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NA HORA DA ESCOLHA POR UMA BMW BIG TRAIL, MUITOS SE QUESTIONAM: UMA GS OU GS ADVENTURE?

Pedi ao nosso amigo Marcelo Resende para que com o seu dom poético, me ajudasse a fazer algumas observações quanto ao modelo correto para ser escolhido pelos motociclistas dentro das suas peculiaridades. E Marcelo, com a sua eterna simplicidade, fez mais, elaborou um documento passível de muitas reflexões.

 
Texto: Marcelo Resende (Belo Horizonte - MG)


GS ou GSA?

Essa é uma das grandes dúvidas que a maior parte dos motociclistas que pretendem comprar uma Geländ/Strasse (off-road/road) tem.

E não é sem motivo a dúvida, pois há grandes diferenças entre essas duas jóias da engenharia alemã. A GS ‘normal’ - R 1200 GS - e a sua versão Adventure - R 1200 GS Adventure - têm diferenças significativas e vale a pena uma criteriosa avaliação antes da decisão de compra de um bem com valor agregado tão elevado.

Ao contrário do que ocorre com as versões ‘Adventure’ de alguns carros no Brasil, onde as modificações restringem-se a adesivos, mudanças nos pára-choques e outras alterações que pouco ou nada afetam o comportamento dinâmico do veículo, a versão Adventure – GSA – tem reais atributos para fora-de-estrada e longas distâncias que a GS. A partir do mesmo motor e de chassis que possuem leves diferenças, a BMW criou dois produtos com comportamentos realmente distintos.

A primeira coisa a ser observada é a altura do piloto. A GS tem o banco a 85/87 (regulável) centímetros do chão. O assento da GSA está a 89/91 centímetros do solo. Além disso, o banco da GSA é um pouco mais largo que o da GS, o que dificulta apoiar os pés no chão. Há a opção do banco mais baixo da própria BMW. É um banco menos confortável e pode ser usado na GS e na GSA. Na GSA, o banco rebaixado fica visualmente comprometido, uma vez que na maioria dos modelos ela tem o banco bicolor, ao passo que o banco rebaixado é todo preto. Ademais, fica um degrau muito grande entre o banco do piloto e o do garupa. É verdade que há pessoas de baixa estatura que possuem incrível habilidade para pilotar motos muito altas e intuitivamente planejam onde irão apoiar os pés em cada parada. Contudo, em uma moto que tem também proposta de utilização off road, é mais aconselhável não ter o constante risco de ficar sem apoio para os pés.

As diferenças de largura e volume geral entre a GS e a GSA são as que mais se destacam visualmente. A GS tem 93,5 cm de largura, ao passo que a GSA tem 99 cm. Some-se a isso a impressionante área frontal da GSA com seu imenso tanque, faróis de milha e neblina, protetores e bolha e ficará claro que os motociclistas que preferem o estilo mignon devem ficar longe da GSA.

Apesar de não ser uma moto pequena, a GS é muito ágil no trânsito. A GSA também vai muito melhor na cidade do que um leigo poderia imaginar ao ver aquele mamute, mas sem dúvida é menos ágil que a GS nesse ambiente. Ambas, contudo, esterçam muito bem.

Alguns proprietários até preferem instalar um limitador do curso do guidão (batente do Telelever) para restringir um pouco os limites de esterço e evitar sustos ao arrancar com o guidão totalmente virado para um dos lados. Elas têm raio de giro muito curto, apesar dos 2,21 metros de comprimento da GS e 2,24 metros da GSA. Não nasceram para o trânsito, mas podem até ser consideradas desenvoltas entre os carros.

A GS possui tanque com capacidade declarada de 20 litros. A fábrica declara 33 litros na GSA, mas não estranhe se ela beber até mais que 35,5 litros no abastecimento. Não precisa desconfiar da confiabilidade do posto de combustível. Ambas informam a reserva de 4 litros de gasolina.

É claro que para carregar tanto combustível a mais, a GSA acaba precisando de mais estrutura e isso se reflete em peso também superior. E a diferença não é pequena, uma vez que a GS pesa a seco 203kg e a GSA 223kg.

Quem não teve ainda a oportunidade de pilotar uma GS não tem noção de como ela é uma moto leve. Em ordem de marcha (com todos os fluidos e 95% da capacidade do tanque de combustível), elas pesam respectivamente 229 e 256kg.

A combinação do baixo peso, relativamente às demais motos do segmento, e uma ciclística simplesmente irrepreensível faz a GS parecer um kart de tão ágil, especialmente em curvas. A GSA é menos ágil, mas também faz curvas como se fosse um compasso. Esse comportamento é favorecido pelo baixo centro de gravidade em função do motor boxer e, sem especial, pelo sofisticado sistema de amortecimento dianteiro denominado Telelever.

As suspensões também apresentam diferenças. As suspensões dianteira e traseira da GS possuem 190 e 200 mm de curso, respectivamente. Na GSA, são 210 e 220mm, na mesma ordem. Esses 20 milímetros fazem bastante diferença ao rodar em pisos irregulares, especialmente em estradas de terra. Também fazem diferença a favor da GSA quando o assunto é o conforto em viagem, pois com mais suspensão e mais peso, a GSA vira um verdadeiro Landau, tamanho o conforto que proporciona.

