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UMA BIG TRAIL, MEU ESTILO PREFERIDO

O estilo de motocicleta ideal, é aquela que nos leva aonde almejamos chegar.
A minha opção sempre foi ir um pouco mais além, do que as estradas convencionais me levava.
Respeitando todas as preferências, aqui deixo registrado o por quê desta minha escolha.


 
Tenho até uma admiração pelos demais estilos de motocicleta: as esportivas marcadas pelo seu design agressivo que quando vão para a pista e bailam como um ensaio sincronizado, esbanjando potência e adrenalina, as modelos custom, charmosas, trazem um clima de saudosismo poético, inspiradoras de muitos blues e rock and roll, e de gerações que marcaram décadas e ainda exercem este romantismo nos dias atuais.

Somente posso demonstrar admiração sem poder ir além uma vez que nunca fui proprietário de alguns destes estilos e modelos, apenas pilotando poucos.

Além do motociclismo de viagem aventura, sempre fui apaixonado por fotografias. E desde os meus 14 anos, quando fazia algumas trilhas por lugares desertos, como companhia obrigatória sempre tive uma câmera a qual carregava nestes meus passeios. Ficava encantado em sentir que a minha motocicleta poderia me levar a locais desconhecidos, dando uma sensação de liberdade, onde eu poderia registrar em fotografias a beleza natural destes lugares, a arquitetura que a natureza nos presenteava.

Em janeiro de 1983, literalmente fiz a minha primeira longa viagem de motocicleta, onde saí do Rio de Janeiro com destino a Canoa Quebrada no Ceará para passar minhas férias. Era a minha comemoração por ter passado no vestibular.

A motocicleta era uma Triumph Scrambler 1980.

Era tudo muito diferente. Para ter uma idéia, em Canoa Quebrada tinham pouquíssimas casas, todas muito rústicas, da colônia de pescadores e nem mesmo luz elétrica ainda existia naquele belo lugar. Lá conheci geladeira a querosene, pois sequer sabia que existia.


"Confesso que não tive a mesma disposição que o João Cruz teve em 1960, em sair do Rio de Janeiro e ir até Campina Grande na Paraíba, retornando para o Rio e com garupa"

Em Fortaleza despachei a motocicleta por uma transportadora de volta ao Rio de Janeiro e voltei de avião.

Não era só tempo diante os meus compromissos, mas realmente fisicamente estava esgotado, com as costas ardendo pelo excesso de sol e outros problemas que fui tendo na viagem.


Voltando ao Rio de Janeiro, em março de 1983, comprei uma XL 250, versão antiga, ano 1978. Não havia muitas motocicletas disponíveis como temos hoje em dia. Esta XL 250 tinha uns 500 km por época da minha aquisição. O seu ex-proprietário, o médico Raposo, que morava no prédio a minha frente, tinha comprado esta motocicleta em um leilão da Receita Federal em 1979. Daí pra frente começou a minha relação com motocicletas verdadeiramente preparadas para todo tipo de terreno.

Com esta trail XL 250, numa enorme alegria fiz um passeio saindo do Rio de Janeiro com destino a São Tome das Letras em Minas Gerais.

Muito me marcou o quanto a motocicleta me proporcionava de interação com a natureza. Além do seu bom comportamento no asfalto, quando buscava atalhos em estradas de terra, não sentia a diferença na sua condução.


Passei a não mais me importar com as chuvas, com algum trecho de barro que tivesse que atravessar, e até mesmo me aventurar em buscar estar mais próximo de cachoeiras e de outros lugares que motocicletas de outro estilo não me permitiriam chegar.

O tempo foi passando, motocicletas de maiores cilindradas sendo fabricadas, e a cada dia com tecnologias avançadas embarcadas com a evolução dos modelos.



Assim, hoje me permito dizer que encontrei um estilo de motocicleta ideal para:

... longas viagens em razão da postura de pilotagem,

... que me proporciona a mesma segurança em pistas convencionais ou não,

... e acima de tudo, me permite buscar rotas inusitadas e registrar em fotografias o encanto de cada lugar!




