Especiais

BRASIL SOB DUAS RODAS PARA TODOS

Atualmente tenho observado o crescente interesse dos Europeus em conhecer o Brasil de motocicleta. Recentemente o motociclista português Joe (Joaquim Rolha), que hoje reside na Alemanha, veio conhecer de motocicleta algumas das nossas regiões e passou por Lençóis na Chapada de Diamantina, praias do Litoral da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, além de cidades históricas como Ouro Preto e Diamantina através da Estrada Real.

E por quê nós, brasileiros, não buscarmos estes destinos com mais frequência? São viagens fáceis de serem programadas e favoráveis a questões como disponibilidade de tempo e financeira. Quando escolhemos um destino aqui no Brasil, que por sinal é bem difícil por haverem muitas possibilidades, podemos vivenciar sensações e situações semelhantes, se não ditas iguais a quase a maioria dos destinos escolhidos por muitos motociclistas que viajam mundo afora.

 
JOE (JOAQUIM ROLHA)  














Sempre um excelente motivo para pegarmos as nossas motocicletas e estarmos pelas estradas. E nós brasileiros, o que estamos esperando? Vamos adequar o tempo que seja compatível com as nossas disponibilidades e sair em busca destes destinos o quanto antes! Opções não faltam!

Como ponto de partida e destino, seja de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e outras cidades, há uma gama de opções ou para os mais aventureiros uma gama de opções para rodar sem destino algum. Sempre um excelente motivo para pegarmos as nossas motocicletas e estarmos pelas estradas.

Quando me encontrava em maio deste ano em Portugal, onde conheci Joe, o mesmo me questionava sobre as opções de turismo aqui pelo Brasil. Este me disse que viria pra cá e passaria uns 15 dias fazendo um tour por nossas terras. Naquele momento me dei conta à infinidade de opções a qual Joe poderia conhecer. O que seriam 15 dias para que Joe tivesse uma ideia do seria um tour pelo Brasil? Pensei no Pantanal, na Estrada Real, o Caminho do Ouro e Diamantes, os Cânions do Sul, a Serra do Rio do Rastro, Bonito, Praias do Nordeste, Chapada de Diamantina e dos Veadeiros. A Amazônia? Sem sequer mencionar milhares de outras opções... O que eu poderia indicar?! Naquele instante mais uma vez me dei conta do que o Brasil pode nos oferecer no moto turismo.
















E Joe chega ao Brasil, com uma KMT 990 Adventure cedida pelo amigo Nicolas, rodou alguns estados, como Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo e conheceu lugares como Morro de São Paulo, Porto Seguro Chapada de Diamantina, trechos da Estrada Real, a cidade do Rio de Janeiro e retornando para Ilha Bela, litoral norte de São Paulo.















No meu encontro com Joe, o mesmo não escondia o seu encantamento com a diversidade da nossa fauna e flora, do nosso contraste topográfico entre montanhas e o mar, que listram paisagens encantadoras das nossas belezas naturais por onde passou.

Desde as montanhas de Minas Gerais, Chapada Diamantina ao litoral da Bahia, Joe se surpreendeu com a grandeza de alternativas as quais temos aqui no Brasil para o moto turismo aventura. Joe tem uma característica em optar pelas estradas off road, que no seu conceito de viagem, onde por estes caminhos se tem a oportunidade de estar bem mais perto das nossas culturas regionais.

Pratos típicos com uma variedade por todas as regiões, um festival de culinária













E nós brasileiros, o que estamos esperando? Vamos adequar o tempo que seja compatível com as nossas disponibilidades e sair em busca destes destinos o quanto antes! Opções não faltam!

Um grande abraço e boas estradas, pelo BRASIL.

Eduardo Wermelinger

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (22)

2/2/2017 23:43:48
FO3HNIMN0
Thats a shrewd answer to a tricky quiseton
 
22/7/2011 09:30:49
PAULO TELLI
Olá Eduardo! Parabéns pelo teu trabalho e dedicação. Só que tem o motociclismo no sangue entende o o que tu estas plantando. Vai ser um sucesso essa nova empresa de mototurismo, tenho certeza. Lance no teu saite Bento gonçalves e região (Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Rio das Antas, enoturismo cada vez melhor com ótimas pousadas, hotéis, etc.

Att.