Os proprietários de GS não terão do que reclamar em longos percursos, mas o conforto da GSA é superior, também ajudado pela imensa bolha frontal que conta, inclusive, com defletores de ar nas laterais, o que elimina por completo as turbulências nos braços.

Ambas possuem roda dianteira aro 19” e traseira 17’ e calçam pneus 110/80-R 19 e 150/70-R 17. Todas as versões da GSA, ou seja, Top e Premium, têm rodas raiadas conjugadas com pneus sem câmara. Na GS, somente as versões Top e Premium saem de fábrica com rodas raiadas. As versões Standard e Sport vêm com rodas de liga.

Os sistemas de freios são iguais. Vale ressaltar que são freios Brembo capazes de parar uma locomotiva. Também são iguais a capacidade do alternador (720 W), a potência (110cv a 7.750 rpm) e o torque (120 Nm a 6.000 rpm) nas versões 2010. Como a GS é mais leve e tem uma área frontal menor, ela vem velocidade final e aceleração um pouco superiores às da GSA.

O consumo da GS tende a ser um pouco menor que da GSA. Também freia em menor espaço que a GSA, mas tais diferenças podem ser igualadas ou até mesmo invertidas em função do peso do piloto/garupa e do estilo de pilotagem.

Para pilotar na terra, a GSA tem a vantagem das suspensões mais longas 20mm e de sair de fábrica com rodas raiadas, ótimos protetores de tanque, de motor e de cabeçote. Mas a GS é mais leve e, dependendo da demanda off road do piloto, esse fator pode ser mais interessante que ter suspensões de maior curso.

Outras diferenças são:

- a GSA é equipada originalmente com excelentes protetores e faróis auxiliares, que não vêm na GS mas podem ser encomendados separadamente;

- as pedaleiras da GSA são mais largas e possuem acabamento em “dentes”, o que ajuda a da maior apoio em pilotagem em pé;

- o pedal de freio da GSA possui sistema de ajuste rápido de altura para pilotar em pé ou sentado e com calçado de solado alto ou baixo.

A diferença de preços entre os modelos Premium da GS e da GSA é de aproximadamente R$10.000,00, o que faz da GSA relativamente mais barata que a GS em função dos vários recursos e acessórios que traz adicionalmente.

Com tanque bem maior, suspensão mais longa, excelente proteção aerodinâmica, banco largo e macio, a GSA é uma máquina definitiva para enfrentar longas distâncias. Mas a polivalência da GS pode ser determinante na escolha.

Pilotos altos e que gostam de percorrer longas distâncias preferirão a GSA. Pilotos mais baixos e que usam a moto com maior freqüência em área urbana certamente ficarão muito satisfeitos com a GS. Mas se o piloto for alto e rodar prioritariamente em cidade ou se for baixo e preferir dar longos tiros em viagens, a decisão fica mais difícil e a melhor escolha só virá após um test drive que pode ser agendado em qualquer concessionária BMW do Brasil. Mas o melhor é que, qualquer que seja a opção, a decisão terá sido correta, pois GS e GSA são brilhantes equipamentos.

Feita a decisão pelo modelo da moto, o piloto terá outro sério problema: escolher dentre um incontável número de acessórios de primeira qualidade quais serão os eleitos para a sua nova companheira de estrada. Que bom seria se todos os problemas fossem assim.....
 
 
 
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Comentários (13)

26/1/2011 11:12:02
ORLANDO SOARES
Parabéns pela comparação Marcelo, professoral!
Fiz a opção pela GS Edição Especial 2009 - Premium e o que faltava na Premium era a roda raiada preta. Esta edição veio Branca com rodas pretas e pára-brisa fumê: linda. Questão estética!
No entanto a GS para o transito urbano é significativa melhor, pois é irresistível ir ao trabalho de vez em quando de Moto.
Abraços.
 
23/1/2011 15:41:12
EDUARDO PRATA
Marcelo,
já descidi. vai ser mesmo a GS 1200 R PREMIUM, so preciso saber se posso abaixa-la mais ainda, tenho 1,62 com mais 2 cm de sola vou a 1,64 e a moto so vai até 76,5. minhas experiencias até hoje foram com Shadow/Alaska/Ushuaia; VStar/Australia/Tansmania e Boulevard-M800 Europa e leste europeu. agora parto para a ASIA moscou/mongolia/china/vietnam/camboja/tailandia/nepal e india.
aproveito a oportunidade para anunciar que estou a cata de um parceiro -data agosto/setembro/2011.
um forte moto abraço e parabens pela informação técnica.