Um grande abraço,

Eduardo Wermelinger

 
 
 
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Comentários (34)

12/11/2016 22:55:23
ARMANDO PINTO DE FREITAS
Eu também sou louco por big trail tenho duas uma Varadero e uma Falcon 2014, eu sou amarradão na Falcon, dia 20 do 11 estou de partida para o Uruguai saindo de Guarapari, ES e pretendo fazer toda America do sul de Falcon.
Por todas razões a cima citadas. Moto e BIG TRAIL
 
11/12/2012 09:27:42
DANIEL ALVARES
Caro Sol Costa,
gostaria de informá-lo que a BMW possui um kit chamado 765mm para suas big trails que irá rebaixar a moto sem alterar sua ciclistica, procure sobre esta possibilidade, vem assim de fábrica. Tenho 1,60 e ando numa F650GS bicilindrica. Faço off leve nela sem problemas, fiz o curso de off com o pessoal da MotoXplorer sem ficar pra traz das altíssimas F800GS ou 1200.

Caro Eduardo, assino embaixo da sua conclusão, já tive custom, esportiva e agora BT. Já rodei muito mais com a BT que com todas as outras juntas, pois o prazer de piltoar este estilo de moto é incomparável.

Abração.
 
17/1/2011 23:52:48
ACIR BUENO DE CAMARGO
Caro Pratinha! Veja bem uma coisa, nos idos de 1984 tive uma xl 250 por vários anos e muitíssimas alegrias. Com uma v-strom fiz vários países da América do Sul, inclusive Ushuaia. Com uma GS 1200 fui ao Alaska e em 2009 com uma gs adventure 1200, por 120 dias fiz mais de 47.000 km, completando a volta ao redor do mundo. Por isso náo tenho dúvidas que vc deveria fazer a Asia com uma gs adventure. Tenho somente 1,71 de estatura e náo tenho maiores problemas com quedas. Somente adquiri o hábito de parar sempre com o pé esquerdo no solo, utilizando o freio de máo. Minha moto tem quase 65.000 e só tive uma queda na Sibéria, com chuva e muito barro. A BMW pode vir com um banco especial bem mais baixo que o normal. Náo é táo confortável, mas eu náo tiver maiores problemas. Além disso é possível mascarar a altura do banco com uma bota especial. O Joáo de Lima conseguiu uma especial. Fale com ele sobre isso. Abraços e boa sorte na sua próxima grande aventura. Acir
 
16/1/2011 10:36:13
EDUARDO PRATA
Meus caros companheiros de estrada valeram as dicas, mas ainda estou com duvidas, à etapa da ASIA é brada.
Os relatos me jogam cada vez mais para as bigT, mas pergunto:
A moto vai lotada, tenho que levar de tudo, desde uma mine oficia, a barraca, alimentação, água, reserva de gasolina, etc...Quando pesei minha shedow na viagem do Alaska ela passava dos 270kgs e, as quedas aconteciam, geralmente, na hora de parar, nas ladeiras íngremes e no barro, a perna não aguenta o peso e deixava ela cair e, muitas das vezes não conseguia levantá-la. A média é de 500km/dia o que dá pelo menos umas 10 horas de pilotagem/dia
Obs. minhas viagens são "solo" o que torna a aventura mais difícil.
Como o companheiro observou, se compro a BMW e mando rebaixá-la perco sua engenharia.
O que gostaria ter é o relato de um companheiro que tem a minha estatura, 1,62 metros e que tenha uma BMW 1200 gs. Obs. Nunca pilotei grosss.

Bem, devo partir em agosto, desembarco em Moscou rumo a Mongólia, de lá entro na China, (estou em contato com agencias locais, se alguém tem informações fico grato, a burocracia lá é brada e os caras querem que eu leve um “custodia por todo o percurso, isto é + dólares) atravesso a China passando por Xia’n/terracota, três gargantas até Macau e de lá entro no Vietnam, Camboja, Tailândia, Bangladesh (de ferry) e ai para o Nepal e Índia até Nova Deli onde embarco a moto de volta para o Brasil, pretendo fazer em 60 dias (tempo das 2 férias acumuladas). Como tenho problemas com o mal das alturas, em fevereiro/2010, fui ao Salar o Uyuni/Bolivia para testar minha resistência, não tem jeito, tenho que tomar oxigênio, então, vou levar um cilindro de oxigênio na bagagem, no Nepal as estradas estão acima dos 4.000 metros, mais peso.
Bem, estou a procura de um companheiro para a conquista da ASIA, o ideal e que tenhamos a mesma moto, assim otimizamos equipamentos/custos. Num primeiro orçamento acho que vou gastar uns U$ 25.000 incluindo o transporte aéreo da moto. Obs. O roteiro pode ser discutido.
Agradecendo a todos pelas dicas com um forte moto abraço a todos e, como digo:
“Recuar! Só se for para frente!”
Eaprata/2004

OBS.QUEM QUIZER COMPRAR O LIVRO "EXTREMO DAS
AMERICAS UMA VIAGEM DE MOTO AO ALASKA E AO USHUAIA" É SÓ FAZER CONTATO.
 
