Notícias

BOLÍVIA - SALAR DE UYUNI

Confira o passo a passo da expedição liderada pelo motociclista Ricardo Atacama até a Bolívia.

 
Expedição Bolívia - Salar de Uyuni

A partida ocorreu no dia 02/09/2010 e o diário da viagem está sendo feito aqui no Portal Moto Atacama.

PLANEJAMENTO

Depois de algumas Expedições pelo Cone Sul, que começaram em 2004, cruzando o Chile, Uruguai e Argentina de norte a sul, Peru e Bolívia, centro sul, passando por Punta Del Leste, Ushuaia, Ruta 40, Patagônia, Carretera Austral, Lagos Andinos, Deserto de Atacama, Lago Titicaca, agora apontei para o SALAR DE UYUNI na Bolívia.

O maior e mais alto Lago de Sal do mundo, situado à 3.600 metros de altitude, com mais de 12.000 km2 de extensão onde as temperaturas podem chegar facilmente a -10 graus negativos, próximo em 600 kms do Deserto de Atacama.

Destinos Agregados:

- Deserto de “Salvador Dalí”
- Lagunas: – Hedionda – Colorado – Verde
- Vulcão Licancabur
- Deserto do Atacama
- Paso de San Francisco
- Cafayate

ROTEIRO E CONSIDERAÇÕES

- Como nunca passei pelo Paraguai, resolvi atravessá-lo, entrando por Pedro Juan Cabaleiro (Ponta Porã no Brasil) saindo no sudeste da Bolívia;
- Vamos até Sucre, Capital Constitucional da Bolívia, depois Potosí e Uyuní (Salar de Uyuní);
- A partir daí, passei a coletar informações com amigos e motoaventureiros que já rodaram em Terras Paraguaias;
- É importante saber por quais cidades passar, que infra-estrutura oferecem, tipo de estrada, se são pavimentadas, de rípio, areia ou terra...
- Mapear os locais de abastecimento de gasolina, considerando a autonomia das motos ... e neste caso foi fácil saber que precisamos levar galões extras de 10 litros para cada uma;
- Feito o roteiro, determinar então, as cidades ou lugares onde pousar e definir os percursos de cada dia;
- Como vamos rodar por vários trechos de rípio, terra e trilhas em deserto, estamos levando pneus “cravos” ou “tacos” como queiram, com lugares definidos para troca-los na ida e na volta;
- Percurso total deverá ficar perto de 8.500 km

DATA DE PARTIDA - PERÍODO DA VIAGEM

A data escolhida foi 3 de setembro próximo, sexta-feira, mesma época em que fiz minha última Expedição ao Deserto do Atacama, no ano passado, onde atravessei a Cordilheira pelo “Paso Sico” (rípio) motivado pelo fato de quase não chover neste mês, além de ser baixa temporada, onde tudo fica mais fácil e barato(hotéis e restaurantes) entretanto, as temperaturas nas altitudes ainda são bastante severas, ficando próximas de zero e até negativas.

A viagem toda deverá ser feita em 16 dias, portanto chegaremos de volta no dia 18 de setembro.

clique na foto para ampliá-la


CUSTOS

Esta será uma Expedição com baixos custos pois tanto no Paraguai com na Bolívia, temos moeda desvalorizada e região muito pobre, até a gasolina é subsidiada na Bolívia, também será barato na Argentina pois nosso Real está muito apreciado – mais que o dobro do Peso Argentino.

Estimamos gastar menos de R$ 4.000,00 (cada um) durante a viagem.

MOTOS

Considerando que vamos rodar em estradas de rípio, terra e também trilhas de área no Deserto, a escolha das motos é fundamental. São elas, Big Trails com vocação para todo terreno – vamos em duas Yamaha XT 660, uma BMW GS 800 e uma BMW GS Adventure 1200.

PARCEIROS

Este é talvez o item de maior importância, principalmente se considerarmos o grau de dificuldade que encontraremos na Bolívia, especialmente pelas estradas de rípio, terra e trilhas no deserto, lembrando também que além do terreno hostil, teremos que conviver com o frio severo, o vento, a altitude e a falta de recursos.

Assim sendo, escolhi três parceiros que possuem perfil adequado para compor esta Expedição:

* Lauro – Piloto de Combate da Força Aérea Brasileira
* Barbosa – Policial Militar Rodoviário do Estado de São Paulo
* Luciano - Empresário de 55 anos com larga experiência em viagens de moto

Pela própria formação militar dos dois (Barbosa e Lauro), reúnem quesitos favoráveis como preparo físico, psicológico, espírito de corpo e aventura. Já o motociclista Luciano tem 7 Ralys dos Sertões e Independência e grande vivência em viagens pelo Cone Sul já realizadas.

Já tivemos vários encontros onde planejamos os roteiros, datas, equipamentos, acessórios, “modos operandi” e demais temas pertinentes à nossa Aventura.

