Rotas

SÃO THOMÉ DAS LETRAS

 
SÓ ACREDITE VENDO!

Esta querida Minas Gerais continua a guardar tesouros, lugares e surpresas incríveis, e olhe que não é preciso atravessar cordilheiras para desfrutar destas delícias, bem aqui pegadinha com a Rodovia Fernão dias a cidade de São Thomé das Letras resplandece em ares e lugares Hollywoodianos, venha conhecer, o tour é um convite imperdível, só dá para acreditar vendo (como diria o Santo São Tomé).


clique na foto para ampliá-la
Uma cidade feita em pedra, calçamento, casas, Igrejas, praças, monumentos, tudo que se possa imaginar, até as mesas e bancos dos bares são de pedra, na realidade a cidade esta incrustada numa montanha de pedra, de onde é extraída a Pedra São Tomé, muito utilizada desde a década de 40, com esta matéria prima abundante muitas construções, principalmente as mais antigas deixaram de lado a alvenaria tradicional e foram edificadas em pedra, um visual muito diferenciado.

As maiorias das cidades de Minas Gerais originaram-se no período dos bandeirantes e da corrida do ouro, muitas vezes eram um local de pouso para os viajantes que se tornou uma pequena vila e aí por diante, São Thomé é diferente, sua curiosa origem é muito interessante, veja:

A lenda que deu origem a toda a história da cidade de São Thomé das letras aconteceu em uma gruta.

“João Antão escravo da Fazenda Campo Alegre, cujo romance com a irmã de seu senhor, o Capitão João Francisco Junqueira, havia sido descoberto, cansado dos maus tratos, refugiou-se em uma gruta no alto da serra, onde passou a viver da pesca, frutos e raízes da região.

clique na foto para ampliá-la
Um dia um senhor de vestes brancas apareceu para o escravo lhe entregando um bilhete e dizendo que, se ele o entregasse ao capitão, este o perdoaria.

Ao ler o bilhete, o Capitão lhe ordenou que o levasse até a gruta, onde encontraram uma imagem de São Thomé entalhada em madeira.

João Francisco, homem profundamente religioso recolheu a imagem e a levou para casa. A imagem sumiu e reapareceu na gruta por várias vezes.

Acreditando ser um milagre, o Capitão mandou erguer uma capela no local, onde em 1785, foi construída a Igreja Matriz, originando assim o povoado; dizem que o filho do Capitão, Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, título este concedido por Dom Pedro II, foi sepultado debaixo do altar da igreja.”

Por fim não consegui descobrir se o escravo João Antão reatou com a namorada ou qual a mensagem escrita no bilhete entregue ao Capitão, mas o que interessa é este delicioso causo interiorano que tanto enriquece nossa cultura. (mas continuo torcendo pelo João Antão).

clique na foto para ampliá-la
Ainda na cidade o passeio obrigatório é assistir ao por do sol do alto da pirâmide. Uma casa de pedra construída não se sabe por quem bem no alto da formação rochosa aos fundos da cidade. Diga-se de passagem, um por do sol dos mais fantásticos que já presenciei.


Depois de uma noite enrolado em muitos cobertores, na região faz um friozinho dos bons, a pedida do dia é rodar off road buscando cachoeiras, trilhas e outros passeios, e nisso São Thomé é uma ótima pedida.

Começando pela parte baixa 3 km antes da cidade a cachoeira do Vale das Borboletas tem um visual incrível. A ladeira do amendoim onde num efeito de ilusão de ótica você pensa que esta subindo, mas esta descendo também é muito interessante.


Cachoeira do Vale das Borboletas, show.

Retornando a cidade acesse o vale por detrás desta, uma estrada de terra muito das deliciosas, as opções de trecho são variadas, à direita seguimos para as cachoeiras Eubiose, Flávio, Véu da Noiva, Paraiso, Conquista e Antares. Uma mais linda que a outra.


Neste mesmo trecho pegando o sentido esquerdo a cidade chega-se ao distrito de Sobradinho, nele as grutas são as atrações, e são várias: índio, sobradinho, labirinto, da bruxa. Destaque para gruta do Carimbado que não se sabe sua real extensão, dizem que saí em Machu Picchu se assim o for vai me economizar um bom trecho no próximo tour rsrs.


