Especiais

A IDADE E A MOTOCICLETA

 
Alguém de 70/80 anos pode perfeitamente continuar a rodar com sua motocicleta, desde que use uma moto adequada, saiba limitar seus trajetos e conter-se na forma de pilotar.

Encantar-se com a vida é ser feliz.

Rodar de moto traz a sensação indescritível de liberdade. Muitas vezes ao tirar o capacete junto a outros motociclistas desconhecidos, sinto que minha figura causa certo impacto, nem tanto pelo tamanho da Varadero, mas pela idade que tenho e aparento.

É preciso que as pessoas entendam que a idade cronológica nem sempre encontra correspondência na idade biológica e psicológica.

Ter mais energia, entusiasmo, inspiração e espiritualidade independem da idade que consta na certidão de nascimento. Quando nossa forma de encarar as estradas, a passagem do tempo é diferente da habitual, nossa realidade etária também muda.

Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata. Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam.
Eu não me questiono mais.


SÓ O TEMPO FAZ O MELHOR VINHO  
Depois de tanto rodar de moto sozinho ou com amigos, sinto que a cada nova jornada fica mais difícil encontrar um parceiro ideal para uma longa viagem, porque com a idade a gente fica mais limitado e também mais exigente com as companhias. Um parceiro que fuma, um parceiro jovem demais que quer sair nas baladas, outro arrojado em excesso, aquele da moto custom que viaja passeando, o outro que se atrasa sempre, o que enche a cara, os que querem ficar em hotéis baratos, sim, quem achou um parceiro ideal deve guardá-lo como um tesouro e enchê-lo de mimos...

Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável, e na minha opinião, menos crítico de mim mesmo. Sei que piloto rápido demais, que paro poucas vezes, que tiro raras fotos...

Se algo não dá certo entre os companheiros durante uma longa jornada, ambos são prejudicados de alguma forma. A gente sente que o encanto da viagem se foi, aqueles planos todos juntos com o parceiro, aquele apoio incondicional no caso de qualquer problema se esvai.


Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que são as longas viagens de moto.



Quando vem o envelhecimento, a experiência se materializa, a confiança na moto e em si próprio se amplia, mas falta alguma coisa, aquele parceiro sempre de bom humor que segue as regras, divide a tarefa com mapas, GPS, localização de hotéis e tem sempre uma palavra amiga na hora do cansaço ou da saudade de casa.

Eu sou abençoado por ter vivido e viajado de moto o suficiente para ter grisalhos meus poucos cabelos, e ter os risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto.


Eu não poderei pilotar uma moto para sempre, mas enquanto ainda estou aqui, não vou perder tempo lamentando a falta de um parceiro ou quem entre minhas inúmeras amizades poderia ter sido, ou me preocupar com o que virá durante minha próxima expedição.

Eu vou continuar planejando e fazendo minhas longas viagens solo

Você já imaginou o filme Eazy Rider com apenas um dos motociclistas?


Texto: Otavio AraujoGugu” - 68 anos, motociclista há 52 anos


AGRACEDIMENTO

Agradeço de coração aos amigos do Rotaway os comentários sobre meu texto. Adoro escrever sobre motociclismo, não apenas descrevendo viagens e roteiros, mas principalmente sobre o lado humano, as dúvidas, sensações e todo lado psicológico desta arte chamada MOTOCICLISMO.

Que Deus nos proteja.
Otavio Araujo – Gugu – Taubaté – SP
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (52)

2/2/2017 20:22:37
5GIZYETBD
Not stupid! The white part is the shell. Think like how sunflower seeds have the white and black part around them? Th81&#a2t7;s the white part for pumpkin seeds. That’s the part I can’t normally be bothered with, so I usually buy the shelled and roasted ones from the bulk myself.
 
9/4/2013 22:48:40
EDSON RODRIGUES SIMONELLI
Mais uma vez parabéns meu amigo, lindo texto...
 
1/9/2012 16:17:58
NELSON
Gugu, parabéns por mais este texto/reflexão muito bacana.
Baita Abraço !

Nelson.
C.Jordão.
 