DOCUMENTAÇÃO

Do Motociclista

- CNH;
- Carta de Habilitação Internacional – exigida na Bolivia e no Chile (no Chile há tolerância) – pode ser tirada diretamente no Detran ou por meio de Despachante e fica pronta em 3 dias;
- Nos países do Mercosul basta a CNH;
- RG recente e em bom estado ou Passaporte válido – este recomendável pois é só bater o carimbo na Migração – no caso do RG precisa preencher papéis e guardá-los para apresenta-los na saído do pais;
- Vacina de Fébre Amarela – é exigida na Bolívia e Peru e deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem em Postos de Saúde – também é necessário levar a caderneta para valida-la em viagens internacionais junto a uma Agëncia da ANVISA que podem ser encontradas nos Aeroportos;
- Seguro Saúde de Viagem é aconselhavel, pois assegura atendimento imediato em caso de emergência.

Da Moto

- Documento da moto em nome do piloto e desalienada;
- No caso da moto estar financiada é necessário autorização da financeira em nome do piloto determinando os países em que vai transitar e com firma reconhecida;
- O Carimbo dos Consulados nestas autorizações, dos países em que vai transitar, está previsto na legislação internacional, mas na prática não é exigida;
- Moto em nome de empresa também é exigida a autorização nos moldes acima;
- Carta Verde é obrigatória - é o seguro obrigatório do Mercosul , semelhante ao nosso DPVAT. – pode ser tirado pelo mesmo corretor que faz o seguro da moto ou pela Magna Corretora (Foz de Iguaçu – tel – 45-3577-4144) neste caso sai de um dia para o outro – (Sedex 10);
- Recomenda-se verificar se a apólice de seguros da moto cobre o Mercosul e os países a se transitar, fazendo o endoço quando necessário .

ROTEIRO DETALHADO – dia a dia

1º.dia - 3/9 – sexta-feira – SP => Ponta Porã(Br) – 1.100Km – (asfalto)
2º.dia - 4/9 – Trocar pneus – Ponta Porã=> Mariscal Estigarríbia(Par)- 550km (asflato)
3º.dia – 5/9 – Mariscal Estigarríbia(Par) => Villamontes(Bol) (terra) – 380km => Camiri (Bol) 180 km (asfalto-rn9) = 530 km
4º.dia – 6/9 – Camirí => Sucre (terra – 380km) => Potosí (asfalto-150km) = 530 km
5º.dia – 7/9 – Potosí => Uyuni (rípio – 150km) = passeio
6º.dia – 8/9 – Uyuni => Lagunas Hedionda/Colorado(trilha 4x4 no Deserto – areia – 300 km)
7º.dia – 9/9 – Deserto – trilhas 4x4 - => Laguna Verde => Vulcão Licancabur => San Pedro de Atacama – 250 km
8º.dia – 10/9 – San Pedro de Atacama – Limpar filtros de ar – passeios diverso
9º.dia – 11/9 – S.P. Atacama => Copiapó(Ch) (970 km – asfalto )
10º.dia – 12/9 – Copiapó(Ch) => Paso de San Francisco (260km –rípio) => Tinogasta (AR) – 550 km
11º.dia – 13/9 – Tinogasta(AR) => Cafayate(350km asfalto) => Tafi Del Vale e Tucuman ( 200km – asfalto ) 550 km
12º.dia – 14/9 – Tucuman(AR) – trocar pneus, óleo do motor e filtro de óleo
13º.dia – 15/9 – Tucuman => Saens Penä – asfalto - 650km
14º.dia – 16/9 – Saens Penä(AR) => Eldorado – asfalto – 650 km
15º.dia – 17/9 – Eldorado(AR) => Guarapuava(BR) – 600Km
16º.dia – 18/9 – Guarapuava => SP – 530 km
Total => 7910 Km

ITENS DE SEGURANÇA E MANUTENÇÃO DA MOTO

clique na foto para ampliá-la


- Câmaras de pneu (1 dianteira e 2 traseiras)
- Chave de boca 17 – sacar roda dianteira (GS800)
- Chave de boca 24 – sacar roda traseira (GS800)
- Espátulas (3) para sacar o pneu da roda
- Marreta de borracha para colocar o pneu na roda
- Capsula de CO2 - 42 mg para encher pneu (kit completo)
- Calibrador de pneu
- Kit de reparo de câmara
- Spray lubrificante de corrente
- Silver Tape
- Fita isolante
- Veda Rosca
- Durepox
- Lanternas (3 ) – uma para fixar na cabeça (manutenção)
- Lenço de papel desidratado
- Canivete Suiço
- Jogo completo de ferramentas + o que vem na moto
- Aranha, extensores e elásticos
- Cabo de nylon de 5 metros com 2 mosquetões para reboque ou afins
- Lâmpadas extras H7 ( alta e baixa)
- Cabo para Chupeta de Bateria
- Kit de Primeiros Socorros
- Cadeado com cabo de aço e segredo (várias utilidades)
- Tanque de Gasolina extra com 10 litros
- Mangueira para retirar gasolina
- Velas de ignição extras (2)
- Saco de dormir – para baixas temperaturas ( -11 o.C )
- Colchonete térmico
- Barraca
- Garrafas(2) térmicas para água de 1 litro cada
- Manual da moto
- GPS – Zumo 660 – com mapas específicos para cada País (Mapear/ConoSur/ Bolmap/ City Brazil)
- Filmadora / carrregador / USB
- Câmera fotográfica / carregador / USB
- Tripé para filmadora e fotografia
- Caneta + bloco de notas
- Maletas de Alumínio Laterais
- Top Case de Alumínio
- Spot GPS (aparelho via satélite que informa para nossa família e amigos nosso posicionamento real-time no mapa)
- Tanque Bag
- Pneu extra ( Karoo T – “cravo” para off Road)



1o. Dia - 02/09/2010 - Saída para a viagem

clique na foto para ampliá-la
A partida da viagem estava prevista para o dia 03/09, mas, os amigos motociclistas resolveram antecipar a saída em 1 dia e já estão na estrada...

