O PORQUÊ DO SITE ROTAWAY
Em Abril de 2011 o 1º ano
Desde as minhas primeiras experiências com minhas curtas tiradas de motocicleta, sempre tinha na minha companhia uma máquina fotográfica. Aquele modelo Xereta da Kodak. Se lembram? Era uma máquina portátil, que eu apenas tinha que me preocupar em poupar a quantidade de fotos em razão do número reduzido dos disparos que os rolos de filme proporcionavam, e não deixar molhar a máquina! Sempre a levava embalada em um saco de lixo, daqueles grandes, que pudesse sempre protegê-la das chuvas.
Este foi o marco do início da minha relação entre o motociclismo e fotografia.
Os anos foram passando e eu já tinha condição de comprar uma máquina fotográfica com mais recursos e conseqüente uma motocicleta de maior cilindrada, a qual me permitia levar a lugares mais distantes, como Visconde de Mauá, Maromba, Maringá... Hoje todos nós podemos dizer, logo ali! Mas na década de 80, pra mim era pura aventura. Como eu vibrava! Boas lembranças as quais sempre gostei de dividir com os amigos mostrando-lhes as fotos destes lugares.
Mas deixando uma lacuna no tempo para voltarmos ao Rotaway Já em épocas recentes, onde todo o fluxo de dados pela net nos facilita o envio de mensagens por email e a máquina fotográfica digital proporciona uma fantástica facilidade de escolher as melhores fotos, até me proporcionando a sensação de ser um fotógrafo profissional, que ainda estou longe disto, as coisas foram acontecendo! Enviava para uma relação de e-mails de amigos as fotos e uma breve explanação dos meus passeios!
Aí começou o problema! De uns 20 emails de amigos os quais levava comigo, apenas a metade recebia os arquivos. Ficou aquela “ciumada”...
As reclamações (no bom sentido)... que eu teria mandado as fotos somente para alguns e os outros que não recebiam achavam que eu tinha me esquecido de inserir os seus emails, o que não era verdade. Estes panes de informática! Lembra Sr. Alfredo Dutra?! Sempre reclamando que não lhe mandava fotos, mas a sua caixa de mensagens estava sempre cheia!
E o Sr. José Esteves que sempre me dizia, “Todo mundo recebeu fotos e eu nada”! Só que Jose Esteves me deu o endereço errado do seu email! rs... Sem citar por aqui outros exemplos!
Buscando uma soluçãoProcurei uma empresa especialista em website, e pedi uma solução para que todos os amigos tivessem a oportunidade de ver as fotos e ter acesso aos relatos com as dicas sobre os locais.
E assim foi!
Achei que se publicasse as fotos em um site ninguém mais poderia reclamar que não teria como acessar as fotos e os breves relatados.
Aí começou. Além dos 20 amigos que eram fiéis as minhas fotos, pude ir observando a crescente visita no site Rotaway.
Senti que estava tomando uma dimensão diferente da minha proposta inicial, onde o site começou a ser visitados por pessoas as quais não conhecia, e outras que tive o prazer de conhecê-las em algum lugar pelas estradas a fora.
Também fui reencontrando amigos que há muito tempo sequer tinha notícia, e na sua grande parte motociclistas.
Um grande patrimônio que tenho em minha vida é o cultivo de amizades  |
PORTAS SEMPRE ABERTAS |
Fiquei surpreso! Eram pessoas as quais tinha conhecido a poucos quilômetros do Rio de Janeiro e outras que estavam além das nossas fronteiras territoriais.
E o mais interessante é que estas pessoas tinhas as suas histórias para contar sobre o motociclismo, histórias como a do José Baptista, o Zeca, que não o via desde a década de 1990, e sempre ouvia dele conselhos como: “Moto é perigoso, etc e tal”, e recentemente recebo um relato da sua nova experiência de vida, onde aos 50 anos comprou a sua primeira motocicleta, e agora com os seus 72 anos fez uma expedição saindo dos Estados Unidos onde mora atualmente, até o inóspito território da península de Baja no México! Olha que emoção!
O Rotaway é uma auto-promoção a minha pessoa? Afirmo-lhes que não!!! Não sou candidato a nada!
Apenas quero estar sempre incentivando as pessoas a pegarem as suas motocicletas, com toda a responsabilidade possível, e integrar-se neste fantástico universo que é a cada dia descobrir novos horizontes, novas fronteiras.
Fazer da motocicleta um elo de interseção entre as pessoas, sendo que todos possam dividir as suas experiências, deixar dicas e sugestões para uma interação e porque não dizer uma futura amizade tendo em comum o fascínio pelo motociclismo, no Espaço Rotaway.
Para não me alongar....
O Rotaway nasceu em um “Acidente de percurso”. Jamais poderia imaginar que tantas pessoas pudessem estar nos prestigiando, interagindo com as suas opiniões e críticas, que por sinal, sempre são muito bem-vindas!
