realização de testes com as motocicletas desta marca.
Como todos já sabem, o site Rotaway não tem compromisso com qualquer marca, e sim em ser um espaço aberto ao motociclismo e, principalmente, feito por motociclistas.
Portanto, venho consignar algumas referências sobre o comportamento destas duas motocicletas, onde nos percursos realizados durante esses dias de viagem, deparamos com todo tipo de piso, desde asfaltos impecáveis nas estradas da Europa a terrenos off Road em território africano.
Quanto ao piloto espanhol Enrique Diaz, este sim, além de ser profissional e instrutor da Rider Training MotoXplorers, participa de um grupo de testes para marcas renomadas no mercado. Inclusive, essa Super Tenere 1200 foi cedida pela Divisão Yamaha da Europa para realização desta viagem, onde as motocicletas seriam expostas a várias condições de pisos em topografias das mais diversas possíveis, desde estradas muito bem pavimentadas em território europeu ao nível do mar, também em terrenos com um grau maior de dificuldades para que estas motocicletas, juntas, cruzassem em suas rotas pisos com muitas pedras soltas, lama, areia rígida e a alturas de 3150 metros nas Montanhas Atlés.
A partida
Partimos de Lisboa em datas diferentes. Saí três dias à frente do Enrique e ficamos de nos encontrar no Estreito de Gibraltar para juntos entrarmos no continente africano por Ceuta.
Em Portugal, com a BMW GSA, segui rumo ao sul passando pela região do Algarve, atravessando a Serra Arrábida para chegar ao litoral sul e seguir em direção a Isla Cristina, já na Espanha. Esta região tem uma reserva ambiental que se estende até Cádiz.
Neste percurso, já na Espanha, após Isla Cristina até Cádiz, temos quase 130 km de viagem fora da estrada. O piso é de areia rígida e, em alguns trechos, um pouco de lama, principalmente próximos às vegetações.
Como já sou familiarizado com GS Adventure, tomei todos os cuidados necessários para que não fosse ao chão naquele piso e, se por ventura eu precisasse de ajuda para levantá-la novamente, com toda a minha bagagem, não poderia contar com mais ninguém além da minha pessoa em razão da região ser quase totalmente deserta.
Estava usando um pneu Tourance da Metzeller, que na verdade era a opção mais adequada, principalmente por ter em todo o percurso apenas uns 20% de terreno off Road e grande parte deste trecho fora de asfalto seria de terra batida. Não justificava ter outro jogo de pneu, já que os pisos mais radicais eram em menores proporções.
Estava ansioso por vários aspectos. Primeiro por ser a minha primeira vez a rodar pelo norte do continente africano e depois por ter a oportunidade de fazer uma avaliação dentro de um quadro comparativo entre essas duas motocicletas.
Muitos sabem que no Brasil utilizo uma GSA e sou apaixonado pela marca, mas sempre estou aberto a novas experiências no sentido de conhecer as opções que o mercado pode disponibilizar para que possamos sempre estar aproveitando os benefícios destes lançamentos, com a nossa vontade de buscarmos novos horizontes com a motocicleta que mais possa se adequar aos nossos propósitos.
A minha preferência é ter uma motocicleta que me proporcione transitar por todo tipo de terreno e que permita levar-me a um pouco mais além das fronteiras que estejam ao alcance nos nossos olhares.
Nesta avaliação vou levar em conta os seguintes aspectos: conforto, estabilidade, retomadas, freios e condução em pistas asfaltadas e fora da estrada.
CONFORTO A ergometria na ciclística da Super Tenere tem uma característica diferente da GSA. A Yamaha Super Tenere também é muito confortável. Tem uma excelente postura de pilotagem, embora eu com os meus 1.85m tenha sentido que as minhas pernas ficaram um pouco mais dobradas que quando estou na GSA.
Prefiro a posição próxima dos 90º de flexão do joelho ao pedal. Uma posição que em longas viagens sentimos grande diferença no final do dia, além de nos permitir que tenhamos mais facilidade para nos erguermos e nos posicionarmos em uma pilotagem em pé, principalmente em terrenos off road.