13/1/2011 13:13:52
SEBASTIÃO HILTON FREITAS JUNIOR
Caro Eduardo, concordo completamente.
Estou na minha segunda Big Trail e não me vejo com outro tipo de moto, já que só posso ter uma. Tenho 48 anos, Barriga e minha coluna não é excepcional, mesmo assim, consigo andar 700 kms num dia sem maiores problemas.
Para o tipo de lazer que gosto, nenhuma outra me traria tanto prazer, sem contar que, vejo amigos limitadíssimos quanto a escolha do percurso.
Abçs.
 
11/1/2011 22:00:57
ROMAN
Caro Eduardo
Belo relato de um estilo de moto. Paixao pela aventura, eh isso que vc tem. Todos que andam sobre duas rodas sao amantes do vento no rosto, da liberdade, facinados por pegar uma estrada e pilotar, esquecendo de todo o resto. Sou facinado pelas custom, com todos os seus defeitos, suspencao curta, baixa autonomia, pesadas... Em 2009 fomos ao atacama, uma Gs 1200, duas Vestrong, uma Super Tenere e minha Boulevard M800. So posso dizer que a M800 nao me decepcionou, mesmo nos 150 km, praticamente sem asfalto de Nazca ate Pukio. Dia 26/01/11 iremos ate Ushuaia, as mesmas Bigtrail e eu com minha HD Heritage custom. O que nos une eh o espirito de aventura, liberdade, vento, uma paixao que so quem eh motociclista sabe como eh, cada qual com seu estilo, mas apenas uma paixao...duas rodas.
Grande Abraco
Roman
 
11/1/2011 09:08:46
GUSTAVO ESCUDERO
Adorei ler relatos dos feras, dos mais velhos e experientes motociclistas de todo pais.
PARABENS " tiozoes" nao tem essa de melhor moto ou estilo, cada um curte o seu, sobe na motoca e vai embora, se liberta.
Quero realizar esse ano ainda o sonho de ir ao Atacama, Machu Pichu, Salares, e Lagunas Coloradas Argentina,Chile, Peru, Bolivia. Quero ir em Abril 2011, ou caso nao de certo os planos no maximo em 2012.. Aceito parceiros e companheiros, para essa expedição que já esta calculada, preparada, planejada e pronta para cair na estrada com segurança e planejamento.
Abços... email/ msn = gscuba22@hotmail.com
 
10/1/2011 23:58:02
EDUARDO PRATA
grande Eduardo Wermelinger, não tenha duvida! O NEGOCIO É COMEÇAR, NÃO IMPORTA A EPOCA.
comecei a pilotar aos completar meu 1º cinquentenario, comprei uma shadow, a escolha foi puramente por "gabarito" tenho 1,60 metros e com um projeto de dar a volta ao mundo em uma moto, sonho alimentado desde o primario quando meu pai me apresentou o globo terrestre. tirei a carta, trenei por 6 meses e parti para o Alaska, foram 15 paises. 30.000km em 56 dias; depois foi a vez do Ushuaia, 14.000km em 30 dias, e 2006 foi a vez da australia, agora com uma Vstar/yamaha-1100cc, foram 13.00km em 30 dias e em 2008 o velho continente com uma boulevard 800cc, muito boa, foram 25.000km, começando por Lisboa, indo até o paralelo 71º11/nordcap e de lá pra Moscou e turquia, retornando pelo costa do mediterraneo, indo dar uma mijadinha na Africa, só pra marcar terreno.
Agora me preparo para a ASIA começando por moscou - mongolia, china, nepal, india, bangladesh, tailandia, cambogia e vietnam. 30.000km/60 dias.
um grande amigo e motociclista muito experiente me falou um dia: prata! qualquer moto te leva a qualquer lugar, cada uma com seu time. penso em comprar uma bmw gs 1200 para a aventura da Asia, o preço é quase que proibitivo mas, tenho tido muito boas referencias, vc. tem informações sobre ela!
pergunto: pilotar uma média de 500km/dia durante 60 dias é mais confortavel numa bigT que numa custon? meu problema é não botar os pes no chão, fico totalmente inseguro. como minhas aventuras geralmente tem somnete uns 15% de chão, mesmo com os tombos penso cansar menos.

um forte moto abraço.