Agora nesta fase do Espaço Rotaway, estaremos buscando algo que seja um diferencial para os amantes dos motociclismos...
Saibam, o espaço Rotaway não tem compromissos com marcas, e sim, em estarmos sempre abertos para que todos participem.
O Espaço Rotaway é de todos.
Um grande abraço,
Eduardo Wermelinger
Comentários (24)
28/10/2011 00:05:55
MANOEL MOURA
Muito legal esse compartilhamento de tão rico conteúdo e de experiências tão diversas. Cabe observar que Kodak Xereta não é de hoje - pelo jeito, somos contemporâneos.
Quando comecei a rodar de RD-50, eu achava fantástico ser cumprimentado por um cara de CB750. Eu procuro me manter fiel a essa generosidade entre os praticantes do motociclismo e isso me faz muito bem. Agora eu encontro essa mesma generosidade presente nesse website Rotaway, fantástico !
Parabéns,
Manoel Moura
5/4/2011 20:34:05
OSWALDO PIGOSSI JR
Eduardo
Bendito "Acidente de Percurso", pois deu origem a um local onde podemos tirar idéias, dúvidas e dicas de viagens, alem de "viajar" literalmente nas narrativas suas e de todos que mandam suas aventuras para vc,
Infelizmente não nos conhecemos pessoalmente, mas com certeza somos irmãos de idéias e sonhos
Continue gerando esse "acidentes" em sua vida
Parabéns
Oswaldo
2/4/2011 14:55:49
MARCIO ALVES ROBERTO
Eduardo, sem comentários, o site é fantástico, sempre que penso em alguma coisa, algum teste, lá vem vc com a matéria! Foi assim com o comparativo da GSA com a KTM990Adv, e tantos outros, como as avaliações da YamahaST1200 e da BMW1600GT.
Mesmo sem ainda o conhecer pessoalmente, me considero seu amigo, pois o tanto que vc me ajudou até hoje, até publicou a minha viagem ao Ushuaia, fiquei muito honrado e agradecido por tudo.
Continue por este caminho, que é por aí! Parabéns!
Marcio A. Roberto
Campo Grande/MS
1/4/2011 18:44:15
DONATO MONTEIRO
Edu,
O fruto nunca cai longe da arvore que o gerou, assim o Rotaway espelha teus anos de dedicação e paixão ao motociclismo, longe de um acidente de percurso este site é uma realização altruísta de quem sabe compartilhar uma paixão, uma rara e nobre paixão que só bate ao peito de um verdadeiro motociclista.
Parabéns.
Donato Monteiro.
1/4/2011 09:22:22
RÔMULO PROVETTI
Eduardo, é impossível dissociar o Rotaway de você. Mesmo nunca tendo nos encontrado me sinto muito próximo de você, suas viagens e experiências, que utilizo também como exemplo para minhas aventuras.
Grande abraço e boa estrada a todos
Rômulo Provetti
www.viagemdemoto.com
30/3/2011 22:35:57
GENECY TOTTI JUNIOR
Muito bom ,assim todos podemos trocar tudo sobre motociclismo
29/3/2011 20:45:39
MARCELO FREIRE
Meu prezado amigo Eduardo.
Se realmente foi criado por um "acidente de percurso", podemos completar então: QUE SORTE A NOSSA!
Parabéns, meu prezado, pelo belo e útil site!
29/3/2011 19:40:18
OTAVIO ARAUJO GUGU
Amigo Eduardo,
Acaba de me deixar sem palavras... vc além de um fotografo de muita técnica e bom gosto é um motociclista de primeira linha - só precisa comprar uma moto japonesa... O Rotaway desde o primeiro clique me encantou pela simplicidade, apresentação e total desprendimento comercial, como vc mesmo diz. Amigo, nem precisava falar em auto promoção, sabemos que vc gsata muito com esse site e que não tem retorno financeiro, o faz simplesmente por AMOR ao motociclismo. Tornei o Rotaway minha página inicial no Internet Explorer. Porque? Porque a abro todos os dias mesmo...
Se nesse teu imenso coração couber mais um, me coloque lá. Fraterno abraço a todos da "Comunidade Rotaway" . Otavio Araujo - Gugu Taubaté/SP
29/3/2011 18:09:25
RAQUEL TRINDADE
Que bacana ver todos estes comentários e que bom que este site existe.Gosto de ler os textos aqui divulgados e amo fotografia.Motociclismo e fotografia andam juntos.Gosto do estilo direto e conciso das matérias.Parabéns!