5/2/2012 11:17:42
SERGIO RUBEN MENDEZ SARDO
GUGU : no te conozco , pero te conozco.- Tengo 63 y termino de hacer 10.800 km .- felicitaciones por traducir el espiritu de la libertad.- abrazo y buenos vientos .- Sergio.-
 
24/12/2011 11:20:29
JU MEDEIROS
E eu que pensei que voce fosse mais velho. Velho é meu filho de 26 anos que esta preocupado com a crise na Europa. Kkkkk eu tenho 54 uma GSA 1200 com cara de quero estrada. Um dia te encontro nas Brs .
 
13/6/2011 18:03:00
FABIO
Parabens pelo texto, apesar de mais novo (36), me idenfiquei muito
 
29/5/2011 04:23:41
RENATO LOPES
Grande amigo Gugu, saudações gaudérias,
Parabéns por mais esta ótima reflexão sobre viagem/moto/idade. Essa nossa paixão nunca terá idade, pois a liberdade e sensações de pilotar nossas motos é única e ao mesmo tempo eterna. Só iremos parar quando nosso corpo físico não permitir, mesmo assim, continuaremos a pilotar na imaginação ou com as aventuras dos mais jovens que continuarão trilhando nossos caminhos.
Desde Nicaragua, meu fraterno motoabraço.
 
26/5/2011 16:08:32
BOEIRA CAPANEMA PR
Mano Veio Gugu, Você viaja, viaja e viaja, e ainda não veio aqui na toca, venha e vamos falar sobre o assunto pessoalmente saboreando um churrasco com uma cuca de acompanhamento. Abs. Boeira.
 
26/5/2011 11:19:57
MARCIO CELANT
Parabens Otávio, gostei muito do seu texto , tenho 37 anos e estou me sentindo ...sei lá ; com 90.Quero envelhecer e tentar me espelhar um pouco em você.
 
25/5/2011 21:02:19
PABLO SANCHEZ
Otavio: es admirable tu forma de pensar y sobre todo"es mas facil ser positivo cuando uno envejece", espero durante esta año que compartamos ruta y vivencias. Abrazo grande desdeArgentina!!!
 
25/5/2011 20:44:27
VALDIR LOPES DA SILVA ARARAS S/P
invejo voce gugu e te parabeniso estou com 54 anos e tentando fazer o mesmo que voce se eu chegar ate sua idade terei feito oque voce fez parabens.
 
25/5/2011 14:26:18
RICARDO & VANESSA
caro amigo gugu, não encare a idade como um problema e sim como um troféu pois poucos tem a oportunidade de viver a vida tão bem assim , que me dera eu um dia viajar apenas 1/4 do que vc ja fez até hoje, com o tempo as rugas do nosso rosto deliniam as arestas do vento que brisa sobre o rosto neste longo percurso da vida de um verdadeiro motociclista, façamos de vc um exemplo a ser seguido, pois nestes olhos cansados há ainda muito folego e vontade de fazer tudo isso denovo.
um abraço carinhoso de seus amigos ricardo e vanessa.
 
24/5/2011 21:55:03
CICERO PAES
Grande Gugu !

Que dizer desse texto bastante lúcido e sensato ? Concordo contigo quanto a essa dificuldade de se achar amigo ideal para longas viagens, algo que, confesso, absorvi e julgo ter feito a escolha certa. Na verdade sinto-me um privilegiado que anda solo (graças a Deus ! ) apenas em termo de moto, pois viajamos em dupla: eu e esposa.

Agora, aqui entre nós, 68 anos não é nada pra quem ainda viajará por mais algumas décadas. Certo ?
 
24/5/2011 18:17:40
JOSÉ BERNARDES GIL
Meu caro amigo Otávio "Gugu", você é completo, seu universo é perfeito. Você é o cara!
Parabaens, grande abraço.
Gil
 
24/5/2011 11:03:42
CLAUDIO FERREIRA
Amigo Gugu, é muito fácil se tornar um admirador seu, afinal quem não gostaria de chegar quase nos 70 fazendo viagens longas de moto com a sua disposição. Você está de parabéns. Nos conhecemos numa dessa suas aventuras, que espero um dia fazê-la também. Para mim você é motivo de inspiração. Muita saúde amigo.
 
