Especiais

VIAJAR EM GRUPO É UMA CILADA?!?!

 
DONATO MONTEIRO  
Diferente de meus grandes mestres do moto turismo, gosto mais de viajar em grupo do que em solo.
Sempre fui regrado a excelentes companhias na hora de empreender um passeio e quando ao final do dia de estrada depois de muito chão, poeira e intempéries nada melhor que reunir aqueles que dividiram curvas contigo para planejar o próximo dia e deliciar-se com as peripécias deste que se encerra.

Também viajo solo, por vezes gosto de fazer meu roteiro, administrar meu tempo e minhas paradas sem discutir onde ficar, o que ver, o que comer etc, mas confesso, para mim o motociclismo é plural, estando “bem acompanhado” seja pela esposa na garupa ou impagáveis colegas de estrada, o trecho, fotos, causos e histórias ficam bem mais produtivos.



Viajar em grupo tem sua receita

É preciso cuidado para que tudo não vire uma grande “cilada”, sim já viajei com “caboclos” intratáveis que insistiam em não cumprir as mínimas regras de comportamento e condução, parece que adoravam chegar atrasados, acender um cigarro ou ir abastecer a moto quando todos já estão de luvas e capacetes, ou quando não, era o único sem dinheiro e tinha que garimpar um caixa eletrônico.

Para estes tenho uma receita: Converse em particular e explique que o sucesso da viagem depende da sintonia do grupo, que todos assumem deveres e obrigações neste translado, seja no item segurança ou no delicado item respeito ao próximo é preciso ter um olhar e comportamento macro para que tudo siga seu ritmo e sua rotina.

Bem, se contudo ele ainda insistir no comportamento anti-social pode largá-lo sem remorso na próxima traulitada, feito isso (com a mudança de comportamento ou exclusão do individuo) o próprio grupo se fortalece criando uma auto-conduta e neste ou nas próximas viagens o amadurecimento da convivência se fará sentir.


Não querendo ser contraditória ao que eu escrevi anteriormente

Nem sempre dá para o grupo todo participar do passeio, para uma viagem de fim de semana ou feriado, tipo 500km para ir e 500km para voltar, com direito a bom hotel, atrações gastronômicas, culturais e comerciais pode-se levar o bairro inteiro (exagero, rsrs), sendo bem compreendido e organizado o briefing, a diversão é garantida. Para passeios mais longos e de duração maior, onde necessita-se que os condutores e as maquinas sejam mais homogêneos, aí não tem como, é clube do Bolinha, o grupo tem que ser menor e de pessoas do ramo, acostumados as agruras e vitórias de um dia de estrada, misturar pilotos com ritmos e máquinas muito diferentes não dá um bom resultado.

No assunto moto turismo não pode faltar as grandes travessias, viagens acima de 10.000km, onde fica mais que evidente que o sucesso desta depende da sinergia positiva dos viajantes.


Aí é onde meus mestres dizem “Antes só que mal acompanhado”...

Ou seja preferem viajar sozinhos. Ok, conhecer seu companheiro de viagens via pagina de relacionamento na Internet, tomar dois cafés com ele e já querer enfrentar um trecho de 30 dias é deveras um despropósito, já vi muito disso acontecer, eles mal chegam no Uruguai e a guerra está declarada, é um que ronca, outro não passa de 100 km/h, outro que para a cada 80 km, outro que deixou para trocar o óleo na estrada, e quando tudo explode aquela sua viagem dos sonhos virou pesadelo, o grupo se separa e ao invés de grande amigos forjados na estradas estes viram grandes inimigos e de criticas mutuas na internet.

Fazer um trecho desse acompanhado requer digamos uma prévia, você terá que dizer uns “não vai dar pra você ir” pra muita gente, desde aqueles que realmente tem possibilidades e competência mas não vão se dar com o grupo, até aqueles que você sabe que não vão dar no couro mas insistem em dizer: - Quando nós vamos.

