Rotas

AS CATARATAS DO IGUAÇU

Motoviagem: “As Cataratas do Iguaçu” e a “Usina Hidrelétrica de Itaipu”

Por: Marcelo e Simone

Oito dias pelos encantos de uma Rota no Brasil...
Saindo de Indaiatuba – Londrina- Foz do Iguaçu, e voltando por Foz do Iguaçu- Curitiba-Indaiatuba.

Eu e minha esposa percorremos 2.130 Km nesta viagem com uma GSA entre os dias 15 e 22 de Julho de 2011. A tempo desejávamos fazer uma viagem de moto dentro do Brasil a exemplo do que fizemos de carro para a Chapada Diamantina em 2010 (Roteiro este que sem dúvida, merece ser planejado e repetido de moto!).

Escolhemos um destino que nunca havíamos visitado , longe o bastante para se esbaldar de andar de moto , com belezas naturais, porem que coubesse em uma semana de férias ...pronto...tá feito...Foz do Iguaçu. Inicialmente faríamos esta viagem com mais um casal mas infelizmente por motivos de trabalho eles não puderam estar conosco então decidimos fazer sozinhos .

O planejamento do roteiro e onde pernoitar foi definido usando o Google Maps, considerando nossa premissa de rodarmos 500Km/dia . Imprimi o roteiro e estudei as rodovias e principais cidades por onde passaríamos, afim de garantir que estaríamos na direção certa uma vez que não temos GPS para a Moto; E falando serio...se necessário, siga o conhecido ditado: “Quem tem boca, vai a Roma”...e pedimos informações algumas vezes , sem problemas.

ROTEIRO:

1º Trecho
Indaiatuba-Londrina (492Km). Iniciamos nossa viajem pela estrada que liga Indaiatuba (onde moramos) a Sorocaba (SP75) estrada de pista dupla em excelente estado. Pegamos a Castelo Branco sentido interior até o fim. A estrada esta sensacional!....em perfeitas condições, muito bem sinalizada e de pista dupla.
Na parada para esticar as pernas e resolver um incomodo ainda na Castelo, tivemos nossa primeira boa surpresa, ganhamos um CD de uma Banda Sertaneja (Os Meninos de Goiás) que estavam também parados no posto, nos viram vestidos de “Astronautas” e assim do nada nos presentearam, muito legal!.

No final da Rod. Castelo Branco seguimos em direção a Londrina onde pernoitamos. Rodamos pela SP327 e a BR369, ambas bem conservadas e bem sinalizadas, porém é pista simples o que, claro, exige mais atenção nas ultrapassagens , mas sem problema algum, só precisa ter uma certa dose de paciência o que também não foi problema pois o importante é chegar bem sempre!. A BR369 é muito bonita e cheio de curvas gostosas; Deixe o dinheiro de fácil acesso pois Motocicletas pagam pedágios ( media de R$ 0,85 a R$ 4,50), mas leve para o lado bom da coisa e aproveite a paradinha do pedágio para esticar as pernas e braços e isso ajuda a tornar a viajem mais agradável.

2º Trecho
Londrina-Foz do Iguaçu (507Km) Br369 . O trecho entre Londrina e Maringá é um pouco complicado (uns 100Km) pois passa literalmente no meio de algumas cidades o que obriga a dividir o transito com os moradores, caminhões, carros, lombadas, semáforos, etc.; Mas foi também uma oportunidade de conhecer um pouco da dinâmica destas cidades. De Maringá a Foz é show de bola!....uma paisagem maravilhosa, com infinitos campos coloridos de trigo , milho , arroz, a estrada é bem cuidada e sinalizada com alguns poucos pontos em manutenção; Vale a pena fazer este trajeto, pois tem poucos caminhões e da para desenvolver uma boa velocidade e a gente vai curtindo e tendo a real noção do tamanho do nosso Pais...é terra e plantações a perder de vista!

