Rotas

NA ROTA DA AMIZADE

Quando pensamos na amizade que poderíamos fazer com outras pessoas, poucas vezes nos damos conta da preciosidade desse ato...

Texto e fotos: Fernando Zanforlin

 
No início do ano, nos preparativos iniciais para nossa viagem pela Suíça, (eu e a Cecília minha esposa), encontramos no site Rotaway algumas dicas interessantes. Fiquei assíduo leitor, e uma nova amizade estava florescendo com Eduardo Wermelinger. Combinamos encontros em São Paulo, mas agenda de ambos estava difícil de conciliação, depois combinamos no Rio de Janeiro, mesma coisa, difícil conciliação. Não importa, o dia do encontro acontecerá, tenho certeza absoluta. Por quê?

Pela prazerosa convivência entre motociclistas, o gozo pelas viagens, e a radiante aventura de conhecer pessoas e lugares, e compartilhar vivências.

Contando para o Eduardo o nosso roteiro de viagem, que seria 15 dias sobre uma F 650 GS BMW, por toda a Suíça, saindo de Frankfurt na Alemanha , seguindo para Sttugart, Heidelberg.

Entrando na Suíça por Schaffausen , Konstanz, St. Gallen, Lustenau, Aldorf, Luzern. Em Luzern por indicação do Eduardo, ele nos apresentou a Simon Birrer, um suíço com o coração do tamanho do Brasil. Nos primeiros contatos com o Simon vimos o poder de a motocicleta no desabrochar de amizades. Foi de uma atenção e carinho conosco, surpreendente.

Já tinha a reserva do hotel em Luzern, mas Simon insistiu que ficássemos hospedados em sua casa. Cancelamos o hotel. Com essa oportunidade exclusivamente promovida pelas motocicletas, iniciava uma nova amizade. Os pais do Simon foram de um desvelo em nos servir super bacana.
O Simon reformulou nosso roteiro, disse que não valia a pena ir para Zurich, era melhor fazermos juntos uns “pass”, o que concordamos prontamente.

De Luzern fomos para Aeschiried, mas não diretamente, fomos pelos “pass”, Brünigpass, Sustenpass, Oberalpass, Furkapass.

O Simon na sua GSA, atenciosamente, manteve um ritmo de velocidade compatível com os 71 hp e 798 cc da F 650 contra os 110 hp e 1.170cc da GSA. Percebi que estava impedindo um divertimento maior dele por aquelas estradas, e disse : Simon vai no seu ritmo e me espere aonde você quiser.

Afinal tudo era novidade para mim, estrada, paisagem,encontros, etc.

Quando cruzávamos com outros motociclistas todos se cumprimentavam, estendem o braço esquerdo apontando para o chão, nas ultrapassagens era a perna direita que saia do apoio e era esticada para fora.

Ficamos o dia inteiro juntos antes de partirmos para um pequeno tour por Luzern. Visitamos a loja de iluminarias do Simon. Incrível o tamanho e a variedade de produtos, lustres de todas a boas marcas do mundo e as que a sua indústria produz.


BMW 650 GS ALUGADA PARA VIAGEM  















Essa pequena joia da tecnologia que é a motocicleta, nela há um poder imanente que é a aproximação de pessoas, o compartilhamento, o carinho, o desinteresse pessoal, o oferecimento de si para o outro

O que nos deixa a vontade pois uma amizade que nasce repentinamente adquiri uma força absurdamente estranha, uma liberdade de ser o que é, respeito mutuo pelas vivências e carinho fraterno.
Assim que chegamos em Aeschiried, deixamos as innerbags na hospedagem e fomos jantar, mais uma vez os roteiros sugeridos pelo Simon foram a acatados.

Queríamos fazer mais “pass”, eles nos orientou na programação do Navigator , fizemos um total de 11 “pass”, ficamos serpenteando o centro a Suíça. Após o jantar o Simon voltou para Luzern, e nós para nossa viagem.





Colocamos a moto num trem em Kandersteg para Brig para o Nufenepass até Airollo

Em seguida o “pass” St. Gottard até Andermatt, depois o Oberalpass até Disentis-muster seguindo para o Lukmanierpass. Em frente para Biasco, Bellinzona, Lugano, até Menaggio descendo pelas margens do lago de Como, até Como,depois Milão. Subimos para Varese de lá para Laveno, colocamos a moto numa balsa no lago Maggiore, até Intraverbania, depois até Lucarno pelas margens do lago Maggiore,de lá até Domodossola. De Domodossola pegamos outro “pass” o Simplonpass, até Brig, de Brig passamos a Sion, Martine, até Montreaux, Veuve.
















De Veuve pelo “pass” C. de La Forclaz até Chamonix, depois para Thonon-les-bains e Yvoire chegando em Genebra. De lá seguimos margiando o lago Le Léman até Luzane, seguindo para Yverdon-le-bains subindo até Neuchatel. Continuamos para Pontalier, La chaux-de-fonds, St. Ursane (sugestão do Simon) de lá para Delemont.

De Basel descemos o Reno pelo lado francês até Strasbrugo, indo até Baden Baden, depois para Karlshue e Sustensse chegando novamente em Frankurt, num total de 3.200 km em 15 dias.

E feliz pois, essa foi nossa maneira de festejar nosso aniversário de 60 anos que faremos em outubro e setembro respectivamente, mas o mais importante foi ver o poder da motocicleta na vida das pessoas, cruzamos com milhares, milhares de motociclistas de todas as idades, motos de todas as marcas, equipamentos individuais dos mais variados, mas uma coisa em comum, um sorriso estampado no rosto assim que era retirado o capacete e os olhares se cruzavam.