De meu gosto (e isso é muito particular a cada qual) o numero certo é três, você (claro) é mais dois que comunguem do mesmo gosto, ritmo e afins. Por exemplo, eu gosto de fazer de minhas viagens um passeio cultural, visitando lugares, conferindo seu enredo, sua gastronomia e afins. Gosto de sair cedo e chegar ao destino ainda dia, conferindo assim melhores acomodação e ainda tempo para conhecer o local. Isso não significa que o passeio fica engessado desta forma, por vezes podemos acordar tarde e rodar pouco, ou podemos fazer um trecho mais longo conferindo um descanso maior mais a frente ou uma mudança no roteiro, enfim, vai da maneabilidade, sintonia e tolerância do grupo, por isso conhecer, e muito bem, quem te acompanha reside um dos sucessos de nossas viagens.


Nada é mais forte que o coração e o companheirismo de um motociclista



Parafraseando o velho D´artagnan e os outros Mosqueteiros:
"Na estrada o grupo tem que ser “Um por todos, e todos por um”

A cada qual o seu gosto e preferência, solo ou em grupo o importante é curtir e
saborear esta rara e fina arte chamado motociclismo.

Boas estradas,

Grande abraço.


Donato Monteiro
Taubaté - SP


 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (36)

2/6/2011 23:35:42
ROGÉRIO MORAES
Olha meu amigo, isso mesmo, meu amigo, me orgulho profundamente de ser seu amigo e poder compartilhar de momentos impares ao seu lado e de todos os outros que não menos importantes, são companheiros exemplares de viagens, cada um com sua individualidade, mas todos em mesma sintonia.
Que venham aventuras novas e acompanhadas de pessoas da mais alta qualidade para fazer com que os CAVALEIROS DO VENTO nunca deixe de ilustrar as estradas com seus integrantes divertidíssimos... kkkkkk forte abraço Don!!!
 
8/4/2011 22:51:05
SHARK BOY
Ei grande amigo!
Concordo com você, e fico feliz em saber que me enquadro dentro do perfil para rodar contigo, pois já recebi convites seu desde dar um "pulinho" em Santo Antonio do Pinhal até desbravar paises do nosso continente.
Quando os parceiros de estrada são bons e comunga da mesma linguagem basta apenas um repique de acelerador ou uma simples combinação de setas para enteder o que o outro pensa...rs.
Abraço.
 
3/4/2011 17:02:19
CLAUDIO FERREIRA
Donato parabéns pela cronica, você foi muito assertivo. O difícil é encontrarmos parceiros em sintonia conosco. Sempre vai ter algo que não bate, então temos que ceder, da mesma forma que esperamos o mesmo dos companheiros. Em todos os momentos deve prevalecer o grupo, que na minha opinião, o ideal é o número de 3. Fizemos uma viagem longa recentemente e determinamos que cada dia um seria o Capitão, e todos teriam que respeitar a tocada do Capitão do dia. No quesito velocidade funciona. Mas não é o bastante. Todos têm que ter bom censo e respeito.
 
24/3/2011 21:08:28
RUBENS PEREIRA FILHO
SOU DE UM GRUPO DE MOTOCICLISTA ECOLOGISTA E ADORAMOS FAZER NOSSOS PASSEIOS EM GRUPO SEMPRE O NOSSO COORDENADOR ANTES DA NOSSA SAIDA DITA AS REGRAS E ASSIM MESMO TEMOS PROBLEMAS COMO RELATA O DONATO TEMOS QUE SABER CONVERSSAR COM AQUELE QUE NÃO SERVE PARA PARTICIPAR DE GRUPOS POIS NÃO RESPEITA OS DIREITOS DOS COLEGAS MAS CADA PASSEIO VAI MELHORANDO TEMOS CERTEZA QUE O GRUPO ESTA SE FORTALECENDO UM GRANDE ABRAÇO A TODOS RUBÃO DA ONG UBEM. DE ANGRA DOS REIS R.J
 
22/3/2011 15:07:46
VERA LUCIA GONÇALVES DA SILVA
na vida estamos sempre nos aperfeiçoando melhorando e no dia a dia as coisas vao acontecendo pra que isso aconteça,,,ler esse artigo do irmao Donato foi acrescentar em nosso meio,pois o motociclismo è aprender lendo, conversando e praticando,tenho que parabeniza-lo !!!! VALEU IRMAO
 
