Rotas

UM PASSEIO POR CINCO NAÇÕES

 
... de 06 a 23 de outubro 2011, com 10.246 km rodados.


Sempre tive vontade de rever com calma, curtir melhor e fotografar alguns lugares por onde já passei em minhas viagens de motocicleta.

Um sonho que não se realiza é como uma carta que não se leu, então passei a traçar no MapSource um roteiro tranquilo que pudesse fazer sozinho em menos de 20 dias, usando minha “velha” Honda Varadero que em 11 meses já rodou 51.000 km...

clique na foto para ampliá-la
Fotografia: Gugu  
clique na foto para ampliá-la
Fotografia: Gugu  
clique na foto para ampliá-la
Fotografia: Gugu  















Com o propósito de não rodar pelas mesmas estradas na ida e na volta, resolvi inovar atravessando todo Paraguai e entrar na Argentina a partir de Assunção.
Passando por Salta, Atacama, Antofagasta e na volta, nada como entrar no Brasil atravessando o Uruguai com seus belos rebanhos pastando em verdes pastagens, e rodando por estradas tranquilas e impecáveis.

Assim foi surgindo o projeto do “passeio” de 10.000 km.

Antes de sair do Brasil pretendia visitar o amigo Boeira & Família, em Capanema,PR, conhecidos como os melhores apoiadores a moto-viajantes do Brasil. Assim, com a ajuda do amigo Mario Fontes fui traçando no MapSource/Garmin durante meses o tão sonhado roteiro.

É usual, como vc bem sabe na noite que antecede a viagem a moto não conseguir fechar os olhos...

clique na foto para ampliá-la
Fotografia: Gugu  
clique na foto para ampliá-la
Fotografia: Gugu  
clique na foto para ampliá-la
Fotografia: Gugu  















Quando parto para minhas viagens solo, tenho em mente que o destino é apenas uma referência, o que vale é o caminho até ele.

Neste caso não escolhi um destino, foi apenas um passeio de recordação de lugares, paisagens, sabores, aromas e pessoas.

Parto com a certeza de que a vontade do CRIADOR nunca irá me levar onde a Graça de DEUS não possa proteger-me.

Parti às 5h30 da manhã de um belo dia de sol, com destino a Castro,PR, mas era pouco para a sede da “Nave”, apenas almocei em Castro. Depois de rodar 890 km pelas excelentes estradas de São Paulo cheguei a Guarapuava, PR ainda com sol, onde pernoitei, depois de ter socorrido um irmão motociclista sem gasolina. Solidariedade é o amor em movimento.

Com o pensamento em mente de que bons amigos são a família que Deus nos permitiu escolher, recebi do amigo Boeira informações sobre o melhor roteiro para chegar a Capanema [400 km]. O homem conhece tudo!

Boeira para quem não sabe é um grande motociclista, uma pessoa muito especial, dedicada, querida de todos que tem o privilégio de conviver com essa família.

EU CURTI CADA MOMENTO COMO SE FOSSE ÚNICO, PORQUE MUITAS VEZES É MESMO

Meu próximo destino seria Foz do Iguaçu, mas o amigo Boeira sabendo-me aventureiro, e querendo conhecer/desbravar novas rotas sugeriu que de Capanema eu entrasse direto na Argentina. A poucos km de sua casa existe uma fronteira e uma estrada que contorna o Parque Nacional do Iguaçu do lado Argentino. Topei na hora, saquei o note book do baú e com algumas explicações entendi a rota sugerida e passei para o Zumo.

Se você quiser fazer essa pequena aventura, eu recomendo e oriento. É bem legal. De Capanema a fronteira são 25 km em boas estradas.

A fronteira/aduana fica em Rio San Antonio,AR. Pessoal simpático elogiou a moto, minha coragem e foi tudo muito rápido. Segui pela RP19, passei por Almirante Brown e em Wanda tomei a RN12, passando por Puerto Liberdad onde existe uma enorme represa chamada de Embalse Uruguai. Seguindo pela RN12 chega-se a Puerto Iguazu, com uma aduana tranquila e pela Avenida Mercosul entrei no Brasil [Foz do Iguaçu]. Total da aventura: 175 km de mata fechada, boas estradas, e uma bela represa. Diferente, como eu vinha planejando...