Paulo Telli
 
21/7/2011 16:52:30
GERALDO BERGAMO FILHO GEBÊ
Perfeito Eduardo, como sempre abordando temas do maior interesse. Transitar pelos sertões, como as grandes Chapadas: Viadeiros, Diamantina, Guimarães, etc. e os inúmeros Parques de nossa terra, praias e montanhas é uma gratificante e imensurável coleta de imagens maravilhosas, momentos de prazer inesquecíveis, gravados em nosso retina e com nossas objetivas. Conviver com a população de cada local e absorver sua cultura e enriquecer as nossas percepções é massagear nosso ego, na simplicidade e receptividade que emana dessa gente. Façamos a divulgação dessas paragens de nossa terra que muito tem a nos mostrar.A bem da verdade, melhorias nas estradas são nescessárias assim como uma estrutura de turismo. abs. Gebê
 
21/7/2011 07:10:34
ARANTES
Parabens pela reportagem
 
21/7/2011 06:44:34
ROGER MAMPRIM
Concordo plenamente com a matéria, entretanto muitas vezes o que nos desanima a fazer projetos de viajens no Brasil é a conservação e qualidade de nossas estradas....quem já andou pela américa latina sabe muito bem que em qualquer país visinho temos uma qualidade extremamente superior,...Com destaque ao PErú.
Abraço a todos.
Roger Mamprim
 
20/7/2011 21:12:16
EDSON LUIZ SIONEK
Circuito VStrom, este foi o nome escolhido por mim e meu amigo quando realizamos uma viagem de 11000 km, saímos de Curitiba com destino a Belém via BR 153/010, atravessamos 17 estados e retornamos pelo litoral. Foi show, conhecer o território brasileiro foi opção bem antes da América do Sul., lugares de incomparável beleza, pura magia, o Brasil se destaca pela mãe natureza, povo acolhedor. Entretanto, lamento a péssima condição das estradas e ainda a falta de estrutura turística em alguns locais, nos mais é subir na moto e acelerar, é pilotar e sentir a pura emoção de viajar é algo que não tem preço, é o desejo mais antigo do homem, o de ser livre e sem limites."
Edson. circuitovstrom.blogspot.com
 
20/7/2011 15:42:43
HARRY FRANÇÓIA
Gostei das dicas. Vou publicá-la no site.

harry
 
20/7/2011 15:23:08
HARRY FRANÇÓIA
Muito boa reportagem, parabens.

harry
 
20/7/2011 15:10:48
GILBERTO SCHROEDER
Bom, para quem é de fora do Brasil não faz a minima ideia do que seja este pais que tanto me orgulha. A oportunidade deste rapas em conhecer um pouco da nossa terra, digo isto devido ao tamanho do Brasil, só que terá uma dura escolha a fazer, qual região ele realmente quer conhecer, nossas estradas melhoraram muito nos últimos anos, andei recentemente pelo norte e nordeste, as obras não param, muitas estradas pedagiadas e com isto mais segurança, para min falta conhecer apenas 4 estados, em breve quero ter percorrido todo nosso território, infelizmente nem sempre foi de moto.
Tenha uma boa estadia em nosso pais.
 
20/7/2011 14:49:04
ALFONSO LUGRIS
Muy lindo el reportaje Eduardo, conozco gran parte de la sierra gaúcha siempre guiado por alguien que la conoce bién que és Ricardo, reconozco que la belleza de esta parte de Brasil és FANTÁSTICA!!!
 
20/7/2011 12:58:20
TADEU URSO
Caro Eduardo, pra ter uma ideia do tamanho da serra gaucha/ catarinense, são mais de 3000 km de estradas dos mais variados terrenos, ando muito por essa regiao e vejo poucos motociclista rodando por ali. nao é só canion, tem as coxilhas, corredor de gado, a culinaria serrana e um povo extremamente amigo. rodar por ali é uma baita aventura.
abraço
 
20/7/2011 12:14:01
FÁBIO PAVÃO
Olá Eduardo, fico feliz por ter abordado essa questão.
De fato somos um povo privilegiado, ante a vasta diversidade de opções que temos em nosso país, tais como montanhas, praias, etc...
É lógico que uma viagem ao exterior sempre tem aquela coisa da diversidade de culturas, costumes e gastronomia. Porém, como vc aborda, aqui no Brasil temos roteiros para todos os gostos e bolsos.
Abs e parábens
 
20/7/2011 09:55:05
CESAR RIBEIRO
Bravo Eduardo, parabéns pela iniciativa de nos chamar atenção para uma coisa que todos sabemos... porém não usamos, ou melhor, exploramos pouco, o nosso Brasil, que é simplesmente maravilhoso, temos um pedaço de cada parte do planeta em neste continente. Valeu... Boas viagens para todos nós...
 
20/7/2011 09:31:45
OTAVIO ARAUJO GUGU
Bela abordagem, amigo Eduardo.
Temos inúmeras belas paisagens e muitas opções, contudo temos também insegurança, estradas perigosas, mal sinalizadas, esburacadas e motoristas irresponsáveis.
Esse estigma deve assustar um pouco os estrangeiros.
Na verdade nem existe no exterior um plano de divulgação de turismo sobre duas rodas, e a dificuldade em trazer a moto também pesa na balança... Acredito que com o tempo, pessoas como você e alguns de nossos amigos, sempre presentes no Rotaway criarão meios de incentivar e divulgar o turismo de aventura/viagem sobre duas rodas nesse maravilhoso país chamado Brasil. Nada podemos esperar do Ministério do Turismo nem do Governo... Qualquer iniciativa de divulgação de viagens em duas rodas no Brasil tem que partir de grupos de motociclistas de peito e alma abertos como nós. Eduardo, a maioria dos grandes motoviajantes brasileiros conhece melhor as estradas e roteiros da Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, etc do que o interior do Brasil. Tenho pensado no assunto, eu mesmo gostaria de fazer um belo tour pelo Brasil. Fraterno moto abraço a todos, GUGU
 