24/5/2011 10:31:12
JOSÉ CARLOS DE PONTES
Gugu,
Aos 68 anos e com esse pique, é uma benção !
Para ser feliz, o que menos importa é a idade.
Parabéns pelo seu exemplo de vida. Que você continue com esse brilho nos olhos.
Um grande abraço.
Pontes.
 
23/5/2011 22:56:34
PAULO ROBERTO C.PEREIRA
Gugú
Acompanho suas aventuras já há algum tempo e acho interessante.Moro em Vila Velha no ES mas sou do Rio.Piloto desde os 18 anos e já estou com 70.Tenho uma BMW K 1200 RS e tambem só viajo só.Quando for a algum encontro por aí ,por favor informe pois gostaria de bater um papo.Em 1960 já fui a Buenos Ayres numa Vincent HRD 1000 e sem um tostão no bolso.
Um forte abraço e saúde para continuar curtindo a vida.
Paulo Roberto
 
23/5/2011 22:21:50
EWALDO L ANDRADE
Gugu,
Como vc escreve bem e corretamente!! Super agradável. (agora o pessoal do PT vem com: "nós pega o peixe, e perde!).
Fico contente que vc está pilotando com mais cuidado, o que fazia (ou ainda faz) com o jetski me deixava preocupado!!
Vc não viaja sozinho, estamos sempre te acompanhando com o coração.
Abraços
do amigo Ewaldo
 
23/5/2011 21:01:25
POLICARPO JR
Grande Gugu,

Gosto muito dos seus textos, concisos e diretos. É isso ai amigo, não importa a idade, felizes aqueles que tem saúde e prazer em viajar de motocicleta, é só escolher o destino ou rumo e partir...

Abraços, Policarpo Jr
 
23/5/2011 20:09:56
ELDINEI P.P. VIANA
Gugu,

To vendo um "Viajante Solitario" aí :-)

Parabéns pelo texto... 68 anos é pouco... 87 é o alvo... em cima de uma moto, claro !!!

Ainda temos que terminar a nosssa viagem :-)

Abração
 
23/5/2011 18:33:20
MARIO FONTES
Dá-lhe garoto! E conte sempre comigo. Mesmo não tendo feito nenhuma dessas viagens de moto com você fisicamente, fui e voltei com você em várias delas...
 
23/5/2011 14:48:49
CELSO
Olá Gugu !
A idade pode nos fazer sábios ou simplesmente velhos. Seus textos são "saboreados" porque sempre estão recheados de ensinamentos. Concordo com o Marcelo Vorcaro. Você está mais pra GURU....
Grande abraço meu "velho".
Celso - SP
 
23/5/2011 12:59:46
CLAUDIO
Gugu,
Sou tb um solitário com apenas menos 2 anos de idade do que vc...Tenho uma Midnight Star 950 e viajo muito, sempre sozinho. Proximo percurso programado é Teresopolis até a descida da Estrada do Rio do Rastro em SC, indo pelo litoral de Angra, Santos, até Peruibe pegando então a Regis. A volta está em aberto. Já fui de Guarapari, ES até Treze Tilias SC. Tambem fui de Teresopolis, Rj até Prado, BA. Mas ao contrario de vc procuro hoteis mais baratos com a óbvia segurança ou, como moro nas montanhas, procuro locais seguros para camping, pois acho que tudo é curtição. Gostei do texto, boas viagens, abs.
 
23/5/2011 12:39:41
CARLOS ALBERTO PAES
parabens Gugu é isso é moço, sem limites para sonhar, e como diz um velho proverbio " A velhice chega quando as lembranças são mais fortes que as esperanças" é isso cara...e a verdadeira idade esta na forma de vida que levamos, a cabeça que temos e nosso olhar frente ao mundo. Existe dois tipos de idade, a cronologica e a mental e existe muita diferença entres elas...

sucessos e abraços...