A beleza não é um atributo das coisas em si, só existe na mente que as contempla

clique na foto para ampliá-la
Fotografia: Gugu  
clique na foto para ampliá-la
Fotografia: Gugu  
clique na foto para ampliá-la
Fotografia: Gugu  

















Dentro de meu capacete relembrei que o segredo da saúde, mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, e sim viver sábia e seriamente o presente.

Quem não sabe o que procura, não percebe quando encontra

Num “passeio” longo como esse, viajando solo, é preciso pensar sempre de forma positiva. Quando algum pensamento negativo vem a minha cabeça, eu logo troco por outro. Para fazer isso é preciso muita disciplina mental que adquiri em minhas viagens sem companheiros. Só tenho bons pensamentos, não tenho medo de nada. O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações interiores. Mantenho a fé em mim mesmo, na moto e em Deus, antes de tudo.

NÃO EXISTE FORMA DE SE RECUPERAR UM SÓ INSTANTE DA VIDA...

... QUE MAIOR PERDA, ENTÃO, QUE A DO TEMPO DESPERDIÇADO?

Sinto que nem sempre podemos mudar as circunstâncias, mas sempre podemos mudar nossas atitudes em relação a elas.

Com 69 anos não posso fazer da minha vida um rascunho, pois posso não ter tempo de passá-lo a limpo, por esse motivo estou viajando mais devagar, descansando mais, fotografando mais e tomando muito mais vinho...

Pela maravilhosa sensação de viajar de moto, sempre digo que LONGE NÃO EXISTE











































Minha preferência por viajar sozinho deve-se a diversos fatores, sendo que um deles é não ouvir queixas. Quando nos queixamos ou reclamamos parece um imã que atrai para nós toda carga negativa das nossas próprias palavras. A maioria das coisas que acabam dando errado começa a se materializar quando nos lamentamos. Estando sozinho, escapo de ouvir reclamações de parceiros sobre a distância a percorrer, a poeira, os buracos, a falta de gasolina, a cama ruim, o wi-fi, a comida, o frio, o calor...

Eu nunca deixo que interferências externas tumultuem meu cotidiano

Durante minhas viagens procuro ser prestativo e simpático com todos.
Sintonizo apenas com gente positiva e alto astral, procuro não deixar que a saudade de casa me sufoque, que a rotina do dia-a-dia de estrada, abastecimento, hotel, estrada, abastecimento, hotel me incomode e que algum temor me impeça de continuar tocando a “NAVE” dia após dia solitário pelas estradas.

Quem disser que viajar de moto não é perigoso, estará mentindo. É perigoso SIM, a gente não pode temer, senão não curte a viagem, o visual.
Tenho certeza que Quando Deus quer tirar algo de seu alcance, ELE não está punindo-o, mas apenas preparando suas mãos para receber algo melhor.
Pensando assim, e cansado de tanto sol, calor e deserto sem belas paisagens para fotografar, sigo a indicação do amigo Oscar Horacio Diaz do Ushuaia: - Gugu, você não pode deixar de conhecer Bahia Inglesa, pertinho de La Serena, é imperdível.

Ao chegar, fiquei deslumbrado, raras vezes vi tanta beleza, areia branca, água clara e limpa, praticamente um paraíso depois de atravessar tanto deserto, passar tanto calor. Um sonho, um oásis!

Sei que nem sempre posso mudar as circunstâncias, mas, sempre posso mudar minhas atitudes em relação a elas.

Eu não me aborreço com facilidade e nem dou importância às pequenas coisas. Quando a gente se irrita, envenena nosso próprio corpo e nossa mente. Procuro conviver com serenidade e quando vem aquela vontade de explodir, conto até dez... Às vezes até 20, confesso.