Para saber real-time, onde o motociclista Ricardo Atacama e amigos se encontram
(atualizado a cada 15 minutos)acesse: http://share.findmespot.com/shared/faces/viewspots.jsp?glId=03iKRNlHyqo8vKn3SxRxx2MkpUm1hnNs1

Foto ao lado do Ricardo Atacama, em sua casa, tirada hoje, minutos antes de sua partida para a viagem.

==


Adiantamos a partida, porque estavamos todos com a adrenalina alta !!!

Logo cedo o Barbosa e o Luciano se encontraram na Castelo Branco adiante de Itú/SP e vieram até aqui - Presidente Epitacio juntos.

Estava esperando o Lauro que ainda tinha que emplacar a moto dele - não aguentei - e me mandei às 10:30hs de Itú - cheguei aqui em Presidente Epitácio às 4:48hs conforme consta no SPOT GPS. O Lauro saiu às 5hs de Pirassununga e vai chegar aqui lá pela meia noite - amanha sairemos todos juntos até Ponta Porã.

Só alegria !!!!! Estamos a beira do rio Paraná e vamos comer um belo tucunaré !!!

Abraços pra todos e amanhã mandarei fotos de todos juntos, Ricardo Atacama



2o. Dia - 03/09/2010

clique na foto para ampliá-la
Logo cedo saimos de Presidente Epitácio e chegamos às 13:00 em Ponta Porã.

Fomos direto para a Migração e ... 1o. BO! Justo eu que criei o Check List, imagine, esqueci meu Passaporte! Resultado - meu filho Eduardo está vindo para cá de avião (São Paulo - Dourados) com meu documento.

Amanhã se Deus quiser partiremos para Filadélfia no Paraguai logo após eu fazer minha migração.

Trocamos os pneus na Loja Mega Auto Centro no Shopping China - cujo Diretor é o Nelson, que nos visitou na semana passada em SP e foi muito gentil trocando todos os pneus e não cobrou nada, agora irá nos levar, e mais, vai me levar de carro até Dourados pois meu filho chega lá às 11 hs da noite de hoje (foto ao lado de todos nós que estamos por aqui).

Ricardo Atacama



Aos que estão nos acompanhando, já estamos no Paraguai e trocamos os pneus de asfalto para terra, amanhã ainda é asfalto mas no domingo acaba o passeio e começa a parte boa, terra, pedra e altura, devemos alcançar o altiplano Andino e rodaremos 5 dias entre 4.000 e 4500 metros de altura na cordilheira central com direito a dois dias de acampamento entre o Salar de Uyuni e San Pedro de Atacama, aguardem pelas novidades. Abraços a todos e um beijo para minha querida mulher.

Luciano Fantozzi



3o. Dia - 04/09/2010

clique na foto para ampliá-la
- Ontem fui pegar meu filho Eduardo a 1 hora da madrugada no aeroporto de Dourados, graças ao nosso amigo de Ponta Porã o Nelson da Mega Autp Center, onde trocamos nossos pneus.
- Bem, Passaporte na mão, migração e lá pelas 9 horas partimos para Filadélfia uma cidade colonizada pelos Menonita - descendentes de Russos, Suiços e Alemães - é um oasis no meio do Paraguai.
- Várias barreiras da Policia Paraguaia, mas nenhum problema. Só param por curiosidade.
- 100 km e furou o pneu da GS 800 - na verdade rasgou.
- O asfalto aqui no Paraguai ou é zero Km ou é cheio de buracos- meio a meio .
- Pelo menos por enquanto mudou da água para o vinho o meu conceito sobre o Paraguai - me senti mais seguro aqui do que em SP... rsrsrs
- Amanhã começa nosso trajeto na Bolivia .... ai sim !




4o. Dia - 05/09/2010

-Saimos de Filadelfia às 8 hs para encontrar com o Paulo e o Fernando, novos parceiros de Floripa, que vão nos acompanhar até amanhã pois eles vão para Machu Picchu.

- Primeiro BO do dia foi que no Posto que marcamos na estrada indo para Mariscal Estigarribia, não tinha gasolina.

- O nosso parceiro Barbosa tinha enchido seu galão já em Ponta Porã e tinha sido alvo de gozação porque havia se precipitado, que nada, ele nos salvou e cedeu um pouco de gasolina pra todos e chegamos em Mariscal.

- Fizemos a Aduana em Mariscal (230 km da fronteira - graças a dica do Paulo que vem nos reportando por mensagens no Portal) e depois fomos para a fronteira por um asfalto cheio de crateras e de repente virou um tapete.

- Quase duas horas para fazer a aduana - estavam almoçando e fazendo a "ciesta" - até agora ninguem pediu um centavo.

clique na foto para ampliá-la
- Observação: passamos pelo Paraguai sem nenhum problema e tivemos uma boa sensação de segurança, não fomos molestados pela Polícia e ficamos em um bom hotel e barato (R$ 37,00) na cidade de Filadelfia - um oasis no meio do nada - fundada e colonizada por Menonitas descendentes de russos, alemães e canadenses.

