Especiais

VIAJAR DE MOTO OU JUNTAR DINHEIRO?

 
Se eu tivesse simplesmente deixado de comprar minha primeira moto no extinto Mappin com meu pai em 1958 e economizado todo o dinheiro gasto com gasolina e manutenção da mesma e das inúmeras motocicletas que já possuí, que a sucederam nesses 52 anos que se passaram, teria economizado muito dinheiro...
Um dia desses, pensando nisso, ao retornar de uma viagem solo ao Chile comecei a fazer umas contas... superficialmente hoje poderia ter uns 350 mil reais guardado.


Não teria gasto dezenas de pneus, de litros de óleo e filtros, em documentação, seguros, multas de transito, manutenção, revisão, pedágio e principalmente de gasolina.


Calculo também que teria deixado de rodar uns 400.000 km...

Para tanto, deveria ter ficado mais em casa, talvez aprendido a jogar futebol, quem sabe esse ou um outro esporte pouco dispendioso. Nesse caso não teria gasto meu suado dinheirinho em equipamentos caros, capacetes, luvas, botas, roupas de motociclismo e tantas outras coisas ligadas a rodar de moto.


Pensando bem, me sinto muito feliz em não ter hoje esse dinheiro guardado, porque gastei conhecendo lugares e pessoas bacanas, vivi sempre com muita adrenalina, novas expectativas de passeios e viagens me relacionando amistosamente com todos que cruzaram meu caminho e esse prazer vale mais do que aquele dinheiro que se foi.

Sempre estou recomendando aos iniciantes no motociclismo que sigam esse caminho, dentro de suas posses, nunca deixem de possuir aquela “moto dos sonhos” de participar daquele encontro com os amigos ou de empreender aquela sonhada viagem de moto. Me preocupo primeiramente com o valor das coisas e não o preço.

No motociclismo não deve e não pode haver economia em pneu, equipamento de segurança nem limite para seus horizontes, já provei que toda moto vai a todos os lugares, depende do piloto.



Hoje aos 68 anos não me arrependo de tudo que fiz e gastei no motociclismo. Os lugares que conheci, as amizades que fiz, o vento na cara, as dificuldades, as tempestades, a poeira, os enguiços, o sol escaldante queimando...


Texto: Otavio Araujo “Gugu” - 68 anos, motociclista há 52 anos.

_______________________________________________________________________________________

AGRACEDIMENTO

Agradeço a todos os simpáticos comentários e elogios abaixo postados, chamando atenção ao primeiro deles do Alex Reis que faz um extraordinário trabalho social denominado “Expedicionários do Pará” - http://www.expedicionarios.webcindario.com/.
Seu moto grupo tem como objetivo, levar às comunidades do interior do estado do Pará, doações de alimentos, kits escolares, palestras educativas e informativas para adultos e crianças, orientações jurídicas, auxilio em enfermagem desenvolvendo projetos de sustentabilidade. Ao ler o post do Alex, que gostaria de trocar idéias comigo, escrevi-lhe, como faço com todos que solicitam contato comigo. Que surpresa ao saber de seu trabalho comunitário!!! Sugiro aos amigos do Rotaway que conheçam o site e sintam o prazer que eles têm de poder ser útil aos desassistidos. É um exemplo a ser seguido por todos nós motociclistas. A vocês desejo um Feliz 2011 pleno de estradas sob nossas duas rodas – e também alguma de solidariedade com os carentes.

Que Deus nos proteja.

Otavio Araujo – Gugu – Taubaté - SP
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (36)

3/2/2017 01:08:24
GZMOJ0GTLDZ9
Hi! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site? I’m getting fed up of WordPress because I&;#7128ve had issues with hackers and I’m looking at options for another platform. I would be great if you could point me in the direction of a good platform.
 
4/6/2016 21:48:27
VALDISON SILVA
Amigo Gugu, minha primeira moto foi uma Ml 125, pensa na alegria que fiquei! Hoje tenho uma transalp comprada a 4 meses ponta de estoque e acabei de comprar uma xt 660e, e agora quero uma cg 150 pra cidade! Si eu tivesse mais dinheiro queria ter 10 motos, mas DEUS já me abençou bastante com esses pesentes e quero aproveitá-los ao máximo! Um forte abraço!
 
17/3/2013 22:49:54
FABIO VILLAÇA
Esses textos contam um pouco da sua trajetória. Obrigado por dividir conosco suas experiências!!
 
