APROVEITANDO O SEU ESTILO DE MOTOCICLETA
Tenho ao longo destes anos de motociclismo observado que muitos motociclistas fazem migração de estilos diferentes de motocicletas. Entretanto me questiono se os mesmos fizeram a escolha que realmente atendam as suas expectativas e conseguem ter o máximo de proveito pelo modelo adquirido, já que a decisão de qual moto comprar depende da acessibilidade desta ao mercado (em termos financeiros), e acima de tudo de quem vai pilotar a moto, pois independentemente do gosto, um rolls-royce é o carro, mas se colocarmos uma pessoa com pouca ou sem experiência alguma por detrás daquele volante não podemos esperar que este usufrua este veículo com todos os recursos tecnológicos disponibilizados.
O mesmo acontece com as motocicletas Vejo o charme das custom passeando pelas tardes de sábado, principalmente em dias de sol, onde os detalhes cromados que compõe o acabamentos destas clássicas dão um ar todo especial a paisagem por onde passam. Acho o máximo aquele simbolismo que faz que se permaneça vivo um estilo de vida que marcou uma época. Seus proprietários motociclistas fazem deste estilo, ao botarem as suas máquinas para rodar, uma forma de eternizar todo um requinte que sempre estará presente no coração dos motociclistas.
Por um outro lado vejo as naked cruzarem estas mesmas paisagens, com aquele apelo de sempre estar desenhando as inovações do bom desempenho em relação ao motor e conjunto mecânico que marcaram o surgimento bem característicos deste estilo de motocicleta.
E sem mencionar as motos race, com adrenalina injetada em seus motores com o aditivo de uma aerodinâmica impecável, não esquecendo das motos cross e de muitas outras categorias existentes atualmente.
Quando esta diversidade é democrática a todos os motociclistas a possibilidade de escolha torna-se algo fascinante.
Mas sem querer ser tendencioso, e já sendo, mesmo ainda curtindo um estilo custom, admirando as motos naked, speed, cross, enduro, etc... não escondo a minha preferência pelas big trail.
Independentemente do estilo escolhido por cada motociclista, tem um fator o qual por muitas vezes me questiono. Será que aquele piloto está realmente preparado para usufruir da sua motocicleta?
Às vezes podemos até ter uma certa convicção que pela nossa experiência não teremos dificuldades em aproveitar a nossa motocicleta. Mas será? Não estou me referindo a pilotos profissionais que estão sob treinamento diário para as suas competições, mas refiro-me àqueles pilotos que querem aproveitar a sua motocicleta da melhor forma de acordo com a proposta oferecida por cada estilo.
Se é uma speed, a melhor forma é escolher um espaço adequado, um autódromo, como o de Interlagos, Rio de Janeiro e outras pistas com condições para explorarem as potências destes motores nervosos, mas desde que devidamente assistido por um instrutor qualificado, que além das aulas teóricas e práticas com os exercícios para acima se tudo, o FATOR SEGURANÇA esteja presente em todas as situações.
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O mesmo acontece com as Big Trails, que devido a sua versatilidade, estas conseguem proporcionar ao motociclista ir um pouco além dos pisos asfaltados. Afinal quando intitulamos esta categoria com "duplo propósito", é justamente para que possamos utilizá-la em estradas asfaltadas e em situações que exigem um pouco mais de conhecimento do piloto que são as estradas de terra. A imprevisibilidade de um terreno baldio põe a prova a experiência de um piloto em lidar com aquela situação. Neste caso, não estou falando de preparações para competições de velocidade off-road, mas de conhecer o que as característica deste estilo de motocicleta pode de melhor proporcionar ao piloto e vice-versa, o que um piloto têm que fazer para que não hajam surpresas em algo tão agradável e fascinante que é a prática do motociclismo.
Existe piloto melhor que outro? NÃO !!! O que muitas das vezes acontece é que ainda não foi repassado de forma técnica como devemos proceder na condução da motocicleta em circunstâncias como uma estrada com areia, terra fofa, ou mesmo o famoso rípio para os que sonham com o Ushuaia. Por muitos evitado, tal piso não é um bicho de sete cabeças, mas realmente exige um pouco mais de preparação.