22/3/2011 11:10:32
DENER FRASINELLI
Caro Donato,

Parabéns pelo texto, gostei muito.
E é isso mesmo, as pessoas que se dispõe a andar em grupo tem que estar abertas, e respeitar os companheiros de estrada.
Tenho sempre em mente "NÃO FAZER PARA O OUTRO O QUE NÃO QUERO QUE FAÇAM PARA MIM", simples e funciona.
Grande abraço
 
22/3/2011 01:40:43
AIRTON DE FREITAS GONÇALVES DA SILVA
nao haveria forma melhor de se expressar para comentar uma viagen de motos em grupo ou em solo, o amigo Donato foi muito feliz em suas colocaçoes, nos mostrando o que, e como devemos nos proceder para tirarmos o maximo de prazer quando estivermos nas estradas, com um grupo ou mesmo sozinho,,, tenho certeza que todos que ler esse comentario e refletir a respeito, aproveitarà melhor as viagens futuras.
 
21/3/2011 09:52:45
EDUARDO PAVAN
voce foi muito feliz em abordar este assunto de maneira inteligivel para qualquer um entender se esta ou nao apto a viajar em grupo. penso ser adequado tambem discutir de antemao como os gastos serao tratados entre os participantes.
encaminharei para meus amigos poderem refletir e agradeco.
 
21/3/2011 09:46:44
CICERO PAES
Muito bom o artigo do Donato. Sem dúvida, esse tema é complexo, com prós e contras, vantagens e desvantagens.
Na verdade, quem viaja apenas com a esposa, como é o meu caso, pode se considerar privilegiado, afinal não viaja "nem em grupo" e "nem só".
 
20/3/2011 17:33:34
EDUARDO WERMELINGER
Prezado Donato,

excelente as suas explanações quanto aos fatores que levam a decisão do motociclista, viajar em grupo, ou não.

um grande abraço e muito obrigado pela sua participação do Rotaway.

Eduardo Wermelinger
 
20/3/2011 08:47:51
GERALDO JOSE FRAGA
Muito bem Donato! Faz bem ler seus comentários antes de programar uma viagem.
Prefiro viajar em Grupo! Em 2009, num grupo de 7 pilotos, fizemos uma viagem para o Ushuaia, todos com tocadas diferentes!. Houve pequenos problemas, mas foram todos resolvidos.
O melhor de viajar em grupo eh o que voce disse: Comemorar num bom restaurante, o sucesso das curvas que deixamos para traz e planejar o dia seguinte.

Parabéns!

Conheça Guarapari-ES
WWW.PRSOL.COM.BR
Valores diferenciados para MOTOCICLISTAS!
Geraldo Fraga
 
19/3/2011 20:29:35
ROSANA MARIA VEIGA MONTEIRO
De qualquer forma parece que viajar solo ou em grupo o primordial é fazer disso tudo uma viajem prazerosa e nada melhor do que a educação, companheirismo e respeito, se não por sí, por todos também. Evitar desgastes faz parte do planejamento. Pois então, conhecendo esta pessoa maravilhosa que é meu marido posso afirmar a todos que a organização começa em casa, passa pelo trabaho e é levada pelas estradas. Olhar sua caixa de ferramentas, pescaria e malas de viajem podem confirmar sua personalidade forte e decidida quando realmente vc sabe o que quer e onde quer chegar....é ele, meu amor!
 
19/3/2011 13:06:19
OLIVEIRA BR E CDMT
Donato parabéns por suas considerações. Ao longo de meus 65 anos de vida e 46 de motociclismo tive oportunidade de fazer mais viagens em grupo do que solo. Apesar de presenciar desentendimentos entre companheiros em viagens, particularmente nunca tive qualquer atrito ou desentendimento, muito embora tivesse que acordar cedo, tomar café e até deitar no banco da praça defronte ao hotel e aguardar que o companheiro de viagem acordasse, sem grilos.
Sem dúvida para algumas pessoas a viagem solo torna-se mais emocionante por vários motivos.
No entanto, sou adepto de uma viagem longa com um bom companheiro, para como você se expressou, compartilhar os bons momentos, dividir as alegrias e incertezas, com amor altruista, pois penso que este é o verdadeiro espírito do motociclista, saber viver em comunhão, em sociedade, saber se adaptar, dividir, compreender, ajudar e ser ajudado.
Como disse o Junior Câmara acima, penso que você deve ser uma pessoa maravilhosa com a qual muitos de nós motociclistas gostaria de compartilhar uma viagem.
Um forte abraço.
 