Em razão das pistas pavimentadas nos permitirem chegar a velocidades mais altas, quando por volta dos 180 km/h (velocímetro) da Super Tenere, a aerodinâmica fica muito prejudicada. O para-brisa da Super Tenere não proporciona a proteção do vento como a bolha da GSA. Mas com opcionais disponíveis no mercado, como a extensão do defletor de vento frontal, provavelmente melhore esse desconforto.
Mas o vento que entra pela lateral do cockpit talvez ainda seja uma questão sem solução. Na GS Adventure há esse complemento dos defletores laterais que, embora separados, trabalham conjugados com a bolha frontal, evitando turbulência em velocidades mais alta.
Quero fazer uma observação quanto ao banco da Super Tenere: é muito bom, com um formato quase idêntico ao da GSA.
No quesito conforto, me referindo ao off Road (Estrada de Terra não muito radical), ainda prefiro a GSA.
ESTABILIDADE A Super Tenere demonstrou uma excelente estabilidade. Quando nas curvas, mesmo seu centro de gravidade sendo um pouco mais alto que o da GSA e com sistemas de suspensão completamente distintos entre as duas marcas, a Super Tenere foi impecável nas curvas de alta e principalmente as mais fechadas.
Na saída de curva, a Super Tenere retoma muito rapidamente a sua posição central, se comportando de forma muito ágil a estar sempre pronta para retomar uma nova curva.
CONDUÇÃO FORA DA ESTRADA Destaca-se pelo conjunto de suspenção, tendo o conjunto dianteiro muito preciso para as respostas de contra esterço.
Quando a roda da frente pega um buraco ou se mantém em um ritmo de marcha em estrada com piso muito irregular, o curso dianteiro da suspenção traz muita tranquilidade para o condutor. Mas quando a motocicleta está enfrentando uma descida um pouco mais radical no off road, seu comportamento sofre alterações, já trazendo certo desconforto, onde é nítida a sensação do peso da motocicleta estar se deslocando para frente e o conjunto dianteiro traz uma impressão de que a suspensão da motocicleta está afundando.
Isso não ocorre com a GSA que em situações semelhantes vê o seu sistema anti-mergulho realmente cumprindo a sua função.
EM BREVE A SEQUENCIA DE PEQUENOS VIDEOS COM AS DUAS MOTOCICLETAS
Um aspecto que merece uma observação é que em giros mais baixos, a Super Tenere trabalha de forma a solicitar mais troca de marcha, ao contrário da GSA que mantém um ritmo de giro baixo mais ajustado e equilibrado, não havendo a necessidade de troca de marchas para que se mantenha pronta para qualquer retomada em baixa rotação.
Uma coisa é certa: A Super Tenere é excelente no controle do contra esterço levando vantagem sobre a GSA. Posso utilizar um termo não técnico, mas apresenta uma melhor elasticidade nestas correções ao centro de gravidade quando necessário fazer com que a motocicleta se ajuste novamente a sua posição perpendicular ao piso.
Mas quero enfatizar que mesmo a GS Adventure tendo um pouco mais de dificuldades em terrenos onde predomina o piso de areia mais fina, em terrenos os quais são mais acidentados, e principalmente em estradas de terra, mesmo não muito batidas, a constância do giro do motor da GSA, ajudou, e muito.
FREIOS Por mais que muitos defendam a tese de que o ABS pode apresentar melhores resultados no off road, mesmo eu estando na contra mão desta opinião, sempre desliguei o ABS quando fora da estrada. Com o ABS e o controle de tração desligados, sinto que mesmo que a tecnologia embarcada faça a sua parte, ainda prefiro ter a sensibilidade por completo nas pontas dos dedos quanto à intensidade da frenagem. Infelizmente não tive essa opção de desligar o ABS na Super Tenere.
• Nota: Existe um acessório que brevemente será lançado no mercado, onde esta função será resolvida com um controle, que permitirá o condutor desligar o ABS com a motocicleta em movimento.
Para a mim em determinados momentos, dispenso as inovações tecnológicas entre a ponta dos dedos no manete dos freios e a palma da mão no acelerador, principalmente no off road, quando sinto que o ABS e o Controle de Tração me tira a sensibilidade do comportamento nas respostas na frenagem e aceleração.
Em razão da dificuldade de desligar o ABS na Super Tenere, não tenho como me estender sobre o comportamento do freio no off road, por não poder usar a motocicleta com o ABS desligado.
