Rotas

SERRA DA CANASTRA

 
A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico.

A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange seis municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista da Glória e Capitólio. A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco. Sua portaria principal está a 8 km de São Roque das Minas.

Dentro do Parque Nacional estão alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D’Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do “velho Chico”.
A região é o berço de muitos rios que ajudam a formar as bacias do São Francisco e do Paraná. Rios de uma infância ruidosa, cheia de corredeiras e cachoeiras que passam dos 200 metros de altura.

A paisagem se alterna entre campos rupestres cheios de delicadas flores, cerrado típico e matas de galerias com exuberante vegetação atlântica. É nessa ambiente que vivem protegidas espécies de animais ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo guará, o tatu-canastra e o pato mergulhão.


A vida rural mantém as velhas tradições da cultura da região, como a arquitetura do século XIX, os muros de pedra sem cimento, o queijo canastra e o carro de boi.


A região mais importante da Serra da Canastra é a área já regularizada do Parque Nacional, que tem quatro acessos: são as portarias instaladas em São Roque de Minas (8 km da cidade), nos distritos de São José do Barreiro (9 km) e São João Batista (1 km) e em Sacramento (65 m da cidade). Os acessos via Sacramento e São João Batista são por longas estradas de terra, que podem ficar precárias na época das chuvas. Por São José do Barreiro, o trecho de terra é mais curto (22 km) e por São Roque de Minas são apenas 8 km. Por São José do Barreiro, o visitante tem acesso direto à parte de baixo da Cachoeira Casca D’Anta, a maior atração da Canastra. Por São Roque de Minas, fica mais fácil chegar à parte alta do Parque Nacional, onde estão a nascente do rio São Francisco e a parte de cima da Cachoeira Casca D’Anta (há uma trilha até a parte de baixo e vice-versa).

O acesso principal a São Roque de Minas é pela rodovia MG 050, que liga Belo Horizonte à região nordeste do Estado de São Paulo. Chegando à cidade mineira de Piumhi, o visitante deve entrar no primeiro trevo (para quem vem de Belo Horizonte ou Rio de Janeiro) ou no segundo trevo (para quem vem de São Paulo) e atravessar a cidade seguindo a indicação das placas até a rodovia secundária de 60 km que leva a São Roque de Minas.

Entre Piumhi e São Roque de Minas, o visitante passa por dois vilarejos: São Sebastião dos Cabrestos (município de Vargem Bonita) e Sobradinho (São Roque de Minas)


Outro acesso, melhor para quem chega de Araxá, Uberaba, Uberlândia, Goiás e Distrito Federal, é via Bambuí, com 43 km de terra no trecho final. A referência principal é a BR 262 (Uberaba-Belo Horizonte). Após 13 km, passar pela cidade de Estalagem, entrar na BR 354 até Bambuí e de lá para São Roque de Minas.

O horário de entrada no Parque Nacional da Serra da Canastra é até as 16h00. Saída até as 18h00. Horários alternativos somente com prévia autorização da chefia do Parque.

Off Road : O acesso ao Parque Nacional e demais atrações é por estrada de terra


As condições de tráfego podem ser precárias em época de chuva. Informe-se previamente!



Fonte: www.serradacanastra.com.br
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (1)

9/3/2011 15:23:49
RENAN GUICHO [PUDIM]
Estive em na Serra da Canastra em Julho de 2010, a paisagem é maravilhosa, a hospitalidade do mineiro é fantástica, um ótimo passeio com custos relativamente baixos. Só cuidado com os "mata-burro" na serra esses tem o vão central aberto. Do demais, é tudo maravilhoso
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
GLOE
 abaixo