Rotas

ROTA DOS CASTELOS

 
Para começar a falar um pouco sobre o que pude viver, quero dar uma idéia do cenário que despertou as inspirações de Matisse, Picasso, Diego Velásquez entre muitos outros que eternizaram seus sentimentos através de suas obras.

Mesmo eu sendo leigo em artes, inspiração não me faltou passando por estes lugares. As retas e curvas naquele cenário o qual a natureza e a história me fazia também viajar no tempo.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la











Desde a costa do Mediterrâneo às regiões mais centrais, como Castilla-La Mancha, a paisagem era brindada pelos contraste dos rochedos e muitas vezes pelo mar.


Uma viagem pelo tempo e pela história

A estrada a cada segundo, após cada curva, fazia com que o verde misturado ao tom alaranjado do inverno europeu, desenhasse na natureza retratos de uma idade medieval que também me fazia viajar pelo tempo e pela história.

Embora o meu tempo de estada pela Espanha tenha sido mais extenso, esta rota na região de Castilla-La Mancha, poderá ser feita em uns 7 dias. As Estradas parecem um tapete no meio da paisagem. Também existem curtíssimos trechos de off road, que o motociclista pode fazer ou não para chegar a algum castelo.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la












Um castelo abandonado...

Na estrada N-310, entre Ciudad Real e Cuenca, após o povoado de San Clemente, tive a oportunidade de avistar um castelo em uma planície.

clique na foto para ampliá-la
Comecei a procurar no GPS alguma estrada que pudesse nos levar ao castelo, mas não constavam informações disponibilizadas no mapa que comprei da Garmin/Europa.

Mesmo assim, pude observar uma saída de uma estrada de chão que peguei na tentativa de aproximar-me do castelo.

Apareciam bifurcações nesta estrada de chão, mas o meu objetivo era pegar um acesso em que visualmente o castelo se aproximasse.

Chegamos bem em frente ao castelo. Um grande campo com a vegetação verde e colorido por flores amarelas.

Era um castelo totalmente solitário no meio de um campo: perdido e parado no tempo.


Embora houvesse uma pequena casa nas proximidades deste castelo, dava a entender que as pessoas que ali residiam tinham uma certa ingerência em apenas “olhar” o castelo. Mas no interior da edificação era notório que a vegetação não era cuidada, dando um tom de rusticidade, mas as flores amarelas enriqueciam um visual que proporcionava um clima místico do lugar.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la












Palco de inspirações

Mais uma vez fiquei refletindo quanta inspiração também foi proporcionada ao escritor espanhol Miguel de Cervantes para escrever Don Quixote de La Mancha.
As estradas praticamente vazias, entre as planícies, eram uma cúmplice fiel de toda aquela paisagem, sendo-nos apresentada a cada quilômetro percorrido.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la












Uma eterna lembrança do sol de cada lugar...

E a cada instante surpresas indescritíveis iam decorrendo em nossa rota.

E quando a noite chegava o clima místico de cada lugar, fazia com que uma atmosfera nos impulsionasse a buscar o que havia mais a frente.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la











E mesmo com o frio da noite, algo aquecia a alma, que fazia com que apenas a visão se posicionasse para mais um outro destino, aquele que ainda estaria por vim.

Um sonho real...

clique na foto para ampliá-la
Os reflexos das luzes das cidades por onde passava traziam uma certa padronização de tonalidade, mas nada era idêntico, sempre te fazia sentir como se estivesse diante de algo novo.

É muito difícil transcrever em algumas linhas. Quero deixar aqui algumas imagens registradas, assim posso dar a intensidade da emoção vivida nesta Rota dos Castelos.

Nesta rota por Castilla-La Mancha, estarão lugares como Albacete, Ciudad Real, Cuenca, Toledo, Segóvia entre muitas outras. Além da beleza natural, histórica, cultural, não podemos deixar de esquecer das divinas paellas ...

Para conhecer esta região com várias opções de rotas, você pode contar com uma estrutura de locação de motocicleta na Europa, podendo partir de Lisboa ou Madrid.


Estes castelos não são de sonho, mas poder estar por estas regiões é como se sonhar acordado!


Texto e fotografias: Eduardo Wermelinger

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (19)

18/5/2011 10:04:31
FÁBIO PAVÃO
Olá Eduardo, show de viagem e fotos. Parábens.
Estou sempre te acompanhando pela web.
Abs
Fábio Pavão - Piracicaba - SP
 
3/5/2011 15:31:34
FERNANDO TOMATEIRO
edu ,parabens a viajem ,lugares e fotos são de tirar o folego ,acho que isso e a expressão maxima da liberdade ,continuo sempre seguindo suas viajens,forte abraço
fernandinho
 
22/4/2011 21:21:03
MONA DANTAS ABDALA
muito linda eu amei ver suas paginas vc tem bom gosto grande beijo Mona :)
 
23/3/2011 10:56:55
TATI MARLIERE
FANTASTICO!
Parabens Eduardo pela iniciativa e por este lindo trabalho!
Abs,
 
8/3/2011 15:27:56
DONATO MONTEIRO
Amigo Edu,
Tenho uma apreciação especial por castelos, são construções que tem alma, tem história.
Este enredo muito me atrai, conhecer seus detalhes, entrelinhas e fatos sendo estes história ou estória (que normalmente são mais interessantes) é um prazer delicioso.
Parabéns pela viagem.
Gd abç.
Donato Monteiro.
 