Sempre que puder livre-se da rotina e pegue a estrada, nem que seja por um único dia, liberte-se!

A vida de cada um de nós tem uma forma independente de realizações, sonhos e ilusões. A minha, procuro viver dentro de meus limites, eu sou aquilo que quero ser, apenas isso. Eu vivo o presente. O ansioso vive no futuro, o rancoroso, vive no passado.

Sempre aproveito o aqui e agora, faço meu dia valer a pena, não perco meu tempo com melindres e preocupações. Sempre que conheço novos lugares e novas pessoas, sinto que minha vida se renova.

A vida, com o tempo nos modifica, amadurece. Estou sempre observando meus hábitos e verificando quais interferem na orientação de meu comportamento. Agora mesmo, pensei: “Porque que nunca encontramos tempo suficiente para fazer certo da primeira vez, mas sempre achamos tempo suficiente para refazer...?”

Viajar de moto sozinho é em minha opinião uma das experiências mais enriquecedoras que existe. Durante uma longa e solitária viagem de moto como essa que fiz podem aparecer dificuldades que precisarão ser vencidas, eu as enfrento sempre com jovialidade, que nada mais é do que uma conseqüência da coragem, da paciência, e determinação.

Os motociclistas mais velhos como eu devem apontar experiências, jamais tentar impor rumos definidos. Cada geração necessita de próprio arbítrio para escolher o rumo de suas viagens. Temos que saber combinar nossos sonhos de viagem com a nossa capacidade de alterar a realidade.

Durante uma longa viagem de moto resumo minhas preocupações aos problemas de hoje, os de amanhã, só depois de uma boa noite de sono.

De Durazno, UY rodei até Rivera,UY e de lá a Santa Maria, RS onde jantei com o amigo Renato Lopes num bar temático chamado Moto Garage, decorado com motos e peças penduradas e freqüentado pelos motociclistas da região. Rolou um papo muito bom. Conversamos sobre sua viagem ao Alasca. De Santa Maria a Curitiba foi um pulinho de 855 km, o motor nem esquentou... De Curitiba saí bem cedo para almoçar em casa. [Taubaté,SP]

As coisas sempre funcionam quando você sabe o que está fazendo.

Minha felicidade esta dentro de mim e pra onde eu for ela irá comigo.


Otavio Araujo – Gugu
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (44)

2/2/2017 19:49:10
LMWILLSJV7
this is soooooo cool!I would love to have a go but I am scared it will just rub off again with all the handling it gets. Mine is just plain silver too and it just wo7#2n&l8d1u;t have the same wow factor as your pink one.
 
5/4/2013 11:06:43
EDSON RODRIGUES SIMONELLI
Grande Gugu, é prazeroso demais ler suas colocações quanto as suas viagens, és um sábio motociclista e grande conhecedor da vida, hoje com meus 35 anos tenho aprendido muito, e aprendendo um pouco mais com inúmeras pessoas que tem passado por minha vida, mesmo que por caminhos cibernéticos como você. Pode ter certeza que hoje tem mais um seguidor, seguidor não apenas de suas palavras e sim do seu estilo de vida, aprendi com suas palavras o quão poder elas tem, o quanto podemos viver melhor se colocarmos isso como metas.
Agora falando dessa viagem, há meu Deus, só que tem o prazer de passar por lugares tão maravilhosos pode defini-los tão bem, tenho utilizados suas viagens e feito inúmeras anotações, como também só viajo solo são de muita valia.
Parabéns, parabéns pela vida, pelo estilo, pela amizade, por viver mais e mais a cada dia.
Abraços e espero um dia poder conhece-lo.
 
