Rotas

ESTRADA REAL
SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS

Mas outra beleza natural que merece destaque não só pela beleza, mas também pelo prazer proporcionado aos turistas que se banham em suas águas

 
Sem desmerecer os outros estados brasileiros, que também possuem diversas belezas naturais e atrações turísticas, umas mais conhecidas e outras, nem tanto, Minas Gerais é um dos, senão o estado brasileiro com maior número de rios e cachoeiras, e é também neste estado que fica a cachoeira considerada a mais bela do país, a Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Mas outra beleza natural que merece destaque não só pela beleza, mas também pelo prazer proporcionado aos turistas que se banham em suas águas é a Cachoeira do Comércio, em São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito de Serro, há cerca de 30 km deste município, localizado no Circuito dos Diamantes, da Estrada Real, na região central do estado. O próprio município de Serro possui muitas atrações e diversos distritos, como Capivari, Milho Verde e Presidente Kubitschek, que também possuem belas cachoeiras, "canyons" e outros atrativos.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













Voltando "à vaca fria", São Gonçalo do Rio das Pedras tem acesso relativamente fácil por estrada asfaltada e de boa pavimentação até Milho Verde, depois são mais 12 km de estrada de terra e areia, um pequeno aperitivo para os aventureiros de moto ou "jipeiros".

O Distrito(S. Gonçalo do Rio das Pedras) é composto de uma paisagem bucólica que agrada aos olhos, à mente e ao coração, transmitindo a sensação paz e de se estar em idas épocas, não fosse pela presença dos veículos modernos pertencentes aos turistas. Lá existem poucas pousadas, umas mais simples e outras um pouco mais confortáveis, a preços que variam de R$60,00 a R$200,00 a diária, para casal.


clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













A alimentação tanto nas pousadas quanto nos poucos restaurantes ou na única "padaria/bar/lanchonete/mercearia" localizada na Rua da Cachoeira(a mesma rua da Cachoeira do Comércio) é boa e barata.








































Na parte mais alta do distrito fica o Largo Félix, próximo a onde está localizada a igrejinha e o maior número de pousadas e "receptivos".

Além da Cachoeira do Comércio, localizada bem no centro de S. Gonçalo, existem outras no distrito também muito belas, como a Cachoeira da Grota Seca, distante 5 km de estrada de terra do Largo Félix. Em janeiro(por volta do dia 10) ocorrem as festividades do Santo Padroeiro, com barracas de comidas típicas e celebrações (atualmente nem tanto) religiosas.

Vale à pena conhecer.

Boas Estradas

Rafael de Figueiredo Barata

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (3)

26/11/2013 15:17:09
LEONARDO HASENCLEVER
Prezado Rafael, obrigado pelo brinde de São Gonçalo do rio das Pedras. estou pensando em chegar lá entre o natal e o reveillón próximos. Oxalá funcione.
Dicas direta de pousada para casal: charme e tranquilidade sem preços abusivos?
Forte abraço a todos Rotaway!!
 
2/2/2013 22:45:21
ROBERTO ATOBÁ
Definitivamente,São Gonçalo é um dos lugares mais incríveis da Estrada Real.
Parabéns pelas belas imagens.
 
12/1/2013 09:11:55
MARCELO ARAUJO
Ola Rafael,
Muito bom seu relato...valeu pela dica...quanto a cachoeira mais bonita realmente preciso conferir pois até agora para mim a cachoeira do buraco do padre na chapada diamantina está imbatível.

Abr,
Marcelo Araujo
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
NGSC
 abaixo