24/9/2011 14:06:28
ERICO GALVALISI
Gugu,

Justamente por não sabermos exatamente por quanto tempo viveremos, temos que aproveitar o tempo e fazer tudo aquilo que pudermos de bom.
E realizar sonhos na medida que pudermos, não tem mesmo preço...

Grande abraço,

Erico
 
26/2/2011 12:24:08
REINALDO TAVARES
Caro Gugú,
Seu relato e experiência transmitidos a cada aventura vivida, nos enche de energia e vontade de pegar estrada novamente. Tenho 61 de vida e 34 de motociclismo, mas gostaria de chegar ao seu estatus. Quando você diz que primeiro o Valor das coisas e o preço é segundário, você expressa tudo que um dia poderá passar para os filhos, e netos Experiência de vida é isto que fica eternizado,
Parabens,
RTavares. BRs ES
 
23/2/2011 11:05:43
GERALDO BERGAMO FILHO GEBÊ
Muito gratificante poder ler seus comentários e reconhecer que sua maneira e pensamento de vida se assemelha ao meu. Tenho 64 anos e muitos anos de moto entre outras aventuras, grandes viagens pelo cone sul e pelo velho continente, mas que apesar de motociclista nunca pude fazer uma "grande viagem de moto" mas sim todas de carro (4x4), mas o que importa é ter esse espírito aventureiro qualquer que seja o meio de transporte e que nos dá a maior satisfação de viver. FELIZ DO HOMEM QUE TEM SEMPRE ALGO A CONTAR... grande abraço e parabéns GEBÊ
 
30/1/2011 16:52:39
EWALDO
Olá Gugu, vc escreve muito bem! Quem teve o privilégio de ter vc como amigo sabe que além de 400.000 km em duas rodas, vc tem umas 4.000 milhas náuticas, muuuitos! metros embaixo da água e outras centenas de aventuras em terra, mar e ar.
Parabéns pela sua celebração à vida!!
Do amigo Ewaldo
 
18/1/2011 09:08:49
CARLOS MEIRA
Caro Gugú, saudações
Gostaria muito de poder agradecer na sua pessoa, não somente pelos textos muito bem escritos, assim como outros irmãos de estrada que traduzem tão bem esse maravilhoso estado da arte do motociclismo, mas principalmente pelo orgulho que sinto por poder dizer que sou motociclista e ter um grande referencial no horizonte: - vocês !!!
Tenha a certeza de que as sementes lançadas a cada curva por onde passamos tem o poder de transformar o futuro de muitos!!!
Parabéns
Meira
 
17/1/2011 15:42:37
RAMON C SCHNEIDER
belo texto! claro que ser previdente com o futuro é uma obrigação. Todavia, deve ser viver a vida em toda sua totalidade, compartilhando família, trabalho, férias e viagens. Fazer só uma coisa para no futuro ir aproveitar outra não é equilibrado não.... Dentro do possível, e com responsabilidade, deve ser viver os sonhos.. como bem colocado no texto
 
7/1/2011 14:48:40
BRUNA SCAVACINI
Olá, Gugu!

Parabéns pelo lindo texto e incentivo aos que estão iniciando. Adorei sua história!
Tenho um site sobre motociclismo feminino, o qual incentiva a mulheres a pilotarem motos... www.damasaladas.com.br
Parabéns!!!!!
 
7/1/2011 14:04:22
RICARDO ANIMAL SANTI JR.
Gugu, you is the man!!!! []s do SuperFlyTrailClub.
 
7/1/2011 13:31:33
SANDALO BUENO DO NASCIMENTO
Caro Gugu,
voce me fez repensar a vida e retomar minha jornada motociclistica, iniciada em 1973, com uma Honda 50 cc, até chegar em um Suzuki GSX 750 F, em 1999, com a qual fui ao Chile, Argentina e Uruguai.
Estive sem andar de moto desde 2006, quando vendi minha Suzuki DL 1000 V-Strom.
Mas, agora, aos 52 anos, acabei de ganhar uma Suzuki Bandit 1250 S (0Km), presente de aniversário dado por meu neto, pretendo retornar às estradas, e se possível na companhia de meu filho que também é motociclista e acaba de comprar uma Suzuki Boulevard M 800.
Estou convencido de que é preciso buscarmos a vida, pois ela passa, quase sempre imperceptível, a cada dia.
Obrigado pela oportunidade e parabens por seu espírito nômade aventureiro. Se algum dia passares por Palmas-TO, terei muito prazer em recebê-lo.
Feliz 2001 a voce, sua família e a todos os apaixonados pelo motociclismo.
Um abraço. Sandalo (Dodgers MC)
 
6/1/2011 14:07:25
DELCIO TONIN ERECHIM RS
Gugu, quem é motociclista está sempre sendo surprendido e voce foi uma pessoa que nos surprendeu. Um grande abraço e mais 400.000 Km.
 