Eduardo Prata
www.fazedoresdechuva.com.br
recuar! só se for para frente...
 
10/1/2011 21:44:15
VANESSA DAYA
Belíssimo texto Eduardo. Como já havia dito a você, sou sua fã! Você escreve com paixão e isso só conseguem os que realmente tem o espírito de um autêntico motociclista. E por mais que você fale que é apenas um texto simples, para seus leitores é muito mais que isso, é um verdadeiro poema para os olhos de quem lê... Parabéns!!

P.S. Você tá quase me fazendo ir para uma Big Trail! Abraço!
 
10/1/2011 21:06:11
FRANCISCO LEANDRO
Sem palavras é td muito bom, tive uma custon shadow 750 achei muito bom nas minha viagens ao Nordeste por umas 4 ou 5 vezes Natal RN., Recife PE., Juazeiro do Norte CE., PetrolinaPE.,Bodocó PE, Ouricuri PE, Prado, Teixeira de Freitas BA, Espirito Santo ES. Rio das Ostras RJ. Paranagua PR. entre outras viajens, mas confesso quando via um motociclista se aproximar com aquela moto que mais parecia um trator, ficava babando. Ai não deu outra comprei uma Varadero que moto, realmente ela é uma moto que dar pra ir mais longe. Fui ao evento de Petrolina com ela em julho dois dias pra chegar sai dia 9 chegando lá dia 10 as 19 hs. no primeiro dia fiz revisão de 1000 km em Governador Valadares, dormi em Padre Paraiso depois de 1200 rodado com direito a revisão, levantei a 6:00 e e as 19:00 estava em Petrolina PE. então é isso casei com ela a Varadero é a minha motocicleta.
Parabéns pelo seus relatos e suas historias com motocicletas.
Muita estrada e curvas pra todos.
Saudações Francisco Leandro
 
10/1/2011 20:46:11
PAULO CUNHA
Parabéns Edu pelo texto,muito legal mesmo,estou terminando a minha jornada de 6500 kms com minha gs 1200 que foi sensacional e pretendo trocar por uma adv pois passei sufoco de novo na Argentina por falta de combustível,no mais um abraço
 
10/1/2011 19:30:26
ROGERIO LACERDA
REALIZAMOS CADA COISA.... JÁ FIZ MUITO CROSS COM A MINHA CG 77 LARANJA, AGORA DESMONTADA, MAS SE UM EVENTO É NO MATO/PRAIA, PEGO MINHA XLX 250 87, ENTRETANTO SE FOR EM ASFALTO LISO, VOU C/ MINHA CB 400 CHOPPER... DEPENDE DO DESTINO... MOTOABÇS
 
10/1/2011 18:39:10
MARCO A. GIACON
Caro Eduardo, lendo o texto voltei ao passado e comecei a me lembrar dos modelos de motos que já tive o prazer de possuir. Com o passar dos anos o processo de caminharmos para as bigs é normal para aqueles que tem as grandes aventuras como um estilo ou objetivo. O conforto e segurança das bigs na minha faixa etária (51) é imprescindível. Belo texto como sempre! Abraços.
 
10/1/2011 15:27:07
CLECIO TAMASAUSKAS
Já tive várias motos, desde Turuna 125 até Superesportiva. Mas como o tempo é implacável, (54 anos) hoje estou como o Vinícius (comentário de 10/01). Tenho uma HD Fat-Boy para as manhãs de domingo em passeios curtos, e uma GS1200 para Viagens de longa duração. A primeira Bigtrail veio em 2008 no intuito de fazer uma viagem ao Atacama e, sinceramente, se tivesse experimentado este estilo de moto quando mais jovem, nem teria comprado esportivas, nakeds, etc..
Este tipo de moto é praticamente perfeito ! Anda muito (mais do que minha capacidade de pilotar), é confortável e, as mais sofisticadas, tem uma segurança embarcada de fazer inveja a muito automóvel.
Parabéns pelos seus textos Eduardo e Abraços a todos apaixonados pelo motociclismo.
Clecio
 