18/3/2011 17:49:55
CLÉVIO JORGE SCHEFFER
VALEU DONATO AS TUAS DICAS. PARA ESCOLHER AMIGOS E COMPANHEIROS EM UMA VIAGEM DE MOTO, É IMPORTANTE ANALISAR A "TOLERÃNCIA " DA PESSOA COM QUEM VAMOS DIVIDIR AS CURVAS DAS ESTRADAS.
 
17/3/2011 20:24:15
IRAN NUNES
Fantástico, melhor que ler, é vivenciar e poder transmitir a todos que tudo que esta escrito tem o jeito organizado do Donato, vale apena seguir, a viajem torna-se extremamente mais segura, mais atrativa, rende mais Km sem correria pra atingirmos as metas. Tenho muito a agradecer por ter aprendido e muito com o Donato, Valeu Parceiro.
 
17/3/2011 18:24:06
GUTO LOMBARDI
Sem querer desprezar as cilindradas, mas por experiencia propria, em viagens com mais de 200 km nao da para misturar motos com cilindradas muito diferentes, e, nem motociclistas com "motociclistas paraquedistas" (aquele que esta andando de moto sem saber porque).
Voce foi muito feliz em suas colocacoes e trouxe a tona uma realidade que muitos de nos as vezes fica em uma "sai justa" com aquele "amigo" que gostaria de viajar junto, mas que ainda nao tem condicao (moto certa, pratica, disponibilidade de tempo, etc), e deu para perceber que muitos passam por isso.
Tambem concordo que com 3 pessoas é excelente(desde que os 3 sejam com motos e genios parecidos).
Parabens pelo modo como abordou o assunto.
 
17/3/2011 13:55:24
LUIZ BASSINELLO LIMEIRA SP
Caro Donato, muito bem abordado esse tema por voce.
Eu e minha esposa já fizemos seis dessas pela América do Sul. De a sós a grupo de 5 motos e um carro confesso que num grupo coeso e de mesmos objetivos é muito mais divertido.....caso contrário prefiro a hipótese de que "...quem anda em bando é passarinho". Se for pra fazer ininigos vá sozinho.
 
17/3/2011 08:35:58
POLICARPO JR
Já viajei muito, mas muito mesmo, em passeios curtos de fds com grupos de até 100 motociclistas, todos do CDMT. Porém, nunca fiz uma viagem longa sem ser solo. Tá certo que tô só começando no motociclismo de viagem... Donato, se é amigo do Sr. Gugu, é meu tb, um forte abraço!
 
16/3/2011 20:00:21
GUILLERMO GODOY
Caro amigo Donato, parabéns pela abordagem sempre polémica, ...Viajar só ou acompanhado....Vc melhor do que ninguém sabe qual é minha posição ao respeito, porque tenho tratado sobre esse assunto nos meus 3 livros que o amigo já leu.
O artigo está muito bem apresentado, novamente parabens
Grande abraço do
Guillermo Godoy
Florianópolis
bebemo 2003@yahoo.com.br
www.godoy.abrme.com.br
 
16/3/2011 19:35:10
CARLOS BARBUTO
Acho que voce explanou muito bem o assunto, Donato. Realmente eh necessario um esforco individual grande por parte de cada um para que tudo transcorra da melhor maneira. As diferencas e os anseios existem e devem ser tratados com otimismo e objetividade.Temos que estar dispostos a praticar o altruismo, com certeza. Tivemos muito sucesso nesta ultima viagem ao Ushuaia em que fomos em 5 pilotos. Houve problemas sim, mas foram muito bem superados.
O melhor de viajar em grupo eh o que voce disse: planejar o dia seguinte e se deliciar das peripecias vividas.
 
