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MOTOCICLETA, O MEDO, A CORAGEM, A TÉCNICA E O PRAZER

 
Podemos afirmar que uma das grandes diferenças entre os automóveis e as motocicletas está na seguranca .Mas não se trata de um ser mais seguro que o outro, mas sim da forma que a segurança está embarcada em cada um deles.

O automóvel tem inúmeros quesitos de seguranca passiva, aquela que independe da ação do motorista. Alguns exemplos são o air bag, o cinto de seguranca e a própria carroceria . Porque garantem segurança independente da habilidade do condutor.

Já a motocicleta tem como ponto alto a segurança ativa, aquela que depende da ação do condutor. Afinal a capacidade de manobra da motocicleta a torna imbatível para evitar um acidente. Ela passa em espaços reduzidos , troca de direção quase instantaneamente , freia e reacelera em espaço reduzido de tempo. Assim, a habilidade do motorista é fundamental quando se trata de segurança ativa.

Até mesmo o verbo usado nominar os condutores de um e outro mostram diferença.O automóvel nós dirigimos, conduzimos ou mesmo levamos. A motocicleta, não. Nós as pilotamos!!

Para pilotar devemos nos tornar pilotos e assumir de vez que a segurança ativa da motocicleta deve ser usada incondicionalmente. E temos que nos preparar. Pois da mesma forma que ela nos tira de um acidente iminente, ela pode nos colocar em risco, na medida que avançamos no uso dos seus grandes atributos. Dirigir no limite da moto, sem um bom treinamento, simplesmente nos tira a margem de segurança que a sua maleabilidade nos dá.

A TEORIA DOS PRÓXIMOS 5 SEGUNDOS.

A grande arte de pilotar uma motocicleta ,como em todas as atividades onde mente e corpo se fundem, contempla a seguinte equação:

ATENÇÃO + TREINO + TÉCNICA = SEGURANÇA + DESEMPENHO + PRAZER


A teoria dos próximos 5 segundos é um exercício que consiste em prever o que pode ocorrer nesse tempo. Que não é pouco, na dependência da velocidade.

Devemos aplicar a teoria da seguinte forma :

1 . Mapeamos todo o percurso que vamos percorrer nos próximos 5 segundos .

2 . Fazemos uma instantânea suposição de tudo que poderá acontecer nos próximos 5 segundos.

3 . Planejamos e executamos a ação em cima do que imaginamos poder acontecer nos próximos 5 segundos.


Vamos exemplificar situações diversas:

Mas primeiro vamos mostrar o tamanho do espaço que pode ser percorrido em 5 segundos numa moto: a 120 Km/h são 166 metros; a 200 Km/h, e qualquer moto de tamanho médio em diante alcança isso, são 332 metros!

Pilotos Dudu Costa Neto e Eric Granado  
Trafegando numa rodovia existem inúmeras variáveis que podem colocar em risco nossa pilotagem. Carros, caminhões, animais , buracos e outras inúmeras variáveis. No momento em que estamos a 100 km/h e os demais veículos um pouco mais lentos sendo ultrapassados, devemos prever tudo o que poderá acontecer nos próximos 5 segundos.

Caso um carro mostre uma pequena tendência em mudar de faixa, ou mesmo se der seta, o plano já deverá estar pronto. Ou seja, desacelerar, frear, mudar de direção, enfim sempre que estivermos prevendo o que pode acontecer estaremos mais seguros.


Ao pilotar em um autódromo, em um track day ou competindo, a teoria dos próximos 5 segundos deve ser aplicada da mesma forma. No momento de uma ultrapassagem, a análise dos movimentos e a conclusão da opção certa passa a ser fundamental. E então, ultrapassar em segurança e de forma decisiva passa a ser sinônimo de desempenho na prova.

O exercício contínuo dos próximos cinco segundos faz com que se incorporem à pilotagem de forma automática todos os benefícios da segurança ativa. O treino fará com que as ações sejam tomadas mais automaticamente, com mais precisão, e a pilotagem fica cada dia mais segura , rápida e prazeroza .


Corpo e mente agindo em conjunto, coordenadas pelo treino da atenção e do planejamento

Motociclistas de longa data acabam se valendo da técnica dos próximos 5 segundos inconscientemente, fruto de muitos quilômetros de experiência. Assim quanto mais treinarmos, mais malícia e velocidade de decisão teremos.

