Especiais

AS BAGAGENS NUMA LONGA VIAGEM DE MOTO

 
O perigo de uma viagem de moto está nas malas, nos baús e bolsas que levamos. Elas podem nos impedir de apreciar a beleza que nos espera.


Já experimentei na carne a verdade dessas palavras, mas aprendi. Minhas malas eram sempre superiores às minhas necessidades, e por isso minhas partidas e chegadas eram mais penosas do que deveriam. Andei pensando sobre as malas que levamos em nossas viagens de motocicleta. Elas são expressões de nossos medos, elas representam nossas inseguranças.

Olho para um motociclista que passa com suas imensas bagagens atreladas e fico curioso em saber o que há dentro delas.

Tudo o que se leva, está diretamente ligado ao medo de necessitar.

O fato é que essa bagagem toda representa nossa insegurança, digo por mim.

No início de minhas viagens de motocicleta, levava comigo a pretensão de deslocar o meu mundo, tinha medo do que iria enfrentar, isso, quando ainda não existiam malas laterais, top case, bolsa de tanque, etc., a bagagem viajava em bolsas improvisadas amarradas ao bagageiro, envoltas em lona de caminhão.


Eu queria fazer caber no exíguo espaço a totalidade dos meus significados.

A justificativa é racional, pois corresponde às regras do bom senso, preocupações naturais de quem não gosta de passar privações.

Nós nos justificamos: posso precisar disso, posso precisar daquilo... Olhava ao meu redor e via que as coisas que pretendia levar não poderiam ser levadas. Às vezes durante uma longa viagem de moto me recordo de alguma coisa esquecida, ou então, inevitavelmente concluo que um terço do que levei não me serviu para nada.

Partir é experiência inevitável de sofrer ausência, nisso mora o encanto da viagem de moto. Viajar de moto é descobrir um mundo que não temos, é o tempo de sofrer a ausência que nos ajuda a mensurar o valor do mundo que nos pertence, visto sobre duas rodas. A partida nos abre os olhos para o que deixamos - bom é partir, melhor é voltar. A distância nos permite mensurar os espaços deixados, por isso, partidas para longas viagens e chegadas são instrumentos que nos indicam quem somos, o que amamos e o que nos é essencial. Ao ver o mundo que não é meu, eu me reencontro com o desejo de amar ainda mais o meu espaço.

A vida e as viagens seguem as mesmas regras, os excessos nos pesam e nos tiram a vontade de viver, por isso é necessário partir, sair na direção da realidade. Não carregue seus pesos, eles não lhe permitirão adentrar o território alheio, nem enxergar de um jeito novo o território que é seu.


Boas partidas e chegadas a todos!!!


Texto: Otavio Araujo (originalmente publicada no Rock Riders)

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (7)

2/2/2017 23:32:50
VD5KB8PK
Thats a knowing answer to a dilcffuit question
 
27/10/2011 16:46:48
VINICIUS MANARTE _ GUARAPARI, ES
Muito bom este texto!

É pura verdade. O que levo desde a partida é a saudade da família e isto não cabe nas malas
 
1/3/2011 09:22:37
SAMUEL SCUR PAIM
Curti a analogia de que nossas malas estão para nossas inseguranças. levar uma calça jeens e dois calções pra uma viagem de três dias é ter muita insegurança

abraço
 
23/2/2011 15:26:38
JOÃO CÂNDIDO BOTELHO GOMES
Prezado Gugu,
devesd estar ja bem longe ao sul, hoje consegui localizar e ler seu texto sobre as bagagens.
Eu tambem velejei bastante, com laser, depois oceanicos, depois hobbies 16, e nas velejadas aprendi sobre bagagens, barcos leves vão mais rápidoe e mais longe.
abraço
JC
 
15/2/2011 15:42:14
EVANDRO DALBEN
Tem coisa melhor do que viajar de motocicleta sem precisar das malas ou carregar tanta coisa desencessaria ?

A cada viagem dimunio mais minha carga (na politica de se não usei antes devo descartar) ... toque experiencia com outros viajantes e pergunte sobre o que levam em suas aventuras...

Adoro acampar em lugares de dificil acesso ! Fazer minha propria comida durante as viagens e não me preocupar tanto com hospedagem ou lugar certo para dormir, adoro viver no meio da natureza, esse eh o verdadeiro espirito dos Pisteiros.

Desenvolvi meus proprios alforges para atender minhas necessidades e estou todos os dias aprendendo com a bagagem na motocicleta ! Não existe uma formula...

Uma coisa é certa, prefira mochilas impermeaveis na sua garupa e coisas leves dentro, como roupa, saco de dormir etc.. top cases se não forem bem presas podem lher dar uma baita dor nas costas ... procure por malas laterais bem reforçadas e coloquei nela o preso balanciando entre as duas para uma melhor pilotagem !

FOX - ADV rider
www.pisteiros.com.br



Viagens longas não eh necessario tanta coisa, planejamento, levar o necessario para chegar ao destino, encare como uma aventura, luxo vc tem em casa ou em um otimo hotel !


 
14/2/2011 07:37:41
CESAR ALVES
Parabens Otavio, voce revelou nao somente o verdadeiro espirito da viagem de moto mas principalmente o que deveria ser o sentido da vida de todos nos. Ao carregarmos o superfluo, perdemos o espaco para adquirimos as experiencias e ensinamentos que a vida e a viagem poderia nos proporcionar.
Grande abraco
 
13/2/2011 22:25:49
MARCELO VORCARO
Grande Gugu,

Eu levo praticamente 20 % da bagagem de prevenção. As vezes não uso nada. As vezes já usei tudo!!!
As roupas, hoje uso 90 %. Antes 50%.
É melhor prevenir. Leve tudo que a moto precisa em caso de pneu furado, farol queimado. O restante conto com a sorte.
m grande abraço
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
DPUQ
 abaixo