E sejamos sinceros, quantas vezes já nos privamos de alguns trechos ou até mesmo viagens por causa dos tipos diferentes de piso?Quando temos instruções com pessoas devidamente qualificadas para ensinar as técnicas necessárias para que possamos nos sentir seguros com a nossa Big-Trail(que por sinal costumam ser bem pesadinhas) em terrenos com pisos de terra, areia e lama, certamente estaremos aproveitando da melhor forma as nossas expectativas investidas na motocicleta. Não só o investimento financeiro, mas o de buscarmos os nossos propósitos quando optamos por uma motocicleta para todo tipo de terreno.
Boas estradas e muita aventura com TÉCNICA e SEGURANÇA
Abraços,
Eduardo Wermelinger
Comentários (22)
16/7/2011 04:49:50
FERNANDO ZANFORLIN
Grande Edu, fiz o mesmo questionamento, aqui, na Suiça,após fazer 11 "pass", vi motos de todos os estilios e pilotos com caracteristicas bem diversas e idades. Motos speed em abundância, big trails poucas em relação as demais, nakeds,muitos. As HDs também muitas. Motos japonesas imperando. Uma foto absolutamente normal, todos os pilotos corretamente equipados.
grande abraço até breve.
11/7/2011 23:24:39
GILMAR FERNANDES
Amigos conheço estes caras! São muito bons....
Quero participar do curso. Diz aí como faço para me inscrever.
Abs. Gil
11/7/2011 21:37:26
RODRIGO GALANTE
Edú, estou ansioso pelo curso, apesar de ter crescidone apredido andar de moto na terra e ter competido de downhill (bike) na California, acho que seria expetacular usar as técnicas da bike e motocross em minha Big Trail (Tiger 955i). Não vejo a hora! Vc tem maiores informações sobre o curso, quando vai ser?
Grande Abraço!
Rodrigo
8/7/2011 15:56:06
ALFONSO LUGRIS
Precioso reportaje Eduardo. Al leerlo, desde mis 82 años recuerdo aquello que dice el tango. (Hay quién pudiera volver a ser mocito y cantar). Un abrazo de felicitaciones..
8/7/2011 08:05:30
RICARDO LUGRIS
Escolha a moto que serve para o que quer fazer com ela. Isso é o mais importante.
Boa reflexão, meu caro Edu. Estás me saindo um literatp do motociclismo!
7/7/2011 11:35:24
HUGO PENNA JUNIOR
Realmente moto eh cada uma para seu cada qual , e não existe motociclista melhor do que o outro, cada um com sua mania e moto diferentes , no meu caso sou estradeiro adoro motos custom e já fui piloto de esportiva ,mas hoje adotei a custom e não quero outro tipo de motocicleta , tenho uma 650 cc Suzuki ano 1999 super conservada que vai a todos os lugares que eu quero,estou satisfeito com minha negona , um abraço do amigo Hugo Penna
7/7/2011 00:19:21
POLICARPO JR
Grande Eduardo, tô com saudades de vc! Ainda temos que fazer aquele passeio juntos hein... quero aprender muito com vc! Parabéns pelo texto e por trazer o curso para o Brasil. Hoje rodei na Route 66 com Big Trail (rsrs) e me lembrei de você. Um forte abraço!
6/7/2011 19:37:57
PABLO TERANNO
Isso caracteriza o motociclismo. Sem preconceito quanto a estilos e cilindradas. E o interessante deste texto eh que deixa a clara mensagem: Aproveite sua moto, seja ela qual for.
Nunca tinha visto este site e fiquei surpreso com a qualidade.
Tenho uma HD e curto muito esta minha parceira de estrada.
A todos do Rotaway, parabéns.
Pablo Teranno
6/7/2011 17:53:10
DONATO MONTEIRO
Beleza de texto Eduardo,
Como sabes sou fechado com as BigT, não só a GS como Teneré, Strom, Varadero ou Multistrada, estas máquinas são a medida certa para o meu (nosso) cotidiano estradeiro, motocas guerreiras e de muitas facetas tem em seu comportamento eclético o DNA motoaventureiro.