A grande regra da técnica dos próximos 5 segundos é: sempre tomar uma decisão sob o que está acontecendo. NUNCA devemos ficar passivos e estáticos às adversidades. Os acidentes acontecem por falta de decisão. A passividade ou congelamento de ações ante a uma mudança de cenário são nossos inimigos número um.

Medo e coragem, os grandes inimigos da pilotagem

Como o medo e a coragem, coisas antagônicas, podem ser inimigos da nossa pilotagem???

Vamos falar de medo. Ele é o sentimento da aversão ao desconhecido. Ele só existe no momento em que não sabemos agir em uma situação de risco desconhecida. Pois bem, se a motocicleta derrapa em uma fenagem mais forte e temos medo , nossa ações são comprometidas. E na maioria das vezes o chão é a resultante dessa combinação. Ou quando um carro sai de uma esquina inesperadamente e o medo é tão grande que acabamos batendo no carro sem tentar nenhuma manobra.


A forma de vencer o medo é enfrentá-lo. Ou seja, praticar situações de medo, mas sem risco. Treinar frenagem, slalom e outras manobras. Nos cursos de track days são algumas formas de colocar o medo na lata do lixo e agir com consciência em qualquer situação . Outra forma é não se expor ao medo, evitar situações que possam causar risco, como diminuir a velocidade, aumentando consideravelmente a margem de segurança.


Já a coragem age aumentando a exposição ao risco. Muitas vezes a idéia de sermos melhores do que somos faz com que nossas ações sejam inconseqüentes, pois estão baseadas em coragem e não em técnica . Acelerar uma motocicleta é sem dúvida um meio rápido e seguro de provar adrenalina. Mas não precisamos de coragem para isso, precisamos de técnica, para assegurar que provaremos o prazer da adrenalina em pilotar uma motocicleta novamente .

A coragem pode virar medo em frações de segundos. A falta de técnica e experiência colocam o medo e a coragem na garupa de nossas motocicletas. Por isso, dando um passo de cada vez nos treinos, em pouco tempo você e sua motocicleta estarão em perfeita harmonia e a pilotagem cada vez mais perto da perfeição.



Texto: Dudu Rush
Fotos: Vinicius Fonseca / Rush Motorcycles
 
 
 
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Comentários (12)

1/7/2011 11:53:20
CARLOS PEREIRA NETO
Excelente texto que deveria ser encaminhado às moto escolas, objetivando conscientizar os novos motociclistas. Sugiro que cada um de nós faça a sua parte, no sentido de operacionalizar esta divulgação.
 
22/3/2011 10:20:29
VINICIUS FONSECA
Parabéns pela matéria Dudú!!
...queremos mais!!!
Não acredito que a motoca seja um meio de transporte inseguro e perigoso como dizem. O que penso existir são pilotos despreparados e distraídos.
É fundamental estarmos concentrados na pilotagem, preparados para aqueles bendidos próximos 5 segundos e confiarmos no equipamento que usamos
 
22/3/2011 09:05:08
BRASIL
Dudu,

Muito bacana. Tenho um entendimento sobre medo e coragem um pouco diferente. Acredito que o medo é um grande aliado do motociclista pois ele é um grande inibidor de ações improdentes que invariavelmente acabam por levar o piloto ao solo. Já a coragem é o inverso. O corajoso quer mostrar que faz e que acontece. Assim ele é um acionador das imprudências.
Cursos e track days servem para instruir e capacitar os pilotos. Eu hoje ainda enfrendo muitos medos meus quando ando nas ruas e pistas, porém o que eu aprendi em cursos, track days e com os amigos das 2 rodas, me ajuda a transpor o medo e realizar com segurança certas manobras. Assim para mim, o medo é meu aliado e os cursos as ferramentas para eu sair de situações complicadas.
Parabéns irmão.
Um forte abraço
 
21/3/2011 22:53:32
CLEVIO JORGE SCHEFFER
PALAVRAS BEM COLOCADAS A RESPEITO DE SEGURANÇA EM PILOTAGEM. ISSO DEVERIA ESTAR EM TODAS AS ESCOLAS DE PILOTAGEM EM NOSSO PAÍS.
 