-Bem, passada a fronteira da Bolívia veio o rípio - com uma poeira - como se fosse talco, e claro ... 2 tombos - o Lauro na XT 660 e o Fernando de Falcon - sem nenhum problema maior - seguimos até uns 70 km e como tinhamos sido informados fizemos a "Migrácion" num "sítio" imundo (veja a foto ao lado) - só na Bolivia (risos).

- A poeira foi e o sol na cara foram determinantes para nos estressar um pouco.

- Chegamos em Villamontes - uma cidade antes do planejado (que era Camiri) mas tudo bem - achamos um bom hotel - (US$ 20) tem até piscina!

- Amanha vamos até Camiri ver se achamos um farol para remendar o da XT 660 do lauro que quebrou, depois seguiremos até Padilla - uma villa no meio do nada onde provavelmente usaremos nossas barracas e não deverá ter internet - mas no próximo dia, com certeza estaremos no principal ponto da viajem o "Salar de Uyuni" - A Aventura apenas começou!

Post do Luciano




clique na foto para ampliá-la
Hoje o dia começou a mostrar os dentes, e olha que só foi 100 quilômetros de terra com direito a dois amigos (Lauro e Fernando catarina que se juntou ao grupo) comprarem terreno, mas felizmente não se machucaram, só a moral é que ficou abalada e a moto do Lauro um pouco danificada, mas andando e em condições de continuar. Amanhã temos que tirar a diferença de hoje, uns 200 kms, e iniciar a subida da cordilheira, considero um dia de muita dificuldade. Abraço a todos que estão acompanhando. E.T - Minha moto esta zerada, sem detalhes. Abraços, Luciano





5o. Dia - 06/09/2010

Chegamos agora a tarde na cidade de Padilla e vamos dormir por aqui, pois faltam 180 km para chegar a Sucre como estava previsto, amanhã vamos tentar tirar a diferença que é de 200 kms.

O dia hoje foi bem cansativo, rodamos 220 kms de serra e mais serra, tudo de terra, areia e ripio, dando a média de 41 km por hora. Felizmente não houve nenhum incidente e todos nós chegamos sem nenhum problema.

Pela manhã nos separamos dos dois amigos de Sta. Catarina, os mesmos estão indo para sentido La Paz. Estou gostando das XTs 660, ate o momento estão comportadas, amanhã com mais calma vamos enviar bastante fotos. Um Abraço a todos.

Luciano Fantozzi

clique na foto para ampliá-la


Ontem o acesso à Internet estava péssimo, hoje lento, mas dá para usar. Logo cedo fomos ao centro de Villamontes para fazer câmbio (guaranis e dólares por bolivianos).

Para nossa surpresa, paramos em várias barreiras (polícia), na estrada e nenhum pediu "colaboraciones".

150 km rodados, em Camiri, despedimos dos parceiros Fernando e Paulo que seguiram para Santa Cruz de La Sierra e depois vão para o Peru - Machu Picchu.

Aí começou a brincadeira - uns 200 km de subidas e descidas com piso de terra, pedra, areia e tudo que um off road tem direito - foi maravilhoso !! Não tivemos nenhum BO. Começamos a subir a cordilheira com tempo bom, um friosinho ameno e chegamos ao entardercer numa cidadezinha chamada Padilha, onde achamos o único hotel da cidade, com banheiros coletivos e pelo preço de R$ 6,00 (seis reais) - sem "desajuno". Comemos "pollo com papa fritas e cocacola", fomos dormir exaustos às 21:00 horas.

Ricardo Atacama


6o. Dia - 07/09/2010

clique na foto para ampliá-la
Saimos cedo e para nossa surpresa encontramos um rípio muito bom, podendo rodar de 70 até 80 km/h. Mas logo tivemos que comprar um funcionario da Construtora que estava asflatando o trecho pois tinha uma barreira na estrada e o cara disse que só as 18 horas que abriria - resultado - 50 bolivianos e seguimos - mas aí tivemos um desvio de 30 km terríveis mas com uma vista maravilhosa !!!

Uns 70 km antes de chegar em Sucre a moto do Luciano começou a travar as marcha - foi ficando cada vez pior e parou na 3a. marcha e não mudava mais. Chegando em Sucre achamos um oficina mecânica muita boa com várias big trails e o dono havia dito que já consertara uma GS 1200 adv com o mesmo problema. Então, o Luciano entregou sua moto aos seus cuidados que logo começou a desmontá-la para tirar a embreagem - resultado - havia quebrado um anel e caido dentro da embreagem - o cara esta tentando consertá-la sem precisar pedir o tal do anel para SP. Estamos torcendo para resolver e prosseguir a Expedição, até porque estamos perto do Salar do Uyuni que é o objetivo principal.

Nesta oficina encontramos vários motociclistas que tb vão partir amanhã cedo para o Salar e nos convidaram para se juntar a eles. Num hotel próximo ao nosso há mais 8 motos (BMWs) que parece que tb vão para o Salar - ainda não falamos com esse grupo.

A moto do Lauro que estava com o farol quebrado, já foi arrumada - fizeram um bolha igual a original e já está pronta.

Em Villamonstes (5000 metros de altitude) tomamos um remédio para aliviar o "mal das montanhas" - O Sorotchi, e estamos todos bem sem nenhum sintoma da altitude.