Mas como bom gourmet não me nego a outros sabores, seja o uivo delicioso de um quatro em linha ou a imponência de um V2 custon, o que vale é estar na estrada, em sendo com um modelo que case com a sua aptidão e utilização tudo se encaixa melhor.
Quanto ao acesso a técnicas de pilotagem a sugestão é super assertiva e poderá economizar muitos dissabores a pilotos de vários estilos.
Grande abraço,
Boa estrada.
Donato Monteiro.
6/7/2011 13:34:53
BATO
Muito bom o texto, porém, venho acrescentar tipo de motociclista que finalmente está em ascenção no Brasil, forçando novos lançamentos e inclusive os preços a baixarem: os scooteristas.
Hoje não se é mais tão absurdo dizer que prefiro scooter para viagens. Temos várias opções de média CC, rodas de todos os tamanhos, boa proteção aerodinâmica, espaço para bagagens, tecnologia embarcada, etc, tudo o que um viajante de rodovia precisa, e cada vez mais nacionalizado, chegando a competir em preço com motos de mesma cilindrada.
6/7/2011 09:17:09
DELCIO TONIN ERECHIM RS
É isso mesmo Eduardo, não é facil decidir que moto comprar com tantas opções. Mas seja qual for, na minha opinião, a melhor é aquela que te proporciona maior prazer, independente de marca ou tamanho, e o mais importanta é estar preparado para pilotar ela. Como escreveu Jorge Cancella, não acredite na "cigana".
6/7/2011 09:06:56
ANDREA BOAVENTURA
Parabens por chamar a atencao p/este assunto mtas vezes esquecido qdo o visual fala mais alto q a razao.
Isso foi o q aconteceu c/ meu qrido marido.Sempre tivemos big trail, principalmente pelos terrenos q custumamos frequentar. Entao certo dia ele se apaixonou por uma custom...e a adquiriu, dispensando a big trail. Em bem pouco tempo voltou para a velha guerreira, pois a custom apesar da beleza, nao atendia as nossas necessidades. Entao recomendo a todos em analisarem primeiro, antes da aquisicao, qual é sua real necessidade.
abcs
6/7/2011 03:29:16
VINICIUS MANARTE GUARAPARI, ES
Hoje, graças a Deus, tenho uma HD FX/std 1600cc 2007 e uma Varadero 2008. Todas desde 0km. Admito que a relação, algumas vezes é meio confusa. Um pouco de amo e odeio ao mesmo tempo. A Vara acho feia, mas maravilhosa para longas viagens - só vou nela. A HD é simples e básica, mas é linda. Centro de gravidade baixo + pneu largo + soft tail = ciclística maravilhosa, adoro. Para curtir o vento e ir aos eventos so lembro da minha FX. Meu catalizador de amizades...O lado odeio, quem tem HD sabe. Enquanto posso, vou ficando com as duas.
5/7/2011 22:14:00
JORGE CANCELLA
Parabéns Eduardo,
definiu muito bem a questâo sobre a escolha da moto, é como aquela frase famosa da Pirelli: "potência...sem controle não é nada!"
E ainda tem aquela "famosa" frase:(minha mesmo, hé, hé...) muitas vezes a culpa é da "cigana" que fala pro cabôclo que ele vai ser motociclista! o cara acredita e compra moto... se vai prá trilha...atrapalha; vai pra estrada....atrasa os parceiros!
Recomendação: "troque de cigana" ou.... de esporte, hé, hé...
Brincadeiras à parte, ótima iniciativa essa do curso off road, com certeza deve melhorar significativamente as técnicas de pilotagem até dos experientes pilotos, eu acho!
5/7/2011 22:09:26
PEDRO GALVÃO
Excelente abordagem.
Acabei de entrar para o mundo das big trails e tenho muita vontade de pegar uma estrada de chão. Mas sinto-me inseguro, principalmente porque minha esposa sempre me acompanha.
Muito legal.
Pedro Galvão / São Paulo
5/7/2011 22:05:50
ARNALDO GIL
Oi Eduardo, muito legal esta sua observação.