21/3/2011 19:33:14
DUDU
Caros novos e velhos amigos ,

Só tenho a agradecer tantos elogios de irmãos das duas rodas , vou seguir escrevendo com a idéia tornar cada vez melhores as aventuras motociclisticas de todos !!!

Abraços
 
21/3/2011 16:18:31
OTAVIO ARAUJO DUDU
Oi, Dudu !!!

Grande abordagem, detalhista, bem concisa e objetiva. É isso mesmo, bem colocado. Depois que me concentrei que é perigoso, que depende de mim naquele exato momento de decisão, parei de passar “sustos”, mesmo rodando forte como rodo. Acho que te conheci numa loja no Itaim em SP quando queria vender uma das minhas 2 Honda Varadero, vc me atendeu muito bem e marcou. Bom Dudu, sou motociclista a 52 anos, no começo levei uns tombos, mas a mais de 40 anos não tenho acidente, estou sempre de antena ligada em TUDO. Quem pilota uma moto tem que ter extrema atenção, concentração e confiar em si próprio. Acabo de chegar do Ushuaia para onde viajei solo. Dudu, não me senti em risco em momento algum, e olha que toco pesado na faixa de 1000km/dia. Parabéns pela abordagem, ótimo assunto e também ao Eduardo que consegue garimpar as melhores crônicas.

Fraterno moto abraço a todos. Otavio Araujo – Gugu Taubaté/SP
 
21/3/2011 12:13:04
SÉRGIO
Amigo Dudu..... É importante desmestificar esta propaganda que moto é um meio de transporte inseguro.... A verdade é que falta educação e conhecimento técnico aos condutores.... e isso faz com que a moto seja considerada pela nossa sociedade como um meio de transporte perigoso.... Com este trabalho de conscientização, disseminando informações precisas e conhecimento aos usuários das duas rodas, vamos longe!!!! Parabéns pelo texto!!!!! Abs
 
21/3/2011 10:57:41
MAURICIO ZANELLA
Sensacional texto. Concordo 100% com as palavras. Sao coisas que fazemos instintivamente quando pilotamos uma motocicleta. O texto ajuda muito os pilotos iniciantes. Parabens Dudu.
 
21/3/2011 10:36:31
WALDIR PORTO
Parabéns ao Eduardo Rush pelas dissertações que esclarecem algumas características da pilotagem.
Muitas observações aqui mencionadas, estão presentes no nosso cotidiano de motociclismo, e não nos damos conta com estas circunstâncias. As vezes os nossos sentidos nos levam a adotarmos de forma mecânica algumas manobras, mas tem a teoria da técnica.
Porque não promover um curso específico para os que passam maior parte com a sua motocicleta na estrada? Eu apoio, e aqui em São Paulo temos muitas opções para aula prática.
Parabéns Dudu Rush.

Waldir Porto
 
21/3/2011 10:27:12
LUIZ MARQUES
Dudu, voce sabe o quanto admiro a sua "tocada" e passo agora a admirar sua capacidade de sintese escrita. Parabens! Que todos possam continuar se deliciando com textos realmente esclarecedores. Grande abraço. Luizinho
 
21/3/2011 10:22:29
EDUARDO COSTA NETO DUDU
Edu !!!

Obrigado por publicar o texto , tenho certeza que ira ajudar muito aos como nós amantes da motocicleta !!!

Forte Abraços Dudu
 
21/3/2011 09:21:23
MARCIO ALVES ROBERTO
Ótimo texto! A cada dia, chego cada vez mais à conclusão de que andar de moto não é tão perigoso: o perigoso é o condutor! Vejo acidentes frequentes, devido principalmente à falta de atenção, tanto do motociclista quanto do condutor de automóveis. Acabo de ver um, quando estava levando os filhos à escola hoje pela manhã, ao meu lado, vi de camarote, um carro entrar na contramão em uma avenida, e o motociclista, - que ainda estava com garupa - continuou vindo, como se ele estivesse no seu direito, e não iria diminuir... Bateu! Felizmente nada aconteceu, foi mais um susto!
Acho importante e muito esclarecedor, Eduardo, colocar estas dicas aqui, coisas que só se aprende em cursos de pilotagem.
Parabéns!
 

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