Rotas

VIAJANDO PELO CERRADO

 
A época do ano (julho/2011) coincidindo com a estiagem no Brasil central era um convite para acelerar a moto e fugir do frio torrencial que assolava o sudeste (moro em Taubaté-SP). O trecho compreendia um tiro direto até Brasília-DF encontrando com o casal Jim e Tania onde estes me acompanhariam até São Jorge (já na Chapada) fazendo o chamado bate e volta.

clique na foto para ampliá-la
Para um país de dimensões continentais cada divisa de estado é uma conquista, adentrar em Goiás foi uma grata vitória.  
clique na foto para ampliá-la
Meus cicerones em Brasília, Jim e Tania, desculpem a enrascada!!!  
clique na foto para ampliá-la
O Astro Rei, sempre inclemente, brinda minha passagem pelo cerrado goiano.  
clique na foto para ampliá-la
Herman Melville que me perdoe, mas na Chapada também tem Moby Dick, olhe aí o   




Para quem acha que o Cerrado é uma grande secura é melhor voltar ao banco escolar

Localizado basicamente no planalto central o Cerrado é o segundo maior bioma do país, abrigando 33% da biodiversidade brasileira, perdendo apenas para a Floresta Amazônica.

Área de extrema importância superior a 2 milhões de km², cerca de 25% do nosso território, e abastece as três maiores bacias hidrográficas da América Latina. A bacia amazônica (Araguaia-Tocantins) tem 78% de suas nascentes no Cerrado. A bacia do Paraná-Paraguai é formada por 48% de suas nascentes no Cerrado, enquanto a bacia do São Francisco dispõe de quase 50% de seu volume de água proveniente do Cerrado. O clima predominante no domínio do Cerrado é o tropical sazonal, de inverno frio e seco, e verão quente e úmido.

clique na foto para ampliá-la
Salto de 120.  
Apenas por este pequeno prólogo o olhar do mototurista já brilha diferente, mas o rol de atrativos continua pela fauna, flora local, cachoeiras, trilhas, paisagens, rincões, isso sem falar na culinária, artesanato e ínterins típicos que tanto caracterizam esta parte do Brasil central.

Com esta gama de informações o passeio já estava alinhavado e quer me ver feliz, junte o trio moto/natureza/estrada, etâ trem bão demais. Saí para o tour num sábado gelado, o painel da GS marcava 6°C, com indumentária completa acelerei firme pela Rodovia Dom Pedro onde a moça do GPS salvou-me de alguns radares, subi direto por Uberaba-MG chegando ao fim da tarde em Catalão-GO com 32°C de brasa (sol) na cabeça. Ajeitei-me por lá para o primeiro pernoite, encontrando com Jim, Tania e uma galera do Carpe Dien Brasília na cidade de Cristalina-GO.

Já na Capital Nacional super bem recebido pelo casal de cicerones saboreamos um belo Chopp a beira do lago sul (boa pedida para espantar o calor), Brasília tem seus encantos e recantos, mas aquele cheiro do cerrado estava cada vez mais forte e acelerar rumo à chapada era o objetivo. (Jim, ainda volto para saborearmos aquele vinho, ok).



clique na foto para ampliá-la
Salto de 80.  
No dia seguinte acho que coloquei meus anfitriões numa bela enrascada, o trecho Brasília-Alto Paraiso tem uns trechos de asfalto cheio de pequenos buracos e remendos que trepidam insistentemente as motos, sem contar a estrada de terra que enfrentaríamos até chegar em São Jorge, trecho que por sinal as GS enfrentaram com galhardia, lembre-se que o pacote Big Trail traz o DNA off-road, e apesar de muita poeira e uns areões o trecho foi divertido.

Um sol rachado de forte brindou nossa chegada à pequena vila, a hora já adiantada fez com que após um rápido almoço Jim e Tania voltassem a Brasília, despedi-me destes com um forte abraço, pedi para tomarem cuidado no trecho de terra, ao fim da tarde recebi a msg que chegaram bem em casa.








clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la












O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área de 65.514 ha do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d água; rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de tirar o folego, com feições que se alteram ao longo do ano.

Declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.