8/3/2011 11:58:18
JOÃO CRUZ
Fotos belíssimas. Nem parece que foi você, Eduardo, quem as tirou. (brincadeira).
Detalhe importante é que, por serem perfeitas para complemento da exposição apresentada, dão um excelente “fecho” ao que está sendo transmitido. Gostei também da forma em que foram dispostas, pelo fato de facilitarem ainda mais a compreensão. Embora não seja adepto de viagens internacionais, senti-me provocado em começar a fazê-las, sugestionado que fiquei por esta matéria.
 
19/2/2011 17:32:39
ODETE ALVES LIMA
Eduardo adoro seus comentários de viagem ,assim como adoro viajar.No entanto ,não tenho muitas oportuinidades porque dependo de aviões ou ônibus pq. nunca aprendia dirigir, embora tenha carro. Meu marido tem uma moto pequena mas não me arrisco a sair por aí. Tenho mêdo. Conheço os EE UU e parte da Europa,mas gostaria de fazer uma das rotas que vc. faz.Acho-o muito corajoso e também ,corajosa, sua esposa que acompanha.Continue amigo a nos fazer inveja e não esqueça de dar algumas dicas de acomodações, como o fez com a Escóssia.Parabens e um abraço da amiga deconhecida. Odete
Acho seus comentários muito instrutivos
 
15/2/2011 13:23:09
VANDERLEI
Ola amigo muito legal......espero um dia poder rodar de moto nestes e outros LUGARESSSSSSSSS... eu rodo pela américa do sul de moto SOLLO ...byvande.blogspot.com
abraço e muita saude.
 
14/2/2011 10:51:38
FERNANDO PEDROSO
Edu,
foi justamente este intinerario que fiz em Dezembro ultimo, ja tinha ido a alguns anos atras, mas e sempre magico com caractersiticas que as vezes deixamos passar, e quando voce volta mesmo que estatico parece que alguma coisa mudou, enfim e um quadro, o que muda e a luz, e se a luz muda o quadro ganha vida, linda sua viagem,
grande abraço
 
14/2/2011 10:45:08
HARRY FRANÇÓIA
Amigo Eduardo:

Só mesmo Vc poderia compartilhar conosco os belos lugares por onde passou.
Sem dúvida, muito da história da humanidade está alí provado ao passar dos olhos por tão inesquecíveis localidades.
Desejo fazer mesmo trajeto, para isto, farei contato com o Prezado Amigo.
Abraços fraternais
Harry Françóia
Presidente do BMW Motorrad Clube do Brasil
 
13/2/2011 23:29:52
MAIZENA
Eduardo que maravilha de fotos que lugares maravilhosos, nos que chegamos recentemente de uma grande viagem de motocicleta,acho que o excencial mesmo e procurar curtir a vida com paz no coracao
1 abraco
Maizena
 
13/2/2011 11:27:12
CLEMENTE SOBRAL
Amigos do site Rotaway,
eu e mais dois companheiros de viagem pretendemos algumas tres motos na Europa em julho de 2011 e fazer uma rota parecida. Como podemos nos organizar? Vocês alugam motos? É alguma empresa parceira de vocês? Fico no aguardo de um contato.
Ah! Não poderia deixar de comentar: Show, muito show estes lugares.
Abraços,
Sobral (São Paulo)
 
12/2/2011 23:06:30
JORGE CANCELLA
Caro Eduardo,
saudações motciclisticas;
não é à toa que você tem nome de "Rey", talvez isto seja o motivo maior desta "interação" com a rota dos castelos, hé, hé....
Brincadeiras à parte; que texto bonito, viajei junto; quem sabe na volta da viagem possamos curtir as fotos,
Parabéns pela viagem!
Grande abraço
 
12/2/2011 20:41:16
OTAVIO ARAUJO GUGU
Amigo Eduardo,
Que bela viagem, sem moto mais com a família unida.
Lindos castelos e caprichou nas fotos, depois vou te pedir mais umas, posso? Belo texto, de moto então deve ser demais!!! Falamos na terça ou quarta, volte com DEUS. Aceite meu fraterno moto abraço,
Gugu
 
12/2/2011 20:20:04
OSWALDO PIGOSSI JR
Ja tive a felicidade de fazer esta região de moto, realmente é sonhar acordado, passei por ai na primavera, a combinação de cores das flores dão um toque ainda mais bonito nestes cenários. Bendito seja este meio de transporte que nos permite fazer parte da paisagem. Parabens Eduardo, suas fotos são o máximo em todas suas viagens, como temos muitas rotas em comum, viajo de novo em todas elas
grande abraço,
Oswaldo
 
12/2/2011 19:25:26
ADRIANA FARIA
Belissimas fotos, melhores ainda... são os comentários, que descrevem a emoção de cada momento...vc é especial!!!
Perfeito!!! Abraços...
 
12/2/2011 18:43:44
DECIO CARNEIRO
Meu amigo, como sempre falei, tudo que vc toca vira ouro. Os comentários e as fotos ficaram ótimos.
Parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
12/2/2011 13:47:15
POLICARPO JR
As fotos parecem um sonho mesmo... lindas! Vc leva jeito para fotografia hein...!

Imagino o quanto deve ter pensado na GSA na garagem. Rsrsrs Brincadeira cada viagem é diferente da outra e o prazer de se estar com a família é insubistituível. Um forte abraço.
 
12/2/2011 13:41:51
EVANDRO DALBEN
Fantastico ! Rota dos Castelos ! eu quero fazer um dia ! de preferencia com o Amigo e de motocicleta ! moto abracos EDU !
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
MTHF
 abaixo