29/3/2011 17:17:26
DELCIO TONIN ERECHIM RS
Muito bacana esse teu site, e lendo todos esses elogios de motocilcistas amigos tu deves ser uma pessoa iluminada e de bem com a vida. Continua me mandando noticias e muito obrigado
29/3/2011 17:00:51
KELLY FULL TIME MC OSASCO
sou apaixonada por moto e tudo relacionado a ela
adoro esse site!!!
acesso todos os dias e as vezes varias vezes ao dia
parabens
abraços
29/3/2011 15:30:12
WILLI KLINK
Amigo Eduardo
Permita-me chama-lo assim sem que nos conheçamos pessoalmente. Pois voce cativa as pessoas com suas palavras e ações. Creio que o motociclismo presisava de um portal como o Rotaway, mas o portal é apenas uma ferramenta, um canal. E acredito que se tornou um "ponto" de encontro e/ou de partida para muitos motociclistas. O que vc fala, escreve trancende, ultrapassa e reflete nossos desejos e anseios.
Como se não bastasse, suas fotos são relamente demais.
Quando alguém me pergunta se é facil fotografar e se eu posso ensinar a fotografar, digo que a teoria posso passar em menos que uma hora. Mas a sensibilidade, o olhar é coisa que não pode ser ensinada, e voce meu amigo tem de sobra...Parabéns e muito obrigado por partilhas as imagens e conhecimentos conosco.
29/3/2011 15:27:22
MARCELO VORCARO
Para mim rotaway significa Eduardo Wermelinger!! Impossível dissociar.
Te achei na internet na época do projeto galápagos mototour, e pra minha surpresa, voce assumiu completamente o nosso sonho de chegar as ilhas, assumindo toda parte gráfica , fazendo por sua conta a logo, que ficou magnífica, nos enviou um netbook da fuji, compacto, para apoio. Tivemos mais de 40 mil acessos em 1 mês , graças ao seu empenho de divulgar a aventura pelo Brasil e mundo afora, porque até hoje, recebo diversas mensagens daquela aventura. Voce, com seu caráter moldado em uma excelente educação, filtrou comentários inconvenientes naquele episódio com o prefeito de Rio Branco, evitando constrangimentos para todos. No episódio das propinas aos policiais, tambem teve a elegância de extraí-los do diário de bordo, a fim de desincentivar motoclistas a fazerem o mesmo. Eu sei que o rotaway sobrevive de seu amor ao motociclismo, porque financeiramente é um péssimo negócio.
Esta retidão de caráter e amor ao motociclismo me faz cada dia mais a admirá-lo.
Estamos aqui, em Belo Horizonte, ansiosos por sua viagem ao Marrocos e o pessoal de Portugal está te esperando para um vinho do Porto antes da aventura.
Portanto, meu amigo, escrevo com todas as letras que voce foi uma das pessoas mais bacanas que eu conheci, ainda por cima motociclista e um baita fotógrafo.
Um grande abraço , boa viagem, e que Deus te acompanhe.
29/3/2011 14:52:39
JEAN C. RADUENZ
Eduardo,
Comecei a viajar de moto em 2008 e sempre qdo voltamos das viagens os amigos querem ver fotos e historias. Foi por isto que criei um blog. Não é muito, mas para um amador os 150 acessos de hoje representam muito. Ou seja, assim como voce to vendo que tem mais gente acessando e lendo nossas historias, fora a familia e amigos.
O mais gostoso de tudo isso é poder compartilhar algo que vivenciamos e possa ser útil para outros motociclistas.
O Rotaway é o site que é hoje pq é bom. Não se promove, se conquista. Parabens e obrigado por compartilhar isto com todos nós.
abs
Jean Carlos Raduenz
29/3/2011 14:50:56
EVANDRO DALBEN
Eduardo, sua simplicidade contagia qualquer pessoa, seu espirito motociclista fala mais alto dentro de vc ! Rotaway é como sair para dar uma volta de moto e descobrir um mundo de coisas novas ! Sinceras ! Já é um Sucesso e vai longe !
Obrigado por deixar-nos conhecer suas historias, ver suas fotografias e abrir esse espaço para nos interagirmos !
FOX
Evandro Dalben
www.pisteiros.com.br (Parceiro)
29/3/2011 14:48:18
CARLOS AUGUSTO
Olá Eduardo. Parabéns!!! Os grandes feitos de nossas vidas geralmente vem por emoção e nem tanto pela razão... Explico: por mais que façamos planos, contas, projetos que nunca saem das gavetas, etc, etc, etc, geralmente "a razão" não nos permite avançar. É como casamento, por mais planos e escolhas que fazemos, na hora "H, o que irá determinar o nosso futuro será o nosso coração com todas emoções. Feliz daquele que passou por essa vida e deixou marcas! Até as que ficaram nas trilhas e asfaltos, tornando o sonho de liberdade em realidade.