O entorno do parque também possui inúmeros atrativos e lugares pitorescos como Raizana, Vale da Lua, mirantes, Cachoeira do Abismo, Pequizeiro, Vale Encantado, Morada do Sol, águas termais, e garanto dá para se surpreender muito com estas paisagens simplesmente maravilhosas.

Mas sabe como é, lembra daquela história de que a meia noite a carruagem vira abobora, pois bem, meus dias de folga estavam no fim, era preciso apontar o pneu da GS para o sul e retornar ao lar. Saí cedo da pousada tentando pegar a estrada de terra ainda com pouco movimento de carros, decisão assertiva e até peculiar, um movimento de pássaros acompanhava minha passagem, tucanos, carcaras, e outras variedades e tipos, a cor do Cerrado ao amanhecer e a Lua glamorosa degladiando com o sol foram um ótimo presente de despedida.

Um dos grandes diferenciais de se viajar de moto é que o deslocamento faz parte do passeio

Pode ser o desafio da quilometragem, as condições de tempo e conservação da estrada ou o delicioso bailar no tênue fio de borracha em contato com o asfalto, mas um dos temperos mais deliciosos é o fator interação, é interessante como as pessoas ficam curiosas e rapidamente se afeiçoam ao motociclista, parei no posto em Alto Paraiso para abastecer a moto e comer algo, estava puro pó, se tomasse chuva minha jaqueta virava um tijolo (rsrs), mesmo com este visual encardido as pessoas se aproximavam e faziam as mais variadas perguntas, sempre com uma historia para contar o papo segue divertido, uma interação deliciosa que tenho certeza todo motociclista adora.

clique na foto para ampliá-la
Se na Chapada o Sol é o rei, a Lua em nada deve em termos de majestade. Olha o tamanho e imponência desta que acompanhou minha passagem.  
clique na foto para ampliá-la
Uma última e emblemática foto para despedir-me da Chapada, cada vez menor ao retrovisor esta agora habita minha mente com suas cores e rincões.  
clique na foto para ampliá-la
Forte como um tanque e veloz como um foguete, a GS engoliu com galhardia os mais variados pisos, motoca 10.  
clique na foto para ampliá-la
Super bem recebido por minhas meninas, grato (sempre) a elas que sabem que de tanto em tanto este irrequieto motociclista tem que engolir um pouco de estrada, valeu!!!  


Com um trecho ainda longo a percorrer coloquei a GS em movimento, planejando cortar caminho e não passar por Brasília deixei a moça do GPS doidinha, era um tal de “recalculando rota” e eu insistindo em percorrer rodovias BR e GO cortando imensas plantações de algodão (um show a parte), por fim entramos em acordo já na BR 040.

Feliz como nem eu sei porque, fiz o trecho de volta cantarolando dentro do capacete, instigante como um grande cruzador e sempre de motor cheio a motoca era um azougue pelas estradas, com segurança trouxe-me de volta a minha terra.
Hoje em casa revendo fotos e escrevendo este texto, vejo que o Cerrado assim como outras regiões deste Brasil querido tem encantos ainda pouco explorados, de paisagens impares e sabores apaixonantes, ainda traz nos adjetivos culturais e no enredo caboclo, caiçara ou caipira um diferencial delicioso que merece nossa visita e apreciação, no próximo tour estarei de novo nas BRs.

Grande abraço a todos,
E boas estradas.

Donato Monteiro

_________________________________________________
DICAS PARA SUA VIAGEM DE MOTOCICLETA PELA REGIÃO:

• A Vila de São Jorge tem uma excelente infraestrutura com pousadas, restaurantes, bares, vida noturna e tudo mais. Para quem quer fazer caminhadas e trilhas a melhor opção é ficar em São Jorge mesmo, pois você estará mais perto do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e de muitos outros atrativos particulares;

• Antes de viajar para a Chapada, é fundamental vacinar-se contra a febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência;

• O período seco é de maio a setembro quando os rios estão menos cheios e o ar é muito seco. Sem chuva, rodar de moto pelas estradas de terra é mais seguro;

• Durante o período chuvoso de outubro a abril a paisagem está mais verde e os rios ficam mais volumosos. Algumas cachoeiras como a do abismo só aparecem nessa época;

• Esqueça os cartões de crédito e débito, pois são pouco aceitos em São Jorge com exceção de alguns estabelecimentos como o mercado. O melhor é levar dinheiro vivo e folhas extras de cheque;

