Rotas

O RETORNO POR SALAR DE UYUNI

DIÁRIO DE VIAGEM: DIA 0

Clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
 
MOTOAVENTURA SALAR DE UYUNI

"ONDE NÃO SE TEM AVENTURA, A GENTE INVENTA UMA"

Peru, Chile, Bolívia, Argentina, Brasil - Moto Aventura

Aqui pelo Rotaway, uma outra aventura pela América do Sul, onde os motociclistas Marcelo Vorcaro Roger Alvarez de Belo Horizonte, definiu muito bem o espírito do moto-aventura “Onde não se tem aventura, a gente inventa uma”

Aguardem e acompanhem esta aventura em tempo real a partir do dia 19 de novembro!

Este roteiro foi feito para complementar nossa última viagem, a expedição Galápagos Mototour, porque 2 motos ficaram em Lima, e voltamos agora para buscá-las. Para não fazer uma volta pura e simples,e quando não tem aventura, a gente inventa uma, optamos por um roteiro pelo Deserto do Atacama com seus altiplanos, e sem dúvida, um dos lugares mais surpreendentes do mundo pela sua incrível beleza.

Sairemos dia 19 de novembro de Lima, capital do Peru, pela carretera Panamericana, 1200 Km até a divisa com o Chile, cidade de Arica, depois pela cidade fantasma de Humberstone, em Iquique, Antofogasta, Calama, San Pedro de Atacama, um oásis no meio do deserto. Cruzaremos a fronteira para a Bolívia, e veremos as seguintes atrações:

clique na foto para ampliá-la
Laguna verde,vulcão Licamcabur, laguna colorada, deserto de Salvador Dali, Laguna Hedionda,vulcão Ollague e finalmente o objetivo principal desta motoaventura, que é o SALAR DE UYUNI, a maior planície salgada do mundo, no altiplano andino boliviano, com 3.650 metros de altitudee aproximadamente 12.000Km de área, no departamento de Potosi, e sem dúvida, um dos lugares mais bonitos das 3 Américas.Retornaremos a San Pedro, cruzaremos o deserto rumo á Argentina, onde visitaremos as lagunas Miscanti e Miquenes e depois descendo a costa del Lipan pelo Paso Jama, chegaremos ao cerro de los siete colores, em Punamarca, ao pé da cordilheira, na região San Salvador de Jujuy.

Finalmente, cruzaremos os 840 Km da transchaco, AR-116, estrada com uma reta de 600 Km,calor absurdo por ser uma região 120 metros abaixo do nível do mar, no chaco argentino, chegando a Corrientes, uma das cidades mais antigas da Argentina. Subiremos ao norte para Puerto Iguazu, divisa com nossa Foz do Iguaçu, onde vamos a São paulo e finalmente para casa, Belo Horizonte.

Preparem para conhecer lugares absurdamente bonitos, são pouco conhecidos aqui, pois as dificuldades com a altitude na casa dos 4.000 metros e acomodações padrão Bolívia, afastam os turistas brasileiros que procuram descanso e conforto. É isso ai pessoal, roteiro recheado de aventura.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la




_______________________________________________________________________________________

TERÇA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2010


SAN PEDRO DE ATACAMA A SALTA-COSTA DEL LIPPAN E CERRO DE LAS SIETE COLORES- 629 KM

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la




















_______________________________________________________________________________________
SÁBADO, 4 DE DEZEMBRO DE 2010

CEMITÉRIO DE TRENS E CIDADE DE UYUNI

Apos ficarmos por mais de 3 horas viajando naquele fantástico deserto de sal, partimos para a cidade de Uyuni e para o cemiterio de trens.. Os restos enferrujados de carcaças de vagões e trilhos abandonados no meio do nada são apenas o início do cenário surreal da viagem. O que um dia foi o primeiro complexo ferroviário boliviano de apoio à exportação de minérios, do início do século passado, hoje rende fotos curiosas para os visitantes, que posam como verdadeiros passageiros de uma delirante viagem que tem muito a ser recordada.



















