Rotas

SENHORA DA LAPA

Muito Frio...

clique na foto para ampliá-la
 
Domingo de Castanhas

Acordamos com a chuva novamente a cair. Depois de durante a noite ter-se dado um verdadeiro temporal e a temperatura ter descido acentuadamente, estávamos todos um pouco apreensivos que o dia que começava. A chuva caía e nós já estávamos a prever deixar alguns pontos de passagem de lado.

O programa para este dia era este, mas dependente da meteorologia: Lamego => Moimenta da Beira => Sernancelhe (Visita à Senhora da Lapa) Almoço Penedono => S. João da Pesqueira => Pinhão => Lamego 150km aprox.

Fatos de chuva vestidos e preparados para mais um dia, lá arrancamos bem-dispostos. Mais um dia de chuva, mas que toda a gente enfrentava da melhor forma.

Seguimos direto à Senhora da Lapa, pela bonita e verdejante zona de Moimenta da Beira. Mais uma vez, a chuva parava por momentos, e sempre que isso acontecia, o sol dava o ar de sua graça. Afinal, o alerta amarelo era falso alarme!

A Senhora da Lapa, Nascente do Vouga

Ao subir a serra da Lapa encontramos um dos mais antigos e famosos santuários portugueses, que atrai peregrinos de todo o país

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
Capela de Nossa Senhora da Lapa foi construída já no século XVII pelos jesuítas, mas o culto é muito anterior, havendo quem o remeta para o século X, quando as investidas dos mouros fizeram com que a população cristã tenha escondido uma imagem da Virgem numa gruta ou "lapa".

Mas histórias, lendas e milagres são o que não falta neste santuário com muitos ex-votos e com uma curiosa passagem entre rochas por onde só se consegue esgueirar quem não cometeu pecados graves.

A lenda diz que uma menina pastora, muda, encontrou uma imagem da Virgem nos montes e levou-a para casa. A mãe não ligou à estátua e lançou-a para a lareira. A menina, falando pela primeira vez na vida, pediu à mãe que não queimasse a imagem. Talvez por isso a estátua da Virgem que está no santuário apresente marcas de queimaduras.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la












Sernancelhe - A Festa da Castanha e o Bailarico...

clique na foto para ampliá-la
Depois de um belo repasto que se demorou mais que o previsto, lá arrancamos até Sernancelhe onde fomos visitar a feira da "Festa da Castanha e da maçã", uma festa típica que decorre neste vila todos os anos. Aqui além do rancho folclórico, podemos comer à borla as deliciosas castanhas assadas e provar - à descrição - o bom vinho tinto destas terras do norte!

De barriga bem cheia, já a arrebentar pelas costuras, estava na altura de deixar o espaço da feira e rumar ao Hotel. Mas os binantes ainda tinham uma última surpresa para os GAPEístas.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
Levaram-nos a um bar onde se festejava o "Halloween", uma festa tão pouco portuguesa , mas que pelos vistos se importou para cá. Claro que adaptada à nossa realidade, pois o "Halloween" em Sernancelhe festeja-se com o "Apita o comboio" e castanhas assadas na mesa.

Foi festa até às 19h, hora em que forçosamente tivemos que arrancar para o hotel. Afinal ainda eram cerca de 50 quilômetros até Lamego e a noite já estava a chegar.

Estaremos seguindo para Lisboa.

Boas curvas
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
QLDB
 abaixo