• Vale a pena ver o pôr-do-sol no mirante da estrela, próximo à torre de celular, na entrada da trilha p/ a cachoeira do abismo, é show;

• Na vila de São Jorge há apenas uma farmácia com poucos medicamentos comuns. Se precisar de remédio, leve;

• Existem piscinas de águas termais na região. É maneiro ir nesses lugares à noite, ou se estiver chovendo;

• Durante os meses de maio/abril e setembro/outubro, é quando a vegetação explode em flores impressionantes, as famosas 'flores do cerrado'. Pra quem fotografa é um prato cheio;

• Abasteça antes de chegar a São Jorge. Os postos de abastecimento mais próximos estão a mais de 30 km. em Alto Paraíso ou Colinas do Sul. Nem preciso dizer que não há borracheiros, portanto esteja preparado para esta eventualidade;

• A estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge tem um bom trecho de terra, é larga e com muitas retas, quando está arrumada e sem buracos grandes não é bom exagerar na velocidade, pois o cascalho solto é traiçoeiro. Cruzar com carros também traz dificuldades devido à poeira levantada, tome cuidado;

• Na região o pequi, um fruto do cerrado, é muito utilizado na comida típica. Se você for experimentar não morda o caroço, ou vai ficar com a língua cheia de espinhos. Mas vale a pena experimentar o seu sabor exótico, é só pedir orientação para comê-lo, como diriam meus amigos mineiros “é bão tamém”;

• Alguns atrativos como o Parque Nacional exigem que os visitantes estejam acompanhados de um Guia, também é estabelecido horários para adentrar nas trilhas, portanto informe-se com antecedência.

• O kit completo para o trekking é indispensável, assim como um bom protetor solar e repelente. Hidrate-se o máximo possível, abuse do consumo de água e sucos, a umidade do ar na região é sempre baixa. Ademais aproveite o passeio, você é um privilegiado por estar conhecendo uma das mais maravilhosas regiões do Brasil.

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (27)

7/9/2011 08:56:54
RICARDO LUGRIS
Grande Donato,
Belíssima descrição de uma região maravilhosa. Um sonho para mim, que vivo tan longe de nossa maravilhosa terra. Vou ficar de olho nas tuas informações para 2013 quando pretendo andar por essa região. Quando ao Jim (Cable), é um velho amigo meu do tempo em que trabalhamos juntos em SJC. A moto é realmente uma maravilha. Mande um abraço para ele. Nos vemos para aquela pizza em SJC. RL
 
22/8/2011 21:11:12
FLORÊNCIO MONTEIRO SOBRINHO
Duda,
Parabéns por mais uma aventura, movido pela paixão, mas sempre com cuidado e planejamento. Como diria Renato Teixeira "conhecer a marcha e ir tocando em frente", ele falava de bois e não de motos, mas estrada é estrada...
Abração, Florêncio.
 
15/8/2011 10:59:56
KEVIN LUDKE
limpar minha caixa de entrada do email nao é uma coisa muito facil de me acontecer, apenas agora me deparei com o texto, realmente deve ter sido demais a aventura, esta de parabens donato (ou se preferir tio duda XD)
 
12/8/2011 10:34:04
RAFA
adorei o texto papi, desculpa a demora pra escrever mas quero que saiba que te amo muito muito muito...
Rafa
PS: quando eu ficar mais velha( e a mae deixar) me leva junto, viu.
BJS
 
9/8/2011 22:40:58
JOÃO MACEDOPINDA.SP
Amigo Donato. Sem sombra de dúvidas, esta foi mais uma das suas prazeirosas viagens que tenho oportunidade de conhecer pelos seus relatos e pelos seus comentarios em nossos batepapo. Lendo e admirando as fotos/locais visitados, não há como a gente não se sentir fazendo parte dela; dias de estradas, o belo sol, o vento na cara, poeira (rsrs). Este é o prazer puro do mototurismo. Parabens, e um dia ainda realizo um desses roteiros, agora a bordo do meu Triciclão.
Gde Abraço.
 
8/8/2011 19:25:18
IRAN NUNES
Sem duvidas o cerrado é fantástico, prepara as tratalhas, chapada dos Guimarães parte do pantanal, nos espera. Parabens por mais essa.
 
