Rotas

ROTAS BRASIL - LAVRAS NOVAS, MG

clique na foto para ampliá-la
 

Com o objetivo de catalogar mais algumas rotas alternativas que cortam as cidades da Estrada Real, tinha como propósito chegar a Lavras Novas no acolhedor Estado de Minas Gerais. Quando se chega a Lavras Novas, o clima de um lugar é muito aconchegante que te envolve pela simplicidade e do charme do vilarejo.

Segundos relatos, Lavras Novas surgiu no auge da mineração e da exploração da mão-de-obra escrava. Moradores locais afirmam que o vilarejo foi um Quilombo.

Lavras Novas do Coronel Furtado foi o primeiro nome dado ao atual distrito de Lavras Novas e se refere ao Coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça, também fundador de Mariana.

No século XVIII, Lavras já era um vilarejo onde a exploração de ouro e pedras preciosas cada vez mais era cobiçada. Ao final do século XVIII a crise mineradora atinge o lugar devido a dificuldade de acesso e a complicada comunicação com Vila Rica, atual Ouro Preto, fazendo com que muitos mineradores se afastassem dali.

No século XIX Lavras Novas tenta sobreviver e se organizar ao seu modo: os moradores começam a trabalhar na agricultura de subsistência. Em 1926, em um bairro de Ouro Preto chamado Saramenha a ALCAN foi instalada e os lavranovenses atuaram com a mão-de-obra proporcionando um progresso na qualidade de vida, saúde, educação e estabilidade da comunidade.

Ao final do século XIX e durante o século XX registros indicam o quanto tropeirismo era exercido no arraial na leva de lenha pra localidades próximas; assim como as atividades artesanais na confecção de balaios, cestas em taquara e utensílios domésticos em madeira.

Na década de 90, Lavras Novas foi escolhida pela administração de Ouro Preto para ser um dos primeiros distritos a implantar o projeto de turismo rural e ecológico.

Embora com toda rusticidade, a infra-estrutura local para hospedagem é excelente, com várias opções para todos os bolsos.

Os moradores locais, além da hospitalidade do povo mineiro, têm uma característica diferenciada, por deixarem claro que o mais importante na vida, é viver, mas um dia de cada vez. Alguns locais para venda de suvenir e lembrança da região, trazem artesanatos bem exóticos, e com uma característica diferenciada.

O acesso para Lavras Novas é por uma estrada de terra, que fica na rodovia que liga Ouro Branco a Ouro Preto.

Nesta estrada de terra que te leva a Lavras Novas, é plana em grande parte do seu percurso, mas com algumas subidas bem acentuadas, e quase na chegada ao vilarejo, tem alguns platôs que permite uma paisagem de toda planície e dos cânions da região.

Na chapada de Lavras Novas, existem vários pequenos restaurantes, também todos com a mesma rusticidade, mas que oferecem pratos e aperitivos com iguarias da região.

Vale lembrar aos amigos motociclistas, que mesmo com suas motocicletas big trail, sempre se atentem as condições do tempo em razão da estrada.

Coloque Lavras Novas em sua rota.

Boas estradas.

Eduardo Wermelinger


 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
QFTH
 abaixo