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MINHA VIAGEM EM UMA MALA

 
O mundo motociclista não é diferente deste, principalmente em longos trechos e travessias. As bagagens e seus detalhes podem nos trazer conforto ou grandes complicações!

A questão não é a qualidade do acessório, podem ser malas laterais, cases injetados ou de alumínio, alforjes feitos de couro ou material sintético, inclusive até aquela mochila verde do exército está valendo (em meu caso a combinação jaqueta de couro, XL250R e mochila verde me trás grandes recordações)...

Enfim a dificuldade é o quê e como levar!

Com o tempo e a quilometragem, cada motociclista cria sua receita, inclusive a tralha arruma-se no automático, é só colocar os baús na cama que tudo pula dentro. É preciso até cuidado para não repetir as mesmas blusas ou as fotos (de passeios diferentes) ficam iguais! Sendo passeios curtos ou longos o básico é o mesmo, o que muda é a quantidade.


Com espaços exímios na moto, o planejamento eficaz e sua execução são a receita do sucesso

Lembro-me do comentário do moto viajante Clodoaldo T. Braga que numa viagem a Ushuaia, levou duas calças jeans, uma ele usou efetivamente, a outra (não utilizada) ele a levou apenas para um passeio nas estepes patagônicas, sem ao menos tirá-la da mala. Utilizar-se das instalações hoteleiras e a cada ciclo de quatro ou cinco dias, transformar o banheiro do hotel numa lavanderia de pequenas peças é uma boa pedida. Leve uma barra de sabão e uma corda de nylon (dessas de varal mesmo). Também pode ser eficiente secar roupas no abajur, apenas cuidado com as íntimas para não deixá-las muito perto da lâmpada, podendo fazer literalmente com que você fique com os fundos queimados.

Notebook, filmadora, maquina fotográfica, GPS, tudo ajeitado, mas o bendito do carregador você esqueceu juntamente com as pilhas sobressalentes, é sempre o detalhe que faz diferença! Reforce o checklist, veja e reveja com atenção. Outro item que requer cuidados é a bolsa de remédios e primeiros socorros, remédios de uso continuo além de outros básicos para sintomas diversos são de grande valia, nem sempre aquela parrilla cai bem no estomago!

Arrumar a tralha de forma ordenada requer um capricho extra

Uma vez feito o padrão a regra básica é manter tudo sempre no mesmo lugar. Já pensou perder 30 minutos por dia procurando algo ou remexendo bagagens, em 20 dias de trecho serão 10 horas perdidas, simplesmente um absurdo. Primeiro de tudo veja a capacidade de carga da moto, do bagageiro e das malas/baús, acho que muitos já viram bagageiros rachados, malas trincadas e baús voadores.

Sabendo que o centro de gravidade das motos é sensivelmente alterado pelas bagagens, procuro colocar os itens mais pesados próximos ao solo, na mala esquerda (que em meu caso é menor que a direta) e itens de pouco uso, ferramentas, peças sobressalentes, capa de chuva, tênis, chinelo. A mala direita é preenchida com roupas, agasalhos e itens de uso secundário, tudo guardado em sacos impermeáveis.

No baú central procuro colocar o que de uso diário e ou fundamental como documentos, maquina fotográfica e filmadora, deixando bastante espaço para guardar agasalhos retirados na estrada, suvenirs comprados ou outros itens que precisamos guardar rapidamente e com segurança. Não uso mala de tanque, para quem usa também é uma ótima pedida, cuidado apenas para não esquecê-la no restaurante ou deixá-la na moto à vista dos meliantes.


Outro item que gera muito desgaste é a tríade moto/bagagens/garupa (esposa ou namorada), aí o negócio é complicado!

Convencer nossas acompanhantes a não levar o closet inteiro é um exercício de paciência. Como tudo no motociclismo faz-se necessário uma iniciação, acredite: pequenas viagens (com muita bagagem) aos poucos vão se tornar passeios mais longos e de bagagens mais adequadas e o acordo do que levar estará feito. A menos que você seja um viajante super experiente, não deixe para arrumar a tralha na véspera da partida. Lembre-se que esta atividade faz parte dos preparativos de viagem, deixar para última hora é transtorno na certa.

Por ultimo e não menos importante: ao organizar as bagagens para o inicio da viagem, tente utilizar
apenas 3/4 da capacidade volumétrica dos baús, lembre-se que estará visitando lugares interessantes onde fazer compras faz parte do roteiro e com o passar dos dias, nem sempre aquelas roupas dobram tão compactamente como no inicio.

Ademais é carregar a motoca e partir pra estrada. Anote num caderninho o que lhe fez falta como também o que levou de supérfluo e com o passar dos quilômetros e passeios, você terá sua receita de bagagem e tua vida em viagem não será literalmente uma mala!

Grande abraço,
boas estradas.

Donato Monteiro
 
 
 
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Comentários (1)

2/2/2017 20:16:15
8Z5RF4QEEY1
sbb tu la aku kata nak ckp ngan tmj sbb ko fitnah fazura ngan anak menetri besar johor plak.. biolnye dek non nii.. dah la biol, baca pun x reti!!
 

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