MOTOR Indiscutivelmente estamos falando de motorizações com conceitos bem diferentes, mas com respostas muito semelhantes.
Tive a oportunidade de sentir o comportamento do motor nos modos S (Sport) e T (Turismo), tanto no asfalto como em pisos fora da estrada. É sensível o comportamento destes dois módulos. Quando no estágio S, seu torque é impressionante! A motorização da Super Tenere te proporciona uma excelente retomada quando em alto giro, depois dos 5000 RPM, bem diferente do comportamento em rotações mais baixas, mesmo no estágio S (Sport).
Embora as duas motocicletas tenham excelente retomadas para ultrapassagens nas estradas, a ST1200 tem uma pegada mais esportiva que a GSA, mas este não é propósito deste estilo de motocicletas. A proposta é ir a quase todo lugar, e primando pelo conforto, principalmente em viagens longas.
INSTRUMENTOS Na Super Tenere, a posição dos cabos do acelerador e do freio, curvam-se sobre o painel, dificultando a leitura, estando apenas mais visível o velocímetro digital. Embora não seja um fator importante, mas algumas informações, como a sequencia de marchas não estão disponibilizadas para leitura no painel, entre outras informações que uma GSA Premium pode proporcionar ao condutor.
ACESSÓRIOS OPCIONAIS E ITENS DE PROTEÇÃO
Já existem vários conjuntos de kits de proteção, no motor, do tanque, cárter, faróis e outros protetores para o chassi da Super Tenere. Além das malas originais em polímero, já existem no mercado alguns modelos em alumínio reforçado.
CONSIDERAÇÕES DIVERSAS Não vou entrar no mérito de autonomia, onde obviamente a capacidade de armazenamento de combustível da GSA é muito maior.
Para que eu possa dar uma referência muito simples, a Super Tenere é uma motocicleta com características intermediárias, entre a BMW GSA e a KTM 990 Adventure.
Entre todos os itens observados, posso afirmar uma coisa: No final de um dia de viagem, a GSA te deixa muito mais inteiro.
Para resumir:
duas motocicletas que mesmo cada uma com a sua particularidade, são extremamente companheiras para dividir qualquer território.
Amigos, me desculpem por não entrar em questões técnicas, pois as marcas já disponibilizam estas informações oficiais, apenas aqui deixo registrada as minhas impressões.
Eduardo, para mim a questao eh a seguinte, a Tenere chegou agora, onde a GSA ja estava.Estive no salao de milao e te digo, a nova GS foi um passo adiante. A Triumph, a Tenere, e as demais continuam um passo atras. Ja tive Vstrom e foi otimo, mas depois de ter uma GSA, a ciclistica eh diferenciada. Claro, depende sempre do uso. O que o europeu sabe bem, cada uso uma moto! abracos!
16/5/2012 11:06:08
SILVIO
srs sou um infeliz proprietario de bmw gs 800. tenho esta moto ha 30 meses destes 30 ela ficou parada 8 meses. para ñ me aborrecer mais estou vendendo ela por 26.000 para quem se dispuser a consertar um novo defeito q ela deu na central eletronica.
2/5/2012 12:24:19
LUIS ROBERTO DE MAGALHÃES
É muito bom ver reportagens como esta fora dos padrões jornalisticos da imprensa especializada. Tenho uma G650gs e estava realmente muito contente com a moto até ter precisado recorrer à bmw no Brasil. Infelizmente com poucas concessionárias, o atendimento recebido foi terrivel e fiquei 4 meses sem moto e até "perder" minha moto a bmw conseguiu. Comprei e confiei na marca justamente para uma viagem ao Chile e qual foi a minha surpresa ao saber e conhecer o amadorismo da bmw sac e service aqui no Brasil, quando prometem um atendimento e são tão amadores. Por coincidencia hj recebi um telefonema da bmw avisando que minha moto está pronta(4 meses depois). Pretendo me desfazer o quanto antes da bmw pois não possuem peças e o atendimento deixa muito, mas muito a desejar. Prefiro ter uma Tenere com bom atendimento do que uma bmw com tanto descaso, prepotencia e amadorismo.