Sucre (mapa ao lado, região da Bolívia) é uma cidade boa com muitos recursos.
clique na foto para ampliá-la


7o. Dia - 08/09/2010

A turma de amigos já chegou em Uyuni e estão conhecendo a região. No local onde estão não tem acesso à Internet. Essas informações foram passadas por telefone pelo Ricardo à sua esposa, a qual nos repassou as mesmas.

Todos estão super bem, sem nenhum novo contratempo. O trecho de Sucre até Uyuni foi em estradas de rípio (bom). A temperatura em Uyuni chegou a ficar em -5 graus.

Assim que estiverem com Internet irão nos passar novas informações e mais fotos. Continue acompanhando o diário da viagem e enviando comentários/mensagens aos amigos.

Ricardo Atacama

Partimos às 9:30hs de Sucre em direção a Potosi – tudo asfalto – subidas e descidas sem novidades. Aos 4.200 metros de altitude depois de 150km, chegamos a Potosi – uma cidade pré-histórica – cravada num vale – muita gente andando nas ruas – tudo muito sujo – seguimos para Uyuni.

De Potosi a Uyuni, uns 70km de asfalto e 130 km de rípio, desvios e areia – foi super radical – paisagens lindas, já se aproximando do deserto, algum trechos em obras com pedras e areia – foi muito bom para treinarmos para a região do Salar de Uyuni até San Pedro de Atacama.

clique na foto para ampliá-la



Cruzamos com 17 motos que também estão fazendo o mesmo roteiro até Luguna Verde. Estonteante a paisagem do alto da cordilheira quando vimos pela primeira vez o Salar de Uyuni.

Muita poeria, mas põe muita nisso !!!!

O final de tarde maravilhoso, cel azul, chegamos à Uyuni – um cidadezinha típica, parece faroeste... fomos ao centro e achamos um hotel bem localizado , e baixamos por lá (US$10). Tudo extremamente barato... Jantamos no melhor restaurante de Uyuni, como não tínhamos almoçado, jantamos como nababos – pizza – crema de aspargos e spagetti a bolognesa tudo ótimo (não sei se foi a fome) e pela primeira vez abrimos um Conche Toro.

Muito frio – fomos dormir já perto de zero graus à noite deve ter ficado abaixo de zero.

8o. Dia - 09/09/2010

Desajuno americano com direito a Uevos, jamon, queso, yuco de naranja e pan – ótimo!

Como esta parte do roteiro é muito peculiar resolvemos contratar um carro de apoio (LandCruiser Toyota) com guia para nos levar aos pontos turísticos e nos guiar até Laguna Verde-Licancabur e fechamos umm pacote incluindo almoço, desajuno, jantar, hotéis e guia com carro de apoio por US$ 30 por dia por pessoa – O motorista guia se chama Charles Bronson e é muito legal, estão levando mais 50 litros de gasolina fora os nossos galões de 10 litros cada porque vamos rodar uns 550 kms.

Entramos no Salar e a sensação é incrível, uma imensidão branca com alguns Land Cruiser com turistas europeus e até brasileiros – paramos numa área onde se extrai sal para consumo na Bolívia – não há máquinas é tudo na enchada.

Logo encontramos as 17 motos e tivemos a notícias de que eles já não vão fazer o percurso todo pois perceberam que não dá pra andar nesta região num grupo de 17 motos, mesmo sendo todas big trails – para toda hora ... vão retornar amanhã.

clique na foto para ampliá-la

Mais uns 30 km encontramos um Oasis, uma ilha chamada “isla pescados” com Cactos de mais de 900 anos e um restaurante e banheiros e um monte de mesas para picnic ( foi o nosso caso ) – o nosso guia tem almoço pronto e muito saboroso ( fome !!!!).

Meio hora adiante encontramos um local onde se retira blocos de sal para construir as casas e hotéis da região. Quase anoitecendo, saímos do salar e no pé de uma montanha encontramos o nosso hotel.

As paisagens aqui são simplesmente indiscritíveis – um mundo branco com o contraste do céu azul sem nenhum ruído – silêncio absoluto !!!!

No meio desta paisagem se avista alguns vulcões enormes. O Salar fica a 3.660 metros de altitude e qualquer esforço a gente fica sem ar. Estamos todos sem nenhum problema quanto aos sintomas do “mal da altitude”.

Encontramos vários turistas Europeus, principalmente Holandeses e Espanhois. Cruzamos algumas bicicletas – esses são loucos !!!! Agora (19:49 horas) vamos tomar uma sopa e dormir porque amanhã o bicho vai pegar.

9o. Dia - 10/09/2010

Às 6:30 hs – desajuno - nescafé com leite ninho, pão, geléia e “Uevos revoltos”.