8/8/2011 13:26:15
GIOVANI NCOLETTI
Estimado Donato.
Parabéns pela viagem-aventura e relato.
Ainda não fui a Chapada, mas irei.

Moto saudações.
 
7/8/2011 14:44:02
GERSON GAVAZZI
Estava tudo muito bonito, só que para eu ler tudo aquele bla bla bla, eu achava que iria ver bem mais fotos que eu vi. no mais estava bem bacana, e tem uma vantagem, esse cabra escreve bem bacaninha e facil da gente ler.
 
7/8/2011 14:32:54
FÁBIO PRESOTTO
Muito boa narração, capaz de deixar qualquer um vislumbrado.
Parabéns, abçs.
 
6/8/2011 12:56:22
CARLOS PEREIRA NETO
Valeu companheiro estradeiro!
Belíssima viagem.
Felicidades.
 
6/8/2011 10:37:20
GUILLERMO GODOY
Caro Donato, tentei curtir ao máximo essa linda viagem.
Viajei de forma virtual já que em tempo real não viajarei mais.
Parabéns pelo relato e pelas maravilhosas fotos.
Uma de elas se assemelha ao Salto Angel em miniatura. Gostei de conhecer tua menina e tua esposa....lindas e simpáticas.
Um grande abraço
 
6/8/2011 08:47:54
GERALDO FRAGA
Bom dia Donato!
Maravilha de passeio, lindas fotos.
Obrigado pelas dicas.

Dica de hospedagem no Espírito Santo.
Em Guarapari - Pousada Raio de Sol
www.prsol.com.br
Em Vila Velha - Champagnat Praia Hotel
www.prsol.com.br
Seja(am) bem vindo(s)
 
5/8/2011 22:09:09
ROSANA VEIGA MONTEIRO
Amorrr...fiquei muito feliz pela sua felicidade, mais uma vez realizando seus desejos e sonhos!!!! Bela viajem, bela postagem...só peço que Deus esteja sempre na sua carona, te protegendo de todo mal e trazendo vc sempre de volta pra nós....são e salvo rsrs...bjs te amo!
 
5/8/2011 21:23:51
MARCELO ARAUJO
Ola Donato,

Sensacional este passeio, obrigado pelas dicas. Tem que fazer parte do plano de qualquer motociclista que queira conhecer o Brasil de moto, na minha fará com certeza.

Abr, Marcelo
 
5/8/2011 21:21:34
FREDERICO LEMOS MARTINS
Caracas! Que site maluco! Naum conhecia.
Mto boooooom mesmo. Valeu a viagem. :-) Fred
 
5/8/2011 21:17:40
DEBORAH SANTIAGO
Nonato, muito legal.
Ano passado eu meu marido fizemos uma viagem por estes locais, mas de carro. rs
Em outubro, vamos de moto! Oba!

abs,
Deb
 
5/8/2011 21:14:50
CARLOS GALVÃO BUENO
Donato, parabéns.
Na segunda semana de setembro vou seguir grande parte deste seu roteiro.
Aproveito pra dizer-lhe: Excelente as suas dicas.

Abraços.
Carlos Bueno
 
5/8/2011 20:24:54
OTAVIO ARAUJO GUGU
Boa Donato !!! Bela aventura, belas fotos bom vê-lo em ação. Quem sabe um dia voltaremos a rodar juntos novamente? Escolheu um ótimo roteiro. Abraço forte a todos, Gugu - Taubaté/SP
 
5/8/2011 20:05:12
MARCELO FREIRE
Grande Donato!
Excelente texto, excelentes fotos. Vou guardar o link para futuras consultas nas viagens pelo centro-oeste.
Pretendo ir, em breve, para essa região, dar um tempo nas viagens pelo Sul, claro, à exceção do Mercocycle, imperdivel.
Aguardamos sua visita por aqui, um forte abraço!
 
5/8/2011 19:29:07
DONATO MONTEIRO
Caro Sérgio, há vários locais de camping com boa estrutura na Chapada, inclusive próximos ao parque e outros atrativos, é uma opção validade e super integrada a proposta do passeio.
Marcio Brignoli, uma boa dica para quem visita nossos parques nacionais é conferir a rotina do mesmo e suas regras, principalmente quanto a horários e acesso as trilhas e atrativos, ademais é indumentária completa para piloto e moto, material de trekking e maquina fotográfica com muita memoria, vais tirar fotos que não acabam mais, a cada curva um novo postal surge.
Grande abraço e grato a todos pelos comentários.
Boa estrada.
Donato Monteiro.
 
