Especiais

A ÓTICA DO PANTANAL VIAJANDO DE MOTOCICLETA

Fotografias: Wera Hoekstra / Átila Fonseca
Texto: Átila Fonseca

 
Amigos!
Acabo de passar pelo Pantanal (MS) para verificar detalhes de um de nossos roteiros em moto (link ao final) e aproveito para compartilhar alguns relatos e fotografias com vocês.

Como um inveterado amante da natureza claro que emocionei-me no meio de tantos bichos soltos!

Os animais
Eles são as estrelas da região! E são muitos... 650 espécies de aves... 80 de mamíferos! A viagem por lá é um safári. Atenção redobrada na pista, velocidade máxima de 80Km/h e mão sempre no freio.

Para ver várias espécies, a dica é dedicar tempo. Mínimo 2 ou 3 dias na região... os bichos estão soltos na natureza, então não há hora nem local definido para encontrá-los
















É emocionante assistir à um tamanduá-bandeira (ou qualquer outro animal) cruzar por você tranquilamente por uma estradinha no meio do Pantanal... quando um tranquilo passeio Off Road, nos faz relembrar a beleza das coisas simples... faz valer à pena cada quilômetro para ter chegado ali.


Estradas pavimentadas e boas hospedagens
Foi-se o tempo em que não havia boa infra no Pantanal Sul. Hoje o asfalto chega até Corumbá, divisa com a Bolívia, e há boa hospedagem e gastronomia. Visitei várias pousadas em fazendas. As melhores seguem estilo bem rústico (não espere acabamentos finos) e com ótimo atendimento e capricho nas refeições. Hospedar-se nas fazendas é perfeito para conviver com as pessoas locais, realizar passeios guiados, safáris fotográficos e, claro, ouvir as histórias na hora do jantar.















Os acessos às fazendas são feitos por estradas não pavimentadas, o que eleva o nível de aventura e nos aproxima da bicharada... E como bicho não é bobo, é nas fazendas que encontramos alguns exemplares vivendo uma vida farta perto do homem.

Estrangeiros na região e um casal muito especial














Encontrei vários estrangeiros. Especialmente europeus e americanos. Na passagem por Bonito conheci o casal Friso e Wera.
Ela alemã e ele descendente de Holandeses. Viajam há 11 meses pela América do Sul numa van preparada por eles mesmos... com cama, banheiro e chuveiro... registram tudo num site (www.entdeckungsreise.jimdo.com). A afinidade aconteceu e resolvemos viajar juntos pelo Pantanal. Resultado: ganhei dois amigos , um carro de apoio e comecei a sair nas fotos! ...

Dessas oportunidades que só aparecem na vida da gente porque decidimos sair de casa e viajar

E concluindo...
Faltou contar-lhes muito... a famosa Estrada-Parque, atoleiro no barro, pontes quebradas, etc.. Fica para outra oportunidade.

Meu desejo é que incluam esta magnífica região nos seus planos de viagem, com seus amigos queridos e familiares! É a maior planície alagada do planeta. Procurada por muitos estrangeiros. E fica aqui mesmo... no Brasil! Fico feliz em compartilhar informações da região com quem quiser.

A regra geral diz que as viagens são ricas em novas experiências...
viajar pelo Pantanal é uma versão turbinada dessa regra!



Partiremos em roteiro para lá em Outubro através da Boxer Moto Adventure.

Veja no link www.boxeradventure.com.br


Grande abraço e boas aventuras!

Átila Fonseca
atila@boxeradventure.com.br

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (10)

3/2/2017 00:56:08
LMPFQZWDI
Ryan, please think about Oz for the ABC gigs, I know it’s a few months away yet, but if you want us Aussies to check out venue’s please let us know later on?!!Every aussie thunderhead I know is hoping for these gigs here on the Oz tour!!take care loa8&Mvree,#e230;xx
 
18/8/2011 10:03:26
ALFONSO LUGRÍS
Amigos Wera y Átila: Soy un gran aficionado a la lectura de vuestras aventuras sobre dos ruedas. Me recreo viendo las preciosas fotos que nos brindais. FELICITACIONES!! Por ese lindo viaje disfrutando de la belleza inigualable de ese PANTANAL.. Un abrazo..
 
17/8/2011 01:57:55
MANOEL MESSIAS
Pantanal um lugar muito bonito, fiz está viagem de XT 660 ano passado, saindo de São Paulo sentido Brasilia e de lá até o Pantanal. Em janeiro12 estarei indo para o Oiapoque de XT.
Parabéns ao site com as belas materias.
virago motorcycle-MC
 
16/8/2011 19:40:25
LUÍS MACHADO
Caros Amigos, há alguns meses atrás tive a oportunidade de partilhar a viagem com o Eduardo por Marrocos, e assim fiquei a conhecer o Rotaway. Hoje, duas semanas depois de ter viajado pelo Kruger Park, é com grande emoção que tenho o prazer de partilhar a vossa experiência de viagem por tão explendida paisagem. Cada vez mais a moto é parte deste ciclo que une o viajante ao património natural e alimenta a nossa alma!
Bem-haja! Luís Machado, Lisboa
 
15/8/2011 22:56:05
FERNANDO PEDROSO
Este site é fantastico por causa disto, nos traz o que a de mais belo por este Brasil, morei alguns anos no Mato grosso do Sul e sei da exuberancia deste lugar, da vontade de subir na moto e matar a saudade.
 
15/8/2011 22:38:20
MARCELO ARAUJO
Que passeio sensacional....unir as duas paixoes...Moto e Natureza no pantanal dewe ter sido demais. Obrigado pela dica.

Abr,
 
15/8/2011 13:11:39
DENNER B. BOAVENTURA
Eu já fiz essa viagem, só que de carro e na época conheci 2 meninas de Dourados-MS, que estavam vindo do peru, de moto, uma 150cc e sabe como é mulher né?!ainda mais 2!!!! Eu ficava de boca aberta de como cabia tanta coisa em uma moto tao pequena e ainda faltava as 2.
O local é belissimo, antes eu tinha ido até bonito-MS de moto.

Belo passeio,
Denner.
 
15/8/2011 12:53:07
DECIO KERR
Átila
Lindas fotos de uma belíssima viagem.
Conhecer o Pantanal em companhia da Boxer será muito bom.
Abs.
 
15/8/2011 12:44:30
OTAVIO ARAUJO GUGU
O Brasil com todas essas paisagens maravilhosas estava precisando mesmo de um incentivo como esse do Rotaway/Eduardo.
Parabéns Átila e Wera pelas fotos, pelo texto e dicas. Eu pretendo rever esses lugares lindos brevemente. Fraterno moto abraço a todos, Gugu
 
15/8/2011 11:45:33
RENATO PHILIPPS
Nossa, essas imagens vieram me provocar ainda mais. Dia 30/09 estarei indo ao encontro desta maravilha que é o Pantanal. GS-A já revisada para suportar o percurso. Eduardo, você esta de parabéns, VIAJAR PELO BRASIL.
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
BOQF
 abaixo