Partimos com 5º graus e paisagens lindas ainda pelo Salar mas logo o deixamos para trás e aí entramos no Deserto (não lembro o nome) com muitos vulcões, pequenos “Pueblos”, tudo no estilo Deserto. Saímos com 3.660 metros de altitude e logo estávamos a 4.400 ms - depois de alguns trechos bons começamos a pegar umas trilhas com muitas “caminhas” – são costelas de vacas bem acentuadas – e mesmo sem as malas laterais que deixamos no carro de apoio que contratamos – uma Land Cruiser, era difícil manter-se em linha reta, depois pegamos alguns trechos com areião e pedras enormes, em trilhas estreitas onde tínhamos que dividir com algum 4 x 4 que vinham na contra-mão e deixando uma poeira densa que as vezes tínhamos que parar e esperar baixar para enxergar o piso.

clique na foto para ampliá-la
A medida em que avançavamos pelo deserto as paisagens ficavam cada vez mais maravilhosas. O grau de dificuldade foi aumentando e derrepente 3 tombos em menos de 10 minutos – eu o Lauro e o Barbosa - nenhum arranhão e nenhum problema nas motos, exceto o acelerador da XT do Lauro que travou mas o “MaGiver “ rapidamente arrumou.

Um pouco antes do meu tombo no areião, perdi todo o óleo do amortecedor traseiro ficando sem o retorno da suspensão e minha moto parecia um cavalo chucro pulando como uma louca !!!!! O terreno estava cada vez pior e mais um BO – meu top case voou , decepados os três parafusos que o fixam na base. O Magiver me ajudou e
consertamos...

Diante das dificuldades de seguir, resolvemos acionar o “Plano B” que já estava previsto – ao invés de seguirmos ao sul até laguna Verde – Licancabur, tomamos o sentido oposto em direção a um Vulcão enorme, o Olague e entramos no Chile em direção a Calama onde chegamos as 20:00 horas, todos bem e muito felizes.

Em Calama ficamos no Hotel Mirador onde o proprietário – Maurício – tem um Teneré 660 e tb é dos nossos – resultado, convidamos ele para jantar conosco e batemos aquele papo gostoso de motoaventureiro.

Como a minha moto está inviável para rodar em off Road vamos para San Pedro de Atacama amanhã e no domingo eu e o Lauro faremos o Paso Jama e o Luciano e o Barbosa o Paso Sico e nos encontraremos em Salta onde na segunda feira pretendo arrumar minha suspensão traseira.

10o. Dia - 11/09/2010

Hoje foi um dia trânquilo, saimos de Calama às 10 hs e (100km) chegamos em San Pedro de Atacama às 13:00 hs e paramos para fotos.

clique na foto para ampliá-la
Uns 5 Km antes de chegar a moto do Luciano (BMW GS 1200 Adventure) começou a falhar - depois do almoço ele achou um mecânico de carros e era só uma conexão solta (tb depois do que passamos) - coisas da BMW !!!

Achamos uma Pousadinha bem no Centro com Wi-fi e banheiro privativo por US$ 20 para cada, como haviamos previstro a Expedição está bem econômica.San Pedro de Atacama parecia o Serra Azul (Rodovia dos Bandeirantes em São Paulo) num domingo de sol, encontramos 14 motos de brasileiros - 8 de SP (todos meus amigos) e 6 do Sul, alguns já conhecidos da Loja (Moto Atacama - www.motoatacama.com.br ) - tiramos fotos e batemos aquele papo legal ...

Fez muito calor aqui no Atacama - uns 33 graus de dia - a noite deve ir para uns 8 graus. Fizemos um "tour" pelo centro - compramos alguns "recuerdos" e voltamos para o Hotel - lavar roupa e alguns reapertos nas mtos ( tem muito parafuso solto). A noite vamos encontrar todos os amigos do Atacama (14).

Em San Pedro de Atacama, tem muitos "gringos" - alemães, holandeses, franceses, enfim todo tipo de gringo.

Abraços a todos que estão nos acompanhando!


11o. Dia - 12/09/2010

Logo cedo o Luciano e o Barbosa partiram pelo Paso Sico (quase 400 km de off road com grau elevado de dificuldade) e eu e o Lauro, fizemos o Paso Jama (asfalto) já que estou sem amortecedor traseiro e minha moto pula como uma cabrita.

Antes de partir passamos no Hotel "Hosteria San Pedro de Atacama" para pegar o endereço do mecânico de Salta que arruma as BMs (Luiz de Bez) e nos despedir da turma animada dos meus amigos Luiz, Cesar, Mota, Felipe, Miguel, Paulo Mota e Marcelo que seguem para Santiago - "que lo sigan buen".

Dia lindo sem nuvens - céu azul - quase 200km em 4500 m de altitude - frio - mas tudo trânquilo, paisagem do Deserto do Atacama cinematográfica - cruzamos mais de 5 grupos de motos - alguns do Brasil e outros da Argentina - muito, mas muito vento - superamos o trecho de 570 km chegando em Salta às 19:00hs no Hotel Salta - dez minutos depois chegam o Luciano e o Barbosa, os dois com adrenalina até o pescoço ... já fiz o Paso Sico e sei o que eles pegaram !!!! - banho tomado fomos a um restaurante ao lado do Hotel e comemos um soberbo biffe de choriço acompanhado de uma garrafa de Malbec ... encerramos com chave de ouro - agora vamos dormir o "sono do guerreiro".

Amanhã manutenção nas motos !!!

12o. Dia - 13/09/2010

clique na foto para ampliá-la
Hoje foi dia de manutenção das motos: troca de óleo, revisão e reaperto de correntes, troca de pneu da moto do Luciano, lavagem das Xts, a GS800 vai do jeito que está, sem amortecedor pois por aqui não tem o que fazer - devagar da pra chegar sem problemas - almoço - despedimos do JEBER , brasileiro que trabalha no Hotel Salta, onde pousei no ano passado antes de fazer o Paso Sico - (obs: naquela travessia eu tive que dormir na Aduana da Argentina por causa do frio os Policiais não deixaram eu passar porque ja eram 16:00 horas e faria uns 10 graus negativos a noite).