20/7/2011 09:25:41
JEAN C. RADUENZ
Concordo com a matéria. Temos paisagens maravilhosas e lugares incriveis neste Brasil. Eu particularmente tenho o desafio de conhecer todo o nosso estado (SC), e estamos relatando cada passeio em nosso blog (www.sodemoto.com.br).

Mas ter a opção de viajar para outro país também é interessante pq dá o direito da pessoa poder comparar. E muitas vezes valorizar o que existe de tão bom em nossas terras.

Abs a todos.

Jean C. Raduenz
 
20/7/2011 09:23:57
CARLOS PEREIRA NETO
Prezado amigo estradeiro. Você tem toda razão! O Brasil tem lugares belíssimos. Posso testemunhar as belezas da Serra do Rio do Rastro, no sul de Santa Catarina; Bonito, no Mato Grosso do Sul; Chuí e interior do Rio Grande do Sul (Gramado, Canela, Passo Fundo, etc); Paulo Afonso, no norte de Sergipe; Campina Grande, na Paraíba. O Brasil é belíssimo, mas vale a pena também estender por alguns países do Mercosul, que também possuem uma beleza indescritível, como o Deserto do Atacama e os Andes na divisa de Argentina e Chile, além das belezas da costa oeste da América do Sul. Enfim, meu prezado amigo, temos muito a oferecer aos nossos irmãos motociclistas do além mar. Um fraternal abraço.
 
20/7/2011 09:13:46
MARCELO FREIRE
Grande Eduardo!
Grande verdade, a diversidade de destinos no Brasil é enorme. Eu, apesar de fã inveterado do sul do Brasil, conhecedor do nordeste, ainda me falta rodar pelo norte e centro-oeste, cujas belezas são cantadas em verso e prosa. A facilidade hoje proprocionada pela diversidade da rede hoteleira é um dos fatores de incremento do turismo, preços para todos os gostos.
Jalapão, Pantanal, Lençois Maranhense e Diamantinense, lindas praias fluviais, é até dificil escolher!
Forte abraço!
 
20/7/2011 08:47:46
EVANDRO DALBEN
Tive a oportunidade de rodar com polones, holandeses e diversos outros estrangeiros pelo nosso pais e sempre questionei porque a maioria dos relatos na web de estrangeiros pulava o Brasil, muitos respponderam q nao fazia ideia da nossa diversidade, precisamos melhorar e muito a imagem do Brasil la fora, com certeza o motociclismo tem grande potencial para mudar isso, outro ponto levantado por eles e que o Brasil é muito caro para se mandar as motos e nossa legislação de transito muito complicada para alugar motocicleta.

Mas vc esta certo Edu, o Brasil e maravilhoso nem precisamos andar muito para ver isso.
 
20/7/2011 08:43:57
JOSÉ CARLOS
Eduardo bom dia
Realmente o Brasil é um páis encantador. Se nos dispusermos a rodar pelo Brasil de Norte a Sul temos muito o que ver. Infelizmente as estradas que temos não ajudam, temos estradas que são vergonhosas principalmente as BRs. De resto é botar a moto na estrada e se divetir.
Um Grande Abraço
José Carlos - Gaspar-SC
 
20/7/2011 08:42:45
SÉRGIO PITAKI
Boa Eduardo, como sempre na mosca. Pergunto: O Joe foi fazer off-road na terra ou no asfalto? Porque quando andamos nas estradas asfaltadas pelo Brasil afora vemos que se parece com puro off-road! rsrs
 
19/7/2011 13:22:56
RICARDO LUGRIS
Boa, Eduardo.
Aí no Brasil ( e na América do sul) vocês tem espaços e distâncias que são extremamente cobiçadas pelos motociclistas aqui da Europa.
É só pegar a moto e sair. Sem pressa e sem culpa. Sem lenço mas com documento!!!
Por que não criar um troféu para os motociclistas que já percorreram TODOS os estados do Brasil?
 
18/7/2011 17:20:49
CARLOS AUGUSTO DUARTE
Uma grande verdade. Ficamos fazendo planos para longas viagens que por outras razoes sequer conseguimos realiza-las. Porém, uma viagem de 5 a 10 dias, fica muito mais acessível.
Afinal aqui no Brasil tem muito lugar interessante sem nada a desejar quando comparamos a outros destinos.
Gostei do ponto de vista do texto.
Carlos Augusto
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
FHGB
 abaixo