Especiais

A ELEGÂNCIA NO MOTOCICLISMO

 
Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento. É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, inclusive quando pilotamos nossa motocicleta.

É uma elegância desobrigada

Um gesto ao ser auxiliado numa ultrapassagem, um cumprimento e um sorriso no pedágio, um leve toque de buzina e cumprimento de mão aos guardas rodoviários também não custa nada.

É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam, nas pessoas que escutam mais do que falam e quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no dia a dia.

Quando nas estradas cruzamos ou ultrapassamos um companheiro motociclista não custa um aceno de simpatia ou um toque de buzina.

Numa viagem com amigos ou simples conhecidos é possível detectar elegância nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir aos frentistas e garçons.

Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores, porque não sentem prazer em humilhar os outros. É possível detectá-la em pessoas pontuais.

Elegante é o motociclista que demonstra interesse por assuntos que desconhece, se preocupa com a manutenção da motocicleta do companheiro, com sua bagagem, é quem cumpre o que promete. É elegante não ser espaçoso demais nem querer ser líder por vontade própria. É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro, é muito elegante não falar de dinheiro e de viagens desconhecidas dos demais em bate-papos informais.


É elegante retribuir carinho e solidariedade.













































Uma potente moto tinindo de nova, um belo sobrenome, experiência em grandes quilometragens e nariz empinado não substituem a elegância de um gesto.

Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante. Os motociclistas de um modo geral são solidários, leais, amistosos.

Ser elegante é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social e das cilindradas da motocicleta. Se os companheiros de jornada não merecem certa cordialidade, os inimigos é que não irão desfrutá-la. Educação enferruja por falta de uso.

E, detalhe: isso tudo não é frescura, é apenas A ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO NO MOTOCICLISMO.



Texto: GUGU
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (10)

24/8/2013 10:41:46
JOÃO CRUZ
Na qualidade de veterano no motociclismo, através desse texto conciso porém profundo, vi que elegância, educação e respeito ainda regem o comportamento dos leais motociclistas. E para que isso se mantenha eternamente precisamos de informações desse naipe. Razão de parabenizar o autor.
 
17/3/2013 22:59:07
FABIO VILLAÇA
Parabéns parceiro...textos ótimos...
 
24/9/2011 14:40:46
ERICO GALVALISI
Gugu,

Na maioria das vezes, quem é bom já nasce feito...
E são nos detalhes, na humildade, educação e bom humor que faz toda diferença. Consequentemente, seja de moto, carro ou bicicleta, percebemos esses "seres" elegantes, de longe.
Os semelhantes se atraem...

Super abraço,

Erico
 
9/4/2011 10:52:52
RENAN GUICHO [PUDIM]
Grande GUGU, parabéns pelas belas palavras, e disse muitíssimo bem não se tratar de frescura e sim de princípios e bons modos.
Um simples sorriso, um muito obrigado, não custa nada, mais tenha certeza que quando recebes um...faz diferença no dia.
Grande Abraço,
Pudim
 
25/3/2011 12:55:24
VANDA
Olá galera, somos uma agência de viagens especializada em tours de motos pelas estradas americanas, principalmente a lendária e sonhada por qq motociclista Rota 66. Levamos grupos com acompanhamento desde o Brasil. Dêem uma olhada em nosso site ou entrem em contato caso queiram mais informações.

www.friendsadventure.com.br

Agradeço a atenção
 
25/3/2011 07:44:09
MANOEL ANTONIO DA CONCEIÇÃO
Prezados Senhores,
sequer sou motociclista, pois meu filho que estava a visitar esta página e a deixou aberta. O título e as ilustrações me despertaram a atenção.
Lo o conteúdo deste texto, e vi que certos valores ainda preservados, e desde que cativados, nos traz uma esperança em que todos nós temos muito para dar, independente de esperar algo em troca. Pois assim estaremos plantando novas sementes, não só no universo do motociclismo, mas nos fazendo acreditar que a humanidade sempre poderá de alguma forma ser recíproca as nossas atividades, fazendo com que muitos reflitam, e adotem esta filosofia como uma corrente a ser disseminada.

Pratique o bem, de algum canto de mundo, ele chegará de volta a sua pessoa, com Elegância e Solidariedade.

Minhas felicitações a todos.

Manoel da Conceição
(pai de Rodrigo Conceição, que tem uma moto BMW mas não sei qual modelo)

 
24/3/2011 23:33:59
CELSO
Gosto de acompanhar este espaço, porque, graças à sua qualidade, sempre nos depararamos com uma boa lição de vida, sempre tem algo de bom pra se aprender. Não conheço o Gugu pessoalmente (infelizmente), mas tenho observado os seus comentários. Quanto a este último me fez sair do anonimato para felicitá-lo pelo tema, mas que isso, à sua própria pessoa, pois, apesar de não conhecê-lo, ninguém escreve tantas verdades, que é um tapa com luva de pelica pra muita gente que veio ao mundo para ser servido, não para servir, para espoliar, não para conviver em harmonia. O texto revela conhecimento de causa e, sobretudo, a própria gentileza do autor em nos brindar com um assunto tão pertinente, escrito com delicadeza na medida certa. Sou caipira, e pelo que aprendi na minha terra, isso tudo vem do berço. Parabéns.
 
24/3/2011 21:04:59
VINICIUS MANARTE _ GUARAPARI, E.S..
Parabéns!
Como precisamos de textos como este...
É lamentável como as pessoas estão perdendo a postura, a educação e o bom senso. Vamos ficar de olho "vivo" no desenvolvimento de nossas crianças e futuros(as) motociclistas. Um abraço a todos!
 
24/3/2011 14:03:24
RAQUEL TRINDADE
Muito bom este texto.É bom lembrar que gentileza gera gentileza.
Parabéns!
 
24/3/2011 14:03:22
RICARDO LUGRIS
Bravo, Gugu!
A vida é muito curta para se tomar vinho barato.
Viva com prazer e respeite quem está no seu entorno.
Aqui na França, motoiclista se cumprimenta e agradece (com a perna) quando o carro lhe deixa passar, o que é uma regra geral.
Mal visto é quem não o faz, independente da cilindrada.
Como sempre, voce vai direto ao ponto. Com elegância.
Abraço,
Ricardo
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
OJCM
 abaixo