5/8/2011 16:43:04
SÉRGIO PITAKI
Blza Donato, "tamém" quero ir. Eu gosto muito de curtir uma barraquinha nas minhas viagens - pode-se acampar por lá ou há restrições? Sua viagem foi dez e nos deixa uma baita vontade de repetir o trajeto. abraço
 
5/8/2011 16:36:17
GERALDO BERGAMO FILHO GEBÊ
Olá Donato, a descrição do cerrrado não tem fim, é beleza pra toda parte e como vc mesmo afirma não tem um lugar que seja igual ao outro. Viajo para esses plagas desde 1971, quase sempre em companhia de amigos "espeleólogos"(pesquisadores de cavernas) do qual pertenço, e foram inúmeras que descobrimos e prospectamos, mas claro, sempre de carro devido à "tralha" que carregamos mas exceto o prazer de estar na moto (tenho uma R-1200 GS -Premium), todas a s maravilhas dos cenários não deixam dúvidas das belezas que nossa terra exibe e que são inúmeras. Todas as Chapadas merecem ser visitadas e cada qual com suas particularidades vão deixar gravadas em nossas mentes os momentos ali vividos. Parabéns e pena que já não tenho saúde suficiente para mudar o meio de transporte nessas paradas. Grande abraço GEBÊ
 
5/8/2011 16:19:21
JEFFERSON KLEBER FORTI
Caro Donato,
Acabo de chegar da Chapada do Veadeiros, fiquei em Alto Paraíso. De fato a região é cheia de magia. Mil cachoeiras, inúmeros mirantes, uma lua cheia de tirar o fôlego, enfim um espetáculo nobre da natureza. Fui sozinho buscando a introspecção que o lugar poderia me levar. Em breve postarei o relato que esta sendo preparado.
Um abraço e parabéns
Jefferson K. Forti
Belo Horizonte
 
5/8/2011 15:05:50
MARCIO P BRIGNOLI
Ola Donato, parabens pela viagem. Estamos marcando começo de outubro/11 uma viagem para chapada dos guimarães, veadeiros e diamantina, em aproximadamente 6 motos , se tiver mais dicas agradeço desde já.
 
5/8/2011 15:00:39
MARIA TERESA
Com esta descrição maravilhosa do Cerrado dá até vontade de preparar as malas e pegar logo a estrada para esta aventura.
A sensação de conhecer novas paisagens, com certeza, é gratificante.
Tenho muita admiração por você.
Maria Teresa.
 
5/8/2011 14:07:35
ALBERTO
ESTIVE NA CHAPADA EU E UM AMIGO DE MOTO (CLARO) E REAFIRMAMOS O PARECER DO DONATO, A REGIÃO É IMPAR, DE UMA BELEZA SEM IGUAL, NOS NOS HOSPEDAMOS EM ALTO PARAISO CENTRO DE TODA A REGIÃO, POIS NÃO É SO O PARQUE QUE TEM ATRATIVOS, SÃO 62 CACHOEIRAS CATALOGADAS E ENUMERAS OPÇÕES DE TREKKING, ALEM DO LADO MISTICO DE TODA AQUELA REGIÃO QUE TAMBEM É UM ATRATIVO, QUEM TIVER A OPORTUNIDADE DE IR, VÁ E NÃO SE ARREPENDERÁ, NOS NAS GSAS RODAMOS POR TODA PARTE E A CADA ESTRADINHA DE TERRA TINHA UMA SURPRESA, NÃO ENCONTRAMOS DOIS LUGARES IGUAIS, LUGAR MARAVILHOSO PARA QUEM É AMANTE DA NATUREZA.
 
5/8/2011 14:00:28
MARCELO RESENDE
Também sou um apaixonado pelo cerrado, Donato.
E no inverno ele fica ainda mais impressionante.
No mês passado também dei uma esticada de moto até Goiás e Mato Grosso, dentre outros estados, só para curtir a impressionante beleza do nosso cerrado.
Parabéns pela viagem.
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
LKMB
 abaixo