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TESTE SUPER TÉNÉRÉ 1200

 
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Quem nos conhece sabe que quando nos chega um "brinquedo" novo, gostamos de o conhecer bem. Para isso, nada melhor do que experimentá-lo nas condições que mais gostamos...

Dar continuidade a um modelo Trail mítico como a Super Ténéré não é tarefa fácil. Para saber como se saíram os engenheiros nipônicos levamos a nova Yamaha para o Adventure Training Centre.

É bastante claro que esta moto entra em direta concorrência com a BMW GS pelo que não é de estranhar que tenha tantas similaridades. A transmissão por veio e rodas de raios com tubeless, "trunfos" até agora exclusivos das GS, aparecem na Ténéré com algumas ligeiras nuances.

O braço oscilante duplo em vez de monobraço, faz mais sentido. Dividir o esforço da roda por dois rolamentos pode significar maior durabilidade do que em apenas um, alem disso a distribuição de peso fica mais equilibrada... já no que diz respeito às rodas, o apoio dos raios na borda do aro é naturalmente mais resistente do que se este apoio estiver no centro do mesmo.

Os bancos são definitivamente inspirados na GS, tanto em design como em conforto, a única diferença perceptível é que implicam em uma menor abertura das pernas, permitindo chegar com mais conforto os pés ao chão.

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A posição de condução é simplesmente perfeita, o guidão largo e a posição dos pés ajudam a controlar a moto sem esforço, mesmo em longas tiradas.

O tanque tem 23 litros de capacidade e é (infelizmente) de metal, sendo por isso mais facilmente danificável em caso de queda do que um de plástico. O radiador está montado lateralmente, se por um lado é mais eficaz do que montado atrás da forquilha, por outro está também mais exposto em caso de queda.

Feita a primeira avaliação rápida é tempo de saber como se comporta fora da estrada. Um botão lateral permite desligar o controle de tração, isto apesar de ter um modo off road. Em seguida tem que desligar o ABS, mas aqui surge o primeiro problema. A inexistência de um botão para desligar o ABS é algo inconcebível numa moto que tenha qualquer tipo de apetência trail, grande falha dos engenheiros nipônicos. Procuramos alternativas para desativar o ABS e rapidamente percebemos soluções que atenuam esta falha.


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Debaixo do banco do condutor (aberto com a chave de ignição) está colocada uma chave sextavada que permite a desmontagem de todas as carenagens da moto, entre as quais a do lado direito, que protege a caixa de fusíveis, bateria e ferramentas (sim esta moto vem com ferramentas!).

A tampa está presa com 4 parafusos de aperto rápido, daqueles que basta rodar para o lado que ficam soltos, uma solução muito vista em competição, mas pouco utilizada. Em menos de 1 minuto temos todas as ferramentas à mão e a bateria exposta. Feito isto basta retirar o fusível de ABS e desligamos o sistema. Com esta operação perdemos o velocímetro e o odômetro, provavelmente controlados pelos sensor de ABS na roda.

Continuando na adaptação da moto ao off road, afinamos a posição de condução no que diz respeito ao guidão. Bastou rodar ligeiramente que ficou no ponto, nos pedais a coisa revelou-se ainda mais simples.

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As borrachas das pedaleiras saem facilmente sem recorrer a ferramentas, mas o mais genial é que com esta pequena operação ajustamos rapidamente o espaço entre comandos e pedaleiras para a condução de pilotagem em pé.

A altura da borracha é mais do que suficiente para acessar os pedais de marcha, mesmo utilizando as volumosas botas de enduro. Em condução os 261 kg estão lá, nada a fazer, agora que estão muito bem distribuídos, disso não restam duvidas depois de percorridos os primeiros quilômetros.

O peso está em baixo, muito em baixo, o que em conjunto com a qualidade da suspensão, facilita e muito a agilidade com que se consegue levar esta moto por trilhos mais técnicos.

A resposta de todo o conjunto em pisos escorregadios é honesta e clara, tornando-se muito intuitivo corrigir trajetórias ou slides. Apesar de pequeno curso (190mm) as suspensões são rígidas o suficiente para não "baterem" quando expostas a buracos ou pedras.


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A forquilha tem um toque magnífico não afundando em demasia, e contribui definitivamente para uma frente bastante mais leve e controlável do que na GS, por exemplo.

O motor é progressivo e potente, subindo rapidamente e garantindo diversão a cada acelerada, apesar disso é incrível a capacidade de tração da moto, mesmo com pneus de estrada como era o caso. O binário impressiona, muito semelhante ao boxer, perde apenas em recuperações a muito baixa rotação. Isto se tivermos em modo S (sport), porque em modo T (touring) a gestão eletrônica torna o motor bastante mais dócil.