Fomos para Uyuni, a cidade, encontrar com o motorista do Jeep 4x4 que nos levaria de volta a San Pedro de Atacama.
Almoçamos um assado de carne de lhama, um pouco seca, mas muito gostosa. Subimos no Jeep e partimos para o deserto , mesmo sofrimento, altitude, calor , frio e dormindo em refúgios no meio do deserto. No dia seguinte, meio dia , chegamos a San Pedro. Grande viagem. Aventura pura, na natureza incrível do altiplano boliviano

_______________________________________________________________________________________
QUINTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO DE 2010

FANTÁSTICO SALAR DE UYUNI


O que nos fazem a fazer estas fantásticas aventuras de moto todo ano, há oito anos, são estes encontros com a natureza bruta, povos, culturas diferentes da nossa, desbravando países e paisagens de belezas ímpares. Sentir o vento no rosto, o ronco do motor da motocicleta, que atravessam 800 km numa facilidade e rapidez supreendentes.









































Finalmente chegamos em nosso objetivo, O maior deserto de sal do planeta. 4 dias de viagem no meio do altiplano boliviano, em condições não muito agradáveis, seja pela força do sol, e pela altitude, dormindo em refúgios sem água quente, quartos com até 6 pessoas, mas a maravilha das paisagens e a convivência pacífica com os companheiros de viagem compensava.Situado no altiplano boliviano, a 3650 metros de altitude, O Salar de Uyuni é o maior espelho natural do mundo, cobrindo uma superfície de quase 11 mil km².
Durante a estação das chuvas, uma fina camada de água cobre a planície de sal, transformando--a num gigantesco espelho que reflete o céu. Neste momento, terra e horizonte fundem-se, formando uma das mais impressionantes paisagens do planeta.

Economicamente, o Salar de Uyuni é de grande importância para a Bolívia.A quantidade de sal contida é estimada em 10 bilhões de toneladas, das quais são extraídas 25 mil toneladas anuais.A região também abriga metade da reserva mundial de lítio, material usado na fabricação de baterias.
Outra importante fonte de renda é o turismo.Anualmente a região recebe em torno de 60 mil turistas de diversas partes do mundo.
Devido as suas dimensões, superfície quase sem imperfeições e alto grau de refletividade, Salar de Uyuni torna-se um local ideal para calibrar os instrumentos de medição de satélites na órbita da Terra.A região reúne condições tão perfeita, que a calibragem realizada nesse imenso espelho natural, é 5 vezes mais precisa do que quando realizada na superfície do oceano.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la












O que nos fazem a fazer estas fantásticas aventuras de moto todo ano, há oito anos, são estes encontros com a natureza bruta, povos, culturas diferentes da nossa, desbravando países e paisagens de belezas ímpares. Sentir o vento no rosto, o ronco do motor da motocicleta, que atravessam 800 km numa facilidade e rapidez surpreendentes.
Agora pessoal, caminho de volta para casa, carregando na mente estes lugares incríveis, que nos fazem cada vez mais a nos sentirmos perto de Deus.

clique na foto para ampliá-la




Amanhã, travessia de volta (ops Roger!...de motocicleta)
pelo Atacama até a Argentina




__________________________________________________________________________________________

DIÁRIO DE VIAGEM: DIA 11

QUARTA-FEIRA, 1 DE DEZEMBRO DE 2010

ARBOR DE PIEDRA E CRATERA DO MIRADOR DO VULCANO DEL DIABLO

Continuando nossa jornada de 4 dias pelo altiplano boliviano, passamos aqui todas as informações para quem quer ir e conhecer a maior superfície plana de sal do mundo. Existem 2 excelentes empresas e escolhemos a Atacama Mística, depois de indicação do chilenos de San Pedro.

O preço deles é ligeiramente mais caro, mas compensou cada momento de tranquilidade por não ter problemas com hospedagem nos refúgios e alimentação.


clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Preços - U$ 165,00 , 3 dias, 4 noites, tudo incluso

Saindo de San Pedro conhece o Salar de Uyuni no terceiro dia..