23/1/2012 11:07:15
FERNANDO COSTA DA SILVA
MotoViagem solo, maravilhoso percurso e reflexões apuradas
Parabéns!!
FERNANDO COSTA
BRASÍLIA-DF
 
1/12/2011 11:40:11
OSCAR HORACIO DIAZ
Hola Amigo GUGU,,coincido con todo lo dicho , esa es la sensacion de viajar en moto,como digo siempre la moto es para sufrir,pero con pasion y placer,, me encanto tu redaccion muy buena para que lo entiendan, me alegra te haya gustado ,bahia Inglesa , es el oasis,como lo has llamado ,en el medio de la nada un buen descanso,jajajajajaj sigue andando amigo y no insistas en la edad que cada ves que te subes a la moto tienes menos, años y cuando queiras acordar seras un bebe en moto jajajajajajajaja,, nos veremos en brasil ,falta cada ves menos,,
te mando un gran abrazo desde las tierras del sur,oscar,,,
 
30/11/2011 10:18:12
HELIO PIERI
Belíssimas fotos, belíssimo roteiro, nos inspira `a planejar aventuras de mesmo porte! Conheço o Otávio a uns 20 e poucos anos e sei que a frase: "As coisas sempre funcionam quando você sabe o que está fazendo" descreve bem a personalidade e a forma como ele conduz as coisas!! Parabéns por mais esta jornada!
 
30/11/2011 05:55:15
FRAGA BRES
Valeu Gugu, parabens pelo relato.
Grande abraço
Estamos esperando você no Espírito Santo.
Aqui motociclista tem tratamento diferenciado e dependendo da época com desconto de até 50%.
www.prsol.com.br
www.cphotel.com.br
 
29/11/2011 22:37:55
PAULO H CUNHA
Parabens e esta sua viagem me fez lembrar da minha,foi solo pelo uruguai,argentina e chile,saudades de tudo,um sonho realizado e escrito em um blog com muita satisfacao e carinho .
 
29/11/2011 17:02:14
REINALDO TAVARES
Caro Gugu, conheço seu currículo já bastante tempo e sei que és um grande motociclista viajante, mas hoje estou conhecendo seu lado filósofo e conhecedor de grandes aventuras solo. Admiro muito estas aventuras. Parabens pela sua postagem sem falar na viagem. Se um dia passar por nossa terra (Vitória ES) gostaria conhece-lo.
Abraços.
 
28/11/2011 15:11:13
CARLOS SOUZA
Parabens Gugu , e isso aí ,PENSAR POSITIVO E VIVER O PRESENTE livrar da rotina ...Pegar uma estrada...HEHEHE

Parabens
Carlos Belo Horizonte
 
28/11/2011 14:56:39
EDSON BRAZ FERREIRA
Eu viajei junto contigo apreciando as fotos,
Sensacional, espero acompanhar muitas outras ,
Grande abraço ,
Edson Braz
 
27/11/2011 10:13:02
PAULO BRANDÃO
Amigo Gugu, como já disse antes, Só tenho que lhe agradecer por deixar-me participar de suas viagens, através das belíssimas fotos que nos mandou, quando ao ve-las, entramos em comunhão com Deus. Digo que sempre mantive esse seu pensamento: "Longe é um lugar que não existe". Abraços do amigo Paulo Brandão
 
27/11/2011 09:16:34
FERNANDO CESAR
Gugu, viajei nas fotos, na palavra escrita, nos pensamentos e nos valores. Tô contigo e não abro. Vida longa e saúde! A gente se cruza por aí. De Jacareí, Fernando.
 
27/11/2011 00:05:13
CÉLIA DUFAUX
Otávio, mais uma vez obrigada nos dar carona nessa viagem incrível, por incentivos ao dinamismo, criatividade e amor a vida. Bjs amigo.
 
26/11/2011 18:21:09
JOSÉ BERNARDES GIL
Otávio "Gugu", sua filosofia, de otimismo e disposição, deveria ser lida pelos pessimistas e ansiosos. Bela mansagem e lindas fotos. Parabens e boa nova viagem.
Gil
 
26/11/2011 16:34:28
VINICIUS MANARTE GUARAPARI, ES
Grande Gugu, que maravilha! Obrigado novamente.
Quanto privilégio estar fazendo parte de sua lista de e-mails para moto viajantes. Este relato foi incrível, cheio de lições nas entrelinhas.
Um abraço e estamos as ordens no ES.
Vinicius - Guarapari.
 