Tivemos neste trecho a nossa segunda boa surpresa
Parei novamente em um Posto no KM 423 para verificar algo que estava me incomodando na bota...e aproveitando, fomos comprar algo no “Armazém 369” produtos da Colônia e Artesanato; Questionei qual era a cidade e se havia algum chaveiro para acrescentar a minha “coleção” das cidades por onde passo; Para nossa surpresa, a cidade era “Juranda” , local onde minha esposa tem família... mas que só iriamos tirar foto da placa da cidade, pois estávamos sem o endereço da casa. Porem, para nossa surpresa, quando dissemos que tínhamos família na cidade de Juranda (basicamente 2 ruas, uma pequena Rodoviária e uma Igreja), a dona do Comercio quis saber o sobrenome da família e surpreendentemente a “Dona Cida” conhecia a Tia da minha esposa e indicou nos o endereço onde ela morava; Como era perto, desviamos um pouco do nosso destino e fomos fazer uma surpresa....foi emocionante o encontro da minha esposa com a tia dela, a qual ela não tinha contato a mais de 10 anos.

Tivemos outra surpresa , quando paramos no posto da cidade de Engenheiro Beltrão, e um Senhor se aproximou de mim, porque viu que a placa da moto era de Indaiatuba...e o cara morou lá 15 anos, retornando recentemente para o estado do Paraná!

Breve relato das atrações em Foz do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu: Um cânion de 2.700m de largura onde as águas do Rio Iguaçu formam as mais lindas quedas d’água do mundo. A emoção é instantânea, não ha como permanecer indiferente.

Parque Nacional do Iguaçu: Patrimônio natural da humanidade, tombado pela Unesco, o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, é maravilhoso e o Parque Nacional Iguaçu, na Argentina, é simplesmente deslumbrante, uma vez que as estruturas montadas ao longo do trajeto rumo as quedas e nas próprias quedas, favorecem sua integração total com a natureza!

O ENCANTO DA NOSSA FAUNA

USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta tem diversos tipos de passeios!

O Circuito Especial, permite conhecer a usina por fora e por dentro e ver uma unidade geradora de 700 MW em pleno funcionamento. É a visita Noturna, onde a Iluminação da Barragem é um espetáculo de luzes que destaca as nuances de sua arquitetura monumental ao som de uma musica lindíssima e faz a Usina parecer maior do que já é. Neste lugar da orgulho de ser brasileiro!

Parque das aves
Os visitantes podem ter contato direto com mais de 1000 aves de 130 espécies oriundas de todos os Continentes. Indescritível a sensação de estar dentro dos viveiros com as aves mais coloridas e lindas do mundo fazendo voos rasantes sobre sua cabeça.

3º Trecho
Foz do Iguaçu-Curitiba (640Km): Este foi o trecho mais difícil da viagem, não por causa da estrada mas sim porque estava chovendo, ao contrário da nossa viagem de ida a Foz que foi marcada por tempo bom e céu aberto, o retorno para casa foi marcado por muita chuva e piso molhado. Os 640Km até Curitiba foi uma prova de paciência e resistência , principalmente para minha esposa.
A estrada que liga Cascavel a Curitiba (a famosa BR277) é linda!...montanhas, curvas, retas, subidas, descidas, enfim são quase 500Km de pura emoção, valeu cada centímetro percorrido mesmo em baixo de chuva. Estrada com muitos caminhões e carros que gostavam de acelerar. A estrada tem vários pontos de ultrapassagem segura então mesmo debaixo de chuva não foi stress.

4º Trecho
Curitiba-Indaiatuba (436Km): Pela famosa e temerosa BR116, na verdade esta estrada é toda duplicada pelo menos até a Serra de Miracatu. Conheço esta estrada de varias outras viagens e na minha opinião ela esta cada vez melhor em função dos diversos reparos e melhorias das sinalizações.
Para mim eh uma estrada boa de pilotar apesar de algumas ondulações e curvas negativas e o visual também vale a pena conferir. A Parada básica no Posto Petropen tem que fazer parte do plano.

Decidi sair da Rodovia BR116 para acessar a SP079 por Juquiá; A SP079 liga a BR116 a Sorocaba e eu nunca havia rodado por esta estrada. O trecho que liga a cidade de Juquiá a Tapiraí é um espetáculo a parte; São 60Km de serra e de curvas e só mesmo! Por entre esta Serra, ha muitas arvores , Bromélias, Orquídeas, Palmeiras e muitas bananeiras!...demais esta estrada.

Infelizmente, a chuva forte atrapalhou de novo e como a estrada se torna lisa, principalmente por causa da vegetação de serra, me contive e respeitei a velocidade com uma média de 40Km/h. De Tapirai a Indaiatuba a estrada fica mais larga e como deixa a Serra para trás, dá para desenvolver uma boa velocidade , mesmo em condições climáticas não muito favoráveis.