Os refúgios no meio do deserto tem estrutura precária. O clima é tão seco e frio que eles guardam tudo no armário e tudo fica muito gelado. Copramos 10 litros de água que congelaram na primeira noite, pois a deixamos dentro do carro
Na primeira noite nao tem banho, só banheiros. Aluga saco de dormir por 10 bolivianos (R$ 3,33). É a noite mais fria, pois você está a 4600msnm.
2a. Noite (Hotel de Sal): Tem banho quente. O quarto por ser de sal é meio que uma calefação. Aluga cobertor adicional por 10 bolivianos. Vende cerveja e vinho.
3. Noite: Tem banho quente por 10 bolivianos (R$ 3,oo). Frio, mas tinha 3 cobertores na cama.
A Comidas sempre farta e boa.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la















Basicamente no almoço e jantar: entrada (salada ou sopa), prato quente, bebida, sobremesa (fruta).
Café da manhã: Leite, achocolatado, café (nescafé), pão, torrada, manteiga, geléia
Os Carros não são novos mas não estão caindo aos pedaços... os motoristas são ótimos mecânicos e ele tem tudo o que precisar caso aconteça alguma coisa, até uma mangueira de ar comprimido ligada no motor pra inflar o pneu ele tinha.
Fomos com o motorista, guia e mecânico Quito, bolivino e muito bom e adora musica brasileira . O carro dele tinha som com entrada de mp3 e toto mundo conectou seus Ipods
Altitude média de 4.300 mssm, dá uma dorzinha na cabeça muito chata e o calor de dia ajuda a turbinar.
Almoçamos no deserto. O guia tira uma tralha do porta -mala , salmão enlatado, salada, arroz coca cola al tiempo e no más.

Amanhã continuamos nosso trajeto rumo ao maior deserto de sal do mundo!!!!!!

Mapa do roteiro

clique na foto para ampliá-la



_______________________________________________________________________________________

DIÁRIO DE VIAGEM: DIA 10

TERÇA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2010

LAGUNA COLORADA E GEISERES DE LA MAÑANA

IMAGENS QUE SUBSTITUEM PALAVRAS PARA DESCREVER ESTE LUGAR


clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la







_______________________________________________________________________________________

DIÁRIO DE VIAGEM: DIA 9

SEGUNDA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO DE 2010

ALTIPLANO BOLIVIANO- LAS LAGUNAS BLANCA E VERDE E DESERTO DE SALVADOR DALI


Fomos nos informamos sobre a possibilidade de ir ao Uyuni de moto por San Pedro de Atacama e relatamos o seguinte. Impossível. 1.000 Km ida e volta, estrada de areia e pedras, as Gs de 250 kg não andam 100 metros neste deserto maluco. Valeu a dica Ricardo Atacama.
Para ir ao Uyuni de moto, tem que ser por Potosi. Vicente Mansur, Du Menin e Marcelo Buede, pelo Atacama não se chega ao uyuni de moto. Não existe nenhum motociclista que partiu de San Pedro para Uyuni. Areião e pedras impossíveis.


clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













Contratamos um tour pela Atacama mística. Um jipe com 2 franceses, e 2 Neozolandes , eu e o Roger. Quebradeira. 4 dias de deserto altiplanico, sol e altitude a nos castigar, e digo a todos. É um dos lugares mais bonitos da America do Sul. Lagunas altiplanicas, desertos coloridos, como o de Salvador Dali, de cair o queixo pela beleza e o colorido da cordilheira. Temos uma filosofia que diz que motocicleta não é um fim , e sim um meio. Saímos 8 da manhã, Land Cruiser da Toyota, balançando na estrada inacreditável, de areia fofa, e demos graças a Deus de não encará-la de moto. Nível de dificuldade máximo, mas os lugares nos deixavam boquiabertos com tamanha beleza. Primeiro a laguna branca e verde, depois o deserto de Salvador Dali, uma pintura.. Calor inacreditável . Fomos nos inturmando com o casal de gringos, Jessica e Juan, franceses, e Jake e Jane, neozelandeses. Matamos eles de rir com nosso astral brasileiro.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













O deserto castigava com força, calor de 40 graus, altitudes de até 5.000 metros. Entramos na folha de coca para suportar tamanho sofrimento. Fomos dormir em um refúgio, sem banho , 4.800 metros de altitude,no meio do deserto, dificuldade monstro para repousar, todos os 6 do jipe no mesmo quarto, mas já enturmados. Alimentação boa, providenciada pela operadora.