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A capacidade de frenagem é assustadoramente potente, arrisco mesmo a dizer que seja demasiado potente para TT. Os freios são "linkados" mas neste caso nem chega a ser um grande defeito, uma vez que o seu comportamento é impercetível.

A 1th edition da Yamaha Super Ténéré vem equipada com uma série de acessórios dentre os quais proteção de punhos, malas e uma proteção de Carter de alumínio. A proteção é eficaz mas os seus apoios pareceram frágeis, o filtro de óleo está extraordinariamente exposto e uma pedra mais atrevida não terá muita dificuldade em fazer danos.

Em conclusão a nova Yamaha XT1200Z Super Ténéré é um proposta bastante equilibrada e que vem sem duvida desafiar a liderança do segmento trail touring com a BMW GS, especialmente entre aqueles que nunca morreram de amor pelos cilindros laterais do boxer.

O seu motor mais poderoso, melhores suspensões e melhor frenagem são argumentos de peso, mas o seu trunfo principal é mesmo o preço competitivo.

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Texto: Carlos Azevedo
Fotos: Enrique Diaz
MotoXplorers - Portugal
 
 
 
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Comentários (35)

10/4/2011 09:55:11
CLAUDIO FERREIRA
Interessante a matéria. Sou um feliz proprietário de uma GS1200. Acho que o tempo e o mercado vão se encarregar de dizer se a ST1200 vai ou não emplacar. O grande ponto positivo é a concorrência. Não tenho dúvidas que se a Tenere vender muito e a BMW perder vendas, eles terão que rever preços, e quem ganha com isso ? Nós. Existe sim demanda para que essa moto venda muito. Vide a quantidade de BMW GS emplacadas mês a mês. Claro que não pode ser comparado com a quantidade de 125 vendidas. Quem têm interesse em Off road o caminho é a XT660R num porte médio, ou a KTM num porte maior. A GS 1200 e a Tenere 1200 brigam pelo mundo On-Road com uma pitada de Off-Road, no máximo por uma viagem em estrada de rípio.
 
3/4/2011 11:21:21
MAIZENA
Parabens pela mostragem e teste da SPT1200, tenho uma Gs 1200 2.008 viajei agora em janeiro 15.000 pela Argentina e Chile, e confidenciei entre meus dois companheiros de viagem, a minha motocicleta já esta paga, visto o conforto a satisfação de pilotar 15.000 sem dores nas costas e demais partes do corpo, uma motocicleta que deve continuar sendo a rainha das motocicletas deste estilo.
Fui 1 grande abraço.
 
29/3/2011 15:38:39
RENATO G. DI MARCO
Preço competitivo????????
Sou capaz de afirmar que será mais uma moto que muito em breve terá sua importação descontinuada por parte da Yamaha!
Basta lembrar o que aconteceu com a TDM 900, excelente moto,
com ABS na Europa, usada pelas polícias de vários países, e que a montadora/"importadora oficial", resolveu tirar do catálogo. Já ouví de um vendedor, melhor não dizer de qual revenda, que se não vender muito???? Como se uma moto com este valor fosse vender tal e qual uma 125 ou 250. Vai entender!!!!!!!!!
Eu ficaria com as BMWs, afinal "eles" sabem qual o público alvo, e respeitam os mesmos.
 
9/3/2011 07:36:46
VALDIR ARISTIDES MIRANDA
OLA AMIGOS ESTOU COM UMA TENERÉ 250cl,PARA UMA AVENTURA AO CANADA E DANDO UM PULO AO POLO NORTE .TENHO TODA SERTEZA QUE ESTAREI BEM ASSESSORADO DE MOTOR.FECHEI O BRASIL COM O MESMO MOTOR E NUNCA FIQUEI NA ESTRADA.É UM PROGETO PARA 2012 AINDA NÃO TEM DATA MARCADA ,MAIS SAIREI DA QUI EM MAIO .PASSAREI TODAS INFORMAÇÕES OK.
 
9/3/2011 07:36:46
VALDIR ARISTIDES MIRANDA
OLA AMIGOS ESTOU COM UMA TENERÉ 250cl,PARA UMA AVENTURA AO CANADA E DANDO UM PULO AO POLO NORTE .TENHO TODA SERTEZA QUE ESTAREI BEM ASSESSORADO DE MOTOR.FECHEI O BRASIL COM O MESMO MOTOR E NUNCA FIQUEI NA ESTRADA.É UM PROGETO PARA 2012 AINDA NÃO TEM DATA MARCADA ,MAIS SAIREI DA QUI EM MAIO .PASSAREI TODAS INFORMAÇÕES OK.
 