Carlos
 
23/5/2011 11:54:12
XARÁ
Xará você é o " CARA " !!!. Fico muito feliz em ver, em você um verdadeiro "garotão". Meu nobre amigo tenho inveja salutar de você. Que exemplo de vida para todos nós !!!!! Não sou motoqueiro, mas deve ser uma sensação maravilhosa, de liberdade!! Com com a sua saúde física e psicológica não há tempo para parar, parabéns
Abraços ,
Xará
 
23/5/2011 10:35:10
HELIO PIERI
Essa busca pelo parceiro ideal, dá pra relacionar com um "casamento". Ouvi um Senhorzinho japonês, que vende alforges lá na Móoca me responder, cheio de sotaque nipônico, qdo perguntei se a esposa dele andava na garupa dele: "Craro!! Casal, tem de sonhar juntos, pro mesmo lado, sempre, né? Senão não dá certo, piloto vai para um lado e garupa quer ir para outro lado... Parceria acaba, num pode!".Se achar o seu parceiro, mesmo que ainda existam pequenas diferenças, guarde-o como se guardasse um tesouro. Igual casamento.
 
23/5/2011 10:24:37
RENATO VERSETTI
Engraçado, parece que fui eu quem escreveu o texto... Sei que não teria esta tua sabedoria e nobreza na escolha das palavras , mas a essência me pareceu familiar.
Um grande abraço, meu chapa.

 
23/5/2011 10:09:43
MARK MASH
Gugu. Desculpa meu portugues. (uso o google tradutor)
É muito bonito tudo seu pensamentos. Tudo exemplar. Não apenas de motocicletas somente. Mas para a vida.
Atenciosamente.
Mark (Ohio/USA)
 
23/5/2011 08:13:02
DELCIO TONIN ERECHIM RS
Meu grande amigo Gugu, fantastico esse texto. Só tenho á te dizer de coração, foi um privilégio ter te conhecido pessoalmente e nunca se esqueça que voce deixa muita saudades por onde passa. Um grande abraço.
 
22/5/2011 22:57:40
CARLOS AUGUSTO SALGADO
Caro Gugu,
Quero parabeniza-lo pela demonstração de determinação a realização dos seus sonhos, e que muitos desta nova geração possam espelhar-se na sua pessoa.

Abraço.

Guto Salgado
Fortaleza - CE

 
22/5/2011 22:44:51
EDUARDO MORBIDUCCI
Octavio, un ejemplo de filosofia de vida, me gusto mucho leer lo que escribio.
La verdad que a pesar de mi corto tiempo
de experiencia en moto con mis dudas y falta de conocimiento en general, fue un verdadero placer conocerlo, realmente disfrute mucho desde el primer momento que lo conocí, su humildad, educación ,conocimiento y experiencia de vida hace de una persona, un grande no solo en el motociclismo sino como ser humano.
Comente a mis familiares directos, amigos, clientes que atiendo en mi trabajo, la experiencia y los momentos compartidos con un gran motoviajero, a todos le mostré fotos que compartimos en el viaje de regreso, que en verdad me resulto corto.
Mi amistad con Oscar también con mucha experiencia en el tema hizo que entre en este mundo de las motos.
Los pocos km recorridos y el contacto con persona como Octavio, Oscar y unos pocos mas hace que mi entusiasmo aumente, esperando poder hacer un verdadero viaje.
Octavio, quería comentaste que en el ultimo viaje que hice a Buenos aires un cliente me invito a cenar comentandome que también venia un amigo con el quien quería que yo conozca, el amigo resulto ser Emilio Escotto el que dio la vuelta al mundo en una Honda goldwind 1200 hoy tiene 55 anos de edad y muy gordo.
Bueno Octavio espero poder viajar y compartir algo juntos saludos de Stella y Valentina.
Saludos a Marcia, te mando un fuerte abrazo. Hasta pronto.
Eduardo.
 
22/5/2011 22:34:51
VERA LUCIA PELLEGRINI GOMES
Te conheço virtualmente, há pouco mais de 4 anos, janeiro/2007, e vc foi um grande companheiro de pc em um momento delicado da minha vida. Te admiro muito pelo ser humano que vc é. Idade é a que se sente não a que consta no RG, por isso vc é um jovem motociclista que está sempre dividindo estas maravilhosas experiências destas viagens inesquecíveis que vc faz sozinho na teoria, mas a gente sabe que sempre tens a companhia DELE. Parabéns por ter manter este espírito sempre pronto a novas aventuras tendo o prazer inenarrável de sentir o vento batendo no rosto. Muitas boas viagens pra vc!!!
beijuuuuuuuuuuuuuuussssssssssssssssssssssssssss
Vera
 
22/5/2011 22:34:06
ROSANA TEIXEIRA
Valeu Otávio!!!!!Vejo que sua coragem e determinação ou até mesmo o sentimento de liberdade que sente quando pilota uma moto, a idade é que menos conta.Admiro como fala, e aceita as adversidades.Um abraço.
 
