O MOTOCICLISMO E A SOLIDARIEDADE
Existe uma forte relação de responsabilidade entre os motociclistas, pessoas unidas por interesses comuns, de maneira que cada um do grupo se sente na obrigação moral de apoiar os outros.
Por que quando viajamos de automóvel em uma rodovia e deparamos com outro carro parado no acostamento com o capô aberto, nosso subconsciente tira o pé do acelerador, e aos poucos voltamos à velocidade normal?
Rodando de moto, a solidariedade flui instantaneamente, instintivamente. No mínimo uma pequena parada e a tradicional pergunta: “Precisa de alguma coisa, companheiro?”
A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca!Uma corrente rompida, falta de gasolina, um pneu vazio... um dia a gente descobre que verdadeiras amizades adquiridas no motociclismo continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana e faz parte do dia-a-dia de nós motociclistas.
Pessoalmente já fui socorrido e socorri inúmeros motociclistas em apuros, agora pergunto: - Porque nós motociclistas temos naturalmente esse instinto de solidariedade? Já pensei muito sobre isso e percebi ao longo de meus mais de 50 anos no motociclismo que ajudei e fui ajudado diversas vezes, de coração, com boa vontade, com prazer e com sorriso estampado no rosto.
Solidariedade e amigos, não se agradece, comemora-se!Outro aspecto da solidariedade dos motociclistas reflete-se nos encontros de motos, onde além da confraternização entre amigos e conhecidos, música e bebidas, vê-se a doação de alimentos, roupas e agasalhos às pessoas ou grupos carentes locais. Eu pessoalmente acredito que possa conseguir qualquer coisa que queira na vida, se eu ajudar o suficiente outras pessoas a conseguirem o que elas querem. Assim funciona no motociclismo.
Quantas vezes nas longas viagens cruzamos com motociclistas de outros países, que nos acenam, buzinam ou piscam faróis? Esse tipo de cortesia e solidariedade é nato no motociclismo, e não me perguntem de onde vem!
Um bom exemplo de solidariedade no motociclismo vimos na TV essa semana na região serrana do Rio de Janeiro devastada pela enxurrada. Os motociclistas de trilhas com suas XL e Tornado transportando desabrigados, levando comida e água aos necessitados pelo meio da lama. Eu acho que o mundo é de quem se atreve, se mexe, ajuda e de quem viaja de moto...
Lembre-se que a medida que você envelhecer, como eu, descobrirá que tem duas mãos: uma para ajudar a si mesmo, e outra pra ajudar aos outros!
Pense nisso.Autor:
Otavio Araujo “Gugu” - 68 anos, motociclista há 52 anos.
Comentários (7)
2/2/2017 23:44:00
KVSRJSEQP
A perfect reply! Thanks for taking the trbuloe.
10/8/2011 18:46:02
ANTÔNIO CARLOS FERNANDES
Olá. Quero agradecer ao Sr. Otávio pelo texto, que bem exemplifica a qualidade de ser solidário e motocilista (e vice-versa). Acredito que tal prerrogativa está na certeza que não há fronteiras para ajudar o próximo. Um forte abraço.
10/8/2011 13:20:11
EVALDO
Otavio
A vida é tudo isto que voce diz, andar de moto tem a mesma emoçao quando tinha 7/10 anos, quando montava nos cavalos e sair em galopes pelos campos com o vento cortando e solavancos pelo corpo, é muita emoçao, e queremos compartilhar com todos esta sensaçao boa, por isso nasce grandes amizades, e fico feliz que meu filho Renan sente isto e logo nos dois estaremos lado a lado com voces... no dia que estavamos buscando uma moto p/ ele em Campinas, percebi a emoçao dele quando saimos de um restaurante e encontrou alguns motociclistas que estacionava e logo comprimentarao e parecia ja amigos, irmaos, filhos, netos, bisnetos etc.. UMA GERAÇAO BONITA DE CONVIVER
Um grande abraço a todos.
16/2/2011 23:26:38
FABIO KATSUYA OBU
Me identifiquei muito com esta matéria pois em setembro do ano passada em passagem por Iquique no Chile estava sozinho procurando um Hotel e de repente aparece o Michel com uma Tdm e gentilmente me ajudou a procurar um Hotel, rodamos e encontramos e para agradecer fomos jantar um peixe em um restaurante local. Precisei trocar pneu e me acompanhou em busca de pneu e fizemos um passeio pela cidade.Depois deste dia começamos a nos falar pelo Facebook e somos amigos. Hoje ele está saindo de Iquique e está vindo para o Brasil e eu irei acompanhá-lo até o Rio de Janeiro em retribuição a sua camaradagem concedida.Ou seja , quando voce menos espera aparece um amigo motociclista para te ajudar, e viva a nossa comunidade de motociclistas nacional e internacional!
3/2/2011 17:28:31
CREMILDO GOMES DEODATO
Valeu cara sao estes tipo de vivencia e comentario que henriqueci o motociclismo abraco do amigo Cremildo, Presidente do metalpil moto clube..
1/2/2011 08:01:55
SIDNEY
sou motociclista desde 1972, sempre observei muita solidariedade entre nos, principalmente em viajens, que continue assim. abraços
19/1/2011 16:51:28
GILNEI ROSALES DIAS
concordo plenamente com que acabei de ler, recentemente fizemos uma viajem de moto eu e um amigo, passando na fronteria da argentina pro uruguay, encontrei alguns motociclisat numa enorme fila, pedirem q chamasse meu amigo e nos unissemos a eles, na volta la estav so um dos seis, nos esperando, logo vi a solidariedade naquele pequeno grupo, que acabara de conhecer, passado os tramites de alfandega pegamos a estrada juntos logo uns 200km adiante um deles ficou sem gasolina, enquanto um foi pegar gasolina na cidade mais proxima eu me prontifiquei a reboca-lo pela pedaleira de sua moto pois não tinhamos corda e nem como passar asolina de um tanque ao outro. vi que a solidariedade esta presente ao natural ente nós motociclistas, abraços...