5/3/2012 11:36:34
PEDRO MIGUEL FERREIRA CUSTÓDIO
Concordo com tudo, inclusive a superioridade da GSA. Mas não consigo entender porque custa R$ 30.000 a mais. Aliás, mesmo com a queda do USD, o preço se mantem. E olha que a ST não é barata - em dezembro estive nos USA e uma loja entregava uma ST zero por USD 13.000 (isto equivale a R$ 22.100). Nessas vou ficando com minha V Strom 1000 mesmo - nunca deu problemas, mas tendo 33 mil km nas costas...
31/1/2012 08:28:12
SIDNEY
Caro amigo Eduardo, viajo com vcs atraves dos seus relatos, estou sempre lendo e visualisando as fotos. sou do saharamaniacos mg, pretendo fazer uma viagem para Paraguai, argentina e chile, assim que sair minha aposentadoria, a pergunta e; tenho uma shadow 2010 com 6.500 km, sera que e possivel as mesmas facilidades que vcs com essas maquinas maravilhosas? abraços do amigo.
11/11/2011 11:48:59
MICHEL MURAD
Parabéns, Eduardo, pela sua viagem e pelo ótimo comparativo entre a GSA e a ST. Bate com tudo que já li por aí.
Já tive motos custom, naked e atualmente tenho uma big trail (V-Strom 1000 ), que acredito sejam a melhor opção para quem viaja.
Eu particularmente utilizo a moto quase que exclusivamente para viajar (algumas até grandes), na última fui ao Chile numa viagem de 5400 km em 10 dias. Dito isso, afirmo que uma das coisas que mais me cansa é ter de parar para abastecer a cada 250 km e ter uma proteção aerodinâmica deficiente. Meu companheiro de viagem estava numa GSA e abastecia somente a cada 400 em média.
Ano que vem vou trocar de moto e, mesmo com a diferença de preço, se possível vou pegar uma GSA, pois mesmo sabendo que a ST é um excelente moto, ainda entendo que a BM está a frente em alguns quesitos (inclusive no preço infelizmente, hehehe...).
Mas o mercado está em ebulição, temos que torcer que Honda e Triumph lancem logo por aqui a Cross Tourer e a Explores, respectivamente.
Um abraço a todos!
25/10/2011 21:38:59
RUITER FRANCO
Muito bom o comparativo e saber um pouco da viagem. BMW é para mim simbolo de qualidade e segurança em 2 rodas (principalmente). Ocorre que o diferencial de custo (em torno de R$ 30.000) é bem alto para o padrão brasileiro, o que faz com que a população das ST´s deva crescer consideravelmente. Porem como grande parte dos proprietários destas maquinas não participam de grandes viagens com certeza serão eternos satisfeitos, pois é uma excelente maquina, apesar de não ser uma "brastemp" (risos). Eduardo. Parabéns mais uma vez pela qualidade e isenção em suas avaliações.
18/9/2011 19:07:07
ERICO GALVALISI
Eduardo,
Parabéns pelo site e ao comparativo! Apesar de ainda não ter uma Big-Trail, ser maluco por essa categoria e amar a KTM, acho que a diferença de preço e, mesmo de peso, é justificado pela diferença de valor. Na minha humilde opinião, são poucos os que se sentirão "incomodados" com esses detalhes. Mesmo sendo um projeto novo a ST, não podemos nos esquecer que a GSA, já está há anos no mercado e em evolução. Coisa que seria bem diferente, se a Teneré não tivesse deixado de se atualizar, nesses anos... Para quem tem ou pretente comprar uma ST, não desistam... É uma excelente motocicleta com uma enorme diferença de preço e que vale a pena ponderar.
Abraço a todos,
Erico
1/6/2011 21:40:09
CARLOS EDUARDO MENDES VIEIRA
Oi Antônio César. Li seu comentário quanto a possibilidade do autor, o Eduardo Wermelinger, ter algum tipo de remuneração da BMW. Uma possibilidade aventada por vossa pessoa, mas sem qualquer fundamento. Para o seu conhecimento, nem a manutenção deste site tem qualquer ajuda de custo de marcas, fabricantes, etc...
O único patrocínio deste site, e a paixão que o Eduardo Wermelinger tem pelo mundo do motociclismo, e que com seus próprios recursos, nos abre esta oportunidade para trocarmos experiências e deixarmos nossos relatos, independentemente de marcas e cilidrandas.
Sem que o Edu esta viajando, mas quando ele ler este seu post, na verdade não vai ficar p... com ninguém por o Edu, e muito gente boa, mas vai ficar triste.
