Notícias

ERIC GRANADO VOLTANDO ÀS PISTAS E EXPERIMENTA MOTOCICLETA DE GRANDE CILINDRADA PELA PRIMEIRA VEZ

 
Em uma sala do autódromo onde Leandro Mello passava instruções de segurança, técnicas de pilotagem e informações sobre os traçados da pista do autódromo, sentou-se ao meu lado um menino muito tranquilo, que atentamente observava as orientações.

Depois das instruções fornecidas aos pilotos, todos foram colocar os seus macacões para iniciar o reconhecimento da pista.

Uma vez que eu era o único expectador convidado pelos instrutores para poder assistir e conhecer a metodologia das aulas por eles aplicadas, fui aguardar no boxe enquanto os pilotos se preparavam com equipamentos próprios para a segurança.




Existe uma grande intenção deste curso ser também oferecido aos motociclistas de moto turismo, com métodos específicos para esta pilotagem, principalmente os interessados em obter mais conhecimentos em técnicas de pilotagem fora da estrada.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la


Lá no boxe em que me encontrava, novamente o menino reaparece já vestido com o seu macacão. Eu perguntei-lhe se iria dar uma volta na garupa de alguém, pois o Leandro Mello é um especialista em levar pessoas na sua moto para curtir a emoção da velocidade nas pistas. O menino disse que não. Olhou-me com o sorriso humilde e disse que iria retomar os treinos. Eu olhei para os lados e vi uma pequena motocicleta desmontada, sem carenagem, e o pai deste menino, atento aos mínimos detalhes desta pequena máquina.

clique na foto para ampliá-la
Enquanto conversávamos no boxe, aquela pequena motocicleta que estava ganhando forma, agora já com a carenagem montada, levava o número 57. O menino educadamente me pede licença, dizendo que iria fazer sua oração e começar o treino.

Inicialmente imaginei que se tratava de um filho acompanhando o pai: mas na verdade era o inverso, o pai acompanhava o filho.

Como foi um evento fechado, em um clima de confraternização, tinha um número pequeno de pessoas ali presentes.

Me direcionei para a divisão das pistas a fim de fazer umas fotografias do treino. Primeiramente as motocicletas de grande cilindradas tomaram a pista esbanjando roncos e acelerações nas retas que impressionavam, dando um show com as suas performances. Eu nunca tinha estado em algum autódromo, muito menos entre as pistas, acompanhando de tão perto um evento deste.

Estava posicionado em uma curva para registrar os melhores ângulos para as minhas fotografias, e para meu espanto, aquela motocicleta que encontrei desmontada no boxe, deixava todas as outras para traz naquela curva. Dava para perceber claramente pelo barulho do motor a baixa cilindrada da motocicleta daquele menino de 14 anos, mas a grande eficiência e harmonia de Eric com a moto.

Como não sou ligado em provas de velocidade, apenas curto o moto turismo aventura, não tinha a mínima idéia de que aquele menino a minha frente, nada mais era que um campeão, colecionador de vários títulos europeus: tratava-se de Eric Granado.

clique na foto para ampliá-la
Ao nos reencontrarmos, não pude deixar de dizer o quanto fiquei impressionado com a sua perícia e habilidade, e Eric de forma muito simples disse que estaria retomando as pistas após uma fratura que teria sofrido, onde havia passado por um processo de recuperação.

Depois um dos instrutores, o Dudu, deixou Eric experimentar pela primeira vez uma motocicleta de maior cilindrada. Um momento histórico... Eric sentou-se a motocicleta, como em um ritual, mais uma vez fez a sua oração já posicionado para pegar a pista, e lá se foi... As primeiras voltas foram de forma muito cautelosa onde ele se familiarizava com a máquina de grande cilindrada, e aos poucos como a mesma destreza, com a pista só para ele, começava a desenhar os traçados das curvas do autódromo e sentindo a potência nas retas.


Enfim, aquele garoto, Eric Granado, retomou seu treino e naquele dia pilotou uma moto de grande cilindrada pela primeira vez!