Amanhã, Laguna Colorada e Geiseres de la Mañana.




_______________________________________________________________________________________


DIÁRIO DE VIAGEM: DIA 8

SÁBADO, 27 DE NOVEMBRO DE 2010

ARICA A SAN PEDRO DE ATACAMA. 659 KM



Chegamos ao Chile, mudança no aspecto geral. Melhores estradas, cidades, hotéis e tranquilidade. Dormimos em Arica, balneário com belas praias e pegamos estrada para Iquiqui, outro balneário, 311 Km. É nessa parte da estrada, lembram disso Kambada, Alex, Kika e Leo Gontijo, companheiros da aventura em 2008 , Machu Picchu via Atacama, que passamos aquele sufoco por falta de postos de gasolina no norte do Chile.

Mesmo sabendo desse problema, quase ficamos na mão por causa do vento prejudicando e muito, o consumo das motos. Faltavam 60 Km para chegar a Iquique, sem postos de gasolina , nossa autonomia era para 44Km.
Compramos gasolina em um povoado minúsculo e passamos em Humberstone, cidade que se tornou museu. Foi construída pelos ingleses durante a 2a guerra, pois ali perto tinha uma mina de salitre, matéria prima para fabricação da pólvora.
Com o término da guerra, foi abandonada,e alguns falam que é uma cidade fantasma. Pra variar, estava fechada, como em 2008, e perdemos a oportunidade de conhecê-la por dentro. Chegamos em Iquique pela Panam sur, ruta 5, pacífico. Acordamos cedo e pegamos a estrada para Tocopilla, de uma beleza impar, margeando mar e cordilheiras. Saindo do pacífico, subimos a cordilheira rumo a San Pedro do Atacama, comuna chilena no meio do deserto.


Poeira pra tudo quanto é lado . Tem gente do mundo inteiro, hippies, descolados, esportistas radicais (alpinismo em vulcão, trekking, rafting) O que mais tem aqui é programa de índio- Tem um em que uma Van te pega no hotel as 4 horas da manhã, custa 30 dólares, te leva aos geiseres do vulcão el tatio, onde você nada em piscinas térmicas com temperatura da água ,com cheiro de enxofre, de 34 graus.
Fica a 4.200 metros de altitude, -15 graus. Os gringos adoram. Encontramos o Evandro Dalben, do site www. pisteiros.com.br, de São Paulo, que estava com um grupo de malucos (Branco, Papai, e Grandão) que atravessaram o Peru e o Chile off road, 3 Gs 800 e uma caminhonete de apoio, dormiram no meio do deserto, -10 graus e quase congelaram dentro da caminhonete. Tem malucos para tudo. Foi uma grande festa, ótima troca de experiências, pois mantenho contato com o Evandro a mais de uma ano, trocando relatos e experiências e fomos logo nos encontrar no deserto do Atacama. Dalben, foi um grande prazer te conhecer pessoalmente e saiba que tens aqui um amigo de fé.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la













Encontramos também o Chiquito, de São Paulo que estava com 3 amigos, Rogério, Rachid e Alfredo que iam para Machu Picchu.



clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la


clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la























Demos muitas dicas a eles, pois fomos lá 2 vezes. É um grande prazer conhecer pessoas que nutrem a mesma paixão pelo fantástico mundo das moto aventuras. Parece que nos conhecíamos a muito tempo.
Vinho prá cá, conversa pra lá, fomos dormir às 2 para acordar às 6, porque, hoje partiremos para o objetivo principal desta viagem, o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo.

clique na foto para ampliá-la


Encontro com Evandro Dalben












_______________________________________________________________________________________


ESTE BLOG FICARÁ INTERROMPIDO ATÉ O DIA 27.

clique na foto para ampliá-la
Na Bolívia, nos lugares em que iremos, partindo logo de manhã, não pega telefone celular, e internet nem sabem o que é isso . São 4 dias no altiplano boliviano, lugares com 4.800 m de altitude, - 15 graus à noite , para se chegar ao maior deserto de sal do mundo, Uyuni.