Carlos Vieira kTM 990 adv
31/5/2011 18:43:55
ANTONIO CESAR RIBEIRO
Esta matéria é muito tendenciosa, quanto o autor ganha da BMW? Só a diferença de preço já deixa a ST na frente, é possível comprar outra BOA moto... Sobre os dados detalhados, sugiro buscarem os artigos técnicos, assim não teremos comentários suspeitos. Ah! Tenho uma GS e uma ST, desejo vender a GS...
24/5/2011 10:40:49
PAULO TELLI
Recentemente comprei uma XL1000 Varadero, ótima moto; super equilibrada; ecxelente performance e freios impecáveis. Concordo com você em relação a GSA (a qual fiz um teste drive, só não comprei porque a revenda não aceitava uma XT 660 como parte do pagto; é perfeita. Concordo plenamente com você na ST 1200 (falta proteção aerodinâmica; bolha muito pequena e laterais desprovidas de proteção) item fundamental em altas velocidades e longas viagens se torna cansativa).
Att. Paulo Telli
23/5/2011 15:30:14
MARCELO FIGUEIREDO
Roberto Mesquita , Você está satisfeito com a troca da GS pela ST ? Poderia fazer um comentário do que não lhe agradou na ST ? Obrigado Marcelo
23/5/2011 13:53:56
BRANCO
Oi Eduardo, conheci você em San Pedro de Atacama em novembro de 2010 e nesta viagem, rodamos mais 5000 km de puro offroad e para quem gosta de estrada quanto pior melhor, não tem GSA nem ST a moto é F800GS. Um grande abraço, parabéns e muita aventura Branco Uberaba MG
15/5/2011 18:06:04
GERALDO FRAGA
Exelente Eduardo! Depois de 30 anos pilotando 2 rodas, somente agora que cheguei a conclusão o que relamente é moto! GSA para sempre.
13/5/2011 22:59:12
MAURÍCIO QUEIROZ
Eduardo, Tenho acompanhado suas comparações e, embora sua declarada paixão pela GS, sinto confiança na sua isenção. Estou mudando de moto e de estilo. Minha intenção é trocar minha Harley numa Big Trail. Estava decidido na KTM990, até que começaram a falar muito bem da ST. Você já fez algum comparativo entre as duas ? O que você sugere ?
12/5/2011 18:26:22
LUIZ SÉRGIO MORGADO
Muito legal. Mas e o resto da viagem? Quero ver os relatos e fotos. Abs, Morgado
12/5/2011 16:53:28
MÁRCIO P. BRIGNOLI
Olá pessoal, minha opinião é que pelo comparativo elas são quase identicas , e o preço da SUPER TENERE é muito mais barata que a GSA , logo é uma opção muito boa. Até companheiros.
12/5/2011 10:54:59
JAVIERR
Soy propietario de una gs adventure y soy de viajar 30.000 kms por año. No conozco a ningun propietario de bmw que no.haya quedado en la estrada por problemas electrónicos. Iremos a ver con el tiempo y uso intensivo de las st 1200 si su confiabilidad supera a la de las bmw. Saludo y excelente. Test
11/5/2011 21:51:18
RICARDO ATACAMA
Eduardo Suas impressões sobre a ST e a GS são praticamente as minhas. Faria uma observação - a ST tem uma pegada mais esportiva. No feriado da Pascoa, em companhia do Fernando Pedroso e mais 13 motos fizemos um Ironutt até Punta del Leste e fui de GS... conforto e performance imbatível. Aguardando seu retorno Saludos Ricardo Atacama
11/5/2011 21:39:11
RODRIGO FREITAS
Faltou dizer que a Yamaha ST custa R$ 30 mil a menos no Brasil que a BMW GSA. Isto é, com a diferença de preço ainda dá para comprar uma V-STROM 650 2009!!