Texto e fotografias: Eduardo Wermelinger
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (9)

11/8/2010 08:48:25
JOÃO GILBERTO SOUZABAHIA
Este garoto é conhecido como Diablo Braziliano na Europa ,já tive a oportunidade de velo nas pistas Europeias é espetacular um fenomeno ,por isso quero aqui agradecer as pessoas que o ajudam para ele poder chegar onde todos os pilotos com dedicação igual a que ele tem no MOTO GP .Parabens pelo texto ,mas o que temos que entender é que temos que arrumar patrocinio para pois o caminho e ardo e caro.......
 
10/8/2010 18:46:04
JULIE
Como motociclista de carteirinha e fã número 1 de motovelocidade, queria dizer que acompanho a crescente carreira do Eric pelas revistas, mas nunca tinha lido algo onde pudesse encontrar a adrenalina das pistas misturada com a emoção dos sentimentos, de carinho. Ao Eric meus desejos de todo o sucesso do mundo (e a sua família também!) e ao Edu, parabéns mais uma vez por escrever através dos olhos do coração!
 
10/8/2010 17:04:55
CLAUDIA LUNA
Não tem como não nos orgulharmos de pintar para o Eric. Temos acompanhado a carreira deste garoto desde quando nem altura ele tinha para se equilibrar numa mini moto...rsss...

O que podemos dizer que o Eric tem muita garra e sua família muita força para ajudá-lo em sua carreira, pois viver parte do tempo dividida (mãe e filha no Brasil, Eric e Marco fora do país) e ainda assim ser uma família unida e harmoniosa, não é para qualquer um. Parabéns à Rose e Marco pela família, parabéns ao Eric pelo talento!!

Um abraço bem forte de toda equipe LUNA aerografia.
 
10/8/2010 14:56:10
FABIANO TENES
Conheço a familia Granado ha muito tempo... e sei o quanto todos se dedicam e apoiam a carreira do Eric. Aplaudo de pé o Marquinhos e a Rose, que sao os pais desse "animalzinho" (no melhor dos sentidos) das pistas. Um dia vi esse menino em uma maternidade e hoje o vejo me passar por fora em todas as curvas da pista como se estivesse passeando e com 875 cilindradas a menos!!! Parabens tambem ao meu amigo Edu pelo apoio ao motociclismo e pelo excelente site!!! Aproveito para registrar o meu agradecimento a todos os envolvidos no evento deste final de semana, principalmente meus amigos Dudu, Leandro Mello, Brasil, Laurentys, Fernandão, e toda equipe!!

Forte abraço

Fabiano Tenes
Officer BMW
 
10/8/2010 10:27:50
JOÃO CRUZ
Sabemos das várias utilidades da motocicletas, tais como : uns que a utilizam para trabalhar; outros para viajar, os famosos estradeiros que encaram novos desafios; e temos os radicais nas suas modalidades competitivas. Vendo esta mátéria, por sinal excelente, fui surpreendido com a garra deste rapaz em razão da sua tenra idade, pois antes era exclusivo aos maiores, mas como tudo evolui, parabéns para o futuro grande piloto.
 
9/8/2010 19:55:39
ROSE GRANADO
Dizem por ai... mãe é sempre "coruja" !! Mas com este texto, que acabei de ler, não tem como deixar de ser !! São demonstrações como esta, que faz a cada dia mais, nossa família acreditar neste sonho.. um sonho de menino que está "crescendo"...e com um frio na barriga (de mãe - é claro!!)
Agradeço por suas doces palavras, em nome de todos nós..
Todos da família Granado ( mãe, pai, irmã, tecnicos, preparadores, mecânicos, amigos, motorista, etc, etc...)

Um grande abraço
Rose Granado
 
9/8/2010 16:16:13
MARCO AURÉLIO DE MATOS
Este garoto tem todas as características dos grandes campeões:jovem, talentoso e o importante apoio da família. O sucesso é uma questão de tempo!!!!!!!!!!!

 
9/8/2010 12:33:47
SÉRGIO LAURENTYS
Que texto brilhante. Fiquei realmente feliz em saber que todo o trabalho que temos junto ao Eric só faz crescer e que mesmo para os que não o conhecem, o Eric tem a capacidade de emocionar, tem a luz necessária para motivar outras pessoas. Muito obrigado pelo excelente texto.
 
9/8/2010 12:17:13
EDUARDO COSTA NETO DUDU
Perfeito !!! Parabens , que texto ... Tenho de dizer , fiquei emocionado , muito bem escrito !!!

Abraços Dudu
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
HMRA
 abaixo