10/1/2011 13:51:57
GUILHERME LANDOLFI
Recentemente comprei uma R1200GS Adv. e posso afirmar que as Big´s são as melhores motos pra quem gosta de viagens longas.
O ruim delas é que fica sem graça dar os rolezinhos ! rsrsrs
Abraços
 
10/1/2011 11:22:44
JORGE CANCELLA
Parabéns Eduardo!
Excelente texto, escrito com o coração e sem "ferir" outros "estilos"; isto é típico de quem tem as duas rodas na alma; sem pré-conceitos e com moderação, pois, afinal tem moto para todos os gostos!
Mas "cá entre nós" sendo trail, prá mim pode ser "mini, midi ou big", gosto muiiiiito.
Da mesma forma que voce minha primeira "grande viagem-aventura" foi com uma trail, XL 250R, fui logo para a Transamazonica, em 1985; quase extrapolei os 30 dias de ferias, mas valeu `a pena!
Abração,
Jorge Cancella
 
10/1/2011 11:20:29
RENALDO TAVARES
Caro Eduardo,
Compartilhamos neste gosto e estilo, porque a Big Trail nos leva a qualquer estrada e qualquer destino, é claro que seguindo as limitações de piloto e maquina. A minha Big hoje é BMW 650 GS Nacional, mas desde que comecei abracei o estilo não mudei, bem que tentei mas não consegui. Uma classe que considero mais Aventura e mais sociável.
Abraços.
R.Tavares (BR,s) ES.
 
10/1/2011 11:17:38
WOODROW WILSON CARVALHO
Quero aqui ratificar todos esses comentários em relação ao estilo big trail. Não négo! Sou apaixonado por quatro cilindros(que ronco....) Tive algumas.... Porém, com uma hérnia de disco,-L5/S1-(tenho 50 anos) comprei há três meses uma Varadero. Antes viajava 300, 400km e ficava literalmente "moido". Com a Varadero já rodei 900km em um dia e, inteirão a noite, ainda curto os eventos numa boa. Aqui uma pequena dica: experimentem pilotar com os pés nas pedaleiras trazeiras apoiando e pendurando os pés pelos saltos relaxando-os. Não sei se pelo meu problema na coluna, mas relaxo e descanso literalmente... Abraços a todos!!! Woodrow
 
10/1/2011 11:06:11
GILSON PIRES DE QUEIROZ
Eduardo e todos que aqui pude apreciar a leitura e comentarios, concordo com todos em relação ao estilo Big Trail, tenho 45 anos e sou do tempo que sonhva em tem apenas uma mobilet, ou garelli, pois o motociclismo era e sempre será uma parte de mim na minha vida, de la para cá, confesso o sonho da pequeninas mobiletes e garellis não pude realizar, trabalhei desde muito novo, sou da geração aqui de muitos que tinhamos que encarar desde guri, na epoca que o direito do menor era mais sensato e formava-se Homens reais, bom mas só para relatar amigos, a minha primeira moto em 10983 de cara foi uma honda cb400, fiz sem esperiencia alguma varias viagens aqui no mato grosso do sul com ela, depois vieram outras, turuna, xl 250, cb500 four, ai consegui montar uma das melhores motos que tive até hoje, uma yamaha super tenere 750, ai sim foi a identificação homem moto, devido a rotina na empresa muito trampo mesmo, estou me devendo a viagem dos sonhos, atacama ou ushuaia, estou na quarta gs 1200 desde a primeira quando adquiri em 2006 com intuito de realizar este sonho.
um grande abraço a todos.
Gison.
 
10/1/2011 10:46:13
FERNANDO PEDROSO
Edu, que viagem hem, ainda por cima em uma Trimuph Scrambler, um classico ate hoje, eu como alguns tambem ja gravitei por muitas motocicletas desde os meus 15 anos, na decada de 80 tbm fui para as trails, tive uma dt 180. e logo depois em 82 uma xl 250, e como voce disse, ela(trails) te leva para lugares dantes jamais imaginados, hoje eu ainda sou saudosistas, mantenha algumas motos que marcaram epoca na decada de 70, para passeios curtos, mas a companheira de guerra e mesmo a GS 1200, voce chega ao destino mais inteiro e com vontade de nao ter parado,
abs
 
10/1/2011 09:27:55
JULIANO TRANT
Prezado Eduardo,


Concordo plenamente eu também sou fascinado por moto que me leva em todo lugar.