22/5/2011 20:21:53
KORONEL
CARO GUGU: UM DOS AMIGOS QUE REPASSEI TEU COMENTÁRIO ME RESPONDEU: "ESSE É GALO". AQUI NO RIO GRANDE DO SUL É MUITO COMUM, PRINCIPALMENTE NO INTERIOR, RINHAS (BRIGAS) DE GALOS. UMA DAS CATEGORIAS É A CINZA, MELHORES BRIGADORES, DAÍ A UTILIZAÇÃO DO TERMO PARA . POR ISSO QUANDO VOLTARES AQUI NO SUL E ALGUÉM TE CHAMAR DE GALO, NÃO TE ASSUSTA, ELA ESTÁ DIZENDO QUE TU ÉS MACHO, POIS O CARA PARA ANDAR DE MOTO, NO FIM DO CONTINENTE E AINDA SOLO, SÓ PODE SER MUITO MACHO, UM VERDADEIRO GALO! Abraço.
 
22/5/2011 20:17:22
OSCAR HORACIO DIAZ USHUAIA,ARGENTINA,,
Amigo gugu,,,muy bueno tu comentario,solo puede definir estas situaciones aquellas personas que solo ,tienen una sola pasion,,es quella que esta dentro de nosotros esa que nos da vida , que nos da experiencia y que realmente sentimos de corazon , porque todos los dias nos hace vivir un dia mejor,,soy menor que vos , pero desde los ocho años que monto la moto,muchos años viajando,y mas de un millon de km en moto,,no hay otro que piense como uno, solo uno pienza por uno,los amigos motociclistas que nos rodean a diario, y que estan a la vuelta de uno ,son amigos del asiento de la moto,no del viento ni la lluvia,son aquellos que se juntan a beber o comer una ves por semana,,todos viajan , pero de palabras, llegado el dia de la partida , todos tienen algun inconveniente repentino,, en mi experiencia y resumiendo,,para viajes largos no hay parcero, solo para viajes muy cortos,, cada uno tiene su propia forma,y tolerancia , que al cabo de mas de 15 dias ,las tolerancias y el respeto se pierden,,es un efecto logico,la convivencia en viaje es solo por pocos dias,,fijate y recorda momentos de viajes,, hasta los primeros cinco dias todo es color de rosas,, a los ocho algunas formas y asperesas aparecen y alguien empieza a ceder posisiones,a los doce dias ya es medio insoportable la situacion y a los quince cada uno toma por su lado ,, esto,lamentablemente es asi, algunos ,se separan antes y otros poquito mas tarde ,, la convivencia es muy , dificil, y por eso luego los viajes no son muy comfortables al final,,
por eso pienso que ,no hay MEJOR FORMA DE HACER VIAJES LARGOS ,QUE VIAJAR SOLOS Y LOS AMIGOS SE HACEN EN LA RUTA (ESTRADA),,porque disfrutan,sienten,sufren,suben bajan, de la misma forma que uno y en el momento justo,de la misma situacion,,los demas parceros siguen falando mientras siguen en la silla comiendo y tomando,,

AMIGO GUGU TE MANDO UN GRAN ABRAZO,Y SIGUE MONTANDO LA MOTO,QUE CUANDO HAY PASION Y AMOR POR NUESTRO DELIRIO,NO HAY EDAD QUE NOS DETENGA,,,MI SIEMPRE ESLOGAN DE VIAJERO ES,,