5/1/2011 23:21:37
SANDRO LESSA
Caro Companheiro, o vosso texto reflete a verdadeira essência do valor da moeda: Possbilitar que possamos compartihar e realizar os nossos mais humildes sonhos! Boas viagens e parabéns.
 
5/1/2011 17:17:52
JERRI JOAQUIM
O texto realmente representa a verdade, nao tem valor que pague uma boa viagem de moto, as amizades e tudo mais, Parabens pelo texto.
Jerri
 
4/1/2011 23:41:52
BRUNO ARRIEL REZENDE
Gostei muito desse texto e me fez pensar o quanto é bom viajar de moto
 
4/1/2011 17:51:33
DONATO MONTEIRO
GG, muito assertivo teus comentários.
Gastar com o que nos traz alegrias (seja no motociclismo ou em outrem) deixa de ser um custo e passa e ser um grande e prazeroso investimento.
Abç.
 
4/1/2011 14:35:56
RICARDO TEIXEIRA
Gugu, meu caro....sábias palavras....ainda lembro da minha "super" Garelli....Não há chuva, frio, sol escaldante, poeira que tire o prazer de uma boa tocada, por essas estradas afora. Recebi há algum tempo um foto que dizia; "Não tento explicar às pessoas porque é que viajo de moto. Para as que compreendem, nenhuma explicação é necessária. Para as que não compreendem, nenhuma explicação é possivel." É isso aí meu amigo....um grande abraço..Estou lhe devendo uma visita...
 
4/1/2011 12:57:15
MARIO FONTES
Éissuaí, Gugu!
 
3/1/2011 18:21:55
GASPAR ZUANDO M.C. BOTUCATU/SP
Gugu,...Feliz Ano Novo!!!
Sábias palavras de um Motociclísta nato, que sabe o real valor do prazer de se andar de moto e das amizades conquistadas, durante todos estes anos, nas diversas viagens...com certeza essa "grana" foi muito bem investida e aproveitada da melhor forma!
Um motoabraço.
 
3/1/2011 11:34:42
JOSÉ AUGUSTO
Gugu eu já fiz essa conta também,incluindo motos de trilha roupa equipamentos manutenção, noites em pousadas, cervejas
cachaças e por aí afora cheguei a mesma conclusão que você mano "mais vale um gosto que o dinheiro no bolso"

Portuga
 
3/1/2011 09:50:05
REINALDO SOARES
Fala irmão,ser motociclista e uma dadiva de Deus só que você entrou na fila duas vezes ja que saiu com muita sabedoria,meus parabens pelo comentário.
feliz ano novo com muita enrolada de arame por estes caminhos.
 
2/1/2011 21:58:33
CARLOS PEREIRA NETO
É isso aí Gugu! Também sou motociclista estradeiro e já "rasguei" algumas estradas por aí. Compreende-se o verdadeiro sentido da liberdade quando se encara um estradão sobre uma moto. Com toda a certeza do mundo você não gastou dinheiro, mas fêz o melhor investimento de sua vida, ao proporcionar o prazer que você teve. Parabéns amigo! Muita saúde, paz e viagens por este mundão.
 
2/1/2011 21:09:02
CARLOS BARBUTO
Caro Gugu, interessante seria raciocinar: com 350,00 poupados hoje voce iria fazer o que? Provavelmente comprar uma BMW e se jogar na estrada. Seria realmente um desperdicio de tempo, ja que voce ja o faz desde ha muito. De que vale tanto dinheiro poupado? Vale sim, nossa experiencia de vida. Nossos contatos. Nossa busca interminavel por novas experiencias. Grande abraco. Parabens pelo relato. Estou partindo p/ Ushuaia em 29/01/11.
 
2/1/2011 16:21:21
SERGIO J. DA SILVA RIO DO SUL, S.C SERGINHO
Boa primo Gugu !
Minha primeira "grande" aventura foi, ir ao Uruguai em uma CG 1981, sem paralama dianteiro, sem funcionar um pisca e lanterna traseira também queimada. Fui e na volta decidí que era o que queria fazer, sempre que tivesse oportunidade.
Bom; já fiz belos investimentos em estrada desde então.
Parabéns Gugu !
 