16/3/2011 15:03:43
RICARDO LUGRIS
Grande Donato,
Boa reflexao, bem colocada.
Em viagem de grupo, vale o grupo, não o individuo.
Planeje e combine antes.
Abraço
Ricardo Lugris
 
16/3/2011 14:32:34
ROGÉRIO AUGUSTO FERREIRA OLEIRO

CARO DONATO . . .PARABÉNS . . .CONVIVÊNCIA EM GRUPO NADA MAIS É DO QUE RESPEITAR OS LIMITES DE CADA UM , OBSERVANDO EM 1º LUGAR A SEGURANÇA DO GRUPO . AS REGRAS BÁSICAS PARA ANDAR EM GRUPO DEVEM SER SEMPRE LEMBRADAS E RECICLADAS TODAS AS VEZES EM QUE FOR POSSÍVEL . A MINHA SEGURANÇA SEMPRE DEPENDERÁ DO COMPANHEIRO QUE ESTÁ AO MEU LADO E VICE-VERSA .
TODOS OS GRUPOS DEVERIAM ENFATIZAR E PRIORIZAR A SEGURANÇA .
ABÇS ,

ROGÉRIO AUGUSTO F. OLEIRO
 
16/3/2011 14:10:27
FABIO SIRONI
Donato, parabéns muito bom, o texto e suas observações, viajar em grupo é um exercício de tolerância e humildade, eu particularmente gosto, mas para tal é nescessário observar as dicas que teu texto dá. Quanto ao número ideal muitos motociclistas que conheço concordam três pessoas com motos e tocadas parecidas, se vão com garupas o ideal é que sejam todos se solo também. Para o futuro vou ter que me contentar em viajar solo ou em quartos separados pois o ronco tem aumentado.

Um abraço e boas estradas
 
16/3/2011 12:31:13
JORGE CANCELLA
Caro Donato,
parabens pelo otimo texto. Realmente a situaçao e do jeito que vocë descreve. Nestes muitos anos de trilhas, competiçoes motociclisticas e viagens-aventura passei por inumeras situaçoes identicas, ate parece que voce viu tudo, he, he....
Costumo dizer que o culpado e a cigana, pois e, o caboclo vai ver a sorte e pergunta pra cigana, de repente a cigana diz que ele vai ser um trilheiro, estradeiro ou algo parecido.... e o pior e que o caboclo acredita, e ai muitas vezes da nisso que voce citou....
 
16/3/2011 11:05:06
GERALDO BERGAMO FILHO GEBÊ
Olá Donato, muito oportuna as suas observações quanto à organização e detalhes sobre comportamento de companheiros de viagem, ou mesmo em passeios bate e volta que requer a mesma disciplina principalmente quanto à segurança do grupo. Todos devemos ter em mente que estamos em grupo e que portanto somos responsáveis por atitudes que possam comprometer o bom andamento. Bom senso não ocupa lugar e faz bem. Não é só em grandes viagens que alguns comprometem o bom andamento da tocada, entretanto, se queremos estar com amigos temos de ter certa tolerância e darmos até certo ponto um voto de confiança e alertá-lo sobre isso.Fazer de nossa viagem um trasntorno não é salutar como também contar com o companheirismo (a solidariedae) é muito importante. Tenho certeza que me daria muito bem viajando com vc mesmo porque compartilho em todos os aspectos mencionados. grande abraço Gebê
 
16/3/2011 11:03:46
NILSON SOARES
Irmão,

90 % das minhas viagens foram solo, apenas numa delas viagei com uma cara, acho que único, Ary Leite - Vila Velha, camarada, direção segura e experiente.

Achar um pessoa assim é sorte, como um casamento.

Viajar em grupo para mim não rola, admiro muito quem consegue.

abs,

NIlson Soares
www.baiaodeideias.blogspot.com
 
16/3/2011 10:57:18
CARLOS EDUARDO FIALHO
Donato,
muito legal a sua mensagem.
Seria oportuno que todas as pessoas que viajam, ou tentam, fazê-la em grupo, prestasse atençao no seu recado.

Parabéns.

Kadu Fialho
 
16/3/2011 10:49:27
KEILA F.
Parabéns pelo texto Donato. Harmonia e Sintonia são fundamentais para que a viagem seja proveitosa e não se torne um pesadelo.
 