2/3/2011 22:37:19
PAULO NAVARRO
Parabens pela avaliação da ST 1200. Acho muito bom termos varias motos Big Trails, para que possamos escolher a que melhor nos convier, tanto em peso, como em valor, como em autonomia, etc..., mas acho, que no chão, não tem como não ser KTM, ela é imbativel. Tenho uma GSA, me satisfas em tudo, até no preço. Acho que vale pelo que pagamos.
 
22/2/2011 12:38:59
VAGNER R IGLESIAS
Ola Marcão. quais seriam os acessorios que estão na versão europeia e que não virão para o brasil. Ou sera que vira com outro preço completa e eles nao te informaram. Vagner
 
21/2/2011 15:40:34
CARLOS AZEVEDO
Puxa galera tanto comentário, muito obrigado pelo carinho. Vou tentar deixar aqui meu comentário para algumas das questões que fizeram.

Em primeiro lugar é muito bom saber que vai ter ela aí à venda, seja por que preço for o importante e estar aí disponível,

Consumos: Esta Super Téneré está a anos luz tecnologicos do motor da Varadero (tal com a a GS já estava) os consumos são idênticos aos das BMW, com 5,5 litros vc roda 100kms + ou -

Lubrificação: Oleo de motor e caixa aqui são juntos como é tradicional, mas isso não quer dizer que o proprietário não possa utilizar um óleo 100% sintético e trocar em períodos mais longos tipo 15 ou 20.000

Peso: Não se deixem enganar pelos pesos anunciados, a BMW sempre pesa as motos a seco (sem lubrificantes) e por isso sempre são mais leves. Um velho truque dos alemães, os japa sempre anunciam o peso pronta a rodar (líquidos incluídos)

Peso 2, pessoal agente não tem de andar com a moto às costas, dos 200 e muitos quilos que elas pesam agente só tem de suportar uns 20% quando tem de levantar ela :-) uma 1200 não pode pesar 150kg e ser moto confortavel, ter ABS, computador de bordo, e blá blá blá... não tem milagre, tem compromisso entre u monda das viagens e um todo o terreno "leve"

Pressão dos pneus; eu acho que deve ter aí mas por aqui tem uns medidores que custam 5 euros e funcionam que é uma perfeição :-) e sempre é melhor que ter um aviso no display da moto durante 200 kms rodando na areia do Atacama onde baixamos propositadamente a pressão :-)

Dito isto eu tenho de concordar com alguns de vcs, eu tb mantenho o meu boxer, adoro este motor de fusca e por isso a moto que tenho na garagem é uma BM, aliás duas :-) uma 1100GS e uma 1200 HP2 e não troco elas por nada. Os caras da Yamaha sabem disso rsrsrsrs. Mas tenho de reconhecer que gostei da Super Teneré e gostei muito, reconheço que é tão boa como a GS e em alguns pontos até melhor...

No final deste ano vou utilizar uma Super Ténéré pra ir visitar o o deserto que lhe deu o nome (o deserto do Téneré na Argélia) e testar a moto em condições de viagem longa, depois escrevo aqui as impressões.
 
21/2/2011 09:32:07
RENATO
Como a maioria dos que compram este tipo de moto, acabam utilizando-a na estrada, sou mais minha TDM 900. Painel mais bonito, econômica, anda muito e com conforto. A Yamaha poderia lançar uma versão TDM 1200, mais voltada para estrada, visando percorrer grandes distâncias, e, aí sim, a Super Ténéré, mais específica para o fora de estrada. Na minha opinião, tirar a TDM 900 do mercado Brasileiro foi um erro. Na Europa, e em alguns países vizinhos, como o Chile, as vendas mostram o sucesso do modelo, inclusive com ABS, e sendo utilizada por várias polícias.
A minha, 2008, preta, com 8.500Kms, continua atraindo muitos olhares!!!!, e, pelo que ví e lí, não a troco pela "Super". Concordo com os colegas, em especial o Marcão, que elegeram as KTMs como as melhores motos do segmento Off Road.
Abçs à todos!!!!!!!!
 
18/2/2011 14:31:50
REINALDO SOARES
Esta chegando muito cara,sabe como esta a 660 eles falam alguma coisa.
 
17/2/2011 15:07:14
ROBERTO MANTOVA
Corrigindo:
Preço da XT 660 R na Argentina = US$ 15.700,
mais ou menos R$ 26.700,00.

Preço da ST 1200 lá = US$ 25.000,
o que daria por volta de R$ 42.500,00.
 
