Notícias

UMA PEQUENA HISTÓRIA DE PAIXÃO
POR MOTOCICLISMO DE VIAGEM

 
Por: Policarpo Junior












Viajar é preciso...

Desde a adolescência sempre gostei de Rock & Roll, ai veio a moto e daí o nome Rock Riders! A fonte usada no logo do portal é a mesma usada pela banda Rolling Stones, da qual já fui fã de carteirinha e participei de todos os shows da banda no Brasil.

Com o trabalho árduo e apaixonado que tenho feito no RockRiders.com.br e outros sites de motociclismo que administro, venho conhecendo muitos motociclistas de viagem, inclusive desses que cruzam continentes e dezenas de países.


Minha paixão por viagens de moto acabou se transformando em amor, em estilo de vida, me trazendo uma vontade inexplicável de querer conhecer o mundo numa motocicleta.

Em julho de 2010 tomei uma decisão marcante em minha vida e certamente ainda mais em meu "currículo motociclístico". Resolvi que queria dar um tempo no cotidiano da minha vida e contornar as Américas de motocicleta. Um sonho ousado. Sair de São Paulo rumo ao Ushuaia (extremo sul da América do Sul) e de lá seguir rumo ao Alaska (extremo norte da América do Norte), retornando para São Paulo! Não sou o primeiro e nem serei o último motociclista a querer realizar essa façanha.

Nos dias de hoje, com a Internet e a experiência de vários motociclistas viajantes, é bem mais simples empreender uma viagem desse porte. As informações estão todas disponíveis na grande rede global. Basta ter atitude, uma certa quantia de dinheiro, tempo e determinação.

No RockRiders.com.br já fiz inúmeras entrevistas com motociclistas que empreenderam longas viagens, a grande maioria utilizando modelos Big Trails. Sim, é verdade, alguns com motos custom e outras de baixa cilindrada.

Qualquer experiente motociclista de viagem sabe que os modelos Big Trails são os mais apropriados para longas viagens. Mas, sempre fui daquele que só acredita experimentando! Dia 06/12/2010 comprei uma V-Strom 650 0KM. A emplaquei uma semana depois e coloquei diversos acessórios. Ai parti para algumas curtas viagens, saindo de São Paulo para Belo Horizonte e depois para Fronteira/MG (cidade que tem esse nome porque faz divisa com os estados de Minas, Goiás, Mato Grosso e São Paulo). No total rodei pouco mais de 4000km.

Resultado: estou pasmo com o conforto, performance e tudo mais da Big Trail.

Pilotando a V-Strom 650, percebi que sou um herói! Isso mesmo, um herói! Porque até então sempre tinha pilotado motos custom, que com todo respeito a quem tem uma (eu tive 4 diferentes!), não tem comparação com uma Big Trail. Veja, sem dúvida alguma, a frase "Qualquer moto nos leva para qualquer lugar" é verdadeira, mas aprendi que "Uma moto Big Trail te leva com muito mais conforto, segurança e liberdade (podemos rodar em vários tipos de terreno)".

O visual das motos custom continua me agradando mais que o visual das Big Trails. Mas, está ai mais uma coisa que aprendi: "Imagem não é sinônimo de conforto e performance".


A nova máquina está preparada para a "Jornada 3 Américas - J3A", agora só faltam alguns detalhes comigo e 2 documentos necessários a grande viagem! E você, querido leitor, poderá acompanhar o diário de viagem a partir do dia 20/02/2011. A previsão é que a viagem dure aproximadamente 200 dias e sejam rodados algo em torno de 60.000km por 18 países. Porque tantos dias? Pelo simples fato de que o que mais gosto é conhecer os principais locais que cruzarei e não simplesmente passar por eles.

Fique ligado(a) nas novidades da Jornada 3 Américas que serão publicadas constantemente aqui no Rotaway e no RockRiders!

Fonte: Texto por Policarpo Jr (com adaptações editorial Rotaway)
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (7)

7/1/2011 16:08:21
GAUDÊNCIO
Policarpo.
Vc está no caminho certo. Temos que colocar em prática os nosso sonhos. Sempre consciente dos nosso desejos e com um planejamento cauteloso e eficaz.
Em relação a motocicleta, vc tem toda razão, já possui algumas custom, as quais considero com o visual bem melhor do que as Big Trails, mas quem viaja numa Big Trails, nunca mais quer saber de uma custom. A DL 650 é bem melhor do que a DL 1000, vibra menos, embreagem + suave, o menor peso dá mais agilidade na pilotagem, e o conforto é o mesmo, moto nota 10.
 
7/1/2011 13:47:18
POLICARPO JR
Fico emocionado ao ler esses comentários de vocês. Muito obrigado!!!
 
7/1/2011 11:40:22
JOÃO CRUZ
"Vivendo e aprendendo" é o que acontece no decorrer de nossas vidas. Você que tem a oportunidade em conhecer nas entrevistas fatos e pessoas para suas edições, certamente muito aprendeu e pelo fato de ter espírito aventureiro, tornou-se motociclista estradeiro porque, conforme colocou, só assim será possível conhecer pessoas e costumes locais, inclusive apreciar e desfrutar da incomparável natureza. Não tem dúvida. Esse é o espírito do autêntico motociclista estradeiro.
 
6/1/2011 14:59:00
RICARDO LUGRIS
Os sonhos devem ser perseguidos. Como diz uma bela canção gaúcha, "segue o rumo do teu próprio coração".
A vida é muitíssimo curta para se tomar vinho barato, digo eu.
Estaremos seguindo tua jornada com carinho, admiração e amizade.
Deixe a marca de seus pneus no dorso de nosso belo continente. Boas fronteiras!
RL
 
6/1/2011 02:49:04
JULIANA JULIE M.
Policarpo!
Não podia passar pelo site sem deixar-te um post. Sou fã do Rotaway pelo excelente trabalho que fazem (fotografias, textos, notícias, qualidade, enfim, tudo). Fostes um dos primeiros a publicar alguma coisa sobre mim, e por conta desta tua entrevista, com princípios tais quais encontramos aqui, formatação séria, e etc, recebi e-mails do país todo, e consequentemente surgiram amizades muito bacanas. Estou longe do eixo das notícias e principais acontecimentos deste segmento, sou mulher, piloto uma R1, ou seja tenho algumas desvantagens, mas a qualidade do que vocês produzem (Rotaway e RockRiders) faz com que permaneçamos conectados, sintonizados independente de cilindrada, de cidade, estilo ou gênero. Essa é a essência verdadeira de ser motociclista!
Parabéns a você e ao Eduardo.
E obrigada aos dois pelo espaço rico em informações e colorido...
Com carinho, Julie M. Ou Juliana...
 
5/1/2011 18:07:03
JEAN C. RADUENZ
parabéns pela viagem, algo que todos nós não tivemos coragem ainda ou estamos planejando.

Em relação a moto, compartilho a sua opinião tbem. É uma moto fantastica, relativamente economica e principalmente muito confortável para o piloto e garupa.

Mais uma vez parabéns e abraços
 
5/1/2011 17:53:33
DONATO MONTEIRO
Caro Policarpo,
Admiro tua coragem, empenho e desprendimento, este tour é o sonho dourado de muitos motociclistas.
Que Deus ilumine tua estrada e guie teus passos.
Estarei te acompanhando pelo site, brinde-nos com belas fotos e historias.
Grande abraço.
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
TKTQ
 abaixo