Fico feliz de ter conhecido o site Rotaway, que pode contribuir para aumentar o prazer de nossa viagem, e nos trazendo mais um elo de amizade, o mais novo amigo Simon Birrer.


Ao Eduardo, nosso agradecimento por nos apresentar ao Simon, e que em breve nos encontraremos senão em São Paulo, ou no Rio de janeiro, mas com certeza em algum lugar do mundo.

Um grande abraço

Fernando & Cecília Zanforlin

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (17)

8/8/2011 08:14:21
FRANCISCO TASSITANO
Que bom existirem pessoas como vcs. viajei junto podem ter certeza, sou um daqueles motociclista que passeio de moto é, ir de sp a campo grande na terça e voltar na quarta só para curtir a moto. Parabéns.
 
25/7/2011 18:06:06
GERALDO BERGAMO FILHO GEBÊ
Maravilhosa viagem- Belas fotos e lugares fantasticos - Parabéns..... A motocicleta tem o poder de unir as pessoas e fazer com que elas se sintam realizadas.....e o Eduardo é um "mensageiro" dessa mágica...... mais uma vez amigo (permita-me chama-lo assim), vc nos dá um prazer enorme em saborear essas linhas e fotos.... abs. Gebê
 
25/7/2011 16:24:52
EDUARDO PRATA
Fernando e Celicia.
É incrível como a motocicleta é solidaria, se não nos cuidarmos e policiarmos não paramos nunca de viajar, tem horas que me preocupo pois a vontade e não parar....
parabens pelo relato e fotos
www.eduardoprata.com.br
 
25/7/2011 12:06:18
HUGO PENNA JUNIOR
EDU, GOSTEI DE LER E VER AS FOTOS DA VIAGEM DE FERNANDO E CECILIA PELA SUIÇA E FRANÇA, CONTINUO ACOMPANHANDO AS AVENTURAS DE MOTOCICLISTAS PELO MUNDO ATRAVES DE SEU SITE, ABRAÇOS HUGO PENNA.
 
24/7/2011 19:50:39
CARLOS PEREIRA NETO
Parabéns amigos! Imagino o quão prazerosa foi a viagem. Felicidades e um fraternal abraço.
 
24/7/2011 14:00:04
RODRIGO GALANTE
SIMPLESMENTE UMA VIAGEM INACREDITÁVEL!

PARABÉNS PELA DISPOSIÇÃO, FOTOS E COMPARTILHAR ESTA VIAGEM CONOSCO!

GRD ABS.
 
24/7/2011 11:54:16
GERALDO FRAGA
Parabens por tudo. Lindas paisagens, valeu o relato , estou até com vontade de viajar tb :)
Grande abraço
 
23/7/2011 22:47:38
OTAVIO ARAUJO GUGU
Fernando & Cecília, parabéns pela bela viagem, pelas fotos e pelo inspirado texto. O Eduardo é um perito em unir pessoas, tem um coração enorme, me ensinou muita coisa quando estive em dúvida, apenas dizendo: “Gugu faça SUA viagem.” Espero um dia poder conhecê-los e saber mais sobre esse trajeto genial que fizeram. Fraterno moto abraço, Gugu.
 
23/7/2011 17:54:24
SOL COSTA
Parece ter sido linda a viagem! E tranquila também! Pena que não tenha (eu) tanta segurança para fazer o mesmo por aqui pela "terrinha"...
A propósito, onde fica este rochedo com este leão excavado?
Abs
Sol
 
23/7/2011 08:58:42
FERNANDO ZANFORLIN
O mais legal é saber que novos amigos surgirão, pelo elo das "bikes"
Abraços a todos e obrigado pela atenção.
 
22/7/2011 21:35:39
ESIO NUNES DE MORAES
Ao ler a narrativa desta viagem, fico feliz por quem fez e ao mesmo tempo me bate uma grande frustraçaõ por não ter feito uma semelhante, mas estou programando para proxima encarnação pois nesta não dá mai rsrsrsrsrsr!!! abraços.
 
22/7/2011 20:31:04
EDSON LUIZ SIONEK
É surpreendente o poder de atração da motocicleta para novas amizades, as portas abrem-se repentinamente, parabéns pela viagem e comentários.
Edson
 
22/7/2011 19:13:33
CMELLO
Excelente matéria e lindas fotos.
Parabéns ao Fernando Zanforlin, esposa Cecília, Simon e o Rotaway por nos proporcionar estes momentos de "puro prazer virtual".
CMello
Brasília-DF
 
22/7/2011 19:10:07
WILLI KLINK
Bela história, muitas experiências, lindas fotos, a serra parece a Serra do Rio do Rastro, com neve no fundo, rs...
 
22/7/2011 18:49:10
BETO DORNELAS
Parabéns, belas paisagens, excelente roteiro.

abçs,

Beto Dornelas - Grupo V-Strom Brasil
 
22/7/2011 18:46:53
CARLOS MAMUTE
Que legal receber a matérias de vocês. Depois quero relatos. Parabéns pela viagem, que pelas fotos deve ter sido maravilhosa.
 
22/7/2011 18:42:43
LUCIANO BOMFIM
O relato e as fotos estão perfeitos. Só aumentando a vontade de fazer novas viagens por novos lugares e estradas maravilhosos.
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
TFON
 abaixo