Rotas

A ODISSÉIA NO RAJASTÃO

 
Através do olhar de um motociclista.



As dunas de areia, as fortalezas magníficas, as pequenas aldeias, a vida selvagem e os trajes das pessoas trazem uma sensação mística do local, e entendemos o que mais uma motocicleta pode te proporcionar além de quilômetros percorridos pelas estradas.

Quando as pessoas pensam em Rajasthan a primeira palavra que vem à sua mente é desertos e dunas de areia.
No entanto, há muito mais neste lugar. Ele tem uma cultura rica e há muitas coisas que podemos descobrir.

Uma viagem para se explorar da melhor maneira o Rajastão, "Kanwardeep Singh Dhaliwal, é partir de Chennai.


















Na verdade o Rajastão é uma terra muito colorida, com uma cultura rica e uma culinária tradicional surpreendente.

Para os entusiastas da motocicleta, esta viagem, compara-se à "Odisséia do Himalaia", principalmente entre Deli para Khardung La, em Ladakh.

As pessoas locais parecem que ficam “endeusando” a motocicleta, onde olhos espantados, curiosos, receptivos e respeitosos te cercam todo o tempo.


Um fato muito interessante que aconteceu em Ladakh, é que uma das características das crianças que ficam próximos a monumentos visitados por turistas, é que mesmo de forma voluntária, existe a obrigatoriedade em darmos pequenas gorjetas aos que querem ciceronear , mesmo sem saberem qualquer outro idioma, gesticulam e apontam fazendo sinais para pontos que sejam de interesse aos que ali visitam.

Mas repentinamente um menino, que acho que com uns 15 anos de idade, me presenteou com uma pequena flauta de madeira. Inicialmente interpretei que este menino estivesse querendo me vender aquele pequeno instrumento de sopro, já meio quebrado, e balancei a cabeça dizendo “que não”.

Mas o menino em um gesto muito nobre, curva um pouco o seu tronco diante a minha pessoa, e com um sorriso leva a flauta da altura do seu coração e me entrega lentamente fazendo um gesto que a sua intenção seria me doar como uma lembrança.

Fiquei totalmente desconcertado comigo mesmo, e para retribuir, tirei uma nota de 5 dólares e ao tentar entregar este garoto, ele balança a cabeça dizendo que não, abri um sorriso, e agora gesticula sem a flauta em suas mãos, levando-as no peito, na altura do seu coração, e aponta para mim, como se estive dizendo... “te dou este presente de coração, não quero nada em troca”...

Nossa, aquilo foi estonteante!

Tinha um chaveiro com uma pequena lanterna na extremidade, e o contra-ofertei, repetindo os gestos deste menino. Ele calmamente recebe o meu presente nas mãos, e o leva ao peito e abre um sorriso.


Continuei a passear pela cidade e encontrei um hotel que já tinham me indicado.

As opções de hospedagem são muitas, onde resorts te proporcionam muito conforto a preços bem razoáveis, em média USD 70.00 com jantar.
Não tinha reserva neste hotel, o escolho naquele instante.

Depois de fazer o check-in, dois homens me acompanharam até a motocicleta para ajudar e levar as minhas bagagens para o quarto.

Na motocicleta só levara as malas laterais e uma bolsa no lugar top-case.

Estes dois ajudantes falavam um pouco de inglês, e me pediram para que abrisse as malas laterais para que carregassem as bolsas internas.

Serviram-me um chá de boas vindas

Logo vi que havia uma certa familiarização por parte deste dois homens em receber motocicletas.

Posso garantir que para todo motociclista, não é só uma viajem aventura, sendo mais uma experiência de vida.

Em toda a viagem a simplicidade e luxo de Rajasthan se misturam, mas de forma harmoniosa.
Uma dica para os que queiram conhecer a região, é não deixar de visitar Pushkar Mela e Dhaliwal.

Para minha surpresa tive o prazer de encontrar em Dhaliwal, três motociclistas do Brasil.


A ODISSÉIA


O Rajastão, conhecido no mundo inteiro pela sua odisséia no deserto, é também famoso pelo seu Monte Abu.

De acordo com os escritos clássicos de Plotomeu (antigo intelectual grego), ar significa montanha e budha significa velho e sábio.

É por isso que lhe chamam de antiga montanha sábia.

O povo também acredita que o Monte Abu é o local de origem dos quatro Agmikula Raijputs: os Paramaras (Pawars), Chauhans, Pariharas (Pratiharas) e Solankis (Chalukyas).

Confesso que também entrei naquele clima, onde toda aquela atmosfera nos envolve, fazendo-nos entrar em sintonia com a espiritualidade do local.


As estradas são um paraíso para os pilotos.

Elas não difíceis, onde encontramos estradas tranqüilas durante uma Odisséia no Himalaia.

