Rotas

LESTE EUROPEU - ESLOVÊNIA

 
clique na foto para ampliá-la
Eslovênia é um país menor que a Suíça.

Eslovênia um pequeno território marcado por histórias.

Este país que faz fronteira com a Áustria, Hungria, Croácia e Itália, torna-se um destino imperdível.

As montanhas contrastando com as águas do Mar Adriático fazem com que o cenário natural tire o fôlego a cada quilometro rodado.
Para falar um pouco mais destes encantos topográficos, nada melhor que estar cercado pela região dos Alpes e o Mediterrâneo.

A arquitetura natural que Deus nos presenteou


O charme e a beleza se espalham pela geografia e pelas pequenas cidades, do leste ao oeste, de norte ao sul.

Entrei na Eslovênia por Nova Gorica, oeste do país. Na fronteira fui orientado por uma autoridade local a fazer um seguro obrigatório, o “Green Card”, 27 Euros, semelhante a “Carta Verde” exigida em alguns países do Mercosul. Este seguro você pode fazer em um posto credenciado numa cabine próxima do controle fronteiriço.

Grande parte do território formado por florestas fazendo com que as estradas, principalmente em direção ao monte Triglav seja algo inesquecível. O contraste de cores, o verde das folhas, o azul do céu e dos lagos e o branco da neve ainda no topo das montanhas, desenhavam cuidadosamente a paisagem. Uma das rotas mais belas que até hoje já fiz de motocicleta. É uma serra muito tranquila, que te leva ao topo, onde de lá, à quase três mil metros de altura, a paisagem nos deixa tontos quando nos perdemos por olhares em todas as direções.


clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la















clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Visitar o castelo de Ljubljana e outras construções da Eslovênia te remete ao passado. Tal sensação é reforçada por marcas do Império Romano e Austríaco naquela atmosfera.

Lugares como Bled ou Piram te acolhem em um clima provinciano, mesmo sendo a primeira vez por ali, a sensação de estar voltando é algo inexplicável. É como se algum dia eu já estivesse convivido com a receptividade e o carinho do povo esloveno.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













A culinária é umas das mais saudáveis dos países do Leste Europeu. Seguindo os princípios da dieta mediterrânea, jamais falta à mesa muita verdura, cenoura ralada, beterraba, nabo, formando pratos super coloridos e quase sempre no cardápio principal, o peixe. Frutas na sobremesa é indispensável.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Celja, Ljubljana, Bled são cidades imperdíveis, que obrigatoriamente merecem ser visitada por mais de um dia. Embora todas muito pequenas, mas as construções sobre as pedras e os rios que cortam a cidade dão todo um charme muito especial ao contraste arquitetônico. Além dos castelos, jardins e pomares que estão em todos os lugares.


Brasil, sempre muito bem recebido

Ao parar a minha motocicleta em Ljubljana em frente a uma loja de chocolate, fui abordado por um homem que me perguntava em inglês se eu seria do Brasil. Viu a bandeira do nosso país colada em um side case. Ele se apresentou, disse que havia estado no Brasil no carnaval de 2009. Na mesma hora este homem, o Kreg, chamou sua esposa e filhos. Ficamos por quase duas horas ali conversando, e na despedida trocamos os nossos e-mails e gentilmente fui presenteado pela família com uma caixa de chocolate. Cada vez mais me encanta a receptividade de outros povos ao saber que somos brasileiros!

Em Bled avista-se o lago que é um dos cartões postais da Eslovênia

As pistas nas autoestradas são espetaculares, mas sempre busquei alguns caminhos alternativos que pudesse me levar a lugares para uma boa foto. Mas quase todas estas saídas que fiz para o off road, encontrei um ponto final, me obrigando a retomar a estrada principal.








































Como já anteriormente reportei em outros relatos, fica muito difícil falarmos da beleza de determinados lugares, por isso deixo as imagens mostrarem parte daquilo que presenciei.

Nas próximas postagens vou falar mais sobre as rotas pelo Leste Europeu.

Coloque a Eslovênia na sua rota, é um lugar imperdível.

Boas estradas.


Um grande abraço.


Eduardo Wermelinger

"sempre pilote com segurança"
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (22)

2/2/2017 20:10:32
EV2UKC3WHCO6
Thanks for reminding me that it can only takes 5 minutes of doodling that means so2;ihtngm30eI always want to put TIME into it..and don’t have a lot of it! Rather something small than nothing, right!
 
23/3/2014 13:17:18
ROBERTO MILANI
Bom dia Pimenta, poderia nos passar seu email, temos interesse em fazer essa viagem.
abcs
Milani
 
23/3/2014 13:11:57
ROBERTO MILANI
Ola Eduardo
Estamos planejando uma viagem ao Leste Europeu, saindo de
Frankfurt, Praga, Slovakia, Hungria, Croacia, Bosnia, Montenegro, Eslovenia e Austria, retornando a Frank Furte, previsao de 23 dias, vc pode nos ajudar a montar um roteiro.
Agradeceremos a sua ajuda
Amigos pelaAmerica
Viagem ja realizadas do Grupo
- Viagem ao Ushuaia
- Viagem ao Machu pichu
- Viagem a Venezuela
- Viagem aos Alpes

Enfim ja rodamos todos os paises da America do Sul
 
16/4/2013 18:11:14
FABIO
Caro Eduardo, lendo seu texto fiquei com vontade de fazer esta viagem, poderia me passar os detalhes, como por exemplo, saiu de onde, alugar a moto aonde, hotéis, pontos de interesse e oque puder mais para ajudar

abs
 
22/10/2012 14:55:00
MIGUEL JOÃO E ADRIANE
simplesmente fantastico,
 
10/5/2012 11:50:50
IZI
estivi na semana passada na eslovenia de moto, realmente uma delicia,do seguro obrigatorio so estou sabendo agora...de outro lado, tem que comprar um selo a venda em postos de gasolina e colar ele no tanque da gasolina no lado direto, serve para usar as auto estradas(que quase nao usei)custa 4 ou 5 euros por semana, sem o selo a multa e de 300 euros,
abs
izi
 
28/4/2012 08:36:56
MAIZENAMONTES CLAROS MG.
Eduardo voce é 10, você nos contamina com esta CORAGEM E DISPOSIÇÃO, sempre conhecendo novos lugares, tenho sonho de conhecer a Europa a começar por Portugal e Espanha, quem sabe, uma coisa tenho certeza, tem muita coisa bonita para se conhecer em cima de uma motocicleta, enfim sempre que tenho tempo coloco a DULCINEIA, na estrada.
1 grande Abraço.
 