E assim, chegamos muito bem em casa , com muitas experiências novas vividas, imagens marcantes e com aquele sentimento de missão cumprida e com segurança ! ...e nem chegamos, já da saudade e vontade enorme de pegar novamente a estrada para outra Aventura. Sobre a GSA, muito já foi relatado, então segue a minha contribuição em uma única frase:

A GSA é uma máquina projetada para aventuras o que ela faz muito bem; Cabe ao piloto fazer o que deve ser feito: Colocar essa menina na estrada!!!

Agradecimentos Especial:
A minha esposa que me incentivou a fazer esta viajem de moto e por ela ser uma garupa perfeita.

Abraços,

Marcelo Araújo & Simone

Vídeo das Cataratas do Iguaçu

Se quiserem mais informações terei o prazer de dividir com vocês. É só me contatar pelo e-mail: gusula1@terra.com.br

Comentários (25)

14/10/2011 09:59:28
NOE
felicidades!! hermoso viaje,espero q luego pasen para mi pais paraguay.
noe

8/10/2011 09:02:16
NATÃ
vi as imagens e adorei

22/9/2011 20:30:12
CAIO E FILIPE
Padrinho, gostei demais da sua viagem. Meu pai me contou por muitas noites vários detalhes desta viagem\história.
Espero poder fazer uma viagem desta com você, meu pai e minha mãe.
Beijos tchau.
Caio

9/8/2011 10:52:21
RENATO
Estou tão perto e ainda não fui a Foz, está no caderninho! Agora a Serra entre Juquiá e Tapirái é demais. Já a fiz várias, de carro, e é muito bonita. quero ver se a faço de moto, claro!

Muito bom o seu relato, ainda mais de GS!

4/8/2011 07:46:32
MARCELO & SIMONE
Olá Donato,

Interessante o paralelo que vc fez com o Jurassic Park....foi exatamente isto que falava para a minha esposa quando estávamos lá.

Abr,
MArcelo

3/8/2011 19:23:00
DONATO MONTEIRO
Marcelo/Simone.
Tour delicioso, estive por lá em 2007, tb de motoca, em minhas retinas ainda estão bem registradas as deliciosas estradas paranaenses e o visual maravilhoso das Cataratas, parecia que estava adentrando ao Jurassic Park tal a grandiosidade das quedas. Este passeio tem que estar no roteiro de todo mototurista, quem ainda não foi não perca tempo, o trecho é 10.
Grande abraço,
Boas estradas.

Donato Monteiro

29/7/2011 11:50:30
ALMIR DE OLIVEIRA RAMOS
parabens pela viagem e pelo destino escolhido,venha conhecer ou ja conhece floripa.

28/7/2011 20:11:26
EDGARD BICICCHI
Parabens, pela viagem, fiz esta viagem em 2008, porem, por Ponta Grossa, que tambem apresenta belas paisagens e a estrada de Sorocaba ate la e muito gostosa.
Um Abraço

27/7/2011 20:46:17
MARCELO AMARAL
Show de bola! Parabens para voce e sua esposa. Belas fotos e relatos. Pelo jeito a proxima aventura nao vai demorar!!

ABRACOS - Amaral

27/7/2011 18:23:29
DENIS
Parabéns Marcelo!!!!
Que coragem de vocês...
E obrigado por compartilhar esta viagem conosco, pois nos motiva a cair cada vez mais na estrada e conhecer este Brasil.
um abraço.
Denis

27/7/2011 10:36:45
SÉRGIO PITAKI
Ao casal Simone e Marcelo, parabéns e obrigado pelo prazer de curtir junto com vocês esse passeio delicioso! abraço

27/7/2011 08:18:14
HUGO PENNA JUNIOR
Muito boa reportagem sobre o sul do nosso pais , quero parabeniza-los pela bela viagem, já fiz esta viagem em 2009 , quero felicita-los tambem pelo dia do motociclista 27/07 ,um abraço do amigo ao casal
Hugo Penna

26/7/2011 20:10:18
FERNANDO ZANFORLIN
Éh, Marcelo, o que seria de nós sem essa garupa maravilhosa que é a nossa esposa. Fico imaginando o compartilhamento entre vcs.
é algo que não dá para descrever. Não consigo mais imaginar viajar de motocicleta sem a minha garupa preferida, a Cecília.
Essa viagem é ótima para um curto período, a faremos
com certeza.
Abs.Fernando

26/7/2011 16:27:35
ROSANGELA SANTOS
Que experiência maravilhosa! Amei!