26/11/2011 12:13:14
SOL COSTA
Ah! Gugu, como eu gostaria de fazer o mesmo! Mas no meu caso, preferiria ir acompanhada! Pela segurança e porque gosto de compartilhar com alguns amigos (poucos) tantas belezas!
Linda viagem esta sua!
 
25/11/2011 22:56:04
MARTA LÚCIA TRUGILHO
É fantástico poder viajar por esse mundão e explorar novos ângulos, mesmo que através da viagem alheia.
Obrigada por partilhar essa experiência.
 
25/11/2011 22:47:51
JOSÉ CARLOS DE PONTES
Gugu você é o cara !
Um exemplo de como se deve viver bem a vida !
A viagem foi um espetáculo à parte.
 
25/11/2011 17:46:55
FERNANDO ZANFORLIN
Prof. Gugu, suas sábias palavras mostram-nos uma maneira correta, e saudável de encarar as adversidades, certo é que a maneira como as tratamos elas virão e tentarão transformar nossa alegria em revolta. Tenho certeza absoluta que, se mantivermos o espírito elevado sempre cruzaremos outros com o mesmo espírito, e outra certeza, que esses espíritos baixos NÃO nos enxergaram, passaremos por eles sem que nos vejam.
Mas para isso nossa perene companhia terá que ser DEUS.
Fico alegre em assistir a jovialidade do amigo, me encoraja, pois estou começando os meus 60tinha.
Abs.
 
25/11/2011 17:37:07
CLAUDIONOR
Grande Gugu! se é que me permite que o chame assim, pois não o conheço pessoalmente mas como tantos outros o admiro pelo seu espírito e bom astral. Texto como sempre maravilhoso e as fotos muito lindas.
Um grande abraço...
 
25/11/2011 16:52:42
GILSON QUEIROZ
Gugu quero primeiramente agradecer por eu poder ler este depoimento maravilhoso, cheio de otimismo e sempre pensado positivo, sou adepto desta filosofia, pensar positivo e viver o presente, pois o nome já diz diz tudo. e também compartilhar que a sua viagem é meu sonho de viagem desde que consegui comprar a minha primeira moto pra viagem de media longa distancia, amo viajar sozinho também, compactuo com cada virgula dos motivos de seu relato, em fim fica aqui o meu forte abraço e ja gravado aqui este roteiro maravilhoso que você fez pois tenho este sonho e o farei.
Gilson Queiroz
Campo Grande MS
 
25/11/2011 16:19:55
BOEIRA CAPANEMA PR
Mano Gugu, Nós é que agradecemos a visita, sempre estaremos a disposição dos motociclistas viajantes aqui em Capanema no portal da Argentina, 0k! Abs, extensivo a familia.
 
25/11/2011 16:19:40
GERALDO BERGAMO FILHO GEBÊ
Olá Gugu, se todos os sexagenários como vc, onde eu me incluo, praticassem essa filosofia de vida, teríamos aumentado em muito a idade limite dos seres humanos. Lindo texto e lindas fotos. Parabéns!!!!. Também procuro fazer o mesmo, só não tive a felicidade de fazer essa viagem de moto mas fui de carro e por sessenta dias pude desfrutar os mais espetaculares lugares e rincões dessa nossa America do Sul. FANTASTICO!!!! A propósito desse eventual encontro, gostaria de participar também... grande moto abraço Gebê...
 
25/11/2011 16:14:18
GIBA
Simplesmente maravilhoso, paisagens, fotos, mensagens. Adoro cair na estrada, parabéns Gugu!!!!!!!!!
 