Também concordo que mesmo com já um estilo de moto já definido, se queremos desfrutar da melhor forma, que seja cada vez mais buscando o aperfeiçoamento com as dicas de pilotagem. Com os anos a prático muito nos ensina, mas sempre temos lá as nossas dúvidas em como nos comportarmos diante alguma situação mais difícil.
São as vezes opiniões divergentes, como liga-se ou deliga-se o ABS na terra? E por aí vai.
Abraços.
Arnaldo Gil
5/7/2011 20:43:17
JOSE MARCOS ARAUJO SILVA
Olá Eduardo
Sempre leio seus textos e com eles tenho aprendido muito apesar de ser motociclista antigo.Sempre tive big trail, Super Tenere ,Varadero, Cagiva Gran Canyon 900, mas acredito que a moto tem que vestir o piloto e a moto que tenho atualmente a Yamaha TDM 900 é a que me faz sentir mais a vontade.Já tive 3 delas e, realmente é a moto que me da mais prazer em pilotar.
Abs]
Jota
5/7/2011 20:24:07
GERALDO BERGAMO FILHO GEBÊ
Olá Eduardo, ninguém melhor que vc para discorrer sobre esse tema também uma vez que sua penultima viagem, (sim) porque não gosto de dizer a última, pelo território africano, já nos deu uma grande visão das Big Trails, Gs e Teneréé....como também sua imparcialidade . mas já tive custon e depois uma TDM 900 que me identifiquei muito e agora hà pouco mais de um ano tenho uma GS 1200 - Premium com controle de tração e tudo que tem direito, mas nào me sinto à vontade para desfrutar tudo de que ela dispõe em terreno acidentado , de terra principalmente. Acho que não é só a máquina que tem disponibilidades (tecnologia abundante embarcada),que vai resolver o problema mas também a máquina humana precisa acompanhar essa evolução (questões físicas). grande abraço e parabéns novamente por seus textos. Gebê
5/7/2011 19:47:41
ROBSON DE A. LIMA
Excelente abordagem!
Muitas vezes percebemos amigos motociclistas no caminho equivocado,tipo insistir em pilotar uma racing quando a habilidade não atinge o piso para conduzir uma street.
Particularmente, também prefiro as bigtrails pela versatilidade que proporcionam.
Abraço Carioca
Robson
5/7/2011 18:50:35
JULIANO SALGADO FILHO
Amigos,
Minha origem com o motociclismo foi com uma CB 750, depois peguei uma HD 1200 que fiquei neste casamento por mais de 10 anos. Em 1999 fui pra linha speed, e aos poucos a oportunidade de ir para o autodromo fui surgindo, onde me diverti o bastante.
Atualmente tenho uma GS 1200, e realmente tenho muita vontade de aproveitar melhor o que a motocicleta pode me proporcionar, e passo por esta circunstância, de não dominar o suficiente a motocicleta em estradas de terra, diferente da minha escola, o asfalto.
Legal o texto.
Rotaway, parabéns por adordar o tema. De grande valia.
Salgado
5/7/2011 18:46:47
OTAVIO ARAUJO GUGU
Belo tema, amigo Eduardo.
Ocasionalmente pensei em escrever sobre ele, por ser abrangente e instigante. Muitas vezes pela vivência que tenho, sou consultado sobre esse assunto por amigos motociclistas ou pelos que pretendem sê-lo.
Você colocou muito bem, marcou sua preferência, elogiou os outros estilos e brevemente vai nos proporcionar a oportunidade de fazer o curso MotoXplorers.
A sensação e desprazer ao adquirir a moto errada é horrível, desgastante.
Já possui uma Kawa ZX 11 e não sabia o que fazer com ela.
O fundamental, depois da análise financeira que a aquisição envolve é saber onde pretendemos rodar com a nova máquina. Rodo a anos com as Bigtrails e não imagino moto melhor, delas, mesmo as mais pesadas, se usufrui o que é melhor numa motocicleta, a liberdade. Fraterno moto abraço a todos, Gugu – Taubaté / SP
5/7/2011 18:40:09
SHEILA
Muito bem escrito seu texto!!!Parabéns, bem interessante