Especiais

O POR QUE DAS MINHAS VIAGENS DE MOTOCICLETA

Muitas vezes sou questionado por amigos não motociclistas o porquê de viajar de moto, e não de carro. Não é fácil explicar o porquê de se empreender viagens de motocicleta. Como explicar que as razões se encontram encravadas no meu íntimo?
Como explicar o prazer, o desafio o sabor de conquista, as sensações que sentimos? Por mais que eu me esforce e tente explicar, não encontro as palavras e os motivos de me aventurar pelo mundo nesse maravilhoso veículo de duas rodas.

 
































Muitas vezes sou questionado por amigos não motociclistas o porquê de viajar de moto, e não de carro?

Não é fácil explicar o porquê de se empreender viagens de motocicleta. Como explicar que as razões se encontram encravadas no meu íntimo? Como explicar o prazer, o desafio o sabor de conquista, as sensações que sentimos? Por mais que eu me esforce e tente explicar, não encontro as palavras e os motivos de me aventurar pelo mundo nesse maravilhoso veículo de duas rodas.

Os mesmos tipos de desafios passei quando velejava na classe Laser, um pequeno veleiro para um único velejador. Quanto frio... as mãos calejadas, esforço físico demasiado, o corpo queimado do sol, sede, uma batalha em cada competição que participava. Esforço solitário no cockpit, ventos fortes, ventos fracos e o veleiro sempre avançando no meio do nada.

Viajar de moto não é barato, seguro nem confortável. Porque então?
Não estamos protegidos das intempéries, das pedras, dos pássaros, não temos som, não temos ar condicionado, nossa bagagem vai em bolsas, amassa tudo, molha, é difícil de encontrar os objetos, de carregar e amarrar diariamente a bagagem. Porque então viajar de moto?

E a mulher, a namorada, a chamada “garupa”? Já pensou se ela não preferiria estar ao seu lado, tirando pequenos cochilos, ao invés de estar agarrada, balançando, na expectativa de uma parada para ir ao wc? O motociclista estradeiro que encontrou a mulher-garupa deve agradecer aos céus.
Com a experiência de 50 anos de motociclismo digo aos amigos: - É mais fácil comprar uma bela moto estradeira de 1.000 cc do que encontrar a “garupa ideal”...

De uns anos para cá, com mais idade e experiência deixei a batalha na busca dos horizontes no mar e me dediquei totalmente ao motociclismo, muito menos cansativo, mas com maior risco fisicamente. Em nossa vida, vamos vencendo os desafios e colecionando sucessos. No motociclismo me sinto assim a cada partida para uma nova aventura. Quando chego a minha casa e entro com a motocicleta na garagem, sinto-me como os aventureiros que atravessam oceanos ou escalam paredões rochosos


...um vencedor, com apenas algumas desventuras, como sempre, facilmente contornáveis, me convenço de que moto é um sonho no qual você viaja.

clique na foto para ampliá-la
Depois de um longo trajeto, escapando de buracos, acidentes, besouros, cabras e tantas coisas mais, como frio, mão dormente, dor na bunda, caminhões irresponsáveis, vento, chuva e chegamos finalmente a um hotel ou pousada, NUNCA será como a casa ou a cama da gente. Todos os dias em minhas prazerosas viagens senti saudades de minha casa.


Viajar de moto é paixão, é curiosidade incontrolável de ver ou rever estradas e paisagens, de sentir liberdade, a sensação de risco, se sentir no mesmo dia frio, calor, medo, saudade.

Quem ainda não entende esse espírito aventureiro, questiona os amigos motociclistas sobre o motivo de suas longas e difíceis viagens ou travessias. Para mim que conheço os desafios, o charme, e as dificuldades, viajar de moto é uma questão de apenas viver a vida sobre esse veículo transmissor de emoções.


Esses são os meus motivos.


Autor: Otavio Araujo “Gugu”




Leia também:
VIAJAR DE MOTO OU JUNTAR DINHEIRO?
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (11)

17/3/2013 22:21:35
FABIO VILLAÇA
Parceiro, fico muito orgulhoso de ler seu texto, desperta em mim saudades de momentos que ficaram para trás em minha vida. Grande abraço e não se esqueça que és para mim uma referencia, além claro de um grande amigo.
 
26/9/2012 15:38:12
REINALDO GONÇALVES SOARES
fala irmão, tambem sou questinado ate hoje só encontrei uma forma de responder.
viajar de motocicleta e iqual a sexo mesmo não sendo realizado de uma forma confortavel todos concordan que e prazeroso.
um grande abraço
 
18/9/2012 13:06:57
MANOEL MOURA
Gugu,
Muito legal o teu texto !
A primeira ilustração traduz numa imagem o que está no teu texto e nos comentários desses nossos irmãos de estrada.
Forte Abraço,
 
18/9/2012 09:06:47
ANTONIO CARLOS
Completando o que disse RICARDO LUGRIS acima, sempre digo: ESTÁ NO SANGUE... Não adianta explicar, já nascemos com este DNA. TFA
 
17/9/2012 10:26:22
ANTONIO BELMON
não tem como explicar o inesplicavel, tem que gostar de moto. Eu junto cm auguns amigos que viajamos juntos combinamos a viaje, ai começo a contar os dias, na noite que antecede a viajem é um ritual me tranco no quarto e vou arrumar as coisas pr viaje separo a calça jaqueta luvas bota quando termino repaso tudo novamente , pra durmi é dificil a vontade que amanheça, quando subo na moto tudo muda é so alegria! so quem viaja de moto entende.
 
17/9/2012 09:11:55
CARLOS CRUZ
Saludos Estimado Amigo , este tipo de aventuras son las que nos motivan a seguir en los viajes a todos los que amamos las motos, si vienes por Ecuador por favor contactate conmigo y me gustaría recibirlos a Ti y a todos los viajeros. Un abrazo.
 
17/9/2012 07:14:49
RICARDO LUGRIS
Meu caro amigo Gugu. Boa reflexão. É o que o pessoal diz: "Se precisar te explicar. voce não vai entender mesmo...." A moto não se explica, se vive. Valeu. Saudades. Abraço.
 
16/9/2012 12:37:43
MARCELO ARAUJO
Olá Otavio,
Na minha opinião não há uma explicação que possa ser entendível por quem não está no mundo das 2 rodas, e mesmo para aqueles que estão cada um entende ao seu modo, é como tentar explicar o que é o amor....no final cada um tem a sua visão, o seus motivos mas o mais importante é te-los e aí esta máquina de 2 rodas faz o seu papel....suprí-las!

Obrigado por dividir conosco sua experiencia!
 
16/9/2012 12:01:25
JEFFERSON LUNA
Viajar de motocicleta é uma das sensações mais gostosas do mundo!
 
16/9/2012 11:14:32
LEONARDO COUTO NIVASOUTO.BLOGSPOT.COM
Concordo Otávio plenamente com o Sr.. Entretanto gostaria de incluir também os que amam andar de moto e de compartilhar com a família esposa e filhos estas belezas que vivenciamos nos lugares em que passamos solitarios ou apenas com a "garupa". Seria egoismo meu não levar meus filhos a estes lugares. Por isso prefiro assim viajar de moto e depois levar a familia toda de 4x4. Abraço.
 
16/9/2012 10:40:58
FERNANDO PEDROSO
Grande Gugu,
faço minha as suas palavras, quando estiver por aqui me de um alô, grande abraço
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
HCGF
 abaixo