17/2/2011 14:50:29
ROBERTO MANTOVA
Perai. 60 mil é um absurdo.
Na argentina é vendida por 25 mil dólares (R$ 42 MIL).
E não vem com esta de impostos, pois a XT 660 é vendida lá por 15 mil dólares (R$ 25.5 mil - o mesmo que no Brasil).
Estão nos assaltando.
 
17/2/2011 13:52:23
FRANCISCO LEANDRO
Boa tarde irmãos motociclistas, tenho uma Varadero, e me despertou a curiosidade em saber sobre o consumo dessa motocicleta, talvez eu troque.
Saudações Francisco Leandro
 
17/2/2011 12:56:01
MARCÃO
show, pena a questão do ABS
Liguei na Feltrin em SP
Tem disponivel pra 20 Dias , lançou ontem !
Preço : R$60.000,00 - os caras estão loucos . Mas o vendedor disse para aguardar uns 6 meses daí eles caem na real !
Ah e vem pelada !!!! sem os acessórios todos q agente vê nas fotos da versão Europeia !
Deve ser q nem a Varadero qdo lançou na faixa dos 50 contos depois caiu pra 40 e poucos.

Alguém quer comprar uma Vstrom ?????? TO vendendo... hahaha

Aí fica a dúvida ...
OFF Road = KTM num tem discussão
Ducati Multistrada e Triunph Tiger - 100% asfalto !
Uso misto aí a briga fica boa com a Ténéré X GS

Mas $60.0000,00 é F... tinha esperança de chegar na casa dos 50.0000,00 !!!!
 
17/2/2011 12:02:14
CHARABA BRASIL
Lindas fotos e otimo teste !!! abraço
 
17/2/2011 10:04:17
AIRTON BIANCO
show de bola o pecado e que com o passar dos anos,tempo não as veremos, ou se extinguirão como as velhas e super, tenere,yamaha,?? fico com minha gsa, si bem como disse nosso amigo SID, apesar de sofrer os assaltos.........
 
17/2/2011 09:20:10
SID
Grande Carlos,
Parabéns amigo! Comentários técnicos, isentos e precisos.
Sou "viúvo" da Super, somente me consolei agora com a Varadero, mas sou proprietário em potencial da nova Super 1.200, desde que não nos assaltem, com faz a BMW. Afinal quero ter moto para curtir, não para ser escravo financeiro dela.
Grande abraço,
 
17/2/2011 08:11:02
RICARDO ATACAMA
Carlos
Parabéns pela avaliação de alto nível técnico e ao mesmo tempo observando sua resposta na prática. Já encomendei uma Super, mas não abro mão das BMs. A propósito elas já estão na Yamaha de Guarulhos, logo mais estarão nas Concessionárias.
Eduardo
Voltou com a bola toda !!!!!
Saludos
Ricardo Atacama
 
17/2/2011 01:16:39
GERALDO FRAGA
Parabens Carlos Azevedo, parece ser ótima moto... eu e minha GSA é um casamento perfeito, se tiver que trocar de moto, não penso 2 vezes, com certeza será por outra BMW GSA.
Abraço.
 
16/2/2011 21:39:56
JORGE CANCELLA
Grande moto...e super...pesada! Quando será que os fabricantes vão perceber que uma moto trail ou "big" trail deve ser concebida para "todo-terreno"; com mais de 250 kg, num terreno arenoso, caminho úmido ou enlameado, travessia de rio com pedras, etc. etc....com certeza sózinho é "realmente" uma aventura ou talvez "desventura" até, hé, hé.
Fico com a opinião do Fox....a KTM ainda é a melhor pedida!
Parabéns ao Carlos pela excelente matéria.
 
16/2/2011 21:10:08
MARCOS CHIQUITO
Muito pertinente esta reportagem,
Sou da opinião que com maior concorrência, quem ganha sempre o "Cliente"
Acho que falta ainda muitos detalhes para chegar na BM, vamos lá, excluindo o que já foi comentado, tenho as seguintes perguntas,
O oleo do motor e junto com o do cambio?? - Esta segregação na BM, permite a utilização se óleo sintético p/ 10.000 km, em viagens longas surge o inconveniente.
Tem marcador de pressão dos pneus?? - Em muitos países da America do Sul não encontramos este dispositivo nos postos,
A transmissão e por corrente ou cardã? A lubrificação a cada 3 ou 4 mil km da muito trabalho em viagem longas,
O sistema de mono braço facilita o reparo do pneu utilizando-se de apenas 5 parafusos, semelhante a um veiculo,
Cabe lembrar, que os comentários aqui realizados, enfocam as grandes viagens,
Boa noite a todos, ainda continuo com a minha GSA
 