É isso aí Simone, parabéns! Esposa tem que ir na garupa, faça sol faça chuva!!

Beijos!

Gil/guta

26/7/2011 14:56:24
CLÁUDIO GOMBRADI
Marcelo / Simone, Parabéns pela aventura e a coragem por fazer a viagem com apenas uma moto, quem sabe um dia possamos juntos ou com a turma repetir a dose.
Abs.
Cláudio G.

26/7/2011 14:13:56
MARCELO & SIMONE
Obrigado pelos comentários....os créditos do filme devem ser dirigidos ao Eduardo Wermelinger, eu enviei filmes curtos tocando a moto mas a edição com takes das Cataratas e tudo o mais é obra dele...e ficou realmente show!....Obrigado mais uma vez Eduardo!

26/7/2011 11:09:22
ANDRÉS
Bela aventura, parabéns. Em tempo, "Quem tem boca VAIA Roma" é o ditado correto. ABS

26/7/2011 10:08:24
GERALDO FRAGA
Também estive em Foz do Iguaçu no encontro Brazil Riders.... visitamos a Cataratas do lado Argentino, a Usina de Itaupu, foi maravilhoso........ parabens para Você e esposa, linda viagem...
Estamos planejando viajar de Vila Velha-ES até Fortaleza-CE
Agurardamos vocês no Epirito Santo.
Champagnat Praia Hotel em Vila Velha/ES.
www.cphotel.com.br
Pousada Raio de Sol em GuaraparI-ES
www.prsol.com.br

26/7/2011 09:43:46
OTAVIO ARAUJO GUGU
Marcelo & Simone, parabéns pela viagem e descrição detalhada.
O filme ficou muito bom. Essas viagens curtas pelo Brasil são o que há de melhor, prazo curto e custo baixo. Começei assim com esses pequenos "tiros" mas cuidado - vicia!!!
Boa sorte a vocês nas próximas viagens. Fraterno abraço a todos, Gugu.

26/7/2011 08:48:43
GILMAR FERNANDES
LINDO O RELATO, LINDÍSSIMO O FILME, TUDO MUITO LINDO, PRINCIPALMENTE AO BRASIL.
PARABÉNS PARA VCS, MARCELO E ESPOSA.
GIL

26/7/2011 08:43:41
FÁBIO PAVÃO
Parábens pela viagem.
Tive a oportunidade de passar por esse trecho em abril passado, fomos para Argentina, Chile e Bolívia, e nossa porta de saída do Brasil foi por Foz.
Não sei vcs pararam numa pequena cidade, porém, com um ótimo ponto de apoio (posto de combustível e hotel) as margens da rodovia, chamada Corbélia-PR.
O filme de vcs tb está show
Abs
Fábio

26/7/2011 08:30:40
WILSON KLUG
marcelo e simoni que lindo esse relato de vcs nessa viagem
eu tenho uma gs 1150 2003 e sei o quanto essa maquina proporciona prazer numa viagem
quero fazer essa viagem até foz logo tambem e se vcs quiser uma dica maravilhosa venha até pomerode sc e eu mesmo acompanho vcs pela serra do rio do rastro que se vcs ainda não o fizeram tem que fazer porque é muito lindo essa rota ok
abração de urso pra vcs

26/7/2011 08:28:24
CLAUDIO NASCIMENTO
Parabens a voce e sua esposa e parceira.Estou planejando uma viagem ao nordeste(Bahia) para dezembro,tenho uma kawasaki vulcan 900.tem alguma dica pra esta aventura?afinal não tenho experiencias com viagens longas.

Muito grato

Claudio Nascimento

26/7/2011 08:16:59
LUIZ CLAUDIO PORTO
Este nosso Brasil tem lugares lindíssimos. Muito legal esta iniciativa de incentivar os motociclistas a tirarem as suas motos da garagem. Mesmo com destinos mais próximos, seja em qual região for, o Brasil nos dá muita opção de viagens, sejam elas de 2, 3, 4, 5 o quantos dias você dispor. Gente, motivo não falta. Vamos para as estradas.
Parabéns ao casal e lindíssimo filme.