Grande abraço!
www.brasilmoto.com.br
 
10/1/2011 09:22:24
VINICIUS MANARTE
Tenho dois tipos. Uma Harley Solftail FX/STD 2007 e uma Varadero 2008. Penso que as Harley são as motos mais charmosas e lindas que existem. Adoro a minha FX. Pneu 200mm na traseira, alongada, etc. Minha paixão. Para viagens longas tem que ser a Varadero. Com a esposa na garupa então...nem lembramos da Harley. Com as big trails rodamos tranqüilo 800 a 1000km por dia. Mais conforto, mais segurança, mais visão sobre os carros com película nos vidros, etc. Mas com tudo, o que mais adimiro é quando leio sobre os que viajam com recursos limitados ou motos pequenas ou antigas. Um abraço a todos apaixonados pelo motociclismo.
 
10/1/2011 08:39:15
ELVIS
Vou reiterar a opinião do Beto Marshall
A 28 anos sou motociclista, e como bom curioso já rodei com tudo.
E foi nas Trail que encontrei o verdadeiro equilibrio da Aventura e Libedade.
Abraço a todos
 
10/1/2011 08:25:12
ANDRÉS PABLO VIACAVA
Concordo plenamente, as big trail são as motos mais adequadas para quem quer viajar e enfrentar qualquer tipo de estrada, mas o peso delas continua muito alto, principalmente as de alta cilindradas. Em função do peso, as de média cilindrada irão dominar o mercado.
Abraços, Pablo
 
10/1/2011 06:46:04
ARLINDO
Ai companheiro sou paulista e moro em Aracaju a 21 anos e tenho uma super tenere 750cc , é a minha paixão, já rodei o brasil todo e a ultima viagem foi em set/2010 Aracaju a Machu Picchu, 14000km , com passagem pela br 319, tres dias de trilha entre Porto velho a Manaus na selva amazônica , sou fã da minha super e não troco por outra, mantenho ela sempre conservada e original de fabrica.
abraço
Arlindo
 
10/1/2011 01:15:19
LUCIANO FONSECA COSTA NETO
Também já tive outros estilos de motocicleta.
Em 2005 peguei uma bigtrail V-Strom, e daí pra frente minhas viagens mudaram.
Na estrada com minha custom sempre via motocicletas com placas de lugares distantes, e 95% delas eram bigtrail. Aí, pensei, refleti e mudei.
É outra coisa.

Rotaway, valeu

abraço,

Costa Neto
 
9/1/2011 22:05:51
JOÃO MARCIO GARCIA
Grande Eduardo.
Meu amigo, graças a sua insistência (no bom sentido rs) fui pra big trail deste 1997.
Depois disso, realmente pude aproveitar muito mais com minha motocicleta. Percorri lugares que jamais teria ido com a esportiva, que era o estilo que apenas conhecia.

Mas Edu, fica aqui o meu testemunho, e ratifico suas palavras.

Abração

João Marcio
 
9/1/2011 12:15:18
JOÃO CRUZ
Após a gentileza do grande amigo e editor Eduardo ter-me honrado ao fazer comparação das suas espetaculares viagens com uma das que fiz em 1960, tenho de agradecer a deferência.
E como cada caso é um caso, esclareço que tivesse eu total conhecimento da realidade que enfrentaria na ocasião, não a teria realizado. E embora enaltecendo com razões as qualidades da sua atual moto, percebi o saudosismo que ainda detém das suas primeiras. Afinal de contas elas foram bases para o que hoje conhece e desfruta. Assim como saudosos também são os clássicos motociclistas que mantiveram ativa a chama do bom e saudável motociclismo estradeiro, cujos seguidores(as) também fazem ou farão suas histórias para novas gerações.
 