25/11/2011 15:18:16
JU MEDEIROS
Oi Gugu, legal as fotos, o texto nem sem fala, conheço esse sentimento de viajar sem outro motociclista ao lado, porque sozinho, na verdade, nunca viajamos. O objetivo da ida é a volta. E quando estamos sozinhos em cima da nossa moto, que já parte do nosso corpo, pois quando a moto e nós nos tornamos UM, é porque deixamos de ser moticiclista para se tornar O Motociclismo, deixamos de ser poeta para ser a poesia. E em estando sobre duas rodas, em equilibrio, pois eu não concordo com o Jo Soares repetindo a frase do Max Nunes, que moto foi feita para cair por ter duas rodas. Ora!!! e nós que temos duas pernas? Moto foi feita para se equilibrar, como o corpo. E estando equilibrado, somos um, a moto, o chão, o vento e a temperatura. alí se é a vida, todos os pensamentos passam por dentro do capacete, esta sujeito a qualquer momento cair, a qualquer momento ser o ultimo, então somos nós com nós mesmos desatando os nós que nós nos demos.
 
25/11/2011 15:11:29
MARCELO VORCARO
Gugu, momentos sublimes vividos dentro do capacete, desfrutando as paisagens mais belas da America do Sul. As imagens falam por si. Valeu, amigo, as experiencias em viagem "solo" são fascinantes, voce conhece muito mais as pessoas e a cultura dos lugares, e a descrição do dia a dia fica mais detalhada. Obrigado por compartilhar essa maravilhosa viagem.
Um grande abraço das Minas Gerais!!
 
25/11/2011 12:58:56
JAIME
Parabens

alem das fotos lindas tem sempre uma msg de otimismo, principalmente akela ""Sempre que puder livre-se da rotina e pegue a estrada, nem que seja por um único dia, liberte-se!"" já fiz isso e vale apena mesmo, abração

Jaime
 
25/11/2011 11:34:27
RICARDO LUGRIS
Querido amigo,
Belo "passeio", texto sensível e bonito. Fotos maravilhosas.
O espírito faz o motociclista.
Abraço e até amanhã.
RL
 
25/11/2011 11:28:43
JÚLIO BORGES
Gugu, sei exatamente o que sente quando se está conectado com vc mesmo. Reconheço sua grandeza e seus propósitos maiores, pois a expansão de nossa consciência nos reconecta com o CRIADOR e todas as suas manifestações. Assim sempre estamos atraindo belas e divinas experiências como estas que tens passado, e sendo atraído também por outras consciências em estado de graça através do fluxo da vida e da lei universal da ATRAÇÃO. Seus pensamentos, seus sentimentos e suas atitudes criarão sua realidade. Esse é nosso poder nato como seres de pura energia e livre arbítrio. Adorei sua história e sempre tento fazer o mesmo aqui por perto de BH. Um abraço. Júlio
 
25/11/2011 11:05:30
ALFONSO LUGRIS
Veterano Gugu:: Gracias por el excelente relato y las bellas fotografias que gentilmente nos regalas de esos cinco paises
recorridos. La próxima vez que regreses por Rivera pasa por esta encantadora Bagé y verás un monumento a esas bellas máquinas que adorais.. Un abrazo...
 
25/11/2011 10:29:17
MÁRIO DEHON
Cara, fiquei fascinado com sua viagem e com seu texto. Tenho em meu pequeno curriculun, uma viagem à Montevideo, uma à Mendoza e outra à Ushuaia. Todas acompanhados de pelos menos dois companheiros. Chamou-me a atenção a possibilidade de viajar só. Seria possível você encaminhar seu roteiro? Melhor seria, inclusive, se você tivesse o arquivo magnético, pois também utilizo o mapsource. Desde já agradeço. Receba meus cumprimentos e minha admiração. Saudações, Mário.
 
25/11/2011 09:58:40
LÚCIO SIQUEIRA
Parabéns, Gugu !
Belo relato, lindas fotos.
Grande Abraço.
 