O Luciano e o Barbosa fizeram o Paso Sico, com muito vento e alguns sustos (bolsões de areia) mas chegaram ilesos e felizes pela superação. Partimos para Cafayate - um pouco frio - paisagem bucólica com montanhas do lado leste e do oeste até que apareceram as parreiras de uvas que caracteriza a região.

Cafayate é peculiar, um estilo espanhol antigo - casarios que se transfomaram em hotéis, pousadas e restaurantes muito aconchegantes, nada igual para se comparar... vale a pena fazer essa perninha antes de Salta. Jantamos uma sopa, vinho tinto da região e empanadas.

Amanhã temos 823 km até Saenz Penna!

13o. Dia - 14/09/2010

Saimos cedo de Cafayate onde andamos alguns kilômetros da estrada ladeada por parreirais das vinícolas - num contraste com uma região seca e num vale cercado pela Pré-Cordilheira e pela própria.

Algumas "Bodegas" super produzidas para receber turistas onde fazem degustação dos vinhos com pães, queijo e salames ... uma orgia gastronômica !!!

Alguns Kms rodados e subimos novamente a mais de 3 mil metros e nos deparamos com uma cidadezinha turística, tipo "Monte Verde/MG", encravada no Vale chamado "Tafí del Vale" - lugar de turismo de montanha dos Argentinos.

Fora isso, entramos na parte sul do Tchaco e aí é reta...reta...reta !!!!!! até Saens Pennã e ficamos no Hotel (Flamingo) onde havia seis motos de brasileiros - pasmem .... a família Stock estava representada pelo pai (Pedro) a mãe, duas filhas e um sobrinho + um amigo, cada um em sua moto. São de Cabo Frio/RJ e estão indo até Machu Picchu. - Que viajen buen !!!!!

14o. Dia - 15/09/2010

É o adoravel retorno para o Brasil - tempo excelente, tudo correu bem e fizemos mais de 800 km chegando a noitinha em Foz do Iguaçu.

Ao fazer o último abastecimento a gasolina "Super" boa , pura e mais barata (enchemos até os tanques extras) antes da Aduana de Foz, encontramos 5 motos BMW de Cascavel, estavam indo para os Lagos Andinos, aí mais papo e fotos, aquela confraternização e com muita felicidade entramos no Brasil (o pessoal que encontramos ligados aqui no Portal).

Vamos dormir em Foz e amanhã fazer algumas comprinhas em Ciudad del Leste.

NÃO FOMOS MOLESTADOS POR NENHUMA POLICIA NA ARGENTINA, CHILE OU BOLÍVIA , na Argentina a impressão que deu foi de que havia um "salvo conduto" para as motos do Brasil - o Luciano fez uma conversão proíbida na cara de duas viaturas, eles viram e não pararam - será que é uma TRÉGUA !!!!!!?? Tomara !!!

15o. Dia - 16/09/2010

clique na foto para ampliá-la
Depois do café fomos à Ciudad del Leste no Paraguai para fazer algumas compras. Fomos de Moto-Taxi para chegar logo e não pegar fila - é uma boa dica - mas é adrenalina também, até porque foram duas (mulheres) Moto-Gilrs e a minha, pesava uns 50 Kg e 1,50 metros de altura - Já viu, eu tenho 94 kg e 1,84 m - mas todos são profissas e chegamos bem !!!!

Fomos direto numa Loja indicada pelo Barbosa que ja é cliente e recomendou.

O Luciano fez a festa - comprou um Ipad, um Ipod, um MacBook e o Barbosa um Netbook e uma super câmera de fotografia. Eu só um CD do Wii pro meu filho Juliano. O Barbosa resolveu comprar pneus (metade do preço de SP) e demoramos pra trocar porque tem Ciesta em Foz e só ficaram prontos lá pelas 15 hs da tarde, almoçamos e partimos para Campo Mourão.

É uma pena, mas a viagem está acabando, estamos super unidos e integrados, rindo o tempo todo e aproveitando cada minuto. Agora é só "levar as meninas pra casa" !!!!!!!!!!!!!!!!!!


16o. dia - 17/09/2010 - Fim da Expediçao

Bem, amigos MotoAventureiros ... chegamos em casa !!!!

Tudo correu bem, estamos em nossos lares prontos para o "Sono do Guerreiro" !!!! Esta foi sem dúvida a mais incrível Expedição que já fiz, tanto pelo roteiro, pelas paisagens, pela aventura, pelos desafios e especialmente pelos parceiros, e tão especial pelos "webadventures" que nos acompanharam e deixaram suas valiosas mensagens.

AGRADECIMENTOS

Família:- Pra minha mulher, Elenice, que me apoiou, me ajudou a praparar esta Expedição e vibrou do começo ao fim - pro meu filho Eduardo que levou meu Passaporte até Dourados ( de avião - eu havia esquecido) pro Juliano e Ana Paula que me incentivam ...

Gestor: Ao Policarpo Jr e equipe, quem criou o Portalmotoatacama.com.br e faz a gestão com tecnologia e emoção !!!!