11/5/2011 17:41:23
MAIZENA
Eduardo estou acompanhando sua aventura com muito intusiasmo, realmente este tipo de aventura é só para quem tem fibra e ama aventura, com relação a comparação entre as duas motocicletas, tenho lido muito inclusive nas revistas motociclismo e moto, tudo que voce tem citado é de muita importancia, tenho um GS PREMIUM, e posso afirmar é a melhor moto que já tive, ela é um show de motocicleta, tudo de bom, caso eu troque com certeza será por uma mais nova mas levando em conta o mesmo modelo. Finalmente estou apaixonado pela minha motocicleta, éla é de 2.008, mas como eu cuido esta em estado de nova, só este ano já rodei quase 20.000, despesas com troca de oleo filtros e pneu, o resto só prazer e aventura, muitas forças positivas nesta sua aventura, espero um dia conhecê-lo pessoalmente, estaremos no encontro de Tiradentes nos dias 01,02.03de JUlho de 2.011. meu Celular-38-99068600
11/5/2011 15:10:16
FERNANDO PEDROSO
Edú, comosabe sou proprietario de um Gs Premin,2009, recentemente fiz uma viagem para o Uruguai onde puder dirigir por vários kilometros um ST 1200, fiquei muito bem impressionado, só achei um pouco mais pesada, arisca, em alta, mas ele veio para ficar, tem um grande buraco neste nicho deixado pela Vstrom, e tbm é quase um abismo a diferença de preso entre GS e ST 1200, quem consultar o bolso perigas de ficar de Yamanha, mas ainda sou mais a GS, grande viagem e um grande abraço
11/5/2011 01:51:00
MAIKON
Nem GS, Nem ST, KTM 990 é puro sangue.
10/5/2011 21:52:09
JOSÉ RICARDO CAMPOS DE MELLO
Muito legal o comparativo. Mas não adianta! Não largo minha KTM 990 Adv. Valeu! Mello
10/5/2011 20:19:00
PAULO PASSOS
Conheci o Eduardo no Aeroporto de Madrid, e por ocasião tinha uma Honda Shadow. O Eduardo falou tanto em big trail, e hoje sou um feliz proprietário de uma GS 800. Valeu Edu pela dica! Estou adorando em não mais me preocupar com os buracos aqui de Sampa. E nos finais de semana lá pro sítio, só dá a minha GS 800. Em breve vou dar um pulo para as 1200. Abs Edu! Paulo Passos
10/5/2011 20:08:53
OSCAR VILELLA
Valeu Eduardo. O Ricardo da Moto Atacama comprou uma Super Tenere, e outro dia fui com um amigo lá na loja dele, e as informações que passou, foram exatamente quase idênticas as suas. Ricardo Atacama falou na sua pessoa, e já sabia que você estava pela África fazendo esta viagem, e teria a oportunidade de pilotar uma Super Tenere. Tenho uma Varadero, mas acho que compensa fazer uma forcinha e pegar uma GS, mesmo sem que a tenha sequer experimentado. Obrigado pelo relato. Acho que foi um fator decisivo. Abraços. Oscar
10/5/2011 19:49:37
DONATO MONTEIRO
Saudações Edu, Muito assertivo teus comentários e observações, mais que um simples teste este tour com a ST traz a tona várias características da maquina da Yamaha. Acredito que falte quilometragem a ST o que consequentemente será obtido com a evolução do projeto, de maneira macro a ST é uma opção valida. No confronto direto com a GSA esta ainda esta à frente. Grande abraço. Donato Monteiro.
10/5/2011 19:41:57
JORGE CANCELLA
Parabéns Eduardo! Mais uma excelente matéria sobre "big" trail, gostei das considerações sobre o "comparativo". Porém, concordo em gênero e "números" com a opinião do Marcelo Rezende, realmente 260 kg é muito peso para uma moto que se diz pronta para "qualquer terreno", será que não dava prá japonezada da Yamaha lançar uma moto mais leve, como as italianas, por exemplo! Vai entender?! hé, hé....
10/5/2011 19:33:36
MURILO M
Simples, superficial, mas ótima sensibilidade comparativa e principalmente notadamente isento de marcas. Não tenho dúvidas da Superioridade da GS, mas o preço da ST, proporciona uma grande opção. Apesar de satisfeito com minha GS, compraria tranquilamente a ST. Mas, mesmo sendo a ST um magnífico produto, a cada comparativo como comprovação, pergunto-me: porque um projeto novo, moderno, atualizado, com as informações técnicas da concorrente GS disponíveis, a Yama já não desenvolveu um produto superior, mais leve e mais potente? Tem, inclusive, 30cc a mais e muitas soluções copiadas. Ou seja, acabou de lançar, mesmo que por pouco, mas inferior? Isso não entendi ainda! Evidentemente a BMW reagirá e despontará, com já especula-se a nova 1300 a água.