Eduardo Prata
www.eduardoprata.com.br
 
5/1/2011 23:50:32
GILSON TORAL
até hoje mais perfeita comparação que ja vi entre os dois modelos, um relato preciso de quem realmente conheçe, tive um GSA 2008 e agora tenho uma GS 30 Years, para meu porte fisico a GS vestiu perfeitamente, ela é leve, facil de majejar, entra em qualquer lugar, mas tenho saudades da GSA quando o assunto e autonomia, por isso vou comprar uma GSA e ficar com as duas, ja falei para minha adiversaria ( esposa) não preciso de carro na garagem, troco minha parte por motocicletas rsos
 
9/12/2010 14:22:12
LUIZ SERGIO
Marcelo, obrigado pela análise bem detalhada. Acabo de trocar de moto, e no meu caso a escolha foi pela GS. Como já tive os dois modelos, não foi difícil fazer a opção. Fiz novos test-drives com os dois e fiquei com a GS simplesmente porque me sinto muito mais confortável - o peso menor me dá uma grande sensação de segurança, e consigo colocar os dois pés no chão em quase todas as situações, o que não acontece com a GSA (e tenho 1,77m). Acho a GS fantástica para o uso que farei: cidade, longas viagens em asfalto e off-roads curtos.
 
5/12/2010 07:27:11
RICARDO LUGRIS
Prezado Marcelo!
Parabens pelo excellent comparativo. Ache que o determinante entre os dois modelos, GS e GSA e exatamente a distancia e ser percorrida e a duração e dificuldade da viagem.
De qualquer forma, o principal e escolhermos a moto que mais se adapta ao uso que daremos a ela.
Parabens pela clareza do texto.
Grande abraço.
 
13/9/2010 16:42:52
LEONARDO SOARES
Descrições assim são como uma poesia para os amantes de motocicleta! Para completar: o ronco encorpado do novo modelo 2010 ficou demais! Diz aí, como é viajar à noite? O farol dá conta do recado? Abraços!

PS: este site já está nos meus favoritos!
 
13/9/2010 15:14:34
LAÉRCIO DO NASCIMENTO
Gostei do comentário inteligente e informações detalhadas sobre as diferenças reais sobre a BMW GS e GSA, tirei várias dúvidas que tinha em relação a ambas.
Viajo e piloto muito em Sampa e na região amazônica, onde trabalho, e aqui o pau come legal na estrada.
 
8/9/2010 11:27:51
MARCIO A. ROBERTO
Marcelo, ótima matéria, muito esclarecedora. Muita gente acha que as duas motos são iguais, e só muda o tamanho do tanque. Já tive a GS e agora estou de GSA, há 4 meses. Achei mais pesada um pouco, mas o resto igual. Excelente moto, muito confortável, macia. As regulagens da suspensão são ótimas! Por falar nisto, vc poderia escrever um outro artigo só sobre isto? Até hoje não sei mexer nas regulagens! Só coloco no Confort, Normal ou Sport, e mando ver. Mas tem várias outras. Me explica aí! abçs!
Marcio - Campo Grande/MS
 
8/9/2010 00:04:14
ACIR BUENO DE CAMARGO
Parabéns Marcelo pelo excelente texto. Na verdade nunca tinha lido uma descriçáo táo completa e consistente sobre os dois modelos. Penso que o fundamental é o test drive, ainda que náo seja suficiente para uma visáo mais completa da moto. Tenho 1,71 de estatura e peso uns 68 kg. Já tive o modelo 1.200 no primeiro ano de lançamento no Brasil. Com ela rodei cerca de 45.000 inclusive indo ao Alaska. Atualmente tenho uma GS Adventure 2008 com mais de 60.000 km com a qual no ano passado dei a volta ao mundo. Em todo esse tempo cai uma única vez na Sibéria, em estrada com muito barro tipo argila e chuva pesada. A minha está com o banco rebaixado e somente consigo colocar um dos pés no cháo. A despeito disso é realmente uma excelente motocicleta, especialmente construída para grandes trechos todo terreno.
 
7/9/2010 20:03:47
FERNANDO PEDROSO
Marcelo, parabens pelo texto mais do que esclarecedor, leve e gostoso de ler, mas tambem fico com a duvida do meu Xara Fernando Costa, ja ouvi que a GSA e 10 km de final a menos do que a GS na velocidade, Marcelão, isso procede?
abraço forte, e
parabens tambem para o meu amigo Edu pelo site que e muito bacana,
abraços
 
7/9/2010 18:59:42
VILSON SARTO
Marcelo e Eduardo, a um parabéns pelo texto e a outro pelo excelente site, com informações muito úteis. Algumas informações mataram alguns mitos que eu tinha, então parabéns!!!!
 
7/9/2010 07:01:28
MARCELO DOURADO
Xara,
Parabens! Ótimo comentário! Raramente se lê texto sobre motos, ou mesmo veículos de modo geral, tão equilibrado e informativo. É disso que estamos precisando. Forte abraço!
Marcelo Dourado
 
5/9/2010 18:17:58
FERNANDO COSTA
Marcelo, a relação de cãmbio é igual nos dois modelos? Sempre achei que a GSA tem cãmbio mais curto o que explicaria, em parte, a velocidade final menor. Você tem os dados? Abraços,
Fernando
 

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