Especiais

PENÍNSULA DE ASSILAH

 
Esta pequena vila foi inicialmente uma possessão portuguesa, um lugar considerado estratégico para o início da colonização no continente africano.

Em razão desta influencia portuguesa, a arquitetura local apresenta uma mesclagem de construções de grandes muralhas construídas pelos fenícios abrigando alguns fortes, bem como a pouquíssimos metros pode-se observar a medida e as edificações, com portais e janelas tradicionais mulçumanas.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Vários tons de azul se misturavam pelo céu e no mar

Embora o local seja de cultura mulçumana, já se pode ver uma grande concentração de turistas, que ao meio daquele cenário já traz uma característica de trajes ocidentais ainda misturados às vestimentas árabes, principalmente entre as mulheres.

O mais interessante ainda está nos conjuntos arquitetônicos. Na península ao norte, ainda a preservada medida, onde a cultura de comercialização árabe predomina, e mais alguns quilômetros para o sul, construções modernas, e algumas altamente requintadas, lembrando o estilo californiano, presente na mesma orla.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la















Os muros com pinturas que não destoavam da cor azul predominante

A tarde fui até as muralhas de um forte, onde lá de cima tinha uma panorâmica de quase toda a extensão da península e da medina mais a oeste. As torres da fortaleza eram brindadas com rasantes de pássaros os quais por muitas vezes ficavam a sua frente e pousando para que fossem fotografados.

Um lugar muito simpático e aconchegante. Pode-se dizer que trata-se de um balneário no noroeste do continente africano.

Ali eu já me sentia em uma atmosfera mais ocidental, não só pela frequência mais intensa de europeus, a culinária já trazia pratos típicos espanhóis, caldeiradas de frutos do mar, e o cafezinho já fazia parte do cardápio substituindo o chá.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













O fascínio de uma paisagem brindada pelo mar e conjuntos de arquipélagos que margeavam a costa, a grande quantidade de pássaros, em especial as gaivotas, que pareciam dar-lhe boas vindas naquele lugar, onde o horizonte te presenteava com um pôr do sol sobre o mar, que aquela lembrança eu já pressentia que iria ficar tatuada no coração.







































Em fim, o continente europeu estava cada vez mais próximo, a poucos mil quilômetros e também sentia que aquela experiência vivida por aqueles dias na África Árabe já iria deixar saudades.


Eduardo Wermelinger

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (7)

2/2/2017 20:16:30
YC5WITXC1VTL
Today, with all the fast lil-fstyee that everyone leads, credit cards get this amazing demand in the economy. Persons throughout every field are using credit card and people who are not using the credit card have arranged to apply for even one. Thanks for spreading your ideas in credit cards.
 
3/10/2011 08:30:15
DONATO MONTEIRO
Show de fotos Eduardo,
Este tour foi 10, cheio de contatos e nuances impares, parabéns.
Gd abç.
Donato Monteiro.
 
29/9/2011 15:21:37
ALFONSO LUGRIS
Amigo Eduardo: Felicitaciones por ese reportaje y esas bellas fotografias que tan gentilmente nos brindas enseñándonos a los que ya poco viajamos y al mismo tiempo despertando ese bello interés a los más jóvenes por conocer este ""bellísimo planeta""
 
29/9/2011 13:51:36
CICERO PAES
Belíssimas imagens Eduardo !

Parabéns !
 
29/9/2011 12:43:42
PAULO CANIBAL
Achei as fotos lindissimas, e os lugares então maravilhosos. Que nos convidam a rodar livres como as gaivotas das fotos.
 
29/9/2011 12:30:45
LUIZ ALBERTO S. TORRES
Realmente este lugar é fantástico. Tem as construções sobre as pedras que poderiam ser fotografadas e aqui postadas. Muito legal esta viagem, de moto! Nem fala! Abraços
 
29/9/2011 12:23:29
SERGIO PINHO
Maravilha !
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
HJSN
 abaixo