Voltaremos, espero, com muitas estórias pra contar e fotos para admirar.

Saudações a todos


Marcelo Vorcaro e Roger Mamprim




_______________________________________________________________________________________

DIÁRIO DE VIAGEM: DIA 3

Camaná a Arica- 558 Km
quarta-feira, 24 de novembro de 2010

clique na foto para ampliá-la
Saímos de Camaná às 8hs, passando por vales cultivados , vinhedos e pequenas comunas, que vivem da agricultura, a caminho do Chile. Um trecho sem muita coisa interessante para se ver. Existe um roteiro e se você não cumpri-lo, atrasa, e muito, os prazos nestes tipos de viagem Se voce querer ver tudo que aparece, compra um lote e muda pro lugar.

Chegamos a Tacna,última cidade do Peru, paraguai peruano, que tem um mega espaço na saída da cidade, com muitas lojas vendendo produtos sem impostos e um forte comércio. Rodamos sem enrolação o dia inteiro e chegamos à fronteira às 16 hs. Aduana chata de se fazer, saída Peru, burocracia, os caras folgados pra caramba, 1 h para liberar. Entrada no Chile tranquila, funcionários corteses, outro nível.

Para nós que viajamos para estes países do Mercosul sempre, lhes digo que na minha opinião, a sociedade que funciona mais harmoniosamente da América Latina é a do Chile. Não querem levar vantagem em nada, atenciosos,cidades limpas, plazas de armas impecáveis, e vejam que eles só tem deserto, cordilheira e gelo no extremo sul. Cobre, vinho e turismo e um governo a anos competente e honesto que investe pesado na melhoria da condição de vida da população. Chegamos a Arica , balneário chileno concorridíssimo com praias agradáveis, excelentes hotéis , cassinos e restaurantes.

Amanhã, travessia do deserto até a comuna andina de San Pedro de Atacama.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la





_______________________________________________________________________________________

DIÁRIO DE VIAGEM: DIA 2

Ica a Camaná- 535 Km- O Desierto Naranja
terça-feira, 23 de novembro de 2010

Margeando o pacífico pela Panam, desertos e montanhas se apresentavam, em lugares cada qual mais fascinantes que o outro. Parecem com cenários de filmes ,oceano abaixo dando o tom. Muitas praias e comunidades onde a pobreza reina na maioria. Como entramos em qualquer buraco interessante, descobrimos à praia de la Bolleta, era domingo e tinha um movimento no restaurante paia , que era o único que havia no local. Ossos de baleia, múmia de lobo do mar, caveira, coisas da cultura deles que a gente não entende.Mas um lugar lindo com milhares de gaivotas no meio dos banhistas. Comemos peixe e salada, e partimos para o deserto de Nazca, calor infernal, seco, os lábios ja feridos por dois dias de deserto.

Creio que este foi o dia com as paisagens mais deslumbrantes que já vimos no Peru até agora. Nossa viagem demorou 9 horas de tanto que paramos para fotografar.

Chegamos a Nasca pela rodovia Panamericana em direção a costa do Pacífico. Com apenas 40 minutos de viagem passamos ao lado de uma falha geológica de tirar o fôlego. A terra parecia ter se partido em duas por um terremoto e no meio surgiu um profundo vale. . Estamos sobre o encontro da placa de Nasca e a placa sul americana, uma das regiões mais geologicamente ativas do mundo.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la












Chegamos ao litoral onde a estrada seguia ora por cima de imensos penhascos, ora ao lado de quilômetros de praias desertas. Do lado esquerdo, montanhas de areia e vales imensos. Do lado direito, um mar de azul intenso, pontilhado de rochas com leves toques de espuma branca.

A estrada continuou sinuosa, subindo e descendo vales e encostas, as motocas deitavam nas curvas facilmente, motorzão de 1200 cilindradas, que fazem as meiadas de curvas se transformarem em acrobacias pela suspensão animal desta máquina.

clique na foto para ampliá-la
Paramos nas linhas de Nazca, para fazer o tour gay, que se consiste em subir em uma plataforma de 10 metros e lá de cima , fazer pose pra foto. Faz parte.