16/2/2011 19:57:03
FERNANDO GELBCKE
É com grande satisfação que leio as reportagens e textos nesse site. Estão de parabéns pela amostra do que será essa briga de gigantes nos próximos tempos.. Nós consumidores só temos a ganhar, principalmente num nicho de mercado que os fabricantes não davam tanta atenção. Mas nesses tempos onde a experiência ganhada com anos em cima de uma motocicleta, nada mais prazeroso de ver essa concorrencia aumentar !!
"Yamaha do Brasil" Olha o tempo que vcs perderam!!!
Abraços
Fernando Gelbcke
 
16/2/2011 19:32:19
JORGE LOHMANN
Ja tive uma super tenere 750, era boa mas agora todas vão no rastro da GS 1200, porque será que a BMW consegue construir um motor de 1200cc que gera 110hp e não necessita de refrigeração liquida e não superaqueçe?
 
16/2/2011 19:21:39
LEONARDO FERNANDES
Muito bom ter essa moto aqui, mais ai vai a pergunta, Quando??? A que preço????
Valeu pela reportagem
 
16/2/2011 18:48:31
SLVINHO
Show de bola, tirando o inconveniente de não desligar o ABS mais facil e que eu não vou precisar comprar um motor de fusca (GS) rs rs
Endereço certo, minha garagem, já estou em fila de espera na concessionária.
 
16/2/2011 18:38:46
PAULO SAINT MARTIN DE OLIVEIRA
Parabéns ao Carlos pela excelente avaliação, e ao Eduardo por disponibilizá-la em seu saite. Ao que tudo indica as GS terão concorrência à altura, principalmente por conta do preço competitivo (lá, infelizmente), segundo o Carlos. Espero que aqui também seja assim...
 
16/2/2011 18:25:54
OTAVIO ARAUJO GUGU
Parabéns Carlos pela precisa avaliação, e ao Eduardo que nos possibilita esses contatos. Show de moto, já a conhecia, mas agora com detalhes e observações técnicas precisas. Dúvidas: quando vem, se vem, quanto custará? No lancamento jogam o preço lá em cima, depois vão acertando os ponteiros, aconteceu isso com a Varadero. Fraterno abraço a todos, Gugu
 
16/2/2011 18:03:33
MARCELO RESENDE
Como sempre, excelente a avaliação do Carlos Azevedo.
Esse cara verdadeiramente entende de motos e de viagens.
Parabéns.
Sobre a Super, o peso e a autonomia realmente deixaram a desejar. Tomara que chegue com preço bem convidadivo no Brasil.
Abraço.
 
16/2/2011 17:21:12
PABLO
Continuo sendo mais GSA. Já que fizerem um projeto novo, deveria ser mais leve, tanque maior e com possibilidade de desligar o ABS.
Abs
 
16/2/2011 16:31:29
EVANDRO DALBEN
Em viagem aos paises vizinhos ao Brasil, já vimos a moto e até andamos (Chile e Argentina)... acredito que muito em breve teremos no Brasil!

Agora a pergunta eh .. Super Tenere 1200 em Relação a KTM 990 da para comparar ou não ?

FOX

 
16/2/2011 16:29:57
FERNANDO PEDROSO
Carlos Azevedo,
parabens pelo teste, não vejo a hora de testar uma por aqui,
abraço
 
16/2/2011 16:27:47
DONATO MONTEIRO
Quando o moto-aventureiro escuta o nome Ténéré seus olhos já brilham de maneira diferente, as saudosas Super T 750cc e a mono 600cc marcaram uma geração abrindo terreno para as Big Trail atuais. A GS ainda esta passos a frente da Super T 1200, mas que a BMW abra o olho, parece que desta vez vem uma japonesa boa de briga e de sobrenome forte.
Gd abç.
 
16/2/2011 16:25:24
GIDALTO DIAS
Hei que maravilha ler a matéria de meu amigo Carlos, tive o prazer de receber ele com mais alguns amigos em Jguá do sul SC, em minha casa e junto com outra amiga nossa a MIlene.

Ma agora a materia,,,, um show e a moto hei deve ocupar um espaço e muitas motos ja estão com os dias contatos.
 
16/2/2011 16:05:40
MARLOS BROCCO
E quando chega para ser vendida no BRASIL , e qual sera a ideia de PREÇOS??
Abçs
 
16/2/2011 15:43:45
CESAR ALVES
Maravilha, mas foi uma pena a Yamaha deixá-la com 23 litros no tanque. Certamente sua autonomia ficará prejudicada.
Será que os japonezes acham que os brasileiros tem possibilidade de comprá-la?
abraço
 

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