Rotas

RUMO AO NORTE DA ÁFRICA

 
Para começar a falar sobre esta viagem, seria muito cansativo para os leitores se aqui eu resumisse todos os fatos e a magia dos lugares por onde tive a oportunidade de conhecer.

Por isso prefiro publicar algumas passagens que mais me marcaram, e mesmo assim, foram tantas coisas incríveis, que vou relatar gradativamente aquilo que pude vivenciar.

Fiz algumas alterações de percurso em razão dos recentes movimentos políticos no norte do continente africano. Deixei a Europa por Algeciras para atravessar o Estreito de Gibraltar pegando o ferry boat chegando ao continente africano por Ceuta.

A organização de embarque no ferry boat é fantástica. Depois de tramitada a documentação a equipe que trabalha embarcada tem todo um know-how pra amarração das motocicletas, cujas contas são presas ao piso do navio, com várias proteções evitando qualquer tipo de avaria na motocicleta. Depois você se dirige aos andares superiores que também são divididos por categorias, desde a classe econômica, executiva e primeira classe. No interior do ferry você encontra restaurante, free shopping e um terraço para desfrutar da beleza que divide o Mar Mediterrâneo do Atlântico. Embora eu tenha pegado dias com muita chuva, nesta travessia fui presenteado por um pôr do sol que pude pressentir a natureza dando boas vindas a minha chegada ao continente africano, até então pra mim desconhecido.














Após o ferry atracar, eu só tinha na minha mente ir sempre mais a frente


Depois da tramitação de migração em território marroquino, já sentia que todo espaço por maior que fosse, era pequeno se comparado a minha vontade de descobrir algo novo, que só conhecia nas viagens pela internet, livros, revistas e por histórias de conhecidos.

CHEGANDO EM CHEFCHAOUEN

O nome desta cidade foi dado pelos berberes (povos da montanha), que significa “chifres”, atribuídos ao formato de duas montanhas que margeiam o lugar.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Chefchaouen tem uma característica muito peculiar, onde as construções na cor azul predominam

O lugar, um destino popular de compras oferece muito artesanato que não estão disponíveis em outro lugar em Marrocos, como roupas de lã e cobertores tecidos. Nas imediações da cidade encontra-se livremente o “kif” (maconha). A região é uma das principais produtoras de cannabis em Marrocos, sendo o haxixe vendido livremente pelos Chaouenis.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













A cidade traz um clima de misticismo

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













Não só pela composição arquitetônica, mas pelo astral de todo o ambiente. Em Chefchaouen ainda existe uma mesclagem de povos, já que é muito frequentada por turistas de todas as regiões do mundo.

Ali em Chefchaouen, já percebia que estava em outro universo, onde só não sentia o impacto das cores, dos rostos, das vestis, mas de uma cultura a qual me depararia ao longo da minha viagem. Eu já começaria a partir daquele instante a ter uma ideia dos contrastes que estaria prestes a vivenciar.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













clique na foto para ampliá-la
Levei de Chefchaouen a expressão do rostos das pessoas que ali vivem. Era como se esperassem por algo, mas com um sentimento que externavam que as perspectivas de suas vidas estavam limitadas aquelas paredes e cores.

Na sequencia desta viagem pelo norte do continente africano, iremos publicar várias passagens muito interessantes.

Seguindo para Fez, um lugar muito diferente daquilo que conhecemos. Em muito breve


Abraços,



Eduardo Wermelinger



 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (6)

5/7/2011 18:44:31
ANDERSON
Boa noite, pretendo para 2013, fazer uma trip pela Europa.entretanto gostaria de sua opinião, vale a pena enviar a minha moto ou locar uma lá?, tem indicação de alguma locadora?, preferencialmente em Portugal.

Agradeço.
 
22/6/2011 12:55:33
CARLOS PAES
Pelas fotos, obra de arte, lugar maravilhoso, exotico e sem precedentes - Parabens pela reportagem e obrigado por compartilhar conosco...fantastico
 
22/5/2011 17:31:22
OTAVIO ARAUJO GUGU
Fantástico, Eduardo, fantástico!!! Um sonho conhecer lugares por onde vocês passaram, e que fotos... aguardo a continuação, o próximo capítulo, Fraterno Abraço, Gugu
 
22/5/2011 11:41:12
FERNANDO J. BARBIERI
Realmente a reportagem está de parabéns, nem imagina que existia uma cidade assim, tão colorida, cheia de vida.
E um azul explendido.
Parabéns.
 
20/5/2011 19:58:42
MARCELO VORCARO
Realmente é outro planeta, Edu. As cores, a arquitetura, a cultura, tipos e costumes é algo inusitado. A gente ve por fotografias e filmes, mas só estando lá para sentir na pele o que este fantástico mundo árabe nos brinda. É uma aventura na essencia da palavra, fascinante!!
Parabéns pela viagem e pelo belo relato!!!
 
20/5/2011 19:18:55
JULIANA JULIE M.
Sem palavras... É impressionante como vc capta com tanta sensibilidade e ao mesmo tempo, maestria, esses "clicks"... É possível viajar através do teu olhar. Abração
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
UJCO
 abaixo