Logo após, a caminho de Arequipa, entramos no desierto de Naranja, ventava uma barbaridade, rios de areia atravessavam as estrada e castigavam o capacete. Paisagem surreal, tudo era cor de laranja,dunas ,montanhas e no meio a Panam, onde a cruzávamos fascinados pelo visual. Quando surgia um pueblo, parávamos para tomar muita água e comer frutas, já que não chove aqui a mais 80 anos. Voce pergunta pros caras se chove aqui e ele responde, o que ai a hacer lhuva. Incrível!!!!!

Paramos para tirar uma fotos de misséis em frente a uma unidade do exército peruano, onde fazem testes com mísseis balísticos neste mesmo deserto e o portão se abriu, saiu um jipe com 2 soldados , que logo se chegaram e pediram para não fotografar e ainda apagar as imagens. Apaguei 4 e deixei duas.

clique na foto para ampliá-la
Eles achavam que eramos os motoqueiros fantasma, a mando do Tio Sam para espionar a base de testes peruana. Acontece cada uma!!!!

Saímos dos caras, aceleramos com cuidado, vento forte que desestabilizavam muito as motos. Tem curvas que a força do vento nos jogam pra outra pista. Aviso aos motoviajantes, não peguem deserto depois da 4 da tarde. O BICHO PEGA!!!!!

Após 535km, 9 horas de viagem, chegamos a Camaná às 18hs.
Camaná é uma cidade onde tem um balneário, La punta Camaná,oceano pacífico, um dos mais visitados ao sul do Peru. Amanhã, aduana chilena rumo a Arica, primeira cidade do litoral norte do Chile.



_______________________________________________________________________________________

DIÁRIO DE VIAGEM: DIA 1

LIMA A ICA- 307KM - O OÁSIS DE HUACACHINA

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 - "ONDE NÃO SE TEM AVENTURA, A GENTE INVENTA UMA"

Chegamos no aeroporto de Lima, às 12h,30 pegamos um taxi que demorou 1h 30,transito infernal, pior que São Paulo, entupido de carros e microônibus para deixar-nos na Gildemester, concessionária BMW Motorrad do Peru. De novo, fomos muito bem recebidos por Dina, Carlos e Cesar, que nos entregaram as motos limpas e revisadas e uma atenção constrangedora conosco, pelo profissionalismo e carinho. Muchas gracias amigos peruanos ,pero su atencion para com nosotros.

Demoramos mais que devíamos e saímos para Ica, cidade ao sul,às 15,30, 307Km. Luta pra sair da zona do transito de Lima, pegamos a Panamericana Sur e enrola o cabo. No primeiro peaje na saída, dura no Roger e segue o relato da primeira tentativa de corrupção da polícia de la carretera. O policial diz, depois de revisar os documentos, o seguinte: " entonces, que bebida usteds más gusta, Wisk, cerveza ou pisco" (a cacaça deles).

Respondi na lata- Caipirinha!!!!! Estamos en Peru hacendo una reportagem para prensa de la America latina, com patrocínio de Alan Garcia , presidente do Peru , e Lula, presidente do Brasil, pero informá-los de la condiciones de las rutas e sítios arqueológicas de su país, e gustariamos de su relato.

O cara ficou sem palavras e nos liberou rápido. Após a nossa última viagem, em setembro , Galápagos mototour, quando demos grana 2 vezes para polícia peruana, chegamos a seguinte conclusão referendada por meu amigo Fernando Pena. "Não temos que dar um centavo para estes pilantras, vamos às consequências finais". Combinei com o Roger que de forma alguma vamos ceder a pressão destes policiais corruptos, Se voce paga corrupção, voce tambem torna-se corrupto, portanto pau nos caras e se não der na dobra vamos para delegacia. O que nunca vai ocorrer porque senão eles são desmascarados.No máximo camisa amarelinha da seleção para o comandante, que já experimentamos 3 vezes, é mão na roda.

Íamos a 140 Km.h, realizados por poder viajar de novo, nestas máquinas fantásticas, que são as Gs 1200, passando por vários balneários ao sul de Lima, até chegarmos a Ica, cidade onde um terremoto em 2007 causou um inúmera perda de vidas.