25/11/2011 09:55:22
MARCIO ALVES ROBERTO
Grande Gugu! Acompanho as suas postagens há um bom tempo, e nesta vc se superou! Muito boa, parabéns, tanto pela viagem como pela narração e ensinamentos, que muitas vezes sabemos mas nos esquecemos. Nunca fiz uma viagem solo. Gosto de compartilhar e ter alguém junto. Pode ser um pouco de medo, receio mesmo. Mas já andei pensando em fazer uma só. Vamos ver... Grande abraço, e eu tô dentro de um encontro. Gostaria muito de conhece-lo, e outros companheiros tbm. Já atá comentei para o Eduardo. Poderíamos marcar um encontro por exemplo em Ilhabela, na pousada do Adriano, sei lá. Ou fazer uma pequena viagem juntos, um pouco de off-road, uma pousada, uma serra. Vai quem quer e pode. Eu, mesmo a 1200 km de distancia, dou um jeito. Abçs!
Marcio - Campo Grande/MS
 
25/11/2011 09:34:55
MARCIA ARAUJO
Linda viagem, lindas fotos, lindo lugar, belas palavras !!! Com certeza, essa viagem foi sensacional, Parabéns!!!
Márcia
 
25/11/2011 08:15:35
DELCIO TONIN ERECHIM RS
Gugu, foi com esse espirito positivo de aventura que nos conheçemos e apesar de todas as regras de viagens(brincadeira) já conseguimos viajar juntos,valeu a pena. Parabens por mais essa viagem solo, você merece.
 
25/11/2011 08:01:49
JUNIO RIBEIRO
PARABÉNS GUGU PELAS FOTOS A VIAGEM E A LIÇÃO DE COMO SE DEVE VIVER BEM......SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ, ESSE MUNDO SERIA SÓ FELICIDADE E BONDADE....
 
25/11/2011 06:19:32
ADRIANO CHEVRANT
Gugu, muito bacana. Parabéns pelo texto e suas fotos ficaram sensacionais. Tenho 30 anos, e ainda não fiz a minha grande viagem, mas vejo que, por menor que seja, esta sempre será a melhor viagem. Abraços


 
24/11/2011 23:29:39
CESAR ALVES
Gugu, como voce disse cada viajante tem seu livre arbitrio para decidir seus destinos. O seu mostra não sómente a viajem material mas tambem a espiritual, nesta, é muito mais importante saber o seu destino.
Parabens pelo relato.
Abraço fraterno
Cesar
 
24/11/2011 23:07:26
MARCELO FREIRE
Grande Gugu! Excelente texto, lindas fotos, belas mensagens de vida, quantas lições! Parabéns, meu caro, estou com o Rodrigo Guedes, quando rolar um encontro, faço questão de ir conhecê-lo.
Forte abraço!
 
24/11/2011 22:51:26
RODRIGO GUEDES
Caro Gugu, a sua viagem foi admirável, tanto quanto o seu astral. Sou de Belo Horizonte e acho que poderíamos marcar um encontro com os demais companheiros para nos encontrarmos em um fim de semana em uma cidade que fique entre BH e SP. Tenho certeza que outros "caras bom astral" igual a você irão aparecer e cada um de nós irá ficar um pouco mais rico. Vamos movimentar?
 
24/11/2011 22:20:29
CICERO PAES
Amigo Gugu ! Quanto ao bem elaborado relato já conhecia no todo ou em parte, mas essas fotos......realmente incríveis !

Parabéns !
 
24/11/2011 21:43:19
MARIO FONTES
Bela reportagem de uma bela viagem!
 
24/11/2011 21:39:03
CARLOS
Parabens Gugu! Uma viajem e tanto mas o que mais me deixou curioso é qual sua camera? Exelentes essas fotos! Abraço, Carlos
 
24/11/2011 21:17:05
APIO CLAUDIO PEREIRA
Gugu, pelo menos no escrito acima vc não viajou sozinho. Fui seu garupa em cada linha, e pensar que na minha Midnight Star na rota Teresópolis, RJ-Treze Tilias, SC, foi uma grande viagem... bah! boas estradas,
Claudio
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
GUOB
 abaixo