9/1/2011 01:25:49
BETO MARSHALL
Moto é HD. Carro esportivo é Ferrari. Aí passa de viagem um Porsche com metade da cilindrada, dobro do conforto que custa 50% com o diferencial do conforto e se quebra uma lenta. Larga a Ferrari na garagem, sobe na rebelde HD e ganha a estrada. Repete uma bigtrail o choque de realidade, e a HD volta pro agora Museu do Mito Quebrado, e talvez uma moto seja adquirida para permitir viagens com conforto, autonomia, som do silêncio e acesso a quase todos os lugares do planeta.
Da mesma forma que marcas de qualquer produto são vendidas como ícones representativos, nos motogrupos pelo menos 50% começaram como usuários de custom, até descobrir que é uma moto desconfortável, de suspensão sem curso, baixa autonomia e enorme limitação.
Mas é, pela sedução, a porta de entrada de muitos ao mundo vibrante daqueles que, tal como o cachorro, têm a alegria do vento na cara. E depois, com uma bigtrail, o fim dos limites. Excelente tuia proposta, Eduardo!
 
9/1/2011 01:01:15
SOL COSTA
Também seria a minha moto ideal... Entretanto este mercado não está disponível para as pessoas com menos de 1,70 m. Tenho 1,66m e simplesmente meus pés não tocal no chão. Recuso-me a comprar uma moto deste tipo e depois ter que "rebaixa-la", modificando suas características ciclisticas cuidadosamente elaboradas pelos engenheiros!. Acho estranho que os asiaticos (os principais fabricantes de motos) tendo uma estatura média, relativamente baixa, construam motos TÃO ALTAS. Por estes motivos o meu encantamento foi pela a Aprilia 650 cc "Strada", que foi "pensada" para as mulheres (é bastante leve e baixa), podendo ser ELEVADA para homens mais altos...
 
8/1/2011 20:37:50
OTAVIO ARAUJO GUGU
Eduardo, você demorou para nos revelar sua história e preferências.
Belo texto, escrito com alma de motociclista.
Como o amigo sabe sou fã de carteirinha das big trails, já estou na segunda Varadero e hoje mesmo nós conversamos sobre qual será sua substituta na Honda... Seguimos praticamente o mesmo caminho no motociclismo a partir das XL 250. Hoje tenho certeza que uma big trail é a melhor moto para todos os caminhos, até as 650cc são melhores para viajar e rodar por caminhos diferenciados do que qualquer custom ou esportiva. Destaco o conforto, autonomia e segurança. Fraterno moto abraço a todos. Otavio Araujo - Gugu
 
8/1/2011 19:55:59
JULIANO TARDELLI
Edu, valeu o texto.
Tive custom por muitos anos. Realmente é uma delícia ficarmos dando lustre na minha antiga HD.
Mas hoje, já com minha Varadero desde 2007, só tenho descoberto coisas novas a cada dia. É outra coisa. Conforto, autonomia.
Piloto por outras estradas, o que só uma big trail pode me oferecer.
Depois de entrar na big trail, jamais sairei deste estilo de moto.
Vamos em frente Edu.
Abraços.
Tardelli
 
8/1/2011 19:39:15
DONATO MONTEIRO
Edu,
Não me vejo com outra moto que não seja uma Big Trail, maneabilidade, autonomia, capacidade de carga, acomodação de piloto e garupa, tecnologia, acessórios, possibilidade de roteiros, para quem gosta de estrada a Big T é a opção certa.
Mas devo confessar que meu coração ainda pulsa diferente quando vejo uma boa quadricilindrica passar, tenho saudade das que empunhei (assim como das CG, XL, CB, DT, Ténéré, etc,etc), para quem tem a alma motociclistica toda moto tem o seu charme.
Grande abraço.
 
8/1/2011 18:57:30
MARCELO RESENDE
Excelente. Excelente. Excelente.
Retratou exatamente a minha visão e opção pelas big trails.
Apenas tenho a completar que, ao contrário de você, Eduardo, já tive motos de todos os outros estilos. Já viajei com todas elas. Cada uma tem o seu encanto, mas sempre volto para as big trails, pois gosto mesmo é de estrada.
Nenhum outro estilo permite tanta segurança, versatilidade, aptidão para encarar longas viagens e, sobretudo, para nos presenter com a sensão de liberdade.
O mundo fica bem maior para quem pilota uma big trail, pois não há restrição de rotas; todos os caminhos são caminhos possíveis.
Abraço.
Marcelo Resende
 

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