Depois de nos informarmos sobre atrações no local, fomos dormir no Oásis de Huacachina. Povoado-oásis, a 3 km do centro de Ica, 100 habitantes , repleta de palmeiras e nascentes, no deserto de Nasca, cercada de dunas de areias . Um Oásis de conto das mil e uma noites.

Chegamos de noite no paraíso, ficamos em uma pousada com uma duna de 600 metros ao fundo. Fomos reapresentados ao pisco sauer, uma aguardente de uva moscatel, com clara de ovo, que é cremosa e uma delícia pra tomar, e o fogaço é digno de cachaça.Acordamos as 6, pois no Brasil é 8 e fomos escalar o paredão de areia de 600 metros. Muito esforço pra chegar no topo ,mas demos conta. Ficamos observando maravilhados o visual do deserto e o oásis no meio. Realmente para nós uma surpresa, descobrir um lugar como este, no meio do deserto. Por isso estas viagens são fascinantes, em cada quilometro, uma atração diferente, lugares inusitados e muitas vezes, desconhecidos pelos próprios nativos.

Amanhã, descida rumo ao Chile, pela ruta Panamericana

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
As nascentes brotam da areia  
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
Povoado -Oásis de Hucachina, Ica-Peru  











clique na foto para ampliá-la
Comunidades carentes no meio do deserto  
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la

















Leia também:
A CAMINHO DO PACÍFICO - CARRETERA PANAM E BALNEÁRIO DE TORTUGAS
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (15)

24/12/2010 02:17:28
ELDERZANOTTO
estou sozinho quero chegar lima peru de moto sou de caxias do sul rs brasil algumas dicas estou estudando os caminho espero que meu sonho se realize
 
8/12/2010 00:48:36
FERNANDO COSTA
Show de viagem, quem estiver em San Pedro de Atacama e quiser ir ao Uyuni de moto e não quiser encarar a pedreira da estrada direta (dá para ir mas é complicado com moto grande, com motos menores -650cc-tá cheio de gente fazendo) vá de San Pedro até Calama, e daí a Ollague no Chile, Albaroa na Bolivia, Allota e Uyuni (500km +/-), e entre no salar *de moto* que é uma experiência inesquecível! Lindas fotos, parabéns!!
 
4/12/2010 18:14:53
JUNIO CÂMARA
UM ESPETÁCULO AS FOTOS E OS RELATOS DA VIAGEM. A EMOÇÃO DEVE SER DEMAIS EM PASSEIOS COMO ESSES.......
PARABÉNS DESBRAVADORES DO UNIVERSO !!!
 
1/12/2010 11:54:39
VINICIUS MANARTE
Se Deus quiser chego lá!! Maravilha de imagens....
Parabéns pela viagem!
Um grande abraço,
Vinicius Manarte - Guarapari ES
 
1/12/2010 10:52:53
RICARDO ATACAMA
Que Show de fotos !!!!!
Isso é aventura pura !!!
Parabéns !!
Ricardo Atacama
 
29/11/2010 11:44:11
ALEXANDRE PALHARES
Motocas,
Tudo muito legal...
Banho aí ta difícil, vcs que vão ficar só 3 dias e os que moram aí??? Ta bravo!
Os Pneus estão bons?
Vcs conseguem chegar em BHte sábado dia 04?
Me avisa pra festa cumê solta...
Marcelo, aquela foto das esculturas grandes nós ja passamos lá não me lembro o lugar. São D+...
Vão com "DEUS"
Abraço...
 