2/1/2011 12:42:47
FALCÃO NEGRO
Isso irmão essa é pura verdade (Me preocupo primeiramente com o valor das coisas e não o preço.)
 
2/1/2011 10:53:14
ROGÉRIO LACERDA
TUDO VALE A PENA QUANDO A ALMA Ñ É PEQUENA, COMO DIZIA O POETA´PORTUGÊS..."NAVEGAR É PRECISO, VIVER Ñ É PRECISO..." BOAS ESTRADAS E PAISAGENS MILLL
 
1/1/2011 18:31:09
RICARDO BARCELLOS
Gugu, não é exatamente a minha praia, ela é mais para cima... voar, voar muito.
Tem também a mesma filosofia, muito dinheiro gasto mas o prazer é tal e qual.
Parabéns e um maravilhoso 2011, qualquer dia vamos dar carona um ao outro.
 
31/12/2010 23:56:13
JORGE CANCELLA
Parabéns Gugu,
teu comentário é quase uma lição de "bem viver", me identifiquei bastante com a situação; tenho 56 anos e 42 de motoquerismo; sempre fui "louco" por trilha, trial, rally, grandes viagens aventura.
Quando não dá para maiores "presepadas de moto"; mesmo apenas um passeio pelas estradinhas próximas de casa já "matam" um pouco esta vontade de "andar de moto".
Com certeza dinheiro nenhum paga esta "paixão" conhecida também por motociclismo.
Que 2011 seja de um ano de muitas realizações motociclisticas para todos nós!
Abração,
Jorge
 
31/12/2010 20:41:46
FERNANDO PEDROSO
Gugu,
belo relato, acho que de fato quem ama motocicleta pensa da mesma forma, mas vale um gosto que dinheiro no bolso, desde meus 15 anos que não saio de cima de uma moto, estou com 47 e não me arrependo nenhum minuto do que passei na moto, e mais para mim e uma terapia, ela faz parte de mim no momento em que subo, visto ela e fascinante,parabens Gugu e
um grande abraço
 
31/12/2010 19:38:08
PAULO ROBERTO C. PEREIRA
Gugú
Compartilho com vc em tudo o que diz.Estou com 70 anos e ganhei uma Lambreta Std. em 56. Em 59 troquei por uma Vincent HRD 1000 cc e fui até Buenos Ayres acompanhado de um amigo numa BMW 500.Bela aventura e sem um tostão no bolso!
Parabéns pelo relato e vamos economizar para gastar mais com as motos.
Feliz Ano Novo a todos.
 
31/12/2010 18:02:18
PAULO GAIDA
GUGU, a VIDA é Maravilhosa, temos que aproveita-la, conforme os bons ventos fluem.

Abraços,

Paulo GAIDA.
 
31/12/2010 16:20:40
LUIZ CARLOS FAQUINELI
Gugu,

Genial isto é que nos move na vida. Esta adrenalina, estes sonhos.

Você deu exatamente o conceito pra que o dinheiro serve...

Cara muito kms e sonhos em 2011.

Um grande abraço
 
31/12/2010 15:10:04
DECIO KERR OLIVEIRA
Otávio
Com exatamente a sua idade tenho pensado muito a respeito do motivo do seu excelente relato. Contando as motos que já tive, as viagens que já fiz e o dinheiro que teria ganho enquanto estava viajando seguramente eu teria um bom dinheiro guardado mas não lamento nenhum centavo deste dinheiro "perdido". Esta quantia não pagaria nem um milésimo do prazer que é andar e viajar de moto, conhecer lugares que só elas podem nos levar e acumular as amizades com esta turma muito especial, os motociclistas.
Um 2011 com muitos milhares de quilometros rodados com nossas maravilhosas motocicletas.
 
31/12/2010 11:06:41
APIO CLAUDIO PEREIRA
Excelente relato, da Gullivete 50cc comprada na Mesbla (da qual fugíamos da policia) até a Midnight Star 950 de hoje, passando por dezenas de modelos há 52 anos contraí o "motococus". Tenho tambem uma Fazer para pequenas escapadas. Aposentado, e sempre disposto a um "raide" (estou cansando de viajar sozinho). Posso ser contactado em apioclaudio@r7.com Feliz Ano Novo a todos e principalmente aos irmãos de estrada.
 
31/12/2010 10:49:32
ALEX REIS
Olá ,
Gostei muito de seu comentário,de sua história ..gostaria de trocar idéias contigo .
Fiz viagem solo ao Perú e Bolívia em 2007 .
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
GFGF
 abaixo