24/4/2012 13:45:03
PEDRO BUENO
Eduardo,
Incrivel a viagem a descriçao dos locais. O interesse que desportou foi tao grande que estou pensando em fazer esta rota nas proximas semanas. Para os amantes de viagens tal tipo de relato é altamente estimulante e enriquecedor. Continue nesta linha e parabens pela viagem e qualidade do relato. Abraços
Pedro
 
24/4/2012 10:33:02
BERNARDO VINHEDO
Eduardo Wermelinger,
além de parabeniza-lo pela postagem, também registro o meu agradecimento quanto as dicas me repassadas destas regiões.
Procurei as pessoas as quais você conheceu, e todas foram também muito receptivas comigo. Este é um grande dom seu. Fazer amigos por todas as partes do mundo.
Um grande abraço, do amigo, Bernardo
 
24/4/2012 06:07:42
SERGINHO RIO DO SUL, SC
"Isso só prova que o mundo é bem maior que o nosso umbigo. Então, vamos conhece-lo, enquanto é possível". (Preferencialmente de moto) !!

Grande Eduardo. Parabéns e abração desde Santa Catarina !
 
23/4/2012 10:45:52
JORGE ALBERTO MÜLLER
A cor do lago parece igualzinho daqui do Rio Itajaí-açú, ahahahahmto legal esta aventura. Parabéns!
 
22/4/2012 19:35:19
CICERO PAES
Show de imagens Eduardo !

Bom motivo pra voltar e não passar tão direto, como fiz há alguns anos.

Abraços
 
22/4/2012 16:47:09
JOÃO VIDEIRA MOURÃO
Amigo Eduardo,
Estou muito feliz a ter lido vosso relato. Tive o prazer de rolar alguns vários quilómetros em companhia do Eduardo com minha mota pela Eslovenia. Facto que me trouxe grande alegria.
Cordial abraço.
João Mourão
Coimbra - Portugal
 
22/4/2012 16:38:59
OTAVIO ARAUJO GUGU
Eduardo, sempre nos mostrando novos lugares e aventuras... essa da Eslovênia é muito interessante, de moto tudo é mais divertido, mais lindo, mais acessível. Faltou informar/traduzir o que significa a última foto - a que tem a motocicleta. Fraterno moto abraço a todos.
Otavio Araujo - Gugu - Taubaté/SP
 
22/4/2012 12:55:48
DECIO KERR
Quando você fala do seu encanto pela receptividade do pessoal ao saber que somos brasileiros gostaria de acrescentar, "principalmente quando chegamos de moto". Grande sugestão de viagem.
Abs.
Decio.
 
22/4/2012 05:20:08
RICARDO LUGRIS
Meu caro Eduardo, belo texto, grande dica e belíssimas fotos! Para quem quiser entrar na Eslovénia em grande estilo, recomendo chegar da Áustria pelo Massimo do Grossglokner.... Uma maravilha! Abraço.
 
21/4/2012 23:32:01
ESIO NUNES DE MORAES
Eduardo!!! que coisa rapaz, ao ler tudo isto tenho a sensação de ter feito esta viagem com vc, parabens.
 
21/4/2012 20:38:30
KLEBER SANTOS
simplesmente fantastico.
 
21/4/2012 17:05:31
EDUARDO LOURENÇO
Parabens Edu, sempre tudo muito lindo!
Deve ser muito legal rodar por aquelas bandas!
Quem sabe um dia a gente não faz uns 15 dias por la.
Abraço
Edu - Foz do Iguaçu
 
21/4/2012 11:44:46
PAULO VENÂNCIO
Fantástico, Edu! Você sempre nos trazendo novos destinos. Mas a vida é isso mesmo, sempre alguém compartilhando os seus conhecimentos, a exemplo do Pimenta Jr, para que outros também possam ir um pouquinho mais além.
Parabéns, o Rotaway cada dia torna-se mais surpreendente.
 
21/4/2012 11:22:04
EDUARDO WERMELINGER
Grande Pimenta Jr! Lógico que me lembro! E só tenho que agradecer as suas dicas. Foi a sua pessoa quem me incentivou a traçar algumas rotas lá pelo Leste Europeu. Ainda tenho as fotos e filme, bem como, aqui no Rotaway tem publicada a sua viagem.

Vamos marcar para tomarmos um café em São Paulo. Um grande abraço, e este texto, literalmente agradeço a sua pessoa.

Um grande abraço.

Eduardo Wermelinger
 
21/4/2012 11:08:35
JR PIMENTA
Eduardo nao aei se lembra de mim mas se precisar de dicas desta regiao eu rodei bastante pela Eslovenia, Croacia, Bosnia, montenegro........ Uma regiao fantastica, inclusive fiquei muito amigo de um pessoal da Eslovenia que aluga e faz toura de moto...... Já fui para esta regiao durante 5 anos seguidos..... Realmente um lugar incrivel
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
BPJP
 abaixo