Parceiros: Aos meus parceiros que superaram em muito minhas espectativas:
* Barbosa - Só alegria, sempre solidario, ajudando em tudo e mostrou que é um perito em "off road"
* Lauro - é um "Magiver" tem sempre uma solução para os imprevistos - grande parceiro!!
* Luciano - "O Professor" deu aula de "off road" sempre alegre e adiantado ... rsrs !!!

Patrocinadores do Portal:

* BMTech - Alexandre, obrigado pelo apoio e pela atenção que sempre nos dispensa !
* Touratech - Silvio, acreditou em nosso trabalho mesmo antes de nos conhecer, obrigado.
* SHAD - Chicoia e Jordi - apostaram na Motoatacama quando ainda engatinhavamos- parceiros sempre!!
* SPOT - Tecnologia da Informação via Satélite - foi um sucesso com as nossas mulheres !!!! rsrs !!!

- Equipe Motoatacama:
* Samir, Marcos, Carlinhos, Denis e Matheus, obrigado pelo apoio, incentivo e pela retaguarda, conto com voces, afinal preciso pagar as contas da viagem !!!!!

- Apoio técnico:
* Luciano e Claudio da SantaGPS pelos mapas que usamos no Zumo 660 com sucesso toda a viagem
* Marcos Brunelli - Obrigado por decifrar o mapa da Bolivia ( GPS - Bolmap) - "perfeito"
* Fábio Rocha - Valeu a dica de onde comprar o mapa físico(impresso) da Bolívia, foi fundamental !
* Paulo - dicas da Aduana em Estigarríbia e areião até Villamontes
* Jorge Laguna - Dealer da Suzuki na Bolívia, meu amigo, obrigado pela dica do roteiro por Villamontes, deu tudo certo !!!
* Oswaldo Jr - Usei as garrafas térmicas (2L) de água no Salar e Deserto ...
* Glauco - Caltabiano BMW - obrigado por deixar minha moto pronta para fazer essa aventura

- Visitantes do Portal - Obrigado a todos que nos seguiram e principalmente aqueles que postaram suas mensagens - vocês não imaginam quanto vale ler cada mensagem e ver quantas pessoas estão nos seguindo - não tem preço - OBRIGADO !!!!

- Clientes MOTOATACAMA - Sem voces eu não faria esta viagem !!!!

- Meu obrigado especial ao nosso bom Deus que nos abençoou todo o tempo !

Até a próxima ....

Ricardo Atacama



Fonte: Portal Moto Atacama
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (10)

15/11/2016 12:40:37
1
1
 
15/11/2016 12:40:23
1
1
 
15/11/2016 12:40:01
1
1
 
15/11/2016 12:39:22
1
-1
 
28/6/2016 16:11:51
LJOIIJ92BW
Its a relief to find soenmoe who can explain things so well
 
1/3/2011 16:08:20
SÉRGIO PITAKI
... mas saindo de Curitiba! ab
 
1/3/2011 16:07:44
SÉRGIO PITAKI
Depois de ler todo o relato, fiquei com dor de cotovelo bilateral.
Fui para o Chile de XT660 sozinho em dez/jan último e em abril vou com amigos quase no mesmo trajeto (eu com vstrom 650, outra vstrom 1000 e uma tiger 995) esperamos ter o mesmo sucesso e aventura de vocês. parabéns e grande abraço
 
22/11/2010 04:53:19
MARCELO VORCARO
Prezado Ricardo,

Muito bom seu relato. precisamos sempre da comunidade a postos para nos orinetar em nossas fantásticas viagens. Estamos hoje, 21 de novembro em Arica, a caminho do Atacama e uyuni. Agradeço suas dicas no rotaway, e posso te dar uma opinião? Faça o roteiro de Galápagos, fantástico e imperdível.
Meu email é tellesvorcaro@ig.com.br, meu blog é uyunimototour.blogspot.com
Motoabraços

Marcelo Vorcaro-Motokambada Adventure
 
19/11/2010 21:05:23
GUSTAVO
to indo de moto, de floripa, ate machu pichu.
roteiro: floripa, foz iguaçu,asuncion, fronteira paraguai bolivia, sucre, unyiu, ouro, lago titikaka, e copacabana, peru, cuzco, machu pichu.
volta: machu pichu, arequipa, arica, tocapilla, san pedro atacama, san salvador jujuy, porto iguazu, floripa.

por favor, pode me dar dicas sobre estrada, melhores rotas, roupas e equipamentos necessarios, melhores passeios e atraçoes em cada local e pais.
dicas de fronteiras, melhores horarios pra viajar.
dicas abastecimentos, hospedagens, refeiçoes, etc..;

por favor preciso comprar acessorios, roupas, alforges, etc,, pra viagem, aonde acha mais barato e mais variedade e qualidade, Paraguai, ou Bolivia?

dicas atacama, e unyiu, cuzco, machu pichu, lago titikaka, policia corrupçao, acessorios e dicas de roupas e equipamentos?


agradeço desde ja toda e qualquer ajuda.
gustavo.




 
16/9/2010 01:02:49
RALPH LIMA
Parabéns Ricardo e amigos motociclistas pela bela aventura em duas rodas. Muita sorte e quilômetros de adrenalina!
Abçs,

Ralph
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
IHNT
 abaixo