Vlw, MM -
10/5/2011 17:34:49
MARCIO ALVES ROBERTO
Eduardo, bom ouvir estas considerações de vc, que tem bastante experiência no assunto, de longa data. Tbm acho que a ST não é comparável à GSA, mas é muito bem vinda, vai somar no nosso mercado, e incomodar um pouco, principalmente no quesito preço, pois nós estamos pagando muito caro pelas nossas BM por aqui...
10/5/2011 16:21:39
FERNANDO ZANFORLIN
... bem Eduardo, feita as considerações, há um aspecto a ser considerado, preço. Entre as duas a ST1200 tem menor preço, e me parece rasoável a diferença, porem a "expertise" da BMW em assuntos G/S, trazidas para o mercado faz a diferença ser quase irrelevante.
10/5/2011 16:18:19
VICTOR HUGO CALAZANS
Entrei na fila da Yamaha reservando uma ST1200. Pelo que algumas pessoas me falaram, a moto é muito boa. Estava na dúvida quanto a pegar a GS, já que recentemente saí da V-Strom. E depois de ler este texto, fico ainda na dúvida da minha decisão, já que subentende-se que a BMW ainda está a frente da Super Tenere, principalmente que só pretendo rodar em no asfalto. Eduardo, valeu.
Victor Hugo
10/5/2011 15:59:17
ADV
Qualquer coisa no quesito concorrência no ramo das big trails, é sempre bem vindo! Mas ainda não vi concorrente à altura da R1200GS Adventure. Tenho, porém, que está fadada a ser superada em breve... ... pela R1300GS Adventure. E só. Falta os demais fabricantes acordarem para esse nicho de mercado, que já não é mais uma fatia, mas praticamente um bolo inteiro!!! No mais, excelente comparativo! Parabéns mais uma vez ao Eduardo! Abraços! Adv
10/5/2011 15:38:22
OLACIR GALVÃO
Caro Eduardo, Quero te dar os parabéns. Tenho uma GSA e meu filho uma Super Tenere comprada nesta primeira leva da Yamaha aqui no Brasil. Por muita coincidência, neste final de semana estávamos justamente fazendo algumas comparações que você conseguiu resumir nas suas colocações. Temos alguns amigos em comum, e assim que estiver por Sampa, nos avise. Eduardo, parabéns!
Galvão
10/5/2011 15:22:34
MARCELO RESENDE
Não pilotei ainda a Super Teneré 1200 e confio plenamente na capacidade de julgamento e na experiência do Eduardo. Mas não consigo engolir um "projeto novo" para moto big trail que já nasce com 260kg. Difícil imaginar onde a Yamaha colocou tanto peso na Super. Mas que seja bem vinda ao nosso mercado brasileiro.
10/5/2011 15:11:30
ROMULO BATISTA FILGUEIRAS
Recentimente dei uma pequna volta na ST1200 e comparando com minha GSA, tive uma boa impressão da ciclistica e do motor(embora mais barulhento). Não andei na terra, más posso afirmar que sou mais a GSA. Um grande abraço.
10/5/2011 15:05:10
VINICIUS FONSECA
Parabéns pelas imagens e relato, Eduardo!!! Tô aqui do Brasil o tempo todo na torcida e acompanhando a viagem!!! Abraço e aproveita bastante!!!
Vinicius
10/5/2011 13:36:19
ROBERTO MESQUITA
Eduardo estas informações foram excelentes Tambem já fui proprietário de uma GS, e recentemente comprei a ST 1200. Você conseguiu resumir todas as diferenças que pude constatar no asfalto. Na terra andei muito pouco, mas também concordo plenamente com a sua impressão quanto a suspensão dianteira e a resposta do motor em baixa rotação.
Parabéns pela sua sensibilidade, e por estar compartilhado conosco.
Abraço.
Roberto Mesquita
10/5/2011 10:33:38
JÓSÉ CARLOS
Parabéns Eduardo,
Seu comparativo foi preciso e levou em conta tudo aquilo que nós, proprietários de GSA, gostaríamos de saber em relação a Super Tenere. Essa viagem deve ter sido um show, hein?