TESTANDO A BMW K1600 GT
Ainda antes das 11 da manhã, hora combinada para o test-drive da nova K1600GT, já estava na Baviera Expo, a quem desde já agradeço a disponibilização da moto, muito em especial ao meu simpático amigo Pedro Hogan.
 |
PIERRE SOUZA LIMA |
A saída do Stand não estranhei o peso da moto, que embora superior ao da FJR, é compensado por um centro de gravidade bastante baixo e uma boa repartição de massas. Estranhei sim o novo sistema de acelerador RBW (Ride By Wire) que, sobretudo quando o motor está frio, tem um comportamento demasiado sensível e requer algum cuidado e habituação.
Optei por um traçado que faço muitas vezes de FJR no Verão, ou seja, sair da Expo pela Ponte Vasco da Gama, seguir pela IC32 até Palmela, tomar depois a direcção da Quinta do Conte e em seguida rumar a Alfarim, até a Praia do QMoinho de Baixo, no Meco.
Logo na ponte fiquei muitíssimo bem impressionado com a entrega dos 160 cv de potência, elasticidade e enorme binário do novo motor 1600 em linha da marca bávara. Mesmo em modo "road" o binário é tal que pôde confirmar consegue-se rodar quase sempre em 6 velocidade, como uma moto automática se tratasse. Por sua vez a suspensão ESA em modo "confort", agradou-me bastante em auto-estrada. A proteção aerodinâmica também é perfeita mesmo para a minha altura.
Se comportando nas curvas Chegado à estreita e sinuosa estrada entre a Quinta do Conde e Alfarim, regulei o motor para o modo "dynamic" e a suspensão para "Sport". Enquanto que resposta do motor ainda ficou mais desportiva, ideal para este tipo de estrada, já a suspensão, embora precisa, ressentiu-se bastante das muitas lombas deste troço, não conseguindo absorver muitas das irregularidades da estrada, ao contrário do que eu esperava. Por outro lado, e embora a ciclistica da moto seja excelente, por duas vezes a roda de trás "escorregou-me" de forma que não era suposto acontecer com o controle de tração ativado. Chegado à praia do Moinho de Baixo fui ver quais os pneus da moto e aí constatei que, estranhamente, enquanto o pneu de trás era um Bridgestone BT021, o da frente era um BT022.
Fiquei na dúvida se era esta a razão ou se do fato do acelerador RBW colocar toda a potência da moto no asfalto muito rapidamente.
Segui depois para Sesimbra, encontrando pelo caminho um troço em obras, onde propositadamente acelerei e, nesta altura, o controle de tração funcionou na perfeição, não deixando a roda traseira resvalar.
Depois de um breve almoço em Sesimbra rumei para a Serra da Arrábia onde, com conhecimento do terreno e já bastante confiança na moto, enrolei o punho, ao qual a K1600GT respondeu na perfeição, permitindo-me corrigir até alguns excessos graças aos seus excelentes e fiáveis freios.
Levei a moto praticamente aos limites na A2 e fiquei extremamente bem impressionado De regresso à Baviera Expo e já um pouco atrasado, levei a moto praticamente aos limites na A2 e fiquei extremamente bem impressionado com o seu comportamento irrepreensível, sem tão pouco acusar o vento, como acontece com a FJR a alta velocida. Fiz o mesmo teste que o Filipe Elias, ou seja tirei por momentos as mãos do guiador, a cerca de 200 km/h, e a moto parecia um comboio sobre carris. Por outro lado fiquei extremamente bem impressionado com a capacidade de travagem / redução do próprio motor, mesmo em 6a. velocidade, quando se alivia o punho. Chegado à ponte Vasco da Gama e depois deste grande "aperto", não senti qualquer calor anormal provindo do motor.
Em suma, foram cerca de 155 Km de grande prazer, para mais com um dia magnífico, fazendo um consumo médio bastante razoável de 7,8 litros/100kms, perfeitamente aceitável para um motor desta cilindrada e potência, numa condução rápida.
Por:
PIERRE SOUSA LIMA
Comentários (10)
12/4/2011 17:49:37
FABIO
Carlos, o consumo da GS na estrada varia de 14 a 20 km/l dependendo da velocidade e peso que voce carregar. Quanto a sua duvida, como são motos muito diferentes, sugiro que leve em conta qual o seu objetivo com a moto, garanto que ai estará sua resposta
10/4/2011 17:20:44
CARLOS PORTILHO
Estou interessado em adquirir uma BMW. Estou em dúvida entre 2 modelos, a R 1200 GS ou a K 1600 GT. Gostaría de ter uma opinião sobre a suspensão controlada eletronicamente. É um acessório que vale o que custa? E o consumo da primeira, quanto é ???? Abrc.
7/4/2011 22:16:53
IVO PAZ
..Legal, esta é a Maquina; esta chegando a hora.
Fiz reserva na Caltabiano, me prometeram para Julho/Agosto.
Maizena, minha GT 1200, 2008- Premium, trem 7 mil km.
pode vender sua GS que venderei a minha em Julho.
abrs.
IVO
3/4/2011 11:29:53
MAIZENA
Realmente tive oportunidade de ler a reportagem da ultima revista Moto sobre este avião que é a K1.600 Gt, ela veio para bater de frete com a Gold , em tempo Marcelo Melo quando for vender a 1200 entre em contato comigo, quem sabe, vendo a minha GS1200 e fazemos negocio.
Fui Maizena.
2/4/2011 18:04:31
MARCIO TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE
A moto é na verdade um avião. Tambem concordo que deveria haver um espaço para classificados. Por tudo, parabéns.
Marcio
2/4/2011 15:45:20
MARCELO MELO
Prezados Senhores.
infelizmente temos que esperar mais uns 3 meses para a K1600 aportar por aqui. Tenho uma K1200 ano 2008 com 17.000 km, e se alguém já tiver interesse, vou vendê-la assim que pegar a K1600.
Queria fazer uma observação: Porque neste site não se cria uma seção de anúncios?
Abraços. Marcelo Melo
2/4/2011 14:57:51
ELDINEI P.P. VIANA
Edu,
O Pierre é "velho conhecido" do fórum fjr.pt.vu
E é um admirador das FJRs (que eu tinha até pouco tempo atrás)
Legal essa análise dele... eu estou na fila hehehe
O Gugu já me mandou e-mail avisando da matéria e dizendo que "essa GT é para mim"... vamos ver :-)
Abração e parabéns pelo site !
2/4/2011 14:48:09
MARCIO ALVES ROBERTO
12,8 Km/litro para uma 6 canecos me pareceu até bom, já que vc chegou aos limites, em alguns trechos. Isto deve melhorar com o tempo, sem dúvida. Realmente esta moto está deixando todos com água na boca, tanto pelo motor, quanto pela tecnologia embarcada. Vamos aguardar por aqui! Abçs a todos!
2/4/2011 13:32:09
CLEMENTE SOBRAL
Caro Pierre.
Com as suas avaliações, você será o responsável pelo ponta-pé que precisava para a minha decisão em sair da minha K 1200 GT para esta nova K1600. Abraços. Sobral
2/4/2011 13:19:17
OTAVIO ARAUJO GUGU
Moto fantástica, avaliação muito bem detalhada por um motociclista experiente. Gostei da máquina, dos detalhes.
Eduardo, esse seu site está sempre cheio de boas novidades, parabéns também ao piloto Pierre Lima. Abraço a todos.
Otavio Araujo - Gugu / Taubaté/SP