Por fim os trechos off road estavam tão divertidos que resolvemos fazer parte da viagem de volta por estradas de chão, fazendo assim um trecho da estrada Real até Cruzilha-MG. Foi mais que assertivo, a estrava esta ótima e o visual incrível.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














São Thomé das Letras é um desses lugares que tem que se repetir a visita, são inúmeras as possibilidades de passeios e afins, o contato com a natureza é pleno e sendo de moto com certeza fica muito mais gostoso.


Até a próxima, boa estrada a todos.

Donato Monteiro
Giani Lazarini



_______Dicas para São Thomé das Letras_______

- A primeira dica é mais um lembrete, São Thomé é base para esotéricos, místicos, alternativos e outros afins, onde a rapaziada sapeca sem dó um cigarrinho proibido, não se assuste, são mais que inofensivos (rsrs) siga o tour com tranquilidade tá ligado brother rsrs.

- A escolha da época do ano também é importante, optamos em ir no inverno, certeza que faríamos as estradas de terra sem chuva, no entanto as cachoeiras estavam com menor volume d´agua e a vegetação mais ressecada.

- Chuvas em excesso e ou trombas d´agua são uma preocupação para quem vai rodar cachoeiras, não há muitas opções de socorro nos locais de visitação, portanto cuide-se.

- O local faz frio de verdade, mesmo nos passeios mais simples leve uma blusa tipo segunda pele, é leve e poderá te tirar de uma enrascada gélida.

- Não tivemos problemas com pernilongos e mosquitos, mas fica a dica para levar a dupla protetor solar e repelente, some a estes uma boa garrafa d´agua nas trilhas.
- Uma lanterna para subir ao cruzeiro (fica ao lado pirâmide) a noite é ótima opção, o céu é super forrado de estrelas, visual incrível.

- A cidade é mega simples, nada de hospedagens luxuosas e restaurantes bacanas, deixe de lado o glamour e aproveite as opções, sapeque um prato feito (vulgo PF) bem recheado e ou um pão com ovo na padaria e encha a pança.

- Logo na entrada tem um posto de gasolina, não vi bancos ou caixas eletrônicos, vá preparado.

- O comércio em geral aceita bem os cartões de crédito e débito, há uma variedade de penduricalhos e suvenirs, sempre me concentro nos que trazem uma ligação com a região visitada, uma aquisição que vai lhe trazer sorrisos ao olhar na estante de casa e recordar o tour.

- Carros de passeio e motos de todos os tipos (menos as speed claro) rodam tranquilo pelas estradas, retire um mapa no centro de apoio ao turista, ao lado da praça e aproveite o passeio, com certeza São Thomé e suas belezas você só vai acreditar vendo.

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (6)

2/2/2017 20:35:24
OFDOYC2CZ3H
195Grant,I tend to think long term sometimes. What’s your opinion of the Nir#2&e8n17;s trading VD or PW, two highly paid players for future draft picks. My thought is, NB is widely considered better than PW and VD runs horrible routes and had average hands. We have some players that will need to be signed next year too, CK and Boone. What do you think?
 
13/2/2014 14:57:43
ALDA CLARA
Ainda estava na dúvida se iria. Agora sei que vou. Valeu!!!
 
10/9/2013 18:24:05
GUILLERMO GODOY
Parabéns amigo Donato, pela esclarecida matéria. É um lugar que não conheço, mas depois de ler o relato fiquei com imensa vontade de chegar ate lá.
Nada diferente com o Facebook de Patri...
Grande abraço.
 
7/9/2013 12:37:31
TE DEL BICANCO
Meu amigo! Valeu a dica!
Estes lugares no nosso Brasil devem ser preservados e divulgados para os nossos filhos conhecerem a nossa história!
 
6/9/2013 20:39:38
RAFAELA VEIGA MONTEIRO
É pai esse passeio foi daqueles pra guardar na memória pra sempre! Lugar lindo, realmente suas belezas só se deve acreditar vendo, porque uma cidade de pedra não é pra qualquer um rsrs...
PS: também estou torcendo pro João Antão...
 
6/9/2013 17:09:44
NIVALDO GIUSEPPIN
Donato e Giani, gostei muito dos comentários desse passeio de moto, o local não conheço "ainda",mas certamente o farei, porque é nessa simplicidade que devemos nos apoiar para recomposição do stress dessa nossa vida. Parabens por compartilhar a experiência conosco.
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
RTCD
 abaixo