Seria uma experiência totalmente diferente e inesquecível para qualquer motociclista. Coloque nos seus planos de viagem conhecer esta região, aí sim, poderão entender o significado da cultura local, das belas paisagens e da espiritualidade do povo indiano.



Abraços.
Emilio Ernandez

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (10)

2/2/2011 11:45:42
BENE RODRIGUES
Prezado Emílio,
supreendente seu relato de viagem, especialmente o encontro com o garoto de 15 anos. Gostaríamos de publicar, se for permitido por você, e pelo site Rotaway, a experiência vivida no Rajastão em nosso site www.motomaniabrasil.com.br
Fraternais abraços,
Benê Rodrigues
 
29/1/2011 19:42:45
EDUARDO PRATA
Emilio,
novamente, a entrada da sua moto foi por qual fronteira? teve algum problema? fez o seguro (carta verde) na fronteira? a aduana é tranquila!
-seu relato me fez lembrar de "Poza Rica" uma ciddezinha no Mexico, ha uns 50km antes tomei um tombaço, uma poça de oleo em uma curva fechada me jogou no chão, queda feia, a primeira da aventura do Alaska. pois bem, a uns 10 km antes na estrada comprimentei um moto boy, ele ficou muito alegre e, quando estava desacordado do outro lado da estrada deserta numa moita de capim, quem estava batendo no meu rosto! o moto boy "senhore, senhore, acordate, acordate..." ele me levantou, consertou a minha moto ali mesmo de tal maneira que ela funcionou de 3ª marcha e eu fui com ele até Poça Rica no hospital, a moto foi para uma "taller" dormi na cama do filho do mecanico um senhor simples e no outro dia ele me entrega a moto totalmente reformada e me diz: Prata este é um presente do Mexico para voce, não vais pagar nada! e nos fizemos um café tipico do Mexico para voce, bem foi uma choradeira danada, era o dia das mães. o que pude fazer foi deixa 100 dólares para a senhora. É incrivel como o mundo é tão simples e bonito, tem povos simples que são extremamente felizes. eu ja vi comunidades muito podres mais felizes que muitos resorts.
 
25/1/2011 22:40:39
OSMAR
P/ quem é apaixonado por motociclismo o Lema é:A viagem quanto mais longe melhor!! Muito legal mesmo!
parabens!!!
 
24/1/2011 12:45:47
EDGARD MENDES BAIAO
Emilio...ja viajei pela América do Sul e tambem ja passei por momentos e assédio dos povos por onde estive. Realmente tem hora em que a gente fica um pouco estressado pelo povo local, onde nos veem como milionários motociclisticas e que devemos comprar sempre alguma coisa do lugar. Este menino realmente foi um sábio mercador de emoções que te conquistou e te marcou. Tenha uma ótima viagem e aproveite a vida.. só temos uma.
edgard baião
Cachoeiro de Itapemirim - ES
 
24/1/2011 08:12:59
REINALDO SOARES
Meus parabens,são estes relatos que utilizo como vitamina para os meus projetos,valeu grande Emilio.
 
23/1/2011 20:56:34
ALEX MENEZES
Emcionante !
Viajei contigo no país e como um filme na minha mente !!!
Gostaria de seu email pra fazermos amizade.
Alex -Belém do Pará.
BrazilRiders do Pará.
 
23/1/2011 18:59:21
SERGIO RIO DO SUL, S.C
Emilio. Belíssimo relato, especialmente o do garoto da flauta.
Belas fotos !
 
23/1/2011 17:54:59
EDUARDO PRATA
Emilio,
estou colocando na rota, tenho que checar entro na India vindo de Katmandú passo por AGRA e com destino a NOVA DELI onde devo embarcar a moto de volta para o Brasil.
Voce esta viajando sozinho?
forte moto abraço
 
23/1/2011 15:09:28
BERNARDO GAETANO
Grande Emilio, que honra ver a sua publicação. Se lembra da minha pessoa? Eu com o Eduardo, aqui do Rotaway, almoçamos junto com você, Paco e os três outros mexicanos que estavam com você, na viagem de moto do México ao Rio de Janeiro. Muito Legal! Parabéns por mais uma aventura
Abraços e muita sorte,
Bernardo
 
23/1/2011 08:33:06
OTAVIO ARAUJO GUGU
Emílio, que prazer enorme em ler o que nos presenteou sobre sua emocionante e cultural viagem. As surpresas que teve, o presente que recebeu do menino, as paisagens e a forma como as descreve, além do encontro com três motociclistas brasileiros... Sensacional !!!
Eduardo, você também escolhe muito bem o que publica, continue assim.
Aceitem meu fraterno moto abraço,
Otavio Araujo - Gugu - Taubaté / SP
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
IHEC
 abaixo