29/11/2010 09:14:31
EDUARDO MENIN
Grande Marcelo,
Pra variar relatos bacanas e fotos fantásticas. Muito obrigado pela lembrança da dica. Vou querer mais informações na sua volta, porque sou meio teimoso e quero sair de Uyuni para São Pedro de lambreta..!!! Show de buela, na volta combinamos uma gelada e você me dá as dicas. Boa viagem e fiquem com Deus.
Du Menin
 
25/11/2010 07:59:48
FERNADO PENA
Queridos companheiros. estou aqui no Manaus as 5 da matina curtindo esta aventura. Deus os acompanhe e curtam bastante, na volta outro churrasco memoravel para falarmos da trip.
2011 nos espera nos Alpes
 
24/11/2010 08:22:22
VICENTE MANSUR
Marcelo e Roger, excelente! Já estive nesta região e muita atenção pelo Salar Uyuni. Olha o combustível.
O Ricardo Atacama deu um toque aqui nesta coluna, que vocês terão uma melhor opção de contratarem um guia local com um carro de apoio.
Tem valores mais em conta, talvez uns U$ 70,00 ao dia, vocês conseguem contratar.
Abraços e boa travessia. Estamos acompanhando. Boa sorte

Vicente Mansur
 
22/11/2010 06:34:42
GUSTAVO
amigos, to indo ate o carnal em 2 motos, 1 XT660, e outra GS-1200. Vamos de SS - Floripa, ate Asuncion Paraguai, e depois Sucre Bolivia, lagoa verde, Unyiu, Ouro, Titikaka, Peru, cuzco, Machu Pichu.
Volto pelo litoral, Arequipa, Arica, Tocapilla, dai cruzo San Pedro Atacama, e pelo atacama, ate Argentina. Dai volto direto Floripa...
Pode me ajudar, dar dicas estradas, boas rotas, melhores passeios e atraçoes, dificuldade das estradas, dicas, etc..

muito obrigado
 
22/11/2010 04:25:14
MARCELO VORCARO
Prezado Ricardo Atacama,
Já acompanhamos suas viagens, pois fizemos uma na mesma época, voce ao Uyuni e nós a Galápagos.
Concordo contigo, pelo que já pesquizei, o trecho San Pedro a Uyuni é casca muito grossa, precisaremos de pneus especiais e muita sorte. É de areia fofa e não sabemos ainda se as Gs aguentam o tranco, pois são muito pesadas. Vamos chegar lá em San pedro, e aí sim analizaremos as condições.
Obrigado pela dica. É disto que nossa comunidade de motoviajantes precisa, apoio incondicional de pessoas como voce.
Motoabraços
Marcelo Vorcaro- Motokambada Adventure
 
20/11/2010 20:06:52
RICARDO ATACAMA
Caros Motoaventureiros
O trecho do Deserto do Atacama até Uyuni que voces traçaram é pra "gente grande" !!!! - Estudem bem o que vão encontrar, planejem e preparem-se para superar todo tipo de obstáculo - essa aventura é para poucos !!! - "muita água" !!!!
É aconselhável contratar um guia em Uyuni para atravessar o Salar e o Deserto até San Pedro. Por uns US $150 por dia voces pegam uma Land Cruiser com direito a transportar as malas, levar gasolina extra(necessário) "desajuno, almuerzo, sena e abrigo".
No link www.portalmotoatacama.com.br/expedicoes/bolivia tem alguns relatos e fotos que podem facilitar o planejamento desse trecho maravilhoso.
Estou ansioso para acompanha-los e reviver a mais incrível aventura que fiz em toda a minha vida.
"Saludos viajeiros, que lo siguen buen"
Ricardo Atacama

 
12/11/2010 08:32:39
SERAFIN CABRAL
Boa aventura aos amigos. Acompanhei a viagem de Galapagos do inicio ao fim. Abracos e boas estradas. Serafin - Lisboa, Portugal
 
11/11/2010 21:11:46
MARCELO VORCARO
Obrigado Ricardo,
Com o aval de um motociclista de sua estatura, é sempre um prazer rodar nas rutas das Américas.
Parabéns pelo fantástico currículo de estradeiro. Voce não é um fazedor de chuva, é um fazedor de tsunami.
Motoabraços
Marcelo Vorcaro- Motokambada Adventure
 
11/11/2010 16:38:31
RICARDO LUGRIS
caros amigos,
Fiz essa viagem em Janeiro 2010. Vão fundo!
Vai ser muito legal. Cuidado com os pássaros na trans-chaco, principalmente de manhã cedo.
A moto recompensa.
Ricardo Lugris - Paris
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
EMEN
 abaixo