16/3/2011 10:22:04
FRANCISCO ELEHÚ DA SILVACHICO PORTO ALEGRE
Perfeita colocação Donato e ótimo texto. Como diz o ditado "Cada louco com sua mania". O caso é que em longas jornadas isso pode virar um problemão. O segredo é realmente conhecer muito bem com quem se viaja, manias e hábitos. Quanto mais diversidade, mais se deve ter a consciência de que a tolerância deve aumentar também.
Abraço a todos
 
16/3/2011 10:08:38
OTAVIO ARAUJO GUGU
Donato, muito boa sua crônica.

Nós dois já tivemos oportunidade de viajar juntos, somos da mesma cidade, foi muito prazeroso, conheci sua tocada, sua atenção em todos os aspectos de uma viagem, sua gentileza e educação com as pessoas, seu respeito no transito e tantas outras coisas mais.
Conheço bem as diferenças e atritos que podem surgir entre os companheiros durante uma longa viagem, são tantos que seria demais aqui enumerá-los. Eu mesmo já tive alguns atritos com companheiros, que vc sabe, e quando vejo que o cara está atrapalhando minha viagem, simplesmente me despeço e toco em frente.
Pela minha experiência de mais de 50 anos de motociclismo, hoje em dia jamais viajaria com mais de dois companheiros, é encrenca na certa. Viajando solo, curte-se muito mais o tempo disponível, a paisagem, as pessoas que encontramos pelas cidades, ficamos mais abertos e acessíveis às abordagens e curiosidades dos “nativos”, dependendo muito mais de nós mesmos e por isso a atenção e o sentimento de responsabilidade logo aflora, por esses e outros motivos em viagens de mais de 2 dias ou 500km viajo apenas na companhia de Deus que acabou de me guiar ao Ushuaia. Prefiro deixar as “lapidações” de comportamento fora das minhas viagens de moto.
Parabéns pelo texto, Donato.
Fraterno moto abraço a todos, Otavio Araujo – Gugu Taubaté/SP

Nada em nossa trajetória é inevitável. Não existe destino. A todo momento nós motociclistas sabemos que poderíamos ter escolhido um outro “caminho”...
 
16/3/2011 08:53:58
PAULO GAIDA
É exatamente isso Donato, só arrisco acrescentar que a questão de velocidade, quem dita é a estrada, ela tem seu fluxo, e a velocidade ideal é sempre a compatível com o local por onde estamos naquele momento.

Parabéns.

Paulo GAIDA
 
16/3/2011 08:51:10
CLAUDIO
Fundamental a igualdade entre os componentes, já fiz longas viagens solo e em grupo e dependendo dos componentes, uma viagem solo é melhor. Enfim, para aposentados como eu, moto é curtição e acho mesmo, que aposentado não tem que ter pressa do tipo "sair dia tal, voltar dia tal porque precisa trabalhar...finalizando: "um por todos e todos à toa" bom artigo. abs.
 
16/3/2011 08:51:00
RUITER FRANCO
Parabens Donato!!!

Muito bem colocadas suas palavras. Creio que as mesmas, poderão possibilitar mais unidade aos membros de grupos, que desconhecem o Direito e o Dever que é viver em Comunidade.
Parabens mais uma vez.
 
16/3/2011 08:50:44
CMELLO BRASÍLIA DF
O pior é que os "organizados" que são uma minoria, são sempre o alvo das gozações e a vítima dos atrasados, dos relapsos, dos inconvenientes, dos irresponsáveis (no trânsito), ....
Mas afinal "alguém tem que fazer a parte difícil" ................ rsrsrs
CMello
Brasília//Curitiba
 
16/3/2011 08:05:25
FERNANDO ZANFORLIN
... por ser extremamente organizado, meu primeiro e o principal item é não atrapalhar os outros. Não questão da velocidade aí há um "pobreminha", todos tem que ter a mesma tocada, o que em sempre acontece. Mas tudo bem, se tiver que esperar um pouco o "roda quadrada" esperamos, tudo pelo bem do melhor, que é curtir.
Concordo e aprovo e faço uso,por vezes temos que dar um "chega pra lá, no camarada, aí meu caro não é reservado não, é alto e bom som, para servir para todos.
Boas observações Donato
 
16/3/2011 06:35:46
JUNIO CÂMARA
Taí Donato, se tivesse oportunidade de realizar uma viagem com uma pessoa organizada como Você, certamente a viagem sairia bem melhor.....
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
MLRD
 abaixo