29/3/2011 14:39:51
ROBERTO GARCIA
Edu, só vc mesmo! Cara, sei das suas histórias enguiçado sem gasolina quando vc tinha lá seus 14 anos. É, eu sei! rsrs. Vc sumia lá pelas trilhas de Petrópolis, e coitada da Sra falecida sua mãe, ficava desesperada!
Vc tem história pra contar meu amigo, e as que todo mundo vai rir.
Se lembra quando você encheu o pneu furado de capim? Conta esta pro pessoal! Sou testemunha da sua seleção de capim para reparar a roda, mas fale da quantidade de esterco também! E o cheiro?! rsrs
Amigo, um grande ABRAÇO!!!!!
Roberto Garcia
29/3/2011 14:33:57
MARCELO RESENDE
"Amigos desde criança"....é o que sinto cada vez que estou batendo papo com o Eduardo. Seu amor e dedicação ao motociclismo, conforme retratado no texto, são inexplicáveis.
O tempo que ele dedica ao Rotaway e também o quanto ele investe, sem nenhum retorno financeiro, são apenas uma pequena demostração de todo afeto e preocupação que ele nutre pelo projeto Rotaway.
Tive a felicidade de ver o projeto nascer e crescer.
Esse é o Eduardo. Embora nos conheçamos a tão pouco tempo, já faz parte dos meus "amigos desde criança".
Parabéns e vida longa ao Rotaway.
29/3/2011 14:31:36
FELIPE CARLIER
Edu, nos conhecemos há pouco tempo através da campanha para ajudar as vitimas das chuvas nas cidades serranas do Rio de Janeiro. Você vibrava com cada movimento e atitude positiva da pessoas, foi uma experiência muito gratificante e ainda mais bacana por ter conhecido pessoas de tão bom coração como você.
Adoro o ROTAWAY, desejo muito sucesso. Parabéns! Espero poder contribuir com muitas matérias. Abs
Felipe Carlier
29/3/2011 14:22:32
DECIO SANTOS
Amigo irmão, a Rotaway está aí para comprovar o que falei e continuo falando. "tudo que vc toca vira ouro".
Naquela época, no início eu pensei... "mais uma desse maluco".
Cara suas fotos falam.... Tô dizendo que vc é maluuuuucooooooooo!!!!!!!!!!!
Abraço do amigo
29/3/2011 14:19:49
JULIANA JULIE M.
Realmente, se não fosse pela estrada da "internet", nossos caminhos não teriam se cruzado e não teríamos a troca de informações que o Rotaway tem proporcionado, as imagens lindas clicadas por você Eduardo, pelo Ricardo, Simon e cia. Podemos viajar o mundo sem sair da frente da tela do computador. E quando saimos, ainda temos o prazer destes re-encontros que você fala. Tenho em mente que a "tribo" motociclistas é a de laços mais sinceros e de trocas mais positivas. De companheirismo, solidariedade, enfim... felizes nós que aqui estamos!! Tanto na frente da tela como no lombo de nossas motocicletas. Julie M.
29/3/2011 14:09:24
ALEXANDRE DURIGAN
Motociclista não se promove!!! Ele divide historias e esperencias com o mundo!!!
MOtociclista não é mesquinho!!!! Ele adora fazer novos amigos, pois é mais experincia p/ dividir!!
E por ai vai!!!
Não tem como descrever a paixão pelas duas rodas, são muitas sensações reunidas em cima do banco!!!
29/3/2011 13:57:48
JORGE LUIZ PENNA
Edu, quando te conheci achei que você era meio maluco.
Lá em Puerto Natales, quando aquele outro da KTM estavam por lá, te via sozinho até quase o início da madrugada sentado em um banco em frente a Baía de Puerto Natales com sua máquina fotográfica e o tripé.
Pela manhã lá saía você o seu parceiro na outra moto lá pra Torres del Paine. E chegava a noite, tudo se repetia. Lá estava você de novo, no mesmo banco com sua máquina fotográfica.
Naquela época, eu te achava meio maluco, mas eu hoje eu tenho certeza!
Maluco pelo motociclismo, pela natureza, ao posto de fazer um site como este que nos traz muita alegria, além de informações, dicas, interatividade, etc...
Mesmo você sem querer, conseguiu amigo.
Muitos outros parceiros também motociclistas sei que passam aqui pelo Rotaway quase todos os dias. E tem mais, reclamam quando não tem novidades.
Você nos trouxe um vício muito saudável, que é o resgate do motociclismo com pura paixão.
O meu agradecimento por este seu "acidente de percurso" que deu no Rotaway.
Jorge Penna
29/3/2011 13:41:33
ANDRÉ CARRAZZONE NETO
Em resumo, es um amante do motociclismo!
Legal isso Eduardo! É gozado como as coisas acontecem no motociclismo e como as amizades surgem do nada e viram longas afinidades, bons negócios e uma infinidade de outras coisas, muito legal o relato, Parabéns amigo!
André