COSTA DO DENDÊ - BAHIA
ROTAS BRASIL, escolhendo um destino encantador, e com tempero bem especial da Bahia, sol, praia, e a receptividade calorosa do povo baiano.
ROTAS BRASIL – COSTA DO DENDÊ BAHIA A Costa do Dendê é situada no Sul da Bahia, entre o recôncavo Baiano e o Rio de Contas, tendo com o pólo turístico o Morro de São Paulo. Mas não é só isso. São, em linha reta, 115 km de litoral repleto de praias, baias, recifes, rios, cachoeiras, manguezais e lembranças da história colonial.
Composta pelos municípios de Cairú, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença, e como o próprio nome sugere, é onde se produz o azeite de dendê, ingrediente básico da culinária baiana.
É nesta Zona Turística que se encontra o arquipélago fluvial-marítimo do Rio Una.
As imponentes cachoeiras são pico para a prática de esportes radicais. Áreas de Proteção Ambiental preservam a rica fauna e flora. As abundantes árvores de dendê, tempero que dá o gosto peculiar da culinária baiana, dão o toque final no cenário local.
A região oferece grande diversidade de cenários naturais, destacando-se mais de 100 km de praias, três grandes ilhas e a Baía de Camamu.
Recortado e dominado por arquipélagos, ao sul do Recôncavo Baiano, fica o povoado de Morro de São Paulo, um dos mais conhecidos e procurados pontos turísticos da Bahia, situado na Ilha de Tinharé. Em Morro de São Paulo há de tudo um pouco: praia, comércio, monumentos históricos, bares, restaurantes, baladas, barracas bem estruturadas à beira-mar e ecoturismo. A partir dali podem ser feitas caminhadas até praias mais distantes e passeios para o vilarejo de Gamboa.
Valença - É o caminho natural para o badalado Morro de São Paulo, é um porto fluvial e um importante centro comercial que abastece Cairu, Camamu e outras cidades da região. Suas ruas e praças têm construções que remontam aos séculos XVIII e XIX. Quem caminha a pé por Valença e observa os velhos sobrados tem a impressão de ter voltado no tempo: seu centro histórico é preservado. Valença é a principal cidade, que funciona como um entreposto comercial destinado ao escoamento da produção dos municípios vizinhos. Além do porto, que garante a travessia para as ilhas, Valença tem um importante. Em suas praias, a estrutura para receber visitantes tem crescido e se aprimorado nos últimos anos.
Morro de São Paulo - O arquipélago de Tinharé é composto por três grandes ilhas – Tinharé, Boipeba e Cairu – e 23 ilhotas. Morro de São Paulo é o principal povoado da ilha de Tinharé, o mais badalado e o que possui melhores condições para acolher turistas. Durante todo o ano, recebe gente de vários pontos do mundo que chega para curtir o charme de suas construções históricas, as belas praias e a animação. No centro de compras há desde lojas de artesanato até butiques de grifes e bons restaurantes. E quando a lua cheia se levanta grande e alaranjada sobre o mar em Morro de São Paulo, acontecem os luaus, convites à poesia e aos namoros...
Boipeba - Uma das atrações turísticas mais importantes na Costa do Dendê: seguindo pelo Rio do Inferno, você chega ao paraíso. As praias de águas calmas e transparentes são cercadas por recifes que, na maré baixa, se transformam em lagoas para banhos e mergulhos. Essas piscinas são verdadeiros aquários naturais, com várias espécies de peixes, esponjas, moluscos e estrelas do mar.
Na Ilha de Boipeba, na Costa do Dendê, existem dunas, coqueirais e manguezais. No trecho de Mata Atlântica podem ser vistos pássaros e mamíferos como tatus e raposas. O ambiente é ideal para caminhadas, cavalgadas e passeios de barco. Cercada pelo mar e pelo estuário do Rio do Inferno, a ilha de Boipeba tem quatro povoados: Velha Boipeba, São Sebastião, Moreré e Porto Alegre.
A Ilha de Boipeba não perde para as caribenhas: é um desses lugares paradisíacos, com praias de mar calmo e águas límpidas. É possível mergulhar entre navios naufragados, nadar em piscinas naturais cheias de peixinhos coloridos, fazer passeios de barco por rios e manguezais, seguir trilhas em meio à Mata Atlântica e comprar peças de artesanato feitas de coco e palha de piaçava. Você irá deparar com povoados interessantes, igrejas centenárias e casario do comecinho do século XX.
Península de Maraú - A península de Maraú, extensão das maravilhas da Costa do Dendê, é pontilhada de recantos paradisíacos. Possui manguezais, dunas, cachoeiras, 40 km de praias, lagoas fluviais e piscinas naturais formadas pelos recifes de corais. A Península de Maraú atrai praticnte do turismo ecológico. Apesar da presença ali de dois grandes resorts, o lugar não perdeu sua simplicidade.