EL ESPIRITU Y LA PASION POR LA MOTO NO SE PUEDE COMPRAR,,LA MOTO SII,,¡¡¡

AMIGO GUGU,, BUENAS RUTAS Y BUENOS VIENTOS ,HASTA LA PROXIMA
 
22/5/2011 18:31:41
CARLOS POLICARPO DOS SANTOS
Otávio, meu bravo: faço minhas as suas palavras ... Com a mesma idade sua (apenas uns dias a mais ), concordo plenamente com suas assertivas. Também sinto que a vivência dos anos nos deixa muito mais seguro, paciente e sobretudo, com mais sensibilidade para aproveitar melhor a vida. Você sabe que, no passado, também usufrui, durante alguns anos, a "tal" liberdade que rodar de moto nos concede. É muito bom mesmo ! Agora, enquanto não volto a pilotar, me realizo através do primogênito que nos surpreende, a cada dia, com sua coragem, equilibrio e sobretudo nos inspirando e incentivando para que façamos também nossas viagens de moto. Aliás, sei que muito do que ele hoje aplica, em parte deve a você. Forte abraço.
 
22/5/2011 18:18:33
PAULO TODESCHINI
Meu caro amigo Gugu,
a beleza de tuas palavras vão fundo na alma de quem curte o motociclismo. Também tenho a tua dificuldade em encontrar o parceiro ideal. Talvez eu não seja o parceiros ideal, por isso a dificuldade em conseguir alguém, mas independente disso, a felicidade de estar viajando com certeza é igual a de todo motociclistaque quer só curtir um pouco a estrada.
Fiquei mais de 10 anos viajando sozinho isso também ajudou a ficar um chato em termos de viagens. Teu texto é muito verdadeiro e bem escrito, parabéns. tu conseguiste expressar em palavras o que muitos sentimos.
abraços fraternais
Paulo Todeschini
 
22/5/2011 17:54:17
DONATO MONTEIRO
GG,
O tempo enobrece apenas os melhores vinhos (os outros viram vinagre). Em uma reles metáfora, vale tb aos motociclistas.
Parabéns pelo texto.
Gd Abç.
Donato Monteiro.
 
22/5/2011 17:09:14
RICARDO BARCELLOS
Grande jovem Gugu...
Cada viagem vc rejuvenece, sua amizade é fonte de sabedoria, deveríamos saber aproveitá-la mais !!!
Forte abraço garoto...
 
22/5/2011 16:34:34
RAQUEL TRINDADE
Há beleza em todas as idades e envelhecer é um processo estranho.Ás vezes, percebo em mim o que descreveu sobre a aparencia e a mente.A aparencia muitas vezes não revela a realidade.Não modifico minha aparencia com artificios plásticos,não sou adepta de cirurgias.Insisto em manter o corpo ativo com ginásticas e a mente ativa com a leitura.O resto é bobagem e um sorriso ilumina o rosto e torna qualquer pessoa linda.Que a vida prossiga sorrindo pra ti.abraços.
 
22/5/2011 15:44:41
EVANDRO DALBEN
Alguns proximos te chamam de gugu, para mim deveria ser guru do motociclismo uma lenda viva q temos o prazer de encontrar e viajar juntos. Nos conhecemos brevemente nas estradas da vida e ja somos amigos, com um imenso orgulho.

Preservar e encher de mimos # que dizer aventurar juntos e conhecer limites, parceiros vivem uma viagem intensamente juntos e compartilha com os melhores amigos.

Obrigado pelas sabias palavras e ate breve...

Fox
 
22/5/2011 15:42:01
LEANDRO SANCHES
Gugu, esse texto é um resumo de 68 anos muito bem vividos!
 
22/5/2011 12:53:01
JOÃO CÂNDIDO BOTELHO GOMES
Caro Gugu,
acabo de ler o seu artigo A Idade e a Motocicleta.
Nada como a cronologia para nos habilitar para melhor conviver com a vida.
Com certeza voce ja esta mais habilitado do que eu, afinal alguns anos a mais na estrada são e grande valia.
Uma das coisas que aprendi foi não mais me aborrecer por algumas pessoas queridas envelhecerem psico-espiritualmente muito cedo.
Não fico mais puxando ninguém, vou em frente vivendo o que quero viver.
Outra coisa, mais importante do que isso, é sobre as companhias que escolhemos; uma pena, mas nem sempre uma pessoa bacana, divertida, etc etc, funciona bem em qualquer situação.
É difícil, mas importante perceber as diferenças.
O velho ditado, "antes só do que mal acompanhado" é bem verdadeiro.
mas acrescento aqui:
ANTES BEM ACOMPANHADO DO QUE SÓ.
Mas uma boa companhia, como você disse no artigo, devemos "guardá-lo como um tesouro e enchê-lo de mimos..."
abraço e até breve
 
22/5/2011 11:25:50
FÁBIO COLAFERRO
Como disse o Ricardo Lugris neste comentário, eu também quero ser você amanhã! Quanta sabedoria em suas palavras ...
 
22/5/2011 10:11:13
MARCELO VORCARO
Gugu, voce e´ o nosso Guru!!!!
Parceiro pra viajar com vc não falta meu amigo. So´ definir datas. Obrigado por mais uma lição de vida. Nunca somos jovens nem velhos o suficiente para deixar de amar o motociclismo , e tudo aquilo que nos proporciona. Um grande abraço!!!
 
21/5/2011 21:55:20
EDUARDO F. DE SOUZA
Simplesmente Maravilhoso !!! Tenho 49 anos, 32 de motociclismo e digo sempre que pretendo chegar aos 80 pelo menos e com a saúde suficiente para seguir pilotando essa máquina sensacional inventada pelo homem, mas com as bençãos de DEUS !!!

Um Grande abraço e meus parabéns

EDUARDO F. DE SOUZA
 
21/5/2011 16:57:12
RICARDO LUGRIS
GrandeGugu,
Voce é nosso "bench mark". Eu quero ser voce amanhã!!
Um abraço forte de Tiblissi, Georgia.
 
21/5/2011 13:53:02
EDGARD BICICCHI
Olá amigo, acho que não te conheço pessoalmente, mas após a leitura das suas palavras tive a certeza que temos muito em comum, mesmo porque também sou macaco véio, 48 anos de motociclismo e muitas viagens solo, como cheguei aos 60, também me preocupa se chegar o dia em que o físico ou qualquer outra restrição possam me impedir de de fazer o que mais gosto nesta vida, que é sentir a brisa da liberdade que a motocicleta nos proporciona. Parabéns.
Edgard
 
21/5/2011 11:11:54
CLÁUDIO
Olá, meu jovem amigo. Pensamos da mesma maneira, mas vc tem 68 e eu 30. Realmente, a idade no papel não significa nada. Temos (minha familia e eu) uma amiga de 94 anos que sempre viaja conosco (de carro) e que para nós é um prazer que ela nos acompanhe. Ela tem um espírito que eu não tinha aos 18! Estou aprendendo a viver com as experiências e suas palavras disseram tudo. Quem sabe a gente não se encontra por aí! até os 200 anos (se Deus me permitir) quero fazer muitas viagens. A cada dia que passa, fico mais jovem! Deus te abençoe!
 
20/5/2011 23:20:53
SOL COSTA
Entendo-o bastante...rsrsrs Com os meus 66, lastimo não ter suficiente "coragem" para fazer o mesmo... Porém sempre que "dá pé", faço-o com meu pequeno "bando" e a minha modesta companheira Fazer 250.
 
20/5/2011 23:07:39
FERNANDO PEDROSO
Gugu,
são palavras que emocionam, nos leva junto, nos faz refletir e concordar plenamente com voce, cada dia que passa meus pensamentos se afunilam mais neste sentido, o que importa é a qualidade da viagem, mesmo que façamos sozinhos, desfrutar a liberdade é o objetivo principal, Gugu foi um prazer assimilar ainda mais uma idéia que tambem vaga na minha mente, só sim, mais jamais solitário,
grande abraço
 
20/5/2011 21:17:15
EDUARDO WERMELINGER
Amigo Gugu,
Vejo no seu texto o espelho da sua filosofia de vida. Embora você com os seus 68 anos de idade, a cada segundo nos surpreende com tamanho espírito de jovialidade, despertando-nos para os reais valores que a vida nos proporciona.

Orgulho-me muito da sua amizade.

Um grande abraço,